RapaduraCast 83 - Robôs no Cinema

Publicado em: 28-06-2008 @ 1:21 pm 
Postado em: RapaduraCast
Escrito por: Rapadura Team

Desde o início dos tempos o homem almeja criar algo que seja semelhante a sua raça. Os robôs, de uns tempos para cá, evoluíram de uma forma astronômica, que chega a espantar. No mundo dos cinemas não foi diferente. De uma forma mais futurística, as criações robóticas nas telonas são bem mais evoluídas do que a nossa tecnologia atual apresenta. Mas quais os robôs mais marcantes em filmes? Qual a diferença entre humanóide, andróide e robôs? É tudo a mesma coisa?

Jurandir Filho (o Juras), Raphael Santos (o Ph), Maurício Saldanha (o Mau, falando direto de Bagdá) e Vanessa Carvalho (ouvinte que ganhou a promoção para participar do programa) discutem sobre os primórdios dos robôs até os dias atuais. Por que essa busca incessante para dar sentimentos às máquinas? Qual a relação da criação dos robôs com religião? O criador de robôs está brincando de Deus? Qual a importância do filme “Metropolis” para a história do cinema? “Exterminador do Futuro“? “Um Robô Em Curto-Circuito“?

Conversamos também sobre a nova animação da Pixar, “Wall-E“, que estreou com uma grande expectativa. Nesta parte em especial, tivemos a participação de Léo Francisco, nossa biblioteca dos estúdios Disney/Pixar, que viu a animação e contou tudo para gente. Escute e comente!

LINKS ÚTEIS
- Crítica de Wall-E (1)
- Crítica de Wall-E (2)
- Crítica de Wall-E (3)
- Crítica de Wall-E (4)
- Imagens, cartazes e trailers de Wall-E
- Site Oficial de Wall-E
- RapaduraCast 31 - Pixar Animation Studios

Duração: 74 min

SUGESTÕES, CRÍTICAS, DÚVIDAS E CHUTES NO SACO
Envie e-mails para: rapaduracast@cinemacomrapadura.com.br

RSS e iTunes
Adicione o feed do RapaduraCast no seu iTunes ou no seu agregador.

INFORMAÇÕES
Aperte o botão PLAY abaixo ou BAIXE AQUI (clique com o botão direito do mouse no link e escolha a opção Salvar Destino Como) o arquivo no formato MP3 na MELHOR QUALIDADE (64 Kbps) para o seu PC. Desfrute, ou não! ;)

 
icon for podpress  Alta Qualidade (64 Kbps): Play Now | Play in Popup | Download

Tags: , , ,




145 Comentários

  1. Jurandir Filho
    28 | June | 2008 às 13:29

    Pedimos desculpas pela demora com o lançamento dessa edição. Após vários problemas nessa semana conturbada, que foi desde problemas de gravação (fizemos 3 gravações) até problemas técnicos (HD queimando, problemas nos áudios e etc). Mas esta aí! Aproveitem! ;)

  2. Bruno Mendonça
    28 | June | 2008 às 13:32

    Baixando!!!!

  3. cleide takimori
    28 | June | 2008 às 13:43

    uebaaaaaaa finalmente depois da vigília de ontem kkkkkkkk

    \o/

    baixaaandoooooo

  4. Raphael PH Santos
    28 | June | 2008 às 13:44

    É verdade. MUITOS problemas. ;~

  5. Raphael PH Santos
    28 | June | 2008 às 13:45

    Cleide Takimori,

    Pra evitar vigílias furadas, cleide, segue o http://www.twitter.com/rapadura ;P

  6. Ash’
    28 | June | 2008 às 13:51

    AEwww…. TOP 5!!!! TOP 5!!!

