O outro lado da laranja

Publicado em: 29-05-2008 @ 12:28 am 
Postado em: Mistureba
Escrito por: Amenar Neto

Caros e fieis leitores do Cinema Com Rapadura, como acredito que todos aqui gostam de cinema, certamente entenderão perfeitamente o que irei dizer. Gosto para cinema é pessoal e intransferível. Mas o pequeno agravante é que, como qualquer outro tipo de arte, no cinema, certas obras são escolhidas para fazer sucesso. Citar nomes seria extremamente dispensável, mas até mesmo para justificar o título da matéria sou obrigado a fazê-lo.

Acredito que qualquer um que ousa a dizer que gosta de cinema, já deve ter ouvido falar em “Laranja Mecânica”, do eterno mestre Stanley Kubrick. Provavelmente deve ter ouvido coisas mirabolantes, elogios extremos e críticas sempre positivas. E quem além de ouvir falar nele, que já o assistiu, deve saber o quanto ele é bom. Mas justamente aí que eu entro em controvérsia: o filme que foi convencionado como bom, tem que ser realmente bom? Eu já passei sérios problemas a respeito disso, quando certos filmes que as pessoas endeusavam, eu simplesmente gostava ou vice-versa. E quando você expõe sua opinião não tão favorável, automaticamente é tratado como um leigo ou coisa do tipo.

Isso é um tremendo absurdo! Claro que, se muitas pessoas gostam de uma determinada coisa, ela deve ser realmente boa, mas não dizem que a beleza está nos olhos de quem vê? E se pararmos para observar como foi convencionado sobre a qualidade de determinado filme, todos os seus posteriores expectadores estão propícios a gostarem dele, até mesmo pelo fato implícito da cobrança pública a respeito da sua pseudo-intelectualidade? Ou seja, muitas vezes as pessoas gostam de certos filmes não pelo o que elas acham deles, mas pelo que elas têm que achar.

Eu gostei de “Laranja Mecânica”. Achei extremamente crítico, inteligente, e artisticamente belo. Mas por ser demasiadamente e desnecessariamente desconfortável, além da atuação exacerbada de Malcolm Mcdowell, meu apreço não foi o que esperava; gosto muito dele, mas não o idolatro. E não temo em falar isso; mas temia até algum tempo atrás, até porque não existiam muitos “aliados”, por assim dizer. Essa minha percepção foi construindo-se aos poucos, quando observei que uma boa parte dos expectadores do filme tinha um discurso igual, que expressava implicitamente que alguns deles estavam com a mente previamente formatada para aderir aos positivos adjetivos atribuídos ao filme. E isso tende a propagar-se cada vez mais.

E expandindo mais o tema, podemos notar que isso acontece constantemente. “Pulp Fiction”, por exemplo, é outro grande destaque. Eu só consegui gostar dele realmente, depois de assisti-lo algumas vezes. Com o tempo, apenas amenizei algumas características negativas que tinha notado anteriormente. Mas, devo salientar que observo por uma ótica bem específica. Espectadores ordinários, aqueles que tratam o cinema somente como pipoca, por exemplo, gostam do filme por que ele é violento. Mas infelizmente, se não fossem pelos espectadores ordinários que só fazem propagar informação, o que seria dos filmes? “Matrix” ficou famoso pelas cenas de ação munidas de inovadores efeitos. “Kill Bill” ficou marcado pelo excesso de sangue. “O Senhor dos Anéis” destacou-se pelas grandes batalhas. Mas será que esses filmes só são isso? Será mesmo que a superficialidade é algo tão dominante assim? Definitivamente não! Porém é isso que os trouxeram ao “Hall” da fama, como se suas outras milhões de qualidades não existissem; ou ao menos, não fossem consideradas.

