Não julgue o cara pelo DVD

Publicado em: 27-05-2008 @ 3:29 pm 
Postado em: Suspirolândia
Escrito por: Maíra Suspiro

A coluna dessa semana veio bem dinâmica. Já que são dois publicitários discutindo algo, digo que foi um brainstorm. E já que estávamos no auge do tédio, digo que estávamos em ócio criativo. E já que somos cinéfilos, o papo tinha que terminar em cinema. E dai surgiu a lição da semana: não julgue alguém pelo DVD!

(Para ler ouvindo “If”, da Charlotte Gainsbourg + Etienne Daho)
No meio do tédio e das janelinhas tortas de um MSN de Domingo, eu e o Bruno Mendonça começamos a jogar papo – e tempo – fora. Foi quando ele me confessou uma nóia: não alugar filmes bobos para não cair nos conceitos de quem poderia ver os DVDs. Sim, a princípio, eu achei engraçado. Mas depois pensei um pouquinho e vi que já tinha pensando sobre isso. Não sobre não alugar um DVD por receio do julgamento alheio, mas sobre o que as pessoas pensam sobre os DVDs dos outros.

Vira e mexe, estou numa locadora e presto atenção nas figuras que estão por lá. Aquele casal antigo que quer um filme pra assistir juntinho e aproveitar o restinho do fim de semana. Aquele cinéfilo que quer uma edição especial do filme tal. Um professor de universidade que quer algum material para animar a aula. As crianças. Gente como a gente. E vira e mexe, me pego analisando os DVDs que eles pegam. Ou mesmo escutando os comentários – e alguns deles me dão nos nervos…

Mas, como diz o Bruno, “projeto meu superego no balconista da locadora, ele é meu sensor”. Penso: ele vai recriminar você por alugar um filme bobinho? É, é assim mesmo. Mas, e daí? Você tem que “fazer o filme” pegando uns filmes do tipo bem “cabeça” e discretamente colocar uma comédia romântica para desopilar? Juro que já imaginei o desespero de pessoas como o Bruno e o carão que a pessoa do balcão poderia fazer analisando os DVDs. Quase uma repressão militar. Seria cômico se não fosse trágico. Afinal de contas, laguem está tendo sua liberdade de escolha da prateleira podada! Mas, acredito que a nóia dele possa ter sossego. Pode ser uma saída, então, ele pedir para alguém alugar para ele. Ou fingir que está alugando como favor para alguém, distraindo-se no telefone.

Pior que acredito que isso acontece mesmo. Se não for com o balconista, que seja com a pessoa ao lado. E mais ainda se for alguém que, por acaso, você queira impressionar. Afinal de contas, rola paquera na locadora também. Vai que você está com aquela penca de filmes imbecis na mão, para puro e irracional divertimento, e lá vem aquela criatura que você sempre quis chamar a atenção. Climão. Ou quando você quer dar uma de entendido da área e vai comentar os filmes que a pessoa está levando? São várias situações que podem decorrer de uma rápida olhada nos DVDs alheios.

Parágrafo filosofal, enfim, quem vê DVD, vê coração? Digo, dá para julgar alguém pelos seus DVDs? Certamente, pelos DVDs da locadora, não. Ora mais, vai que a criatura está fazendo o favor de pegar os filmes para alguém. Ou vai que é uma ocasião alheia da rotina. Ou um trabalho da faculdade. Vai que você pensa que a pessoa é cinéfila e começa a comentar o clássico tal e depois escuta: ah, ta, é para um trabalho chato da faculdade. Pois é. Tudo é possível. Existe muito mais coisa entre uma prateleira de locadora e uma pessoa do que diz nossa vã “cinefilogia”.




64 Comentários

  1. Juliana Morgado
    27 | May | 2008 às 16:09

    Bão, depois de dois anos num balcão de locadora, eu tenho certeza de que é impossível julgar uma pessoa pelos DVDs que ela aluga. Na verdade, você pode até julgar mas ter uma margem de 80% de erro.
    Uma vez, um cliente até me questionou isso (enquanto eu registrava os filmes na conta dele) e entramos num papo muito interessante. No final, resolvemos concordar que só dá mesmo pra julgar alguém pelo DVD e quase acertar na tentativa quando você já é brother do cliente, ele sempre te pede pra indicar filmes e você sabe que é pra ele e por lazer - não para um trabalho chato da faculdade!
    E mesmo assim eu errei várias vezes nesse julgamento, haha.
    Ótima temática pra sua coluna, Maíra. Parabéns! :)

  2. Ronald Luis - Fortaleza/CE - 23 anos
    27 | May | 2008 às 16:12

    Querida Maíra Suspiro,

    Ao ler a coluna desta semana achei você parecida com a Carie Bradshaw…!!!

    E pensando nas colunas anteriores, será que vc não é a versão brasileira desta figurinha de Sex And The City…

    A diferença é que ela escreve sobre sexo, e você sobre cinema…

    Suas perguntas soaram como aquelas vistas no seriado…

    Não sei se é nóia minha por estar ansioso pela estréia de Sex And The City… Mas será que minha comparação foi válida???

    Um forte abraço…!!!

  3. Samuel Varela - 29 - Crato-CE
    27 | May | 2008 às 16:22

    Não acho correto julgar alguém pelo DVD. No meu caso eu alugo quase todo tipo de filme, só não alugo pornô. Muitas vezes algumas pessoas que alugam na mesma locadora que eu, quando me encontram por lá pedem uma opinião sobre algum filme, qual eu recomendo. E muitas vezes estou com vários filmes na mão, as vezes lançamentos, as vezes filmes antigos, outras vezes aqueles filmes que quase ninguém aluga de tão ruim que são. Nunca fui criticado ou julgado.

  4. Danillo Henrique - 19 anos - Recife-PE
    27 | May | 2008 às 16:53

    Existe esse julgamento pelos DVDs sim! Na maioria das vezes não pelo balconista, mas pelos próprios clientes que olham engraçado pra ti quando tás em frente a uma sessão que para eles é uma grande piada.
    Eu já aprendí a relevar isso… pois sempre tenho que ir lá pegar filmes de comédia romântica para assistir com a namorada, ou pegar aqueles filmes de animação de que tanto gosto, para reviver meu lado criança.

    E se me perguntarem: É pra ti mesmo esses filmes?

