Quem nunca assistiu ou conheceu alguém que assistiu a um filme de terror e ficou um pouco (ou muito) assustado na hora de dormir? Filmes famosos por causarem medo, como “O Exorcista” (fotos abaixo), de 1973, fazem as pessoas imaginarem que a situação vista na película poderá acontecer com elas de verdade, ainda mais quando estão sozinhas em casa, no escuro e em silêncio. Mas quem já chegou a pensar que filmes que mostram muitas mortes influenciam � violência?

Essa é uma polêmica há muito discutida pela mídia: filmes de terror causam ou não violência? Para muitos estudiosos, sim. O fato de se observar muitas mortes talvez induza � s pessoas a sentirem vontade de reproduzir o que estão vendo (não facilmente, obviamente). Não só os estudiosos, mas também o governo. Tanto que existe a censura de filmes com extrema violência somente � pessoas maiores, já que crianças e adolescentes são mais propícios a se impressionarem ou se influenciarem com o conteúdo.
A discussão foi tema de um depoimento do diretor do famoso filme de terror “Halloween”, de 1978, John Carpenter. Para o diretor, o fato de filmes de terror abordarem a violência costumeiramente não passa de um reflexo da sociedade em que vivemos e que não adianta os governantes tentarem controlar o acesso a esses filmes. “A censura nunca funciona, você não pode destruir uma idéia. Você pode esconder, você pode tentar acobertá-la, mas você não pode destruí-la, ela estará lá e ela vai borbulhar de novo”, criticou.
Peter Block, produtor-executivo da série de filmes de terror “Jogos Mortais” (fotos abaixo), de 2004, também concordou com a opinião de Carpenter e Jim Steyer (executivo-chefe do grupo Common Sense Media, defensor da melhora da mídia voltada para as crianças), que supostamente deveria ter um pensamento contrário, também apoiou Carpenter. Em contraparte, a Comissão Federal de Comunicações recentemente divulgou um relatório afirmando que a exposição � violência na mídia pode influenciar um comportamento agressivo em crianças, mesmo que em um curto período de tempo.

A referência da influência � s crianças é totalmente aceitável, pois estas têm o costume, pela própria idade, de reproduzirem o que vêem, entretanto, sem ter noção exata do que aquela atitude pode causar. Adolescentes também podem ser vistos como um público propício, já que gostam de experimentar novas aventuras, sem contar com as conseqüências; um tema até típico de filmes de terror. Já se tratando de pessoas adultas, é difícil que alguém de juízo sã resolva matar ou cometer algum crime baseada numa cena de filme. Com certeza, uma influência maior são as guerras que matam milhões de pessoas por causa de dinheiro, o que gera revolta, terrorismo e mais violência.

18 | July | 2007 às 11:55
É difícil acontecer, mas acontece. Lembra do estudante em São Paulo que entrou no cinema atirando? Dizem que ele se inspirou em um jogo pra fazer aquilo. Tá certo, não foi filme, mas as cenas de violência influenciaram ele.
Mas, na minha opinião, os filmes (ou jogos) não são os que mais influenciam pra isso, eles funcionam mais como um estopim. Quem imita um filme provavelmente já tem algum tipo de distúrbio psicológico que teria que ser detectado e tratado antes da pessoa estourar e querer sair matando os outros.
Mas eu não sou psicólogo, então não tenho autoridade no assunto, é só uma opinião.
Boa matéria, dá pra debater muito sobre o assunto.
=*
18 | July | 2007 às 13:38
Eu acho muito difícil, quase impossível. Estudos já afirmaram que jogos violentos não tornam crianças ou adolescente violentos, mas sim sua criação dentro de casa. Colocar a culpa em jogos, filmes, seriados ou o que for, é descartar os aspectos psicológicos dessas pessoas.
No caso de Jogos Mortais, por exemplo, esse, quando eu terminei de assistir não me causou o mínimo dos impactos. Passei o resto do dia como se nem tivesse assistido o filme (esse, aliás, é o motivo de eu não gostar da trilogia dos Jogos Mortais: não causa medo, susto ou qualquer coisa do tipo). No caso de Exorcista foi pior: achei o filme hilário, e olha que eu assisti em plena madrugada.