  7. Artur Andrade (17) Campina Grande - PB
    28 | June | 2008 às 13:53

    BAIXANDO PATRÃO :wink:

  8. André Coelho
    28 | June | 2008 às 14:21

    Já tava em crise de abstinência…
    aheuhaeuhae
    =P

  9. Felipe “Stoker” Goulart
    28 | June | 2008 às 14:44

    Baixando.

    Bah, gostei desse Twitter…

  10. Raphael PH Santos
    28 | June | 2008 às 15:03

    O trailer de Short Circuit 1 (Um Robô em Curto Circuito, se é que é esse o nome em português, hahaha)…

  11. André Coelho
    28 | June | 2008 às 15:18

    ae!
    não ouvi o rapadura de hoje, mas vô adiantando um pedido…

    FAÇAM UM SOBRE KUBRICK PELAMORDEDEUS!!! (E se abrirem novamente para participações masculinas, eu envio audio, vídeo, fotos, medidas, curriculo, suborno e o que mais for para enviar pra participar do rapaduracast, que é um dos poucos - dois - podcasts que eu acompanho religiosamente).

  12. Evandro de Freitas
    28 | June | 2008 às 16:31

    baixando a 0.5KB/s :cry: :cry:

  13. Edgard
    28 | June | 2008 às 16:39

    Ótimo cast, tirando as brigas sobre o que é ou não é robô, ciborg, andróide, autômato, replicante (blade runner), etc. Na verdade isso é algo impossível de se fazer (definir o que é ou não é um robô). Foi ótimo falarem de todas as grandes referências: Metrópolis, 2001, Eu Robô (pelo histórico do Asimov), Guia dos Mochileiros (só pelo Marvin) entre outros pois uma característica de qualquer filme de robô é que sempre acabam fazendo a gente se ver mais como seres humanos, seja pelo fato dos sentimentos (sempre desejados pelos robôs), pela inveja da vida (como no Homem Bicentenário) ou até mesmo pela personalidade que só os humanos (e o Marvin) tem.

    Só uma ótima referência de robôs que não foi citada (pois é bem desconhecida) e que vale a pena ser vista ou lida é Ghost In The Shell, que tem versões em mangá, animê e filme (que foi uma das referências de Matrix, pois existem cenas IDENTICAS nos dois filmes, copiadas mesmo). Talvez tenhamos uma versão hollywoodiana de Ghost In The Shell, pois, ninguém menos do que Steven Spilberg comprou os direitos de adaptação da obra.

    Sobre Wall-E, é simplemente genial, é perfeito desde o trailer e o curta antes do filme, até os créditos (que é também é fantástico). O Wall-E é tão inteligente e sutil que ele faz a crítica que o Shyamalan queria fazer no Fim dos Tempos e não conseguiu. Resumindo, o filme é imperdível.

    E duas perguntas:
    De onde o PH tirou que o Asimov é alemão? Sempre achei que era russo.
    A casa do Wall-E não é um Wall-R estragado ao invés de um caminhão?

  14. Hirogawa (Marmotas Xiitas)
    28 | June | 2008 às 17:35

    WAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAL-E!!!!

    Otimo podcast!

    Fiquei doido pra assistir Wall-E agora…

    Falta conseguir alguma “companheira” pra ir pra sessão comigo…

    :grin:

    Abraços!

  15. MAICON VARGAS
    28 | June | 2008 às 17:36

    FILMES COMO MATRIX E EUROBO SAO INCRIVEIS,MAS TODOS SABEM QUAL
    É O FILME QUE TEU ORIGEM A ESSES. CLARO, A OBRA PRIMA DE JAMES
    CAMERON O EXTERMINADOR DO FUTURO, NUM FILME QUE SERIA APENAS UMA PERSEGUISAO E CORRERIA,CAMERON APRESENTOU UMA ESTORIA INTELIGENTE QUE SE SUPERA NAS SEQUENCIAS, TERMINATOR É REFERENCIA PRA TODOS OS FILMES DE ROBO

  16. Gabriela
    28 | June | 2008 às 17:39

    Wiii
    Rapaduracast \o/

  17. Rui Gomes
    28 | June | 2008 às 17:44

    Éééééééééééé, so achei que gastaram muito tempo com a tal da Maria.