    Responderei com prazer: SIM! Mas não me julgue pelos dvds! :cool:

  5. Bruno Mendonça. Curitiba - PR
    27 | May | 2008 às 18:26

    Salve Maíra. Ótimo texto como sempre.
    Vou bater algo rapidinho, que ainda não acabei meus trabalhos de hoje.

    Sim. Eu levantei a bola para Maíra. E projeto meu Superego nas mãos do “tio” da locadora. E não importa se ele entende ou não de cinema. Mas eu não me sinto a vontade de pegando filmes bobinhos. Imagine, um cara que aluga Cidadão Kane e American Pie, é incoerente. Claro, que toda forma de diversão é válida, e cinema não é só cultura, e sim estou sendo arrogante e pseudo-intelectual. Mas não dá… não posso alugar Hulk, Superbad e Austin Powers. Não posso colocar esses filme no meu histórico da video-locadora.
    Acho que preciso de terapia e uma dose de humildade. Ou não.
    E isso tudo começou por eu não ter conseguido alugar “O Diário de Uma Babá”, alguém pelo menos sabe se o filme é bom?

  6. Rafael
    27 | May | 2008 às 18:39

    Na verdade eu acho que não dá para julgar aeguem pelo DVD.
    Não pra falar a verdade até dá sim, porém eu acho que não se deve julgar ninguém pelo DVD.
    Pelo simples motivo que você não tem nada a ver com o DVD alheio e outra que óbviamente não dá pra você fazer uma análise psicológica completa pelo DVD que a pessoa está a alugar.
    Apesar que sempre vai ficar alguma impreção da pessoa por causa do DVD que ela pegou.
    E a impreção fica nunca deve ser levada tão a sério e muito menos você comentar verbalmente com a pessoa ou com qualquer por que você vai estar cometendo uma gafe.
    E entã guarde sua impreção de traços de personalidade com base na locação de DVD apeas para você

  7. Bruno Mendonça. Curitiba - PR
    27 | May | 2008 às 18:45

    Desculpa, mas dá. Dá para julgar alguém pelo DVD sim.

  8. Guilherme Diniz
    27 | May | 2008 às 19:02

    Eu acho que não dá para se julgar a pessoa pelo DVD de jeito nenhum, mas isso acontece.

    Bruno, por coincidencia, fui julgado e zuado uma vez, justamente pelo “O Diário de uma Babá”. O filme é bobinho, uma comédinha legalzinha só que fraquinha, mas eu estava afim de assistir, e daí? :mrgreen:

    Eu já pensei nisso uma vez, chegando até a pensar se o balconista da locadora tira sarro de mim depois que eu saio de lá. Mas não estou nem aí, eu alugo o filme que eu quiser, a hora e onde que eu quiser…Não existe padrão de filmes que só certas pessoas podem alugar.
    Já quis esconder e disfarçar certo filme que eu estava alugando, ou até mesmo na fila do cinema, mas eu nem ligo mais, se estou afim de ver, independente do que seja, eu vou assistir. :grin:

  9. Edivaldo
    27 | May | 2008 às 19:17

    Pra começar niguem tem que ficar reparando na vida dos outros, e eu acho que não da pra julgar alguem pelo dvd so se essa pessoa loca porno ai ja da pra ter uma ideia de quem seja o sujeito. :lol:
    Eu loco de tudo menos esses filmes de ação baratos que o protagonista é sempre um policial geralmete envouvido com o FBI e tem sempre alguma gange ou marfia no meio com muito tiro e perceguição de carros é muto chato!! adoro aventura, comédia,drama, romance, terror,animação,,supence,fantasia,épicos e ação(desde que não se encaixe nas caracteristicas acima citadas)meu filmes preferidos são Harry Potter,Piratas do Caribe,across the universe e juno.

    Agora o desafio, se alguem quizer provar que se pode julgar uma pessoa pelo dvd estão a i as informações sobre o que eu gosto de assistir
    tentem descobri que tipo de pessoa sou se alguem acertar podem ter certeza que eu vo adimitir que esse alguem está certo e que realmente se pode julgar alguem pelo que ela assite.
    Mas acho que isso vai ser bem dificil ate porque ninguem sequer vai tentar me analizar :cool:

  10. Francesca 29 - DF
    27 | May | 2008 às 19:18

    Bom, eu adorei esse assunto, principalmente, porque sugeriram escutar uma música ao ler a matéria.
    Valeu.

    EU CONFESSO
    Eu alugo comédias românticas bestinhas para me alegrar.
    E confesso mais ainda…
    EU ALUGO FILME POR CAUSA DE ATOR ou ATRIZ.

    É verdade que na locadora, alguns filmes podem nos deixar desconcertados a ponto de tentarmos esconder o que estamos levando ou evitarmos de encontrar outra pessoa no balcão da loja. Mas, se o filme for um daqueles que todos comentam que é cabeça, aí não temos vergonha.
    É igual a um bom livro que se carrega pela rua. Se for um bom livro, faço questão que as pessoas vejam que estou carregando.

    E se for filme pornô?

    ehehehehhehehe
    Eu nunca tive coragem de ir na locadora e alugar um filme desses.
    Eu gosto de assistí-los, mas não tenho coragem.
    O único que aluguei foi Garganta Profunda,
    MASSSSS
    JUROOOOO que não sabia que era do gênero.
    Quando assiti, eu pedi para virem buscar na minha casa pois não tive coragem de voltar ao balcão com o filme na mão.
    ehehehehehehe

    Pra mim, é de momento…
    O que estou determinada a assitir naquele momento em que procuro um filme.

    Então, não se deve generalizar.

  11. Maíra Suspiro
    27 | May | 2008 às 19:28

    Tem uns comentários muito bons aqui. Como o Bruno, vou esperar sair da correria do trabalho para responder com a devida atenção. :grin:

    E continuemos com o “Quem vê DVD, Vê coração?” haha

  12. Thiago Siqueira
    27 | May | 2008 às 19:40

    Impossível julgar alguém pelo que aluga na locadora. No entanto, primeira coisa que eu faço ao chegar na casa de uma pessoa é ver a DVDteca dela… Por ali dá pra se conhecer e muito bem a pessoa, não só pelos filmes que ela tem, mas pela organização deles, colo eles estão colocados na prateleira, etc. E sim, sou MUITO Rob Gordon* nesse departamento! hehehe

    *Protagonista de “Alta Fidelidade”. E se não viu esse filme ainda, para o que estiver fazendo, corra para a locadora mais próxima e o alugue sem medo de ser feliz! hehehe

  13. Bruno Mendonça. Curitiba - PR
    27 | May | 2008 às 19:55

    E mais. Depois, ou antes de ver o filme. LEIA O LIVRO. Alta Fidelidade é tudo.

