
Primeiramente, sou Lincoln Péricles. Amo vocês.
Recentemente foi confirmado que Guillermo Del Toro estará na direção da adaptação do livro de J.R.R Tolkien. O tão esperado “O Hobbit” vai enfim sair, logo sabemos que o filme será um estouro de bilheteria (você ainda tem dúvidas?). Mas porque será que os filmes ditos “fantásticos” fazem tanto sucesso nas telonas?
Se pegarmos qualquer lista de bilheterias, semanais ou mundiais, podemos ver que tais filmes sempre pairam no topo da lista. Com exceção de “Titanic”, que lidera absoluto a lista de arrecadação mundial, todos os outros contam com tons fantásticos, mas isso já não é assunto para mim, tivemos um RAPADURACAST para discutir porque ele é o maior filme de todos os tempos (eu acho que foi macumba). Deixemos de lado o fenômeno fantástico de um filme, para entrar no mundo fantástico dos filmes.
Acho extremamente válido a utilização de efeitos especiais em prol do filme, mas abomino filmes que se arrastam e dependem só disso. A fantasia tem seu lugar certo no cinema, as novas tecnologias tornaram isso muito mais simples, o visual está cada vez mais impecável, e isso é um ponto a favor do “fenômeno”.
Pois bem, nada melhor do que unir a vontade de consumir com a vontade de ganhar, ou tentar unir a imaginação com a realidade. Se existe um gênero que só se dá bem com o “avanço” das tecnologias, é o gênero fantástico. Não sei como é no mundo dos bruxos ou na Terra Média, mas o dinheiro para as fantasias aqui na vida real é sempre muito.
E vocês, porque acham que filmes como “As Crônicas de Spiderwick” e “Ponte para Terabithia” fazem tanto sucesso assim?
28 | April | 2008 às 06:30
Acho que quanto mais distante da nossa realidade um espectador se sentir dentro de uma sala de cinema, mais sucesso o filme vai fazer. Afinal, do jeito que anda a nossa realidade, é bem melhor fingir que somos bruxos, elfos ou tartarugas ninjas.
Seja bem-vindo!
28 | April | 2008 às 09:19
O lúdico e o fantástico me salta os olhos. Mas infelizmente não tenho saco para curtir filmes “repgistas”. Sério, botou elfo, anão e hobit já parece bad trip de alucinógino para mim. Eu queria mudar o tom da pergunta: Será que filmes como Senhor dos Anéis merecem tanto estardalhaço assim? É claro que o longa (ou melhor os longas, e bota longos nisso) merecem um destaque pelo seu primor de produção, empenho de Peter Jackson e perfeição em efeitos, figurino e etc. Mas não me venham querer falar que é o melhor filme da história do cinema. É só mais um filme fantástico de aventura.
Vão me odiar por isso, sim eu sei!
28 | April | 2008 às 09:53
Juliana,
Concordo que haja essa nescessidade de “fugir” do mundo mesmo, ou sei lá, talvez a galera queira ver é efeitos especiais mesmo. E muito obrigado.
Bruno,
Eu acho que merece sim, pelo menos no caso de “O Senhor dos Anéis”. Como você mesmo citou, a produção é inegávelmente impecável, diferente de outros filmes do gênero, que se preucupam em mostrar seres computadorizados. Ta ai o porque da pergunta no final, são filmes que fizeram sucesso só pelo trailer mostrar o “fantástico”.
Mas dizer que O Senhor dos Anéis éo melhor filme da história do cinema, ai já é foda, com isso eu concordo contigo, é muito exagero.
28 | April | 2008 às 10:11
Olá…
Bruno, fica tranquilo cara… Ninguém vai te odiar não, é a tua opinião… Fãs de ‘Senhor do Anéis’ por favor, peguem leve com ele…rs!!! Eu mesmo que gostei bastante da trilogia (meu favorito é o segundo) só tenho uma coisa a dizer a respeito: Nunca ouvir ninguém dizer que ele é o ‘melhor filme da história’…
Gente, não existe a fórmula do sucesso… Nem no gênero (fantástico) em questão… Exemplo disso é o que não falta… Olha só o tamanho do fracasso de ‘A Bússola de Ouro’ (queria citar o horroroso ‘Crónicas de Nárnia’, mas infelizmente apesar de sua ruindade fez ótima bilheteria, mas com certeza apenas perante seu público alvo, isto é, o infanto-juvenil)…
Linconl vc acredita mesmo que basta o trailer mostrar o ‘fantástico’ para o filme fazer sucesso??? Eu não…
28 | April | 2008 às 13:03
Alex,
O trailer foi só um exemplo, visto que faz parte da divulgação do filme.