E num pólo oposto, podemos ver aqueles filmes que são muito bons que não fazem tanto sucesso. São títulos que gradativamente vêm ganhando força, como por exemplo: “Magnólia”, de Paul Thomas Anderson; “2001: Uma Odisséia no Espaço”, de Stanley Kubrick; “Vanilla Sky”, de Cameron Crowe; “Dogville”, de Lars Von Trier; “Réquiem para um Sonho”, de Darren Aronofsky; e por aí vai. Esses filmes citados são do tipo que não foi feito para todos. Não considerem esse meu discurso como boçal, mas essa é a pura verdade. São do tipo de filme que mesmo que eles queiram, nunca irão conseguir contemplar a classe de pseudo-cinéfilos.

E é justamente por isso que eu defendo a liberdade de expressão, condenando automaticamente o preconceito exercido pelas pessoas enquanto à opinião alheia. Para quem já tem uma noção de cinema, ouvir certos comentários chega a ser irritante. Acredito que só devemos mesmo falar quando sabemos fazê-lo, não é mesmo? Contudo, ainda que sejamos incoerentes ou inconscientes, devemos expressar nossa opinião, seja ela bem fundamentada ou não. Até porque, é muito melhor ouvir as pessoas pensando com suas próprias cabeças, do que novamente, por mais uma longa linhagem, somente reproduzir aquilo que alguém, algum dia, disse que deveria ser.



21 Comentários

  1. Juliano Aragão Pessoa
    29 | May | 2008 às 00:41

    Belo texto Amenar.

    Isso acontece muito em todo canto, já me peguei várias vezes dizendo que um filme era bom porque todos diziam, mas hoje em dia tenho minhas próprias opiniões. Tá certo que eu não sou nem um crítico especializado que consegue analisar tudo de um filme. Filme bom pra mim é o que eu vejo e depois tenho vontade de rever, mas um dia eu ainda aprimoro meus conhecimentos.

    Eu me lembro só de um filme que na época que foi lançado todos gostaram e ficaram dizendo que era bom, até porque ganhou o Oscar, e eu dizia que tinha detestado: shakespeare Apaixonado. Hoje, já vi outras pessoas que não gostaram do filme tambem.

    Mas é assim mesmo, as pessoas têm medo de expressar suas opiniões e não agradarem os outros (eu inclusive, as vezes tenho esse medo).

    Abraço!

  2. Juliana Morgado
    29 | May | 2008 às 01:36

    É raro alguém ter coragem pra dizer que talvez Laranja Mecânica não é tão bom assim, hahaha, com a nação de fãs que este filme tem hoje em dia!
    Enfim, eu concordo plenamente com você, Amenar. Eu passo por isso com um dos meus filmes favoritos, Dr. Strangelove (traduzido como Dr. Fantástico e mais aquele título imenso): nem todo mundo compreende o humor negro por trás do filme e o quão crítica é a discussão que ele traz. Eu tento mostrar pras pessoas porque eu acho o filme brilhante mas todo mundo vem me dizer que é muito mal feito. :)
    Também sofro tendo Gus Van Sant como meu diretor favorito: meus amigos querem me matar esfaqueada quando digo que Elefante foi brilhante (”é um garoto andando com uma camiseta amarela o filme TODO!”).
    Bem, é questão de gosto. Gosto não se discute, transfere ou convence. Taí a graça de gostar de cinema porque se todo mundo gostasse dos mesmos filmes, seria muito chato discutir o tema. :D

  3. Danillo Henrique - 19 anos - Recife-PE
    29 | May | 2008 às 09:37

    Realmente há essa divergência de opiniões entre as pessoas, o que é completamente normal! Porém, o poder da influencia é muito grande, o que gera um grande conflito social. Onde um filme aclamado, tem a obrigação de assim ser tratado por todos; E um filme “destruído”, deve ser tido como algo descartavel. Cada um tem o direito de gostar ou não de certos filmes. O modo de absorver e interpretar o que foi abordado, é algo totalmente particular, e que deve ser respeitado.