    E para mim é por aí.
    Mas minha discussão não é EU, julgar os dvds dos outros. E nem os outros julgarem os meus. Mas sim o Balconista da locadora, me julgar pelo o que alugo. É diferente.

    A minha DVDteca, tem até foto no Orkut.

  14. Marcelo Coldfer
    27 | May | 2008 às 21:25

    Muito bom o texto Maira - Congratulations !

    Julgar a pessoa pelo dvd. É possivel ? É !
    é correto ? Não.

    Eu particularmente tenho um olhar clínico pra isso. tanto é que quando vou na locadora eu fico “bizoiando ” o que as
    pessoas levam na mãos. Ás vezes até me inclino para tentar ler o título.

    Me identifiquei com a matéria porque meu primeiro emprego foi justamente balconista de uma locadora, então eu e os outros funcionários brincávamos de adivinhar o que as pessoas iam levar.

    Mas houve um cliente que nunca esqueço. Um cara com pinta de galã, grandão, bombado que adorava filmes da Greta Garbo
    e outras atrizes do cinema mudo. Batizamos o cara de “Mata hari “. Quando ele vinha sempre tarde da noite já sabíamos o
    que ele lavaria. E esparramava no balcão ” Rua das Lágrimas, Mata Hari ” e ainda falava :

    - Não encontrei A dama das Camélias - quando volta ?

    Ás vezes podemos sim nos enganar, mas quem etm um bom conhecimento raramenta se engana.

    Eu posso dizer na boa que sou ínjulgável (existe a palavra ?). pois numa tacada só posso levar “Pasollini - Matrix
    - As horas - Zé do Caixão - Mulan e um show do Rammstein -quem pode julgar alguém assim ?

    Mas é interessante esse comportamento das pessoas.

    e me veio na cabeça ” O balconista de KeviN Smith

  15. Isadora
    27 | May | 2008 às 21:34

    Gostei muito da matéria, Maíra. E, com sua licença, vou responder à essa questãozinha aí sobre dvd’s. Não acho que seja possível julgar alguém pelos dvds que a pessoa aluga. É como você disse, há casos e casos. E um caso bem comum é: você é cinéfilo e tem um grande amigo que não entende patavinas de cinema. Esse amigo então vê um filme mixuruca na tv e acha “O” máximo. Vai te indicar o filme com toda o entusiasmo do mundo, alegando que é “a sua cara” e que você vai amar. Pô, uma indicação vinda de um amigo, alguém que supostamente lhe conhece, você provavelmente acata. Infelizmente, o cara (ou a mocinha) rolou de rir com Vovó… zona 2 e achou que você ia amar a atuação de Martin Lawrence.
    Eu acharia uma tremenda injusta se me julgassem numa situação dessa. Mas, claro, que sendo cinéfila, eu saberia melhor sobre os filmes de Martin Lawrence… mas você entendeu o espírito da coisa ;)

  16. Igor Vieira
    27 | May | 2008 às 21:49

    Da mesma forma que o Danillo, fui na seção infantil. Aluguei O Pequeno Príncipe. O balconista perguntou se era para um irmão ou irmã. E eu: alternando entre :oops: e :roll:, “não, é para mim”.

    Bruno,

    o que é isso, cara? Lógico que dá para alugar Cidadão Kane e American Pie juntos. Cadê a diversidade e o ecletismo? E os momentos de diversão vazia após assistir a um “filme pra pensar”, como outra balconista se referiu certa vez?

    Se for fã de comédias românticas, Diário de uma Babá é uma boa pedida. E ainda tem Laura Linney, Scarlett Johansson e Paul Giamatti.

  17. Bruno Garcia
    27 | May | 2008 às 21:53

    Gostava de alugar desenhos antigos e animes na locadora, entre 15 e 18 anos, e não ligava para o que os outros achavam. Faz tempo que não piso em uma locadora, com a Internet as coisas ficaram mais fáceis e as locadoras poucas. Acho que somente as grandes sobreviveram, fazendo com este contato com balconista e frequentadores conhecidos se perca aos poucos.
    Nunca fui de alugar pornô e não vejo problemas, mas sempre tem aqueles puritanos que olham torto. Recomendo ler a coluna da Maira e escutar o RapaduraCast sobre o genero, onde o Mauricio Saldanha defende o tema.

    No mais é isso. E mais uma excelente coluna!

  18. Samuel
    27 | May | 2008 às 22:37

    É triste admitir, mas eu já me peguei julgando pessoas pelos filmes que estavam alugando. É uma mania que os aficcionados por cinema adquirem (em geral), uma certa arrogancia de quem acha que entende mais do assunto que os outros.
    Mas, ainda com toda a arrogancia tipica de um cinefilo, continuo mesclando bastante os titulos que alugo… as vezes com a desculpa de estar alugando para outras pessoas. hahaha…

  19. Celso R. Costa
    27 | May | 2008 às 22:50

    Falou tudo Maíra, confesso que já fiquei envergonhado de pegar certos filmes, mas não mais. Pego o que me dá vontade de assistir no momento. E outra coisa, a maioria dos meus amigos não são cinéfilos, portanto o que fazer naquele sábado a noite quando a turminha decide alugar uns DVD´s para assistir todos juntos? Dou alguns palpites mas deixo a decisão final para eles.

  20. Juliano Aragão Pessoa
    27 | May | 2008 às 23:35

    Eu nunca tive essas noias de ficar com vergonha de alugar DVD na locadora, até porque várias vezes que os caras da locadora vêm me indicar um filme é um meio fuleragem..

    :wink:

  21. Julgar eu acho meio dificil… mas da pra formar um conceito (um preconceito na verdade) sobre determinada pessoa pelo filme q ele esta levando, mas ja ocorreu pra alguem q pode ter o caminho inverso???? eu explico: vc ta la na locadora esperando sua vez de ser atendido e derrepente entra aquele seu vizinho insuportavel q vc detesta (pre-adolescente q vc julgar ser bobo e imaturo) pra entregar um filme q vc queria muito ver e o atendente pergunta: “gostou do filme?” e ele responde: “nossa muito bom, fantastico etc etc…” ai vc ja se revolta “oq?? esse filme deve ser uma merda, se esse idiota gostou não pode ser bom”.