28 | April | 2008 às 14:57
Gosto desse estilo de filmes, mas pra mim só mesmo “O Senhor dos Anéis”. Além dele gostei das “Crônicas de Nárnia”, e espero muito para assitir o segundo filme. Achei “Ponte para Terabithia” fraquinho, e nem vi “As Crônicas de Spiderwick”. Vou esperar chegar em DVD para vê-lo.
Mas acho que uma parcela do sucesso desses filmes vem dos livros, assim como foi com Senhor dos Anéis e Harry Potter. Todos imaginem como será ver esses livros no cinema e quando fazem o filme vão assistir…
28 | April | 2008 às 15:50
P/ Linconl: Ok… Mas não acredito na tua teoria que basta ser ‘fantástico’ para fazer sucesso…
P/ Samuel: Sério que vc gostou de ‘Crónicas’??? Rapaz, achei o filme sofrível…rs!!! Apenas a garotinha se salva naquele filme… Mas se vc gostou…
28 | April | 2008 às 16:46
“Ponte para Terabithia” fez sucesso porque é ótimo. Fantástico ou não, ele tem um clima bastante agradável. E fez sucesso também por ser livre, isso quer dizer que filme fantástico feito para o público infantil é sucesso com certeza. Até o ruim “Os Seis Signos da Luz” fez sucesso. A matemática deveria ser:
FANTÁSTICO + INFANTIL + LIVRE = SUCESSO
Não é por nada que o primeiro HARRY POTTER foi o que mais faturou: U$976,457,891. Ele é livre, a partir do 3º passou a ser 10 ou 12 anos. Ainda assim faturaram MUITO. De certa forma, é “bastante infantil” (adultos também gostam) e cabe muito para o público da classificação. Matemática do sucesso é isso mesmo!
E não venham me dizer que HP não é infantil. Até hoje usam BRUXINHO para definir o pobre do menino. Ele já tem até bigode. tsc
28 | April | 2008 às 21:30
28 | April | 2008 às 22:00
Garon, não é fantástico no sentido de ESPETACULAR não. É fantástico no sentido de fantasia.
28 | April | 2008 às 23:06
Adoro esse gênero: Beowulf, Senhor Dos Anéis (meu favorito
), Harry Potter, Labirinto do Fauno, Guardiões do Dia e Lenda do Cavaleiro sem Cabeça são os que eu mais gostei dos que vi.
Ps: Só pelo fato de se perguntarem se SDA é ou não o “melhor filme do mundo” já quer dizer que pelo menos um merituzinho ele tem
Ps2: Podem me chamar de moleque, mas não me agrada a idéia de pagar R$8,00 pra ver uma “realidade” que muitas vezes é tendenciosa. Cazuza e Tropa de Elite que os digam, :roll:, acho Bicho de Sete Cabeças bem melhor
29 | April | 2008 às 09:14
Não Jurandir… Harry Potter já deixou de ser infantil a algum tempo… Ele pode ser juvenil mas infantil não é mais…
29 | April | 2008 às 12:39
Primeiramente, uma coluna só para o Lincoln? Que bom, hehe…
Então, um filme não precisa ter efeitos especiais enormes pra ser considerado fantástico. Há como exemplo o filme “Em Busca da Terra do Nunca” que é fantasioso e fantástico, não precisou de nenhum efeito espetacular pra desenvolver a fantasia.
Mas pra deixar claro, fantasia nos leva a pensar em algo surreal, e se é surreal, somente atravéz dos efeitos é que se pode torná-lo real, possível…
29 | April | 2008 às 14:17
Alan,
O Labirinto do Fauno! Ta ai um filme que gostei muito!
Mistura a fantasia com realidade de forma maravilhosa, já pensou o Del Toro fazer isso no Hobbit? Hahaha.
William,
Não se iluda, outras virão.