Mas sou suspeito pra falar, porque filmes de terror, ao contrário dos de suspense, não me envolvem de forma alguma. Eu sei, é irônico, porque filmes de terror costumam caminhar com o suspense, e vice-versa.
Mas cada caso é um caso, não é mesmo?
Pois bem, assim como o Juliano disse, essa é apenas a minha opnião.
Abraços, e bela postagem Emanuele.
18 | July | 2007 às 14:24
Já ouvi casos de crianças morrendo ou se machucando , tentando imitar o Super Homem, “voando” de uma janela ou do alto de um predio.
Mas acho que a culpa também não é dos filmes, se não existise o “super homem” a criança ia fazer a mesma coisa, só que tentando imitar um passarinho ou algo parecido
Acho que a culpa é da propria pessoa que já tem algum problema ou da familia
19 | July | 2007 às 00:39
Nos E.U.A, Tem um ativista chamado Jack Thompson, ele e outras pessoas são contra jogos violentos, porque acham que influencia pessoas a matarem outras, ele odeia principalmente GTA. Bom, dificilmente esses jogos e filmes influenciam, as pessoas é que se deixam influenciar, ninguem vai fazer igual a Saw, só se ela se deixar influenciar por esses filmes.É como Caio disse, é facil botar á culpa em filme, jogos, seiriados, menos neles mesmos.
*alerta*:É apenas opinião, O.K. \/
/\.
19 | July | 2007 às 14:05
Eu acho q isso varia de pessoa pra pessoa, por
isso qem tem direito de censura alguma coisa são os pais, se eles permitirem e pq eles sabem q seus filhos tem consciência q akilo e só um filme.
(antes q falem alguma coisa eu tenho 16 anos)
19 | July | 2007 às 16:08
exemplos como do estudante coreano que matou os colegas em uma faculdade nos e.u.a, que era fã de oldboy e culparam o filme por seu ato, são apenas desculpas da sociedade, que não conseguem enxergam o verdadeiro motivo desses distúrbios pela forma brutal como ele as matou!!!
trabalho em locadora, e o índice de crianças que locam filmes de terror é muito grande, a juventude atual não se influencia por esses detalhes, o fato é que os pais deixam as crianças trancafiadas em seus apartamentos vendo filmes, e quando essa criança sofre algum distúrbio, a família culpa logo essas produções, não tendo coragem de assumir a culpa pela falta de convívio!!!
eu só concordo que nas décadas de 70 e 80, as pessoas tinham um medo de verdade com as produções de horror, mas atualmente nossa vida já é literalmente um “terror”, os malefícios da vida se aprendem na rua, e não dentro de uma sala de cinema vendo um filme, sou totalmente contra a censura!!!
tema por próximo post, “censura no cinema”!!!
19 | July | 2007 às 18:53
A fala sério, esses “estudiosos” e o governo num sabem nada! =X
Se uma pessoa for imitar um filme de terror tipo o aquele cara da máscara de palhaço do jogos mortas… quem em sã conciência faria isso?! O_o Ou ela tem um problema sério ou ela está participando de uma aposta (brikdeira… xD)
19 | July | 2007 às 21:32
Não, pois algumas coisas influenciam mais a nossa realidade, por exemplo, nos mostra isso pais matam os filhos e depois se suicida isso não pode ser causado por filmes de terror bobagem um filme não leva ninguém a se suicidar ou matar outra s pessoas nada justifica logo que os governantes tentam mudar de assunto para o que acontece na nossa realidade culpando os filmes.