    As vezes quem acaba ganhando o rotulo é o filme, vc acaba associando uma lembrança ruim sua com o filme, como por exemplo uma briga com a namorada depois de uma sessão de cinema ai qdo vc ve ou ouve algo relacionado a esse determinado filme t vem aquela lembrança ruim é engraçado isso é mais comum do que se pensa.

  22. Como vc vai julgar um cara q entra na locadora e aluga Matrix?! é fã do Keanu Reeves? ou gosta de ficção? ou se liga mesmo em CG(computação grafica)? ou sera fanatico por lutas? seria ainda preocupação com meio ambiente? não ja sei o cara é mais cabeça e queria mesmo era ver o conflito interno do personagem e as escolhas q ele sempre tinha q fazer? ou no fundo é um “maria vai com as outras” e como todo mundo tava falando do filme ele foi la sapiar na locadora, viu o filme dando sopa e por curiosidade resolveu alugar…. existem inumeros fatores q levam alguem a locar o filme!!!! so da pra ter uma ideia do perfil do sujeito se ele sempre leva o mesmo genero, o mesmo assunto o mesmo isso o mesmo aquilo…
    otimo tema pra materia Maíra parabéns!!!! :grin: :roll: :mrgreen:

  23. Edson Silva
    28 | May | 2008 às 11:30

    Sou cinéfilo e “vidéfilo” de carteirinha. Eu só ficava preocupado com o tipo de filme que estava levando na época de adolescência, em que eu alugava uns pornôs. Hoje em dia, alugo drama, comédia, ficção e infantil sem preconceito (tá, não curto documentários, nem dramas estilo Supercine da Globo). De vez em quando, se pego um filme da Disney, o balconista pergunta: Filhos? e eu digo: Também. Mas eu vou assistir junto.

  24. Guilherme Diniz
    28 | May | 2008 às 13:37

    Eu também concordo com o Rodrigo. Não dá para “adivinhar” o tipo da pessoa, como ela é, apenas por uma simples capinha de um DVD, apenas por um filme.
    Você pode julgar apenas quando você conhece tal pessoa, quando você já sabe o estilo de filme dessa pessoa, aí você pode falar se curte os mesmos filmes ou não. Agora, um cara passa do seu lado na locadora com “Deu a Louca em Hollywood”, por isso você vai jugar ele? Vai que ele é um crítico de cinema que precisa assistir tal filme para comentar depois? Ou mesmo que ele alugue só porque goste desse tipo de filme, é problema dele hehehehehe!
    Quando passo do lado de uma pessoa com um DVD na mão na locadora, já tento ver que filme que é, e as vezes penso “Nossa que ruim…”. Mas, eu achei ruim, a outra pode achar bom.

    Acho injusto julgar alguem pelo filme, DVD, o que seja…hehehehe, cada um é cada um, e cada situação é diferente das outras. O que importa mesmo é se você gostou ou não do filme. hehehehe :grin: :grin:

  25. Jurandir Filho
    28 | May | 2008 às 13:46

    Não dá para adivinhar, mas se eu fosse balconista de uma locadora, seria um esporte legal ficar tentando identificar os perfis das pessoas e seus momentos atuais. Tem gente que realmente aluga aquilo semelhante ao momento atual.

    A gente nasceu classificando as pessoas e é impossível não fazer um comentário quando alguém aluga 5 filmes pornôs, por exemplo. Não que precise fazer um comentário para a pessoa em si, mas na cabeça você pensa sim. Talvez o balconista já esteja tão acostumado e o volume de pessoas que passa por ali é tão grande, que nem dá tempo em pensar mais em nada…

  26. Maíra Suspiro
    28 | May | 2008 às 13:56

    Juliana Morgado,

    ótimo ter um comentário de alguém que esteve do outro lado da “nóia”. imagino que você já teve muitas conversinhas memoráveis com os clientes. Obrigada pelo comentário!

    Ronaldo Luis,

    como fã antiga da série Sex and the City, depois desse teu comentário, vou passar DOIS meses sem dormir! hahaha Obrigaaaada! :*

    Samuel Varela,

    pois é. Na verdade, a gente nem deveria julgar nada, né? E no final das contas, temos sempre a liberdade de pegar filmes diferentes com os pretextos mais variados possíveis, seja diversão ou gosto pela coisa.

    Danilo Henrique,

    é isso: sem vergonha de alugar filmes bobos. Afinal de contas, atire a primeira pedra quem nunca se divertiu com um deles! :)

    Bruno Objeto-de-Coluna,

    “Salve”? Tu sabe que eu miacabo de rir quando tu, especificamente, fala salve. hahahaha

    Rafael,

    de fato, locadora não é lugar para divã… A gente pode até tirar idéias sobre a pessoa, mas sempre com uma margem de erro.

    Guilherme Diniz,

    adorei teu depoimento. Aposto que o Bruno adorou saber uma opinião sobre o “Diário” e saber que alguém mais passou pela pele dele! :D

    Edivaldo,

    e o desafio está lançado :P E sim, curti o começo do comentário: “ninguém tem queficar reparando na vida dos outros”. Jás bata o BBB, né?

    Francesca,

    adorei a lembrança pelo link da música que eu sugeri! Eba! E eu sou tão culpada quanto você. E adorei a ingenuidade de não saber do que se tratava o “Garganta Profunda”. hahaha. E com certeza, a locaçao do filme depende muito do momento.

  27. Maíra Suspiro
    28 | May | 2008 às 13:57

    Thiago Siqueira,

    ótima lembrança de “Alta fidelidade”!

    Marcelo Coldfer,

    sempre bom ver você por aqui :)

    Isadora,

    eu morro de medo de indicar filmes, sabia? Afinal de contas, gosto não se discute e nós, adoradores do cinema, certamente vemos os detalhes de forma diferente. Sempre vou cheia de dedos quando me pedem indicações. E procuro deixar bem claro os detalhes “cabeça” e as possíveis reações de pessoas que acham que cinema é pipoca.

    Igor, meu querido,

    Adorei o negócio do “Pequeno Príncipe”. E olha que é o Pequeno Principe… Achar que ele é só um filme infantil é autismo. E boa lembraça sobre a diversidade e o ecletismo. E até eu querover esse Diário de uma Babá…

    Celso Costa,

    de fato, muito complicado agradar a gregos e troianos em um sábado à noite. É pegar o que ser quer assistir na hora, livre de pesos na conscieência e ponto final. Até porque, como vamos criticar os filmes “bobos” sem ao menos conferir o que eles de fato dizem?