Em busca da terra do nunca é um belo filme mesmo, mas imagine só um Senhor dos anéis naquele estilo meio teatral…
29 | April | 2008 às 14:24
Juras,
Se o Harry Potter ficar menos infantil do que já é, concerteza perderá um público foda. E concordo, sempre tem um ponto no filme que eles param, pensam, e falam: Vamos ser infantil aqui. Por isso é sim infantil ainda.
Alan,
Tenho que te confessar que prefiro filmes crus a filmes fantasiosos. Tropa de Elite é real? aiaiaiaiai.
29 | April | 2008 às 15:10
Oi gente, eu vou logo falando q eu adorei vcs falarem sobre isto, eu adoooro “senhor dos aneis” achei belezinha a ponte para terabítia, harry potter é simplismente fantasticccoooooo!!!! as cronicas de nárnia é fantástico… este estilo de filme(fantástico/ epico) é o que eu mais gosto… é d++++!!!!!
29 | April | 2008 às 15:37
Eu adoro filmes fantásticos, Senhor dos Anéis e Labirinto do Fauno são os melhores exemplares desse gênero, mas chegar a dizer que Senhor dos Anéis é o melhor filme da história é um pouco de mais. Lincoln Péricles bem-vindo!
29 | April | 2008 às 16:19
Primeiramente, bem vindo Lincoln Péricles. Acho sim que o fato de um filme ser sobre fantasia já é sim algo que chama o sucesso ainda mais ultimamente que como fala a qualidade das animações de computador melhoraram bastante. Juntam isso com um trailer magnífico e pronto. Temos ai um filho com bilheteira alta até as primeiras críticas saírem (porque cinema hoje é caro para ver porcaria).
Senhor dos Anéis e Harry Potter são óptimos exemplos mas ambos tiveram a ajuda de serem já livros já vendidos em todo mundo. Confesso que fiquei realmente triste ao ver que “A Bússola de Ouro” não fez lá muito (pelo menos ganhou um Óscar). Li os dois primeiros da série a pouco meses e achei incrível a imaginação de Philip Pullman…
Hobbit já é sucesso garantido por vários motivos: um óptimo director, o “factor” fantasia e o seu escritor, J.R.R Tolkien, que vai levar todos os fãs de Senhor dos Anéis ao cinema…
Uff, comentário um pouco grande.
30 | April | 2008 às 00:24
Titanic é dez e não deixa de ser fantastico no sentido de fazer o publico se sentir dentro do navio.O Sr. dos Aneis é uma das melhores trilogias da sétima que consegue tornar real todo aquele mundo dos livros-mas esse papo de melhor é subjetivo e não existe um filme que seja o melhor definitivo. A Ponte achei meio fraquinho e o seu lado fantastico fica bem limitado a mente dos protagonistas.É isso, quem quer realismo demais?Cinema é magia e não documentário.
30 | April | 2008 às 00:35
Arthur,
Épicos eu gosto demais, eim!
Raphael,
Volto a falar, adorei O Labirinto do Fauno! E muito obrigado mesmo, espero estar tocando na sua vidinha. Mentira. Hahaha.
Lucas,
Comeeeenta garoto, comenta, quanto maior melhor! Um abraço e muito obrigado pelas boas vindas!
Joelson,
Não me arriso a comentar sobre Titanic, o que ele fez foi de fato “fantástico”. Mas o fantástico discutido em questão é o fato do filme ser algo surreal.
30 | April | 2008 às 16:57
Acredito que os filmes de fantasia/épicos fazem sucesso porque são a versão moderna dos mitos do passado, que estão presentes na história desde Gilgamesh, a Iliada, a Odisséia, Rei Arthur, falando nele, Excalibur e Conan, o Bárbaro são o máximo da fantasia, na minha opinião é claro.