  4. Darth Cesar
    29 | May | 2008 às 09:50

    Amenar, eu acredito exatamente nisso, todos tem o direito de dizer o que pensam e gostar do que quiserem, o fato de um filme ser endeusado pela maioria não te obriga a ter a mesma opinião, jamais vou gostar de um filme pela sua importância pra história do cinema ou por ser de tal diretor, ator…, por exemplo, os filmes do Chaplin são mais importantes para a história do cinema do que a saga Star Wars, mas a história do Vader me fascina muito mais, são meus filmes favoritos, não tem jeito, se tivesse que ir para uma ilha e tivesse que levar um único filme, O império Contra ataca tinha que ir junto.
    Sempre ouvi falar de Laranja Mecânica, quando fui assistir me apaixonei, mas não porque diziam que era bom e sim por essa magia que envolve o cinema, muitos filmes não são obras primas, mas são melhores de assistir, Réquiem para um sonho é fantástico, mas nunca mais consegui assistir, é muito pesado.

  5. Samuel Varela - 29 - Crato-CE
    29 | May | 2008 às 10:39

    E eu vou ter coragem de dizer aqui que sempre vi muitos comentários sobre o filme Laranja Mecânica, mas nunca tive vontade de ver. As vezes vejo a caixa dele na locadora, dou uma olhada mas não me vem aquela vontade de levá-lo, e sempre deixo para depois. Mas um dia ainda assisto ele.

    - “Magnólia”, de Paul Thomas Anderson - Muito bom.
    - “2001: Uma Odisséia no Espaço”, de Stanley Kubrick; Não gostei muito. Achei um filme muito sonolento, tive que assistir umas três vezes para poder chegar ao final, sempre dormia na metade.
    - “Vanilla Sky”, de Cameron Crowe; - Bom
    - “Dogville”, de Lars Von Trier; Muito interessante, parece uma peça teatral.
    - “Réquiem para um Sonho”, de Darren Aronofsky; Não vi ainda.

  6. Bruno Mendonça. Curitiba - PR
    29 | May | 2008 às 11:11

    É claro que cada um tem sua opinião, e cada opinião deve ser respeitada. Mas não tem como falar mal de alguns filmes, e não por eles serem clássicos, mas poe eles serem bons.
    Eu por exemplo não gosto de Senhor dos Anéis. Acho um filme bem feito, bem produzido, com uma história legal, mas só isso. Não é um filme excelente. É arrastado, com conflitos demais entres os personagens, que se separam, se juntam, guerreiam, se matam. Para mim, é viagem de mais. Mas tem gente que gosta. Tem gente que acha que é o melhor filme já feito (¬). E eu acho pífio, chato e arrastado. Mas é minha opinião, 11 oscars e uma série de fãs rpgsitas, que tatuam elfos nas costas não me fazem gostar do filme.
    Mas sério, alguém sã consciência consegue falar mal de Laranja Mecância?

  7. Samuel
    29 | May | 2008 às 12:41

    O problema está no fato de estarmos inseridos em um detremindado grupo: cinéfilos. E, infelizmente, o que você antes gostava por simplesmente gostar passa a ter motivos e razões diversas. A verdade é que quando passamos a isso nós acabamos por nutrir uma certa arrogância, como se a sua opinião fosse uma verdade absoluta.
    E daí se o filme fala disso, faz uma critica à sociedade e o escambau? O que interessa é a experiencia pessoal com o filme.

    Ps.: Como assim não gostar de Laranja Mecânica, seu louco?! hahaha
    :wink:

  8. William Fernandes
    29 | May | 2008 às 14:13

    Ah, o problema de muita gente é o fato de ser influenciável.
    Pessoas deixam de realmente expor os seus ideais pois são contrários, ou simplismente se deixam afetar por eles

    Ainda não vi os filmes citados, mas não vou dizer que são bons ou ruim por esse motivo. Eu, quando cito uma opinião sobre um filme, eu tento expor os meus motivos e ,claro, sempre devo argumentar. Com argumentos bons, a gente não se torna pessoas influenciáveis e sim pessoas que influenciam.
    Muita gente tem opiniões contrárias às nossa, mas a gente deve somente fundamentá-las a fim de não se deixar levar pela opinião alheia.
    Por exemplo, quem é que fala que Tropa de Elite é ruim? Eu, particularmente, odiei o filme. Ou então, muita gente não gostou de Alpha Dog, mas eu achei o filme bom.