    Juliano Pessoa,

    sempre bom ter comentários seus, viu? E ótimo exemplo de pessoa desencanada! Arrasou.

    Rodrigo de Paula,

    é, esse negócio de associar sentimento/situação a um filme acontece. Tenho uma série de filmes que sucederam momentos muitos bons e outros bem polêmicos.. Acabo lembrando de um ou de outro quando algum vem à tona…

    Edson Silva,

    gostei da autonominação de “vidéfilo”. Daqui a pouco, vem o “DVDéfilo” também?

  28. Leonardo Barbosa
    28 | May | 2008 às 17:58

    Trabalhei 7 anos em locadora, de entregador até Gerente! Hoje não estou no ramo mas virei um cinéfilo de plantão! Realmente muito boa a matéria, isso acontece muito mas na minha opinião é inútil!! As pessoas são muito complexas, por exemplo, conhecia uma cliente que adorava ver filmes de terror, violência mas não podia ver uma gota de sangue na sua frente que desmaiava, era super romântica mas não gostava de filmes de romance. Como havia clientes que só alugavam filmes pornôs, td bem, uns aborrecentes, solteiros mas tb tinha homens muito bem casados e resolvidos sexualmente. É da natureza humana ser voyeur e querer ver outras mulheres! Como também havia um cidadão que só gostava de filmes de guerra, e eu nunca tinha visto um cara tão romântico e calmo! Quem julga por isso, pode se dar mal. É melhor você julgar uma mulher não pelo filmes que alugam, esqueça isso, continue julgando como sempre fizemos, se ela tem um belo traseiro!

  29. Andre Lonewolf
    29 | May | 2008 às 10:55

    Eu alugo desde filmes como O Poderoso Chefão até desenhos animados.

  30. Kaike Souza
    29 | May | 2008 às 12:18

    Eu adoro Bridget Jones. :mrgreen:

  31. Samuel Varela - 29 - Crato-CE
    29 | May | 2008 às 13:47

    E quando você vai ao cinema assistir filmes infantis?? Imagino que deve acontecer a mesma coisa. Uma fila com várias crianças acompanhadas pelos pais e lá está você, sozinho, esperando também para entrar…

  32. Guilherme Griz
    29 | May | 2008 às 14:30

    Maíra, muito boa sua matéria.

    Não tem como você julgar uma pessoa pelos filmes que ela aluga. Isso é complicado.

    Mas adimito que já cheguei a fingir que estava em uma ligação, isso várias vezes, falando com uma prima, mãe, tia, enfim, para poder alugar um besteirol americano ou uma comédia romântica. KKKKK

    ruim demais isso!

    Outra coisa que quero citar: gostei do filme, mas o mesmo foi massacrado pela crítica. O que fiz? fui em várias locadoras, mesmo já tendo assistido-o, mas só para saber a opinião do balconista, peguei o DVD, sem intenção de alugar, só pra saber a reação e opinião do balconista, sendo que sempre apareço com a mesma pergunta: é bom esse filme? kkkkkk
    agora adivinhem qual era o filme? A Estranha Perfeita. Eu gostei dele, achei arretado, mas foi muito criticado e tachado como filme medíocre.
    Até hoje continuo fazendo isso, só pra ter uma noção das opiniões alheias.

  33. Raphael Queiroz
    29 | May | 2008 às 15:36

    Ótima matéria Maíra. É uma discussão interessante e eu acho que uma pessoa pode sim ser julgada pelos filmes que aluga, mas muitas vezes esse julgamento pode estar errado. Eu sou fã de animações e quando vou alugar um filme da Pixar, por exemplo, eu noto alguns olhares estranhos, como se uma pessoa mais velha não podesse assistir filmes assim, não se pode dizer só por isso que eu sou uma pessoa infantil ou imatura. E eu também acho que podemos alugar Cidadão Kane e American Pie, não vejo problema nisso, uma vez eu lembro que eu aluguei Ligeiramente Grávidos e Dogville, não vejo incoerência nisso. Parabéns pela matéria Maíra.

  34. jose almeida
    29 | May | 2008 às 16:59

    Que viagem……julgar alguem pelo dvd que aluga, em primeiro lugar acho que ninguem tem que se preocupar tanto com a vida alheia, eu sei que hoje em dia isso esta muito em moda, mas eu to fora.E isso nao tem a minima logica, como voce vai impressionar alguem com um filme?So se voce conhecer a pessoa em questao e souber que tipo de filme vai impressiona-la, vai que voce pega um filme classudo e a dita cuja(o) nunca ouviu falar.Eu alugo o que eu tenho vontade e la vou me preocupar com a reaçao do balconista ou de quem quer que seja??Isso pra mim e falta de personalidade.Duvido que alguem consiga me julgar pelos filmes que assisto, pois acho que tirando filmes de doença, que eu detesto e comedias romanticas sem graça(a maioria)eu alugo todos os outros generos.As vezes ate reparo por curiosidade (se tiver alguem na minha frente devolvendo ou alugando filmes tambem)mas tirar conclusoes ou recriminar alguem por isso jamais.

  35. Joaquim Henrique Silveira
    29 | May | 2008 às 19:57

    Maíra:

    Trabalho em locadora de DVD há cinco anos e realmente acontece este julgamento… ainda mais no meu caso que conheço um pouco mais o cinema arte e do pipoca. (Não tão pipoca!!!)
    Sempre quando alguém chega no balcão e atendendo, altomaticamente julgo o seu gosto e não a pessoa!!!
    Acho que a pessoa não deve ser julgada pelo DVD que loca, mas da pra saber o tipo de gosto da pessoa, o que ela está passando naquele momento (pessoal - o momento de sua vida) (como uma garota linda ir a locadora no sábado a noite locar uma comédia romantica)!!!
    Julgo mesmo a pessoa quando a conheço melhor… tipo com meus amigos tenho essa liberdade… e eles tbm… entaum eu crítico um DVD da coleção deles e é recíproco… entende???!!!!

  36. Plínio
    29 | May | 2008 às 20:00

    Eu julgo as pessoas pelo que elas assistem sim, isso é fácil e não tem erro. Existe até uma certa maneira das pessoas pegar o filme, ler a resenha na contracapa etc… Quem é cinéfilo sabe disso.