30 | April | 2008 às 17:29
Adorei crônicas de nárnia (estou ansiosa por príncipe caspian),adoro senhor dos anéis , harry potter
,não vi a bússola de ouro nem as crônicas de spiderwick , mas ponte para terabítia , fala sério , muito fraco ,pelos seguintes fatores: muita paixão adolescente e pelo fato de eles imaginarem a aventura e não vivencia-la de verdade 
Adorei a matéria
Obrigada
30 | April | 2008 às 17:31
Ps : Odiei a lenda de beowulf
30 | April | 2008 às 21:04
Adoro esse gênero.adoro Harry Potter pra mim é o melhor obs: ele nÕ é mais infantil desde o prisioneiro de askaban!!!!!!. pra quem falou de senhor dos anéis realmente não pode se dizer que é o melhor , mas esta bem proximo não é atoa que só com o 3º filme guanhou 11 oscars se igualando a titanic que ganhou a mesma quantitade.Narnia é demais, um clássico da literatura mundial.gosto de eragon mas acho que ele ficou a imitação de senhor dos anéis.A bússola de ouro gostei mas achei q teve muita história pra um filme tão curto no minimo deveria ter 2 horas de duração(Transformers era para ter ganhado o oscar de efeitos visuais não a bússola!).beowulf, spiderwick e ponte pra terrabítia ainda não assisti
1 | May | 2008 às 01:12
Darth Cesar,
Não gostei de “As crônicas de Nárnia” 
Não sei desses tais mitos não eim. Cuidado pra não confundir épico com fantasioso. Apesar que tentar misturar os dois gêneros é moda também…
Juliana,
Vixe, e Harry Potter não tem muita paixão adolescente não?
Já “A lenda de Beowulf” eu gostei bastante, assisti em 3D, outra coisa!
Edivaldo,
Harry Potter ainda continua colocando elementos infantis para não perder seu maior público alvo. De fato cresceu conforme o tempo, mas como o Juras disse em um dos comentários: Ele sempre vai ser o BRUXINHO.
Obrigado a todos que comentam!
1 | May | 2008 às 02:28
1 | May | 2008 às 13:14
Acho que vocês vão adorar o CineDica.
1 | May | 2008 às 13:48
Na minha opiniao eh impossivel dizer que SDA, Narnia, O otimo (e nao citado) stardust e etc… nao sao filmes epicos. Acho q nao eh o simples fato de um filme ser fantastico(o q é apenas um pano de fundo) q faz ele ter sucesso e sim o fator epico, q covenhamos esse sim, atrai multidoes aos cinemas, por exemplo: coracao valente, troia etc…
Axo q a fantasia eh mais usada como um pano de fundo para as historias q em sua essencia sao verdadeiros epicos
1 | May | 2008 às 17:12
Simples….acho que muita das vezes…um bom aviso antes de tudo é umaboa comparação. pelo menos essa é minha opinião!!
E outra…filmes como..Narnia, Spiderwick, Senhor dos Anéis, Harry potter…sempre foram bem vistos..
são aqueles filmes que além de chamar a atenção das crianças.. jovens e adultos tbm se interessam muito pelo tal “fantasia”..
Ps: O mundo “fantastico” dos filmes…está presente na maioria deles..é só prestar atenção!
E bilheteria nem sempre quer dizer que o filme é bom!!
Bjoo..
1 | May | 2008 às 17:18
Olá
Primeiro quero dar os parabéns a toda equipe do blog….praticamente todos os dias dou uma passadinha por aqui e olho alguma coisa…
Então,meu eu acho que esses filmes fazem sucesso por causa do marketing…principalmente quando eh do mesmo diretor de outro filme que fez muito sucesso ou que tenha um mesmo ator que tenha ficado com “marca registrada” do outro filme como se isso garantisse que o outro eh bom…fora quando eh baseado em uma série de livros…
Na minha opinião naum gosto desses livros nem desses filmes…o único que eu gostei foi senhor dos anéis e hp soh o calice de fogo mesmo…
Cronicas eu comecei a assistir e soh gostei do leão…cronicas de spiderwick,ponte para terabithia naum assisti ainda..
Não eh o tipo de genero que eu goste acho mtu bobo…
Mas a matéria eh mtu legal…parabéns!!!!!
2 | May | 2008 às 09:05
É algo que sempre digo quando me perguntam: De que tipo de filme você gosta? e eu respondo: Uma boa aventura de fantasia ou uma ficção-cientifica bem elaborada, ai torcem a cara pra mim e dizem que filme tem que ser como Crash No Limite. cinema é diversão e alegria, quero ver um filme que me tire os pés do chão como um bom orgasmo, e não algo que me faça perder a fé nos seres humanos como o Albergue e a pentatologia (existe essa palavra?) Jogos Mortais, ou algo que mostra o fundo do poço de seres-humanos que vivem fazendo merda com suas vidas e ainda são os coitadinhos da estória. Acho que é por esse motivo que os filmes fantasticos fazem tanto sucesso.