19 | July | 2007 às 22:06
Na minha opinião os filmes não influenciam a violêcia.Desde que o mundo existe a violência esta presente e tenho plena certesa que não foi preciso ver nenhum filme para influenciar, o ser humano quando ele que ser ruim mesmo ele é, sem precisar de nenhuma sugestão.Ótima materia
20 | July | 2007 às 09:23
A arte, mesmo violenta, representa uma ideia ou visao ou ate mesmo uma denuncia e nao pode ser responsabilizada pelas escolhas de cada um, violentas ou nao, conscientes ou nao…Os limites devem ser impostos pela classificaçao indicativa, apenas como orientaçao, mas quem escolhe o que e quando deve ser visto ou nao sao os pais…esses valores nunca se perdem. Alguem ter que estar muito fora de si para justificar um ato violento pela influencia de um filme, clipe ou jogo, logo o problema esta na pessoa, nao no que ela assiste…
20 | July | 2007 às 11:12
só alguns idiotas que podem se espirar em filmes de terror
20 | July | 2007 às 13:57
isso varia muito das pessoas q estao vendo o conteudo dos filmes e jogos porque na minha opnião as pessoas que se deixam influenciar por essas coisas tenq ter problemas piscologicos quer dizer aquilo tudo nao passa de ficçao todos nós sabemos disso e enquanto as crianças elas sempre ou quase sempre se deixam influenciar outra vez nao é culpa dos filmes mais sim dos pais que são inprudentes o bastante pra deixar seus filhos verem determinados tipos de coisas
20 | July | 2007 às 23:40
Eu nao acho que os filmes influenciam tanto assim nas pessoas, isso como ja foi dito, varia de pessoa a pessoa.
Tenho eu como exemplo, eu tenho preferencia a filmes de terror, mas nao me considero uma pessoa violenta,
as vezes o que induz pessoas a praticarem atos de violencia eh muitas vezes a maneira como vivem em casa.
21 | July | 2007 às 11:38
eh mto + facil o filme c basear na vida real, do q o contrario. olha as guerras, os filmes c baseiam no q ocorre na sociedade, ateh pq d algum lugar os criadores tm q tira suas idéias. c as pessoas gostam de ver violência em filmes e jogos, dexa elas. o q influencia eh o ambiente em q o vivente está. e mesmo q uma pessoa das milhoes q assistem esses filmes c basear neles, eh claro q ela eh lesada, e algo a levou a praticar o ato. no caso das crianças, eu axo q como jah foi dito, os pais tm q decidi, mas eu naum acredito q uma criança c torne + violenta pq assistiu um filme, pod ateh fik com medo, mas nd +.
logo, issu eh soh história d qm naum tm o q faze e qh acaba com o divertimento dos otros.
21 | July | 2007 às 13:52
mew nada a ver
so porque eu assisti um filme nao quer dizer q eu
vou siar por ai imitando as crianças sao mais faceis de faser pois elas imitao oq adimirao
21 | July | 2007 às 20:19
eu assisti meu primeiro filme de terror aos 7 anos hoje tenho 12 e assisto qualquer filme de terror e naum tenho medo e naum me influencia nada,eu jogo gta,jogos de guerras,muitos outros jogos violentos e naum me influenciam nada eu acho essa coisa de censura é uma bobagem a pessoa vendo filmes desde de pequeno ela tem um desenvolvimento melhor,ela aprende mais sobre a vida.
21 | July | 2007 às 21:05
Na verdade o problema é que já vivemos em um filme de terror, o mundo em guerra por causa de religiões,dinheiro,petróleo,drogas,política, essas coisas…O desemprego, a fome … esse é o que eu chamo de filme de terror,o que tem quer ser censurado e não uma fantasia,uma ficção,que por algum momento serve até de distração ou diverção e nos deixa longe verdadeiro filme de terror que é o mundo real. Ai vem um cara com um diploma e diz que um filme “influênciou” um jovem a cometer um crime se baseando num filme que ele assistiu. Quem comete esse tipo de crime é LOUCO!!! pode até sido por falta de amor,atenção,educação, mas a mente pertubada já existia desde da infância,que por incompetência dos pais não foi percebida. Tenho um filho de 3 anos e ele adora o Homem-aranha, nem por isso ele sai querendo pular de prédio em prédio ou mesmo escalado as paredes, porque eu sempre tento passar para ele, que é bom sonhar, brincar, mas sabendo o que real e o que fantasia, por isso de quê adianta culpar ou até mesmo censurar os filmes se os pais não educacam os filhos ou se quer prestão atenção no comportamento dos mesmos em casa ou na rua.
22 | July | 2007 às 00:30
É um assunto extremamente polêmico, que precisa ser cuidadosamente debatido, disso não há dúvidas. Mas eu acredito que pessoas naturalmente sãs não serão influenciadas a matar, propriamente, pelo fato de assistirem filmes de terror violento. Acredito que devam existir distúrbios psicológicos que influenciem assassinatos, sendo que estes filmes, se é que contribuem para a violência, contribuem pouco. Ou ainda pessoas que têm crueldade por natureza e se excitam ao praticar atos tão desumanos como tirar a vida do próximo.