    Eu confesso que as vezes tenho vergonha de levar algum filme. Aconteceu quando aluguei Seres Rastejantes, coloquei o DVD bem no meio de todos os outros escondido para que ninguém visse

    O Samuel Varela escreveu algo interessante sobre ir ao cinema. Acho que no cinema também é uma boa maneira de classificar alguém principalmente quando o cinema é do tipo multiplex.
    Meus amigos já até sabem quando eu digo - Não assita esse filme que você não vai gostar.

    Sobre o parágrafo filosofal quem vê cara,vê Dvd ? acho que sim, vê Dvd, vê muito mais que isso, mas nunca tentei tirar vantagem disso.

    E Maíra,Parabéns pela matéria. Bem elaborada

  37. Rafael
    29 | May | 2008 às 20:51

    Quando eu aluguei Magnólia, a balconista olhou pra minha cara e perguntou: é pra você esse filme? E me olhou com cara estranha..
    Qual é o problema desses balconistas de locadora? ¬¬

  38. Artur Andrade
    29 | May | 2008 às 22:49

    Isso acontece sim, já aconteceu comigo e com amigos meus, mas eu também já julguei tbmmm quando vejo uma menina pegando aquelas comédias românticas rídiculas eu fico pensando o q passa na cabeça de uma criatura pra locar alguns tipos de filme desse estilo, nada contra esse estilo mas tem alguns filmes q pelamordedeus……

  39. jose almeida
    30 | May | 2008 às 12:25

    Nossa que poder de deduçao que as pessoas tem….fiquei impressionado.Concordo que se voce trabalhar numa locadora ha muito tempo e conhecer alguns clientes mais antigos, ai sim realmente da pra saber o gosto a pessoa e ate um pouco da sua personalidade.Agora….de cliente pra cliente??(uma pessoa desconhecida).Uma menina linda ir num sabado a noite alugar uma comedia romantica significa o que??Que ela esta sozinha e carente??ou que ela alugou pra assistir com o namorado??ou com as amigas??ou alugou pra irma ou mae??Como saber qual das hipoteses e a verdadeira.Na minha opiniao, sinceramente so se eu for indiscreto ao ponto de perguntar a ela.Se eu for na locadora e alugar Pequena miss sunshine e Adrenalina (do Jason Stathan)ao mesmo tempo, como irao me analisar????Pois isso e a coisa que mais faço, sempre costumo pegar filmes de generos diferentes.Eu ja fui socio de varias locadoras diferentes, e nunca nenhum balconista me questionou pra quem eram os filmes que eu alugo, por sinal acho isso uma tremenda falta de educaçao, a nao ser que voce tenha muita intimidade com o cliente.

  40. João Cabral
    30 | May | 2008 às 14:04

    Ridículo julgar alguém pelos DVDs que ele aluga.
    Se o cara for alugar Hostel: Part II, isso quer dizer que ele tenho mal gosto pra filmes? Ou tá afim de um trash com diversão descompromissada? E se ele locar O Segredo de Brokeback Mountain quer dizer que ele é gay? Ou só quer ver um filme, e nada mais? Não, esse negócio de julgar as pessoas pelo DVD não tá certo…

  41. João Cabral
    30 | May | 2008 às 14:05

    Ops, errata:
    ”(…)que ele TEM…”

  42. Custódio
    30 | May | 2008 às 14:32

    As pessoas tem a horrivél mania de rotular todo mundo, chegando a beira do preconceito (ou até passando dela) simplesmente pelo que vestem, o que bebem ou o nesse caso o que veêm. Nâo é cinéfilo quem gosta (só) dos classicos ou dos cults, é como dizer que quam bebe (até cair) uisque escocês doze anos não é alcoolatra, mas quem bebe cachaça no botequim é. tem gente boa que curte filme ruim, e tem gente ruim que curte filme bom, mesmo por que filme é diversão com conteudo, ou só diversão, é como dizer que quem chega na locadora e pega O Albergue; Jogos Mortais 1,2 e 3; o Massacre da Serra é um psicopata louco para estripar alguem

  43. Vanessa Carvalho (31 Anos Manaus)
    30 | May | 2008 às 15:06

    Se fosse assim… Aquelas pessoas que alugam só filmes violentos seriam OS sociopatas… hehe

    Boa matéria Supiro

  44. Renan T. Silva
    30 | May | 2008 às 16:43

    Lembro-me quando aluguei Show de Vizinha, faz tempo, estava no primeiro ano do ensino médio, levei o DVD para a escola (pra devolve-lo após a aula), um imbecil pediu pra ver, eu deixei, o debio mental pensou que fosse um porno. Apenas pela foto estampada no DVD, aquela atriz loira que não sei o nome com uma camisinha na mão… mesmo não tendo que passar por isso de novo, fiquei meio que com receio de mostrar aquele DVD novamente…

    Ano passado, comprei o filme… e fiquei meio que com essa vergonha… mas agora eu quero que se dane, não deixo ninguém ao menos tocar em nenhum dos meus DVDs mesmo! :razz:

    Faz muito tempo que não alugo filmes, mais de dois anos já… masé pra não gastar dinheiro mesmo, sempre tive indecisão, nunca sabia qual levar (pelo menos na grande maioria das vezes), mas vergonha do julgamento alheio eu nunca tive! Não dou a minima importancia para o que pensam de mim, ainda mais pelos DVDs que eu vejo ou deixo de ver!

  45. Mauricio Galdino de Araujo Silva
    30 | May | 2008 às 17:38

    Muito interessante essa materia ai tem gente que nunca viu um determinado filme e ja fala que o filme e besta, ora bolas quando outro dia vi o filme BELEZA AMERICANA do começo ate o fim depois que o filme acabou eu disse “MAS QUE FILME CHATO”. E quando e um filme desconhecido ou pouco divulgado, tem filme que e desconhecido ou pouco divulgado que são bons tambem, portanto diversão pra todo mundo!!!

  46. Joaquim Henrique Silveira
    31 | May | 2008 às 02:48

    Jose Almeida

    O q escrevi são casos rotineiros…. acontece toda semana isso… lembre-se eu trabalho há mais de 5 anos em vídeo locadoras, já fui atendente, sub-gerente, gerente, etc.
    Já atendi cliente de tudo em quanto é jeito… e o que digo é q da pra conhecer um pouco a pessoa e principalmente seus peincipais gostos e personalidade!!! E 1º é que nunca questiono o cliente, nem mesmo pergunto… faço uma análise pessoal e em pensamento…!!!