2 | May | 2008 às 09:57
Para mim SR dos Aneis é o melhor filme da historia sim. Se juntar-mos os 3, o filme é maior em todos os sentidos. A produção é monstruosa, nao se via um filme dar tanto trabalho para ser feito deste Ben Hur. Fantasia boa, para mim, é aquela que consegue criar um ambiente tao complexo, que voce acredita que aquilo possa ser real, nada fica sem explicação. Odiei cronicas de Narnia, o filme nao tem emoção. So um monte de crianças correndo pra la e pra ca, muito infantil. Nao sou grande fã de harry potter, parece uma novela, gostei mais do 4º filme.Terabitia, mistura drama e um pouco de fantasia.Concordo com que falou que o sucesso desses filmes se devem em grande parte ao sucesso de seus livros, embora isso nem sempre aconteça. Criaram tanta bruburinho em torno do livro de Eragon e o filme é aquela merda, alguem mais foi perder tempo com aquilo?
2 | May | 2008 às 11:51
També acho que o Cálice de fogo foi o melhor ods 5 filmes ate agora, eu esperava mais da Ordem da fenix.Quanto a Harry Potter parecer uma novela, para nó fãs isso é ótimo é tão chato pensar q um dia vai acabar
.
Estou louco para ver O Hobbit “praticamente a vouta do Senhor dos Anéis” vai ser muito bom
.
Pra quem não gostou das Crônicas de Narnia, gente ele é um clássico da literatura ele é quase um conto de fadas é claro q teria crianças e seria um tato infantil ou voces esperavam que ele tivesse batalhas sangrentas com mostros e demônios, o público alvo de Nárnia são as crianças.
2 | May | 2008 às 20:16
Pow gente pra começar seja bem vindo Lincol…
caraca eu adoroo filmes de fantasia pra mim os melhores são:
“as crônicas de Nárnia”
“HP- todos”
“Stardust-omistério da estrela”
“Senhor dos anéis só pelos efeitos visuais”
Pow eu sou um amante do cinema..na minha casa eu tenho mais de 200 filmes em DVD
O único q eu naum vi ainda é Spidwrik mas já vi o trailer e gostei muuito msm..é só isso msm pessoal gostei muito da matéria !! Ah galera qm quiser aew pode me add no orkut blz só naum esquece de avisar q me acharam daki blz?
tá aki o meu perfil de novo>>>>http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=16784809876145513483
2 | May | 2008 às 21:20
2 | May | 2008 às 22:44
Ao bem da verdade muitos filmes de fantasia foram feitos para aproveitar o sucesso de O Senhor dos Anéis e Harry Potter. Porém nenhum conseguiu chegar perto do primeiro, nem mesmo Harry Potter. As produtoras acharam que era só adaptar o livro e pronto, O Senhor dos Anés tornou um sucesso e um dos maiores filmes de todos os tempos, para mim o primeiro, por uma união de fatores, um belo visual, efeitos epeciais, mas acim a de tudo um diretor que não estes detalhes ultrassarem o que há de mehlor no filme, as personagens. Peter Jackson não só captou o visual do livro, mas conseguiu captar a alma do mesmo. O único que pode competir com OSDA em qualdiade, ou até superar, é O Hobbit.
3 | May | 2008 às 01:46
Edivaldo,
Um filme épico não nescessariamente é caracterizado por ser um filme do passado. O filme épico revela um mundo heróico de conflitos e combates, com cenários gigantescos e com bastante grandes planos gerais, nos quais predomina a ação. Logo, Senhor do Anéis é sim um épico.
Concerteza HP vem subindo de nível, mas eu acho que sempre vai ter aquele tom infantil, sempre vão lembrar do Bruxinho como Bruxinho. E relaxa, toda crítica construtiva é bem vinda, assim como todos os comentários que rendem boas discussões. Sempre que eu tiver um tempinho eu respondo a cada um aqui. Abraço!
Claudio,
Acho que você vai adorar o http://www.cinemacomrapadura.com.br
Rodrigo,
Unir épico com fantasia é sucesso de bilheteria na certa!