    O Bishop do Aliens só foi citado :cry: . O Bishop é o Robô, acho ele um dos melhores robos ( Androide ) do cinema.

    Esqueceram de um classico que é o “Westworld - Onde Ninguém Tem Alma” filme antigão, um faroeste cheio de robôs.

    To doido pra assistir o “Wall-e” , espero que a espectativa não me atrapalhe, pq to esperando um filmão.

  18. Amenar Neto
    28 | June | 2008 às 17:53

    Cara o Cast está fantástico.

    O tema muito legal e a exposição das opiniões também.

    Só que o que me chamou a atenção mesmo, foi quando vocês falaram do Wall-e. Lembro que ontem eu já tinha desistido de ver o filme devido à chuva, mas logo depois eu li algo sobre o longa, que falava de seu empenho e de sua coragem por fazer um filme com poucas falas. Logo após isso, corri para os cinemas e peguei a primeira seção.

    E me surpreendi.

    Agora estou fazendo a minha parte: Não deixem de ver, sob hipótese alguma, o Wall-e. É simplesmente o melhor filme que a Pixar já fez.

  19. Bob
    28 | June | 2008 às 18:38

    Vim seco pra baixar esse rapaduracast.
    Ainda bem que já saiu. :lol:

  20. Jonatas Andrioni
    28 | June | 2008 às 19:41

    Ainda não ouvi o cast mas de antemão faço a pergunta:
    “Por acaso vocês esqueceram de falar do ROBOCOP?” :shock:
    Oh não! digam que estou errado!

    Gostaria de ouvir a opinião abalizada sobre o novo filme do ROBOCOP com previsão de lançamento em 2010.

  21. Jurandir Filho
    28 | June | 2008 às 19:57

    Para adiantar, só posso dizer que WALL-E É A MELHOR ANIMAÇÃO 3D DA HISTÓRIA DO CINEMA. Podem ir sem medo! :wink:

  22. Raphael PH Santos
    28 | June | 2008 às 20:05

    EDGARD,

    Eu pensei uma coisa e disse outra. NUNCA Asimov seria Alemão. My bad!!!

    —-

    PARA TODOS:

    Votem no podcast: http://teiadepodcasts.blogspot.com/2008/06/...

    Isto é, caso vocês tenham gostado.

    Abraços!!

  23. cleide takimori
    28 | June | 2008 às 20:05

    ótimo rapaduracast, valeu a pena esperar…

    percebi os probleminhas :???: , hehehehe o Maurício Saldanha hora tava no telefone, hora parecia estar na gravação heheheheheheh

    …muito boa a participação o Léo gosto dos comentários que ele sempre traz sobre as animações, detalhes que ele menciona… realmente uma biblioteca disney, hehehehehe

    Wall-EEEEEEEEEEEE \o/ :mrgreen:

  24. Caio
    28 | June | 2008 às 20:51

    Estou tendo problema para escutar esse RapaduraCast ja abaixei 3 vezes e sempre na hora de ouvir da erro e não lê…

  25. Rafael Fernandes - 21 Anos - São Paulo
    28 | June | 2008 às 21:02

    Mais um fantástico podcast, comentarei sobre ele depois de baixar, um abraço…!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

  26. Lincoln Péricles
    28 | June | 2008 às 21:32

    Por enquanto só tenho a dizer: WALL-E É FANTÁSTICO!

  27. Edson Silva
    28 | June | 2008 às 21:45

    Um filme que não foi mencionado, e que também trata da questão “robô com emoções” é o anime “Ghost In The Shell”, onde uma militar, major Motoko, que tem 99% de corpo robótico, discute se tem ou não alma.