    Como citado no post, “gosto para cinema é pessoal e intransferível”, o que não podemos fazer é criticar alguém pelo seu gosto cinematográfico; não deixa de ser um preconceito…

  9. Raphael Queiroz
    29 | May | 2008 às 14:58

    Excelente matéria Amenar. Existem muitas pessoas que tem medo de expressar sua opinião por medo da reação dos outros e outras que mudam sua opinião por causa do senso comum. Isso acontesse bastante quando o assunto é cinema, muitas pessoas se deixam influenciar pela fama ou status do filme e adotam aquela opinião como a sua para não ir contra a maioria, isso já aconteceu comigo, mas agora eu tento me basear sempre nas minhas conclusões e não me influenciar a por alguma crítica ou senso comum. No caso de Laranja Mecânica, eu fui assistir por causa da fama do filme, mas eu idolatro o filme não por causa disso, mas por todas as características que me agradaram. E eu concordo com você Amenar quando diz que alguns filmes não são para todos, já ouvi comentários que eu considero absurdo a cerca de Dogville, nunca um filme me deixou tão indignado como ser humano e é tão bem dirigido que acreditei que naquele cenário havia uma cidade, mas tem pessoas que olham e dizem: “um filme sem cenário, que porcaria”, repeito a opinião deles, mas não concordo de jeito nenhum.

  10. Ronald Luis - Fortaleza/CE - 23 anos
    29 | May | 2008 às 16:39

    Excelente postagem.

    Uma das melhores do Blog.

    Gosto não se discute, mas é exatamente isso que fazemos.

    Por sermos cinéfilos, nossa opinião as vezes é influenciavel…

    Tomara que o Maurício não leia meu comentário… Mas não gostei de Sangue Negro. Tem uma atuação magnífica do Daniel Day-Lewis, uma direção espetacular, a fotografia é de encher os olhos, mas não gostei tanto assim do filme.

    Dogvile, tão criticado, mas uns dos melhores filmes que já vi. Simplesmente fantástico.

    Somos todos diferentes, e toda unanimidade é burra. Por isso respeito quem não gosta do SDA, pra mim o melhor filme de todos os tempos.

    Enfim, estou no time que não viu Laranja Mecânica… será mesmo que sou cinéfilo…???

  11. Celso R. Costa
    29 | May | 2008 às 17:18

    Mandou muito bem Amenar Neto. É exatamente isso, Cidadão Kane é considerado por muitos o melhor filme de todos os tempos. Considero um filme muito bom, até mesmo pela época. Mas não é o meu Top One. Não entendo de cinema por isso. Por que será que geralmente há polêmica quanto ao vencedor do Oscar de melhor filme? Oras, é simples, porque os velhinhos da Academia não possuem a mesma opinião que a grande maioria. Viva as diferenças.

  12. Joaquim Henrique Silveira
    29 | May | 2008 às 19:06

    AMENAR NETO

    Concordo com sua idéia principal e gostaria de discutir ela.
    Vamos lá… Filme vai de gosto mesmo… mas principalmente de conhecimento e de como interpretar o filme!!!
    Filmes com “Laranja mecânica” e “Pulp Fiction” são filmes que quando vi pela primeira vez diz apenas: “É Bom. É um filme bom. Gostei”. Laranja meio que me pertubou e falei que tinha que revê-lo!!! Ambos filmes e os grande clássicos são assim… quanto mais vc vê melhor fica. Do “bom” ao “um dos melhores que ja vi”. Vide “Cidadão Kane”!!!
    Laranja e Pulp estão dentro dos 20 melhores que já vi.
    E tipo quando vc quer saber se uma pessoa gosta ou conhece de cinema é sempre bom vc citar ambos filmes discutidos por vc e principalmente “Irreversível” que é um filme q quase ninguém gosta Só quem conseguiu assistir até o fim, montar o filme na cabeça (pós assistir) e tem um conhecimento a mais de cinema (como ter visto “2001…”)!
    Parabéns pela matéria e esta merece ser melhor discutida!!!
    Eu mesmo não gosto de filmes como “Um amor para recordar”, “Como se fosse a primeira vez”, “Antes que termine o dia” e “Efeito borboleta” são filmes no máximo (***) pra mim. Mas são campeões de elogios e locações nas locadoras. Além de muitos dizerem “É o melhor filme que já vi”!!!
    Um Exemplo melhor é o meu melhor filme (”Poderoso Chefão 1 e 2″, há uma grande discussão de qual é o melhor e será eterna. Pois a diferença está em algo no filme que vc se assimilo). Tipo… o 1º é melhor pra mim só por causa do Marlon Brando!!!
    Agora acho estranho é quando alguém me diz, “Nunca assisti O Senhor dos anéis”!!!?????!!!!!***##@@$$%%