  47. Joaquim Henrique Silveira
    31 | May | 2008 às 02:49

    Custódio

    Idiotice hein… analisar bebida com arte!!! Putz!!!

  48. jose almeida
    31 | May | 2008 às 09:59

    JOAQUIM HENRIQUE
    Foi exatamente o que eu disse, qando vc trabalha ha muito tempo em uma locadora (como voce)acaba descobrindo certas preferencias a respeito de determinados clientes, isso eu acho possivel.Eu apenas usei o caso da menina como exemplo,e me referi a deduçoes entre clientes, logico que se forem conhecidos e facil de voce analisar.Quanto a balconistas que questionam os filmes que os clientes alugam tambem nao foi com referencia a voce e sim a alguns depoimentos acima, de pessoas que disseram ter passado por isso.Isso realmente nunca me aconteceu e olha que meu primeiro videocassete eu comprei em 1986. Essa e apenas a minha opiniao; nao me acho o dono da verdade.O assunto da materia em questao, de reparar nos filmes dos outros pra tirar conclusoes a respeito realmente nunca passou pela minha cabeça, mas se tem gente que acha que isso e possivel tudo bem.Ok, um abraço.

  49. joelson lima
    1 | June | 2008 às 00:20

    Quem julga os gosto dos outros por filmes e julga o seu o melhor é critico de cinema quem em geral fala mal de filmes muito populares e ama os obscuros.

  50. joelson lima
    1 | June | 2008 às 00:25

    E concordo com o comentário.Beleza americana é um saco, sem falar que é um tipico roteiro do Cine Prive(americano classe media alta que vive para trabalho descobre os “prazeres da vida” e volta a ser adolescente).

  51. e se o balconista julga o filme pq ele não gostou?? derrepente a critica e o publico em geral gostou mas o cara não ou não entendeu……

  52. Joaquim Henrique Silveira
    2 | June | 2008 às 12:12

    jose almeida

    Agora entendi o que vc quis falar… valeu!!!
    mas como acho que sou o único q comentou aqui e que trabalha a muito tempo em locadora e tenho um conhecimento bom sobre cinema e filmes e sempre aprendendo até mesmo com clientes (claro) só queria dizer que isso acontece mesmo nas locadoras.
    os atendentes e etc. não é que julgam no sentido prejorativo e sim comentam sobre os clientes, os filmes que eles locam e até mesmo como aquela pessoa se apresenta (como ela é ali)!
    mas tipo é um ambiente muito agradavel e convidadito… por exemplo os meus amigos, não colegas, amigos memos os conheci nas locadoras e compartilhamos um mesmo objetivo gostar de cinema, filmes e sempre aprender mais!!! mas cara vc naum imagina o que q a gente passa com determinados clientes…
    e tipo não se pode generalizar as pessoas que trabalham ali (sei que a maioria não sabe nem o que é cult, clássico, poderosoc chefão, almodovar, etc.) mas as que tem um pouquinho a mais de conhecimento elas não vão julgar o cliente e sim achar estranho a escolha e até indicar um filme melhor como eu faço… mas a maioria das vezes o cara quer aquele mesmo!!!
    a primeira pergunta quando um cliente assim cgeha na loja é “o q q chegou de novo” “o q q tem de baum” (falo alguns filmes tipo trilogia bourne e etc. e os caras falam a naum já é velho”!!
    entende???!!!

  53. Joaquim Henrique Silveira
    2 | June | 2008 às 12:16

    Vanessa Carvalho (31 Anos Manaus)

    vc escreveu um coisa interresante… na loja que trabalho (100% vídeo) a gente tem um ícone de apelido, para facilitar a busca do cliente e naum ficar perguntando o nome… e a maioria dos apelidos ou é pela forma fisica da pessoa ou pelos filmes que ela loca!!!
    tipo tem um que só quer filme de serial killer e o apelido dela psicopata!!! tem gordo, béla lugosi, chato, careca, velho tarado, a mais bonita da loja, só lançamento, cult, teenagers, entre outros!!! as pessoas que se alto rotulam!!!
    tipo se eu locar em uma locadora que tem este sistema o atendente vai colocar lá na minha ficha… garoto que não gosta de indicação e loca só filmes clássicos. entendeu????!!!

  54. Joaquim Henrique Silveira
    2 | June | 2008 às 12:17

    Maíra

    esta matéria e a discussão pelos comentários ficou muito boa… acho que tem que ter uma coluna só de home vídeo… o que se passa nas locadoras, atendimento, lançamentos, mais locados, mais vendidos e etc.!!!

    parabéns!!!

  55. Joaquim Henrique Silveira
    2 | June | 2008 às 12:19

    só mais uns apelidos que lembrei agora:
    morde fronha, frágil, cegueta, ceguinho, bicha chata, traveco educado, bom pai de familia, procriador, não atendo mais, emo!!!

  56. jose almeida
    2 | June | 2008 às 12:52

    Joaquim Henrique

    Ainda bem que vc entendeu.Olha acho que eu gostaria de trabalhar numa locadora (apesar que eu sei lidar com o publico,as vezes e um saco)realmente deve dar pra fazer muitos amigos.Eu tambem conheço pessoas que so gostam de um determinado genero de filmes (eu nao consigo).Alias faz tempo que nao vejo um filme booom mesmo, como eu costumo ir no cinema de vez em quando, as vezes chego na locadora e nao acho nada.Gostei dos apelidos, ha,ha,ha, da ate pra imaginar os tipos fisicamente.

  57. jose almeida
    2 | June | 2008 às 13:00

    Falando em apelidos, lembrei de um amigo meu,ele era gente boa mas apesar de ter mais de 30 anos, so o que prestava pra ele eram filmes alternativos ,musica alternativa tudo tinha de ser independente ou alternativo.Nada podia cair no gosto do grande publico que pra ele era shit.Ate o silencio dos inocentes ele achava ruim. A gente colocou um apelido nele (sem ele saber )….era adole (abreviaçao de adolescente) ha,ha,ha…..

  58. Alan Cosme
    2 | June | 2008 às 14:58

    Uma dúvida pro pessoal que acha que da pra julgar pelo gosto de DVD ou outra coisa qualquer:
    Como vocês descobrem o pérfil da pessoa sem ter nem intimadade com ela? Duvido que dê pra fazer isso só com uma conversa superficial no balcão.