22 | July | 2007 às 10:37
Eu acho que varia realmente de uma pessoa para outra. Não acho que a culpa pode ser dos filmes, pois aquele material e para entretenimento.
Porem tenho que concordar realmente que deveriam haver leis mais seguras com respeito a censura, pois nao e facil uma pessoa menor de idade entrar numa sala de cinema em que esteja passando um filme para maior de 18 anos, porem quando chegar na locadora ate um pirralho pode assistir. Eu creio que os pais e que devem realmente cuidar dessas coisas de censura para o filho. Porem tambem temos de concordar que alguns filmes as vezes passam dos limites (vide “Viagem Maldita”), por isso a importancia da vigilancia dos pais, pois e muito facil uma crianca se inspirar em algo e querer imitar, pois algumas vivem no mundo da imaginacao.
Mas tambem acho que a culpa de tudo que esta acontecendo de violento nao e dos filmes nao.
23 | July | 2007 às 01:02
eu acho ke issu num tem nd a ve desde de pekena vejo filmes de terror eles saum os meu preferidos (tenhu 16 anos) jogo, jogos violentos e issu naum influencio em nd sou fã de carteirinha do filme jogos mortais hehe e issu naum me mudo em nd…eu naum me tornei uma pessoa violenta o.O pow ateh meu irmão ke tem 7 anos ve todos esses filmes joga tudo qtu eh tipo de jogo violento e ele naum eh uma pessoa violenta entaum eu achu ke issu naum tem nd a ve issu eh soh uma desculpa dos gorvenantes…e otra coisa eu a ridiculo a censura nos cinemas eu acho ke kem decide o ke as crianças e os adolecentes saum os pais…filme ke eles censuraram no cinema qdu chega na locadora todos tem acesso eh issu ke eu acho
boa matéria gostei mtuuu
23 | July | 2007 às 09:39
Nada haver isso… acho que o grande segredo está na educação dos pais…
Veja bem, desde moleque, assisto filmes de terror (assisti Hellraiser, O Exorcista, A Hora do Pesadelo, Sexta-Feira 13, O Massacre da Serra-Eletrica…. ainda pequeno…), sem contar ainda que adoro violência gratuita (Manhunt é um dos jogos que mais curto!), e nem por isso saio matando por ai…
Por exemplo, a galera faz maior auê para Jogos Mortais, mas a primeira trilogia Hellraiser já apresenta tudo nesse mesmo caminho: um roteiro legal, atuações boas e muita violência! ( sendo que Hellraiser é bem mais foda….!)
O que vai valer é como os pais preparam a reação do filho para aquele tipo de situação… O problema que a sociedade sempre quer apontar para aqueles que fizeram o filme/jogo com aquele pensamento “se não tivessem feito, nada disso teria acontecido”…
Nada haver!
23 | July | 2007 às 10:54
Eu já assisti a muuuitos filmes, mais com o passar do tempo, adquiri novos conceitos com relação ao q devo assistir, pela minha formação cristã, aprendi q como diz a Biblia: vc se torna semelnhante com aquilo q vc contempla…
Ou seja vc é o q vc vê, o o q vc pensa ser!!!
Atualmente ñ tenho assistido filmes com frequência, mais agora tenho alguns critérios, para saber se o filme é adequado para mim são eles:
Esse filme me ensina valores q eu quero seguir?
Ou, eu posso assistir a esse filme como minha familia?
Ou, existe algum outro passatempo mais proveitoso pra mim?
E por fim, e mais importante, Será q Deus vai se agradar em eu assistir esse filme, ou esse filme vai fastar a presença de Deus na minha vida?
Talvez ao vc ler esse comentário vc pense, esse camarada ñ tem senso de diversão!!! ou esse cara é um cafona!!! bem seja como for, A Biblia diz, onde está o seu tesouro aí também estará o seu coração!!!
23 | July | 2007 às 12:44
Para mim a pessoa já tem problema, quem não se lembra do caso do garoto que matou os colegas de classe e até professores no EUA (se ñ me engano)e culparam o clipe “Jeremy” do Pearl Jam, ora eu gosto da banda mas nem por isso vou sair por aí matando os outros. O problema é bem mais embaixo, só que as pessoas nem a sociedade querem enxergar.