  13. Joaquim Henrique Silveira
    29 | May | 2008 às 19:08

    Celso R. Costa

    Não existe “os velhinhos da academia”… na verdade eles só selecionam os melhores e depois os sindicalizados em cada categoria é que vota e faz a diferença… assim escolhendo o vencedor… ou seja, coroas, gostosonas, galãs… é… e tbm os velhinhos (vide Clint)!!!
    srsrrsrsrrsrsr
    Abração!!!

  14. Joaquim Henrique Silveira
    29 | May | 2008 às 19:12

    Rapaduras:

    Acredito que ser cinéfilo não é gostar de filme e sim entender de cinema e filmes!!!
    Assim, tendo que ter assistido alguns filmes clássicos obrigatórios (que estão em várias listas)!!!
    Tipo… filmes do Kubrick, principais filmes do Hitchcock, “Any Hall”, “Cidadão Kane”, prinsipais westerns “Era uma vez no oeste” - “O Homem que matou o facínora”, Trilogia Sergio Leone, “Casablanca”, “E o vento levou”, “Ben Hur”, filmes do Spielber/ Scorsese/ Brian de Palma e “Star Wars”… além de estar antenado nos lançamentos!!!

  15. Plínio
    29 | May | 2008 às 19:31

    Adoro Laranja Mecânica, e esse é meu filme n°17. Respeito sua opinião, mas confesso que fiquei nervosinho quando estava lendo o texto. Contei até 10 e passou

    [ É apenas uma questão de defender aquilo que você gosta]

    Na lista de filmes da minha vida quase não há clássicos. Sei que o tempo acaba apagando o brilho de certos filmes, mas Stanley kubrick era mesmo “Iluminado” pois seus filmes não envelhecem nunca, os temas escolhidos por ele é coisa de gênio mesmo.
    Bom texto Amenar, escolheste belas fotos estampar a matéria que me deu até vontade de vê lo novamente.

  16. Joaquim Henrique Silveira
    29 | May | 2008 às 20:06

    Plínio:

    Qual sua lista dos melhores????

  17. Rafael Porto
    30 | May | 2008 às 01:07

    Concordo contigo. Laranja Mecânica é um filme muito bem pensado e executado. A proposta é ser incômodo e por isto ele é bom. Mas não entra em minha lista de clássicos favoritos, porque não me agrada muito. Não assisti mais que duas vezes.
    ¬¬

    Um que não me desce pela garganta é Taxi Driver. Não consigo gostar. Muitos dizem que a proposta é mesmo incomodar. Pra mim ele é excessivamente lento, vago e chato.
    hehehe

    Vivam as diferenças!
    =D

  18. jose almeida
    31 | May | 2008 às 11:37

    Ninguem consegue agradar a todo mundo indiscriminadamente, muito menos diretores de cinema, cada um tem seu gosto pessoal, ate os criticos discordam entre si as vezes.Eu lembro que eu era adolescente e naquele ano quem tinha ganho o oscar era o filme Carruagens de fogo, todo mundo dizendo que o filme era maravilhoso etc.Fui com uma galera assistir e foi o maior tormento da minha vida, que filme mais chato.Depois disso, digam o que disserem so vou ver um filme caso a sinopse me interesse e nunca mais cai em cilada, tambem na epoca eu era muito pivete.Tem filmes que se voce fala que nao gosta, so faltam te crucificar mas eu acho que cada um tem de ter sua propria opiniao, demonstra que tem personalidade e nao e um maria vai com as outras.Ninguem e dono da verdade.