    Vou sair um pouco do “universo cinematográfico” pra êxpor minha idéia: minha irmã gosta de rock (assim como eu :wink: )e foi pro show da Pitty com roupa preta, têve uns “religiosos” que entortaram a cara quando a viram. Essa mesma menina as vezes vai pra missa domingo (não mais por causa da faculdade), sem pressão de pai ou de mais quem quer que seja, só que quando ela fazia isso usava uma “roupa mais certinha” por causa do ambiente. Alguém a viu nessas horas e disse “essa sim é uma boa cristã”. Ela me confessou que têve vontade de mandar o cara “pra puta que pariu” por ele ser tão superficial.
    Só porque ela mudou de roupa mudou a personalidade também? Ela seria fingida? Só se pra pessoa ser sincera ela tiver a obrigação de manter uma imagem por tempo integral. Isso acho que ninguém faz. Ou vocês agem/se vestem da “mesmissima” forma em todos os ambientes que estão? (trabalho/com amigos faculdade/namorando…)

  59. Alan Cosme
    2 | June | 2008 às 15:17

    Mais uma coisa: o irmão de meu cunhado convidou alguns amigos pra casa e um desses “amigos” roubou o celular dele!
    amigos que trabalhavam, iam pra festa com ele e etc…
    Se um cara de 30 anos nessa situação não conseguiu perceber como os “amigos” realmente eram, como vocês querem fazer o mesmo só pelo gosto por DVD????
    Ah tá, é ele que é meio desligado… tá, tá… acredito :???:

    Mais uma coisa (me impolguei, tô meio chato mesmo :twisted: ): já viram alguém que goste de Jogos Mortais dizer que quem gosta de terror é sádico? Já viram quem goste de Diário de Bridget Jones dizer que é ridiculo alguem gostar de comédia romântica? Já viram alguém que goste de filmes de ação (tipo eu) dizer que as pessoas sofrem de uma fome por violência?

    Enfim, Já notaram que ninguém julga uma outra pessoa que tem um gosto parecido… por que será em? :roll:

  60. Alan Cosme
    2 | June | 2008 às 15:37

    O máximo que dá é perceber qual o GOSTO da pessoa através de alguns filmes que ela vê. (a maioria dos exemplos daqui mostram isso inclusive)
    Agora descobrir COMO A PESSOA É eu duvido muito.

  61. Luana
    2 | June | 2008 às 17:06

    Bom, isso de alugar filmes por vergonha, nunca tinha me acontecido…
    Até um belo dia, eu e mais uma amiga resolvemos ver o High School Musical 1, pois o dois já vi várias vezes..=/
    Mas queríamos ver legendado, pq dublado passa sempre na Disney.
    Enfim, fomos alugar… Só que ao chegar lá, cadê o dito cujo?
    Estaria alugado? Na sessão infantil? Escondido na sessão da vergonha? Tínhamos que perguntar pro vendedor…
    Fizemos uma horinha enrolando pra ver quem perguntava, várias técnicas para o vendedor pensar que não era pra gente…
    Até que minha amiga resolveu ir lá, perguntar com a cara…E a coragem… Aí que vem o vendedor e mostra o Dvd pra gnt… Só que o que ele nos mostrou era “O Show”, não “O filme”.. Aí como já tava na cara que era pra gente msmo, falamos que não era aquele que queríamos… Aí, de repente, ele solta em bom e alto tom, para que tds da videolocadora da sexta a noite ouvissem “Vendedora X, tem HIGH SCHOOL MUSICAL 1, o FILME?” … … …
    Claro, era o que eu queria, que a locadora toda soubesse..Aih a vendedora X grita do balcão “Tem sim, tem que procurar por aee”.. E ela resolve sair do balcão e ajudar o moço a procurar… Até que depois de um tumulto e tds sabendo o que queríamos ele diz “É ESSE?”, como se eu fosse Big Fan de HSM..=/
    Mas eu disse “Sim, é esse. Obrigado, vou levar.”
    Desde então, penso bem no filme que eu quero levar…E o que as pessoas vão pensar..=P

  62. Rafael Porto
    3 | June | 2008 às 12:13

    Digo o mesmo para capas de CD. Já tive muitas surpresas, agradáveis ou não.
    =)

    Não sabia que tu ouvia Charlotte. Ela manda muito bem como atriz também. Mas minha favorita é “5:55″.

    Ah! Ouviu o último Rapaduracast? Percebeu que algum engraçadinho pediu teu telefone?
    heheheheh

  63. Rafael Porto
    3 | June | 2008 às 12:15

    Disse “caras de CD”. Não “capas”.
    heheheh

    Tem gente que tá com um vinil muito ruim na mão e toca muito. Tem gente que ouve os melhores sons e toca muito mal.
    ¬¬

  64. Fábio Carmo
    3 | June | 2008 às 19:51

    Bom, pra ser sincero, já faz muito tempo que não vou em locadora. Eu compro tantos filmes (originais, diga-se de passagem) que mal tenho tempo de assisti-los, por isso ir a uma locadora se tornou um evento incomum em minha vida.

    Mas mesmo quando freqüentava locadora, nunca tive esse nóia não. Aliás, sempre desprezei opiniões de balcononistas, que vez por outra sempre tentam empurrar algum filme ridículo. Pode parecer pedante, mas sei que tenho conhecimento cinematográfico acima da média, portanto estou mais para dar opiniões do que para ficar ouvindo opiniões. Quando peço opinião sobre um filme, geralmente é a meu amigo também cinéfilo sócio do Cineclube Natal.

    De qualquer forma, só dá pra julgar alguém pelos DVDs que aluga se essa pessoa repetir muito o mesmo tipo de filme. Já num outro aspecto, dá sim para julgar: os Dvds que ela possui. Com certeza, se ela tem algum DVD isso provavelmente reflete um traço de sua personalidade.

Deixe um Comentário

Antes de fazer um comentário, leia atentamente esses avisos, regras e instruções. Todos os comentários publicados aqui no Rapadura Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. Eles exprimem a opinião dos visitantes e são publicados aqui automaticamente sem intermédio de um censor ou editor. Porém, todos os comentários são moderados e podem ser deletados sem aviso prévio. Regras:

1) Evite SPOILERS. Se for postar, coloque um aviso;
2) Saiba discutir, sem ofender;
3) Não fuja do assunto do tópico;
4) Acrescente algo. Pense antes de escrever!

Os campos Nome e E-mail são obrigatórios, mas seu e-mail não será exibido.


Opções:

Size

Colors