24 | July | 2007 às 06:25
filmes de terror só produzem um efeito negativo á aqueles que já tem um perfil disforme do normal, pessoas que tem uma certa facilidade em fazer loucuras. fora isso pode assustar, fazer rir ou qualquer outro tipo de sentimento, que ao assistir qualquer fime temos. é só uma opinião.
24 | July | 2007 às 15:23
DISSERAM ACIMA QUE ASSISTIRAM ALGUNS FILMES DE TERROR, ENTRE ELES A HORA DO PESADELO…
FALA SÉRIO…
QUEM VAI TER MEDO DAQUELE PALHAÇO DO FREDDY KRUEGER?
SÓ FALTAM DIZER QUE FICARAM COM MEDO DOS BONECOS DO FILME: “O FILHO DE CHUCKY”…
QUANDO AO FILME “O EXORCISTA”, FIQUEI COM MEDO (VI QUANDO CRIANÇA), RESOLVI VER NO CINEMA O FIME “EXORCISTA, O INÍCIO”…
O FILME PARECIA UM CLIPE DE MUSICA, DADOS OS EFEITOS ESPECIAIS…
SÓ EFEITO-MALFEITO DE COMPUTADOR, DAVA ATÉ “PARA VER OS BITS” NA TELA… RSRSR
PENSEI QUE ASSISTIRIA A UM TERROR, MAS ME DEPAREI COM AQUELA COMÉDIA…
FAZER O QUÊ, NÉ…
SÓ RIR…
UMA PESSOA QUE FALA QUE FILMES E JOGOS INFLUENCIAM SUAS MENTES OU DE OUTROS PARA QUALQUER TIPO DE VIOLÊNCIA, SÓ PODE SER UMA PESSOA SEM PERSONALIDADE, OU TER UMA FRACA…
PROCUREM OUTRA DESCULPA, FALOU?
24 | July | 2007 às 23:35
eu tenho 12 anos e assisti jogos mortais 1 2 3 e outros filmes de violencia jackass happy tree friends …sou fã….
nunk fiquei influenciado por nd…..
sei q eh tdo ficção…
25 | July | 2007 às 01:09
Eu axo q filme nem um influencia nada, a pessoa se torna violenta se kiser.
Se for assim qualquer um q assitir um filme de ação vai sair por ae atirando, num tem nada a ver!!!
Eu axo disculpa isso de um krinha sair por ea robando carro falando q fez akilo pq jogo GTA ou q ficava tortutando pessoas pq assitio JOGO MORTAIS, é mó caô blz!!!!
E sem fala q todo filme tem clacificação de IDADE neh…respeita kem kizer!!!
NADA HAVER!!!!
25 | July | 2007 às 11:50
Eu quando era menor, eu tinha um instinto assassino graças a esses filmes de terror, eu achava o Hannibal Lecter um idolo…
E o pior é que não é brincadeira não, eu via vários filmes de terror, mas não matei ninguém não, heheehehehehehe…
Esse post é um verdadeiro assunto que não quer calar…
26 | July | 2007 às 09:27
filmes se terror não causam violencia ainda mais com os recursos de hoje, em que a pessoa pode acessar o menu do filme e ver como foi feita a montagem das cenas de mortes e torturas contidas nos filmes de terror.
31 | August | 2007 às 17:31
Acredito piamente que algumas pessoas são mais fracas do que as outras, e que facilmente podem ser influencadas por algumas coisa vista no cinema. mas não diretamente influenciada por causa do cinema.
Houve um caso em Sp que um cara entrou num Shopping atirando no público durante uma sessão do filme Clube da Luta - um dos melhores filmes que eu já vi - Acho que o cinema exagera um pouco.
Houve um garoto ( FATO REAL !) que tentou matar o pai com um machado ( !) E ele gostava do filme ” O padrasto ” Filme Ruim pra cacete.
Filmes , jogos , livros e programas de televisão não influenciam pessoas, mas a pessoa já tem disturbios e assimila isso como exemplo.