  19. Nicole Roth
    2 | June | 2008 às 17:00

    Oi, Anemar!

    Achei que tinha sido só eu que não tinha gostado muito de Laranja Mecânica.Faz pouco tempo que vi, nunca achava uma fita/dvd decente.E de tanto que falaram do filme pra mim, acabei me decepcionando - acho que tem um pouco a ver com a espectativa também, a gente espera muito dos filmes, ás vezes.E, olha, pra época do filme (quando foi lançado, era a época da ditadura aqui, nem pôde ser exibido, só anos depois), é bem revolucionário.Hoje em dia ver violência e filmes perturbadores não é novidade, mas quando Laranja Mecânica foi lançado não era assim.
    Eu acho Pulp Fiction muito bom, muito bom mesmo. Mas se tem um filme do qual eu não gostei e todo o resto do mundo parece gostar é Forrest Gump.Claro que o filme é bom, que a atuação do Tom Hanks é boa, mas nunca achei ele tão bom quanto as pessoas sempre dizem que ele é.
    Gostei muito do texto e de saber que tem alguém que concorda comigo! =D

  20. Guilherme Diniz
    3 | June | 2008 às 19:52

    Excelente Matéria.

    Concordo e acho que a opinião de cada um é que vale. Há filmes em que o mundo todo acha um clássico, acha sensacional, e eu gosto, mas para mim, não é tudo isso que falam. E por isso, ás vezes, acho que as pessoas seguem a “multidão” em vez de dar sua própria opinião.

    Como muita gente disse aí em cima, o problema é que a opinião dos outros não é respeitada. E daí que odiei tal filme? Só porque o mundo gostou, eu tenho que gostar? Tudo bem, tenho que ter um motivo e tudo mais por não ter gostado, mas esse é minha opinião!
    Acho que o mais legal é discutir as diferentes opiniões, saber porque tal pessoa não gostou de tal filme, e por que a outra amou esse mesmoi filme. O certo é cada um ter sua opnião sem ser influenciável, que já aconteceu comigo de gostar de certo filme por causa da opinião dos outros.
    Acho que uma das coisas mais legais do cinema é isso, é cada um gostar de cada filme de sua maneira. :wink:

  21. Amenar Neto
    3 | June | 2008 às 21:26

    Caros Leitores,

    Estou muito feliz que tenham gostado da matéria. Foi meio que um desabafo.

    Mas eu acredito que todos tem uma opinião semelhante. Até porque, como o próprio texto sugeriu, vivemos de adversidades, não é mesmo?

    Somente para esclarecer:

    1- Para alguns leitores que me entederam mal: Eu gostei muito de “Laranja Mecânica”. Se não fosse por “2001″, seria o melhor filme de Kubrick.

    2- Plínio: Não sou eu quem define a estética da matéria.

    No mais é isso.

    PS: Qualquer dúvida ou crítica, estou aberto a discursões. :smile:

Deixe um Comentário

Antes de fazer um comentário, leia atentamente esses avisos, regras e instruções. Todos os comentários publicados aqui no Rapadura Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. Eles exprimem a opinião dos visitantes e são publicados aqui automaticamente sem intermédio de um censor ou editor. Porém, todos os comentários são moderados e podem ser deletados sem aviso prévio. Regras:

1) Evite SPOILERS. Se for postar, coloque um aviso;
2) Saiba discutir, sem ofender;
3) Não fuja do assunto do tópico;
4) Acrescente algo. Pense antes de escrever!

Os campos Nome e E-mail são obrigatórios, mas seu e-mail não será exibido.


Opções:

Size

Colors