Jéssica,
Em momento algum eu falei de qualidade, só discuti a bilheteria. Cá entre nós, o cinema não é FANTÁSTICO?
Bárbara,
Acho que esses filmes tiram a ância de imaginação da galera que lê tais livros. Apesar de ler apenas SDA depois dos filmes, tenho certeza que a obra literária não perde em nada, e é ainda melhor que os filmes. Muito obrigado pelo elogio, volte sempre.
Custódio,
Eu confesso que prefiro filmes “crus”, se bem que preferências pra mim soam apenas como tendências.
Já diziam os filósofos, gosto é que nem c*.
Alexandre,
Eu também perdi meu tempo assistindo Eragon, e pior, eu comprei ingresso pra sessão legendada e o filme era dublado na sala. Nada contra dublagens, pelo contrário. Mas porra, eu tinha comprado pra sessão legendada!
Bruno,
Muito obrigado, e Stardust eu achei legalzinho também.
Rodrigo,
Que venha o Hobbit!
MUITO OBRIGADO A TODOS QUE COMENTAM, BEIJINHOS E BEIJÕES. HÁ!
5 | May | 2008 às 16:06
olha ,eu amei o filme apesar de ter meu nome… quando colequei meus olhos na capa a primeira coisa que fiz foi assistir. É muito legal esta de parabens um aviso a quem colocou (foda) tem de menores no site
7 | May | 2008 às 21:35
Eu amo filmes de ficção com muitos efeitos escpeciais!
Eh bom fugir da realidade nem q seja por um instante!
Fujo muito da realidade,pra não enxergar a verdadeira e terrível realidade!
A trilogia do Senhor Dos Anéis e Piratas do Caribe são cheios de efeitos especiais, por isso que amo esses filmes.
Harry Potter também eh d++++(no coments).
Eu também amo o filme Titanic! Já assisti muitas vezes, e em todas as vezes eu chorei!
Ponte para Terabithia eh bom, só não gostei que a garota tenha morrido(chorei,soumuito emotiva)
BjuhSs para todos!
7 | May | 2008 às 21:35
Eu amo filmes de ficção com muitos efeitos escpeciais!

Eh bom fugir da realidade nem q seja por um instante!
Fujo muito da realidade,pra não enxergar a verdadeira e terrível realidade!
A trilogia do Senhor Dos Anéis e Piratas do Caribe são cheios de efeitos especiais, por isso que amo esses filmes.
Harry Potter também eh d++++(no coments).
Eu também amo o filme Titanic! Já assisti muitas vezes, e em todas as vezes eu chorei!
Ponte para Terabithia eh bom, só não gostei que a garota tenha morrido(chorei,soumuito emotiva)
BjuhSs para todos!
7 | May | 2008 às 21:37
8 | May | 2008 às 12:23
Jesse,

Sinceramente? Não entendi.
Stephanie,
Eu gosto muito de filmes que mostram a realidade. Costumava prefirir fugir, mas agora não mais. Respeito teu gosto “fantástico”.
Um abraço a todos!
8 | May | 2008 às 13:26
Lincoln é claro que eu sei que um um épico não é nescessáriamente sagranto, eu estava me refirino apenas a Nárnia porque estavam falando q ele era muito infantil e besta e eu apenas falei que Nárnia é um filme bem mais voutado para as criças por isso mesmo q ele tem um tanto de infantilidade.
8 | May | 2008 às 13:27
Lincoln é claro que eu sei que um um épico não é nescessáriamente sagranto, eu estava me refirino apenas a Nárnia porque estavam falando q ele era muito infantil e besta e eu apenas falei que Nárnia é um filme bem mais voutado para as crianças por isso mesmo que ele tem um tanto de infantilidade.
8 | May | 2008 às 13:32
ups quis dizer sangrento, não pensei q sou analfabeto kkkkkkkkkkkkk acontece as veses com todo mundo.
8 | May | 2008 às 18:29
Assisti beowulf hoje é muito bom até pela animação q é a mais perfeita q eu ja vi, mas achei a hitória um tamto batida,esse negócio de dragão idade média castelos , isso ja foi muito usado no cinema.
8 | May | 2008 às 22:40
Edivaldo,
Na internet vale escrever de qualquer jeito.
9 | May | 2008 às 22:43