2 | September | 2007 às 11:11
simmmm
por qeu kem acredita sim
2 | September | 2007 às 11:13
romancista Carlos Emílio C. Lima participa hoje das Quartas Literárias do Dragão, s 19 horas, na biblioteca do MAC. Autor de onze livros, Carlos Emílio dará um depoimento de sua obra. Leia a seguir resenha do mais recente livro de Carlos Emílio, “O romance que explodiu”
Carlos Emílio Corrêa Lima tem cadeira cativa entre nossos prosadores mais densos e dotados de imaginação. É criador que conduz a narrativa num crescente magnetismo verbal que, apesar da nebulosidade dos enredos, acaba por atrair e atar o leitor com seus sortilégios e elasticidades semânticas, nos domínios do fantástico, do surreal e do órfico.
Será mesmo conto o que ele reúne em O romance que explodiu? Poemas em prosa? Ou se trata de um romance fragmentado em iluminações de sentido poético-existenciais? Dentro dessas suas circunvoluções labirínticas, o autor não deixa também de abordar alguns problemas que envolvem a arte contemporânea, nas fronteiras borradas ou voláteis dos gêneros frente a um mundo que vive estranhas simbioses.
Nesse passo, podemos dizer, grosso modo, que existem duas grandes vertentes na literatura brasileira, ou seja, a dos realistas simbólicos, família espiritual que tem no Machado de
23 | October | 2007 às 17:44
eu acho que não,com certeza não tem nada a ver sentir medo os filmes de terror são os melhoressss dessa vidaaaaa
27 | October | 2007 às 08:06
EU SO TENHO 10 ANOS E VEJO FILMES DE TERROR PARA 18 ANOS NUMA BOA……….
SO UMA PEGUNTA…DA PARA VE FILMES DE TERROR PELE INTERNET???????????????????””
27 | October | 2007 às 08:10
Eu ´xo tenho 12 anox max vejo ox filmex de terror para maior de 18 anox numa boa.
27 | October | 2007 às 08:15
sou a sofia tenho 6 anos e ás vezes vejo filmes de terror.
31 | October | 2007 às 18:51
tenho12 anos a sempre vajo filmes de terror
31 | October | 2007 às 19:41
Uma dúvida uma pessoa de
17 anos e 11 meses pode assistir
filme de classificação 18? Acompa-
nhado dos pais?
Pelo o que já li no manual de classifi-
cação do ministério da justiça não pode.
Entendi que 18 anos é expressamente proibido.
Se eu estiver errado por favor mr corrijam.
12 | December | 2007 às 12:49
filme é fixe…
nau a mais fixe do ke ixtu
22 | February | 2008 às 11:45
gostei muito de sua materia
22 | February | 2008 às 11:50
Cada um tejm um maneira de ver as aituações.
Eu penso k os filmes contribuem para a violencia mas se ouvesse uma proibição de menores a axistirem esses tipos de filmes. Penço que a situação se resolveria mais facilmente.
5 | March | 2008 às 15:22
7 | March | 2008 às 10:01
Cada um acredite no que quiser não é verdade. Pois é assim que um serial gosta de agir quando todo mundo não acredita na existencia.Enquanto isso fiquemos assistindo em TV o que pode acontecer com a familia de alguém….
Bom acredito que os filmes influenciam pessoas que ja nascem com a tendencia devido até como foi criado.
Quero dizer a todos que eu sempre me senti controlado mas assim que assisti o Filme “Urban Legend” a 7 anos atraz nunca mais fui o mesmo.Tenho vontade de matar gente, da impressão que foi a ferramenta que faltava pra ativar meu disturbio mental.
Pois é e eu tenho 31 anos hj.Vivo a base de internações e quando agrido alguém é sempre me lembrando das cenas fortes do filme ” Urban Legend”
30 | June | 2008 às 00:14
eu amo filme de terror
nada a ver o que fala nesses comentários 
1 | July | 2008 às 10:09
olha quando eu assisti o filme jogos mortais eu consigui uma conclusão que qualquer piscicopata que assisti ao filme desses pode reagir igual… eu acho que as diretores ao fazerem os filmes peguam muito pesado…
11 | July | 2008 às 12:36
eu amo filme de terror

14 | July | 2008 às 18:59
todos os filmes de terror é muito louco gosto mesmo de filme de terror

14 | July | 2008 às 19:05
25 | July | 2008 às 11:13
3 | September | 2008 às 10:43
13 | September | 2008 às 16:30