  28. Edivaldo
    28 | June | 2008 às 22:43

    Demais adorei o podcast como sempre cheio de discussões, Dificio é um concordar com o outro.
    Não esqueceram de citar nenhum filme.
    depois de ouvir o cast estou louco para ver Metrópolis,Blade Runner e o Guia dos Muchileiros Espaciais pois nunca assisti esses.
    Wall-e super showwwww
    Ele é parecido com o Johnny 5, mas só parecido, tem muitas diferenças visualmente notaveis!
    Maravilhoso vou ver quantas veses puder,etsou esperando ancioso pelo DVD.
    Antes meu filme preferido da PIXAR era Carros mas agora com o Wall-e eu fiquei dividido entre os 2, Ratatouille é maravilhoso também mas fica em terceiro lugar pra mim.

    parabéns pra toda a equipe do CCR como sempre um ótimo PodCast estou aguardando ancioso pelo próximo que eu acho que sera sobre Kung Fu Panda ou Hancock(ou nenhum dos 2 :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: ).
    Abraços :grin: :grin:

  29. Edivaldo
    28 | June | 2008 às 22:46

    :razz: :razz: :razz: :razz:

  30. Danillo Henrique - 19 anos - Recife-PE
    28 | June | 2008 às 23:27

    BAIXANDO…

    Mas enquanto isso… comentarei algumas coisas que se dizem à respeito do assunto do cast…

    Wall-e é simplesmente fantastico… É fascinante e envolvente… Com certeza, como o Juras falou, é a melhor animação 3D da história do cinema!

    Mas será que as criançinhas (seria esse mesmo o publico alvo?), também acharam o mesmo? Eu vi várias crianças pedindo aos seus pais para irem embora, que o filme estava chato, etc.

    Creio que tais seres pequeninos foram atrás de um filme divertido, com piadas meia-boca, e terminaram quebrando a cara. O filme sem muitos diálogos é o principal contribuente para que o tédio floresça atingindo o limite da paciência de algumas crianças.

    Sem dúvida Wall-e é um personagem cativante, e acima de tudo “humano”. Acho que era justamente isso que as crianças não estavam procurando!

    Fica então o assunto para “Debatermos” :lol:

  31. Rodrigo Souza
    29 | June | 2008 às 01:07

    PQP! O Jurandir sempre fala meu nome errado. :shock:

  32. Edivaldo
    29 | June | 2008 às 01:19

    Concordo totalmente com o Danillo as crianças quando vão assistir um filme de animação nem querem saber do conteudo, so vêem porque é bonitinho, porque é engrasadinho, por que tem piadinhas que so uma criança debiloide(95% delas são)entende.
    Por isso que eu digo filme de animação hoje em dia não é mais pra criança.

  33. Edivaldo
    29 | June | 2008 às 01:28

    Provavelmente as crianças vão gostar mais do Kung Fu Panda do que do Wall-e so porque tem muita ação ,mas em compensação conteudo que é bom tem muito pouco.
    Como sempre os filmes da PIXAR são mais clássicos com roteiros bem trabalhados, já os filmes da DreamsWork são totalmente POP
    e de histórias simples e de facil entendedimento talvez por isso que o público infantil parece gostar mais deles do que os da PIXAR.

  34. Equipe RapaduraCast
    29 | June | 2008 às 01:54

    PROMOÇÃO WALL-E
    Quer concorrer a 10 PARES DE INGRESSOS para assistir ao novo filme da Pixar? É muito fácil! Basta comentar essa edição abordando o tema da semana, discutindo os assuntos ou enviando mensagens interessantes sobre esta edição. As melhores serão as vencedoras! E aí, já comentou?

    ATUALIZADO: Promoção encerrada! ;)

  35. Vanessa Carvalho (31 Anos Manaus)
    29 | June | 2008 às 02:03

    Oi gente, realmente a semana foi complicada.. E o MAU lá em Bagdá hehehehe

    ADOREI a participação e agradeço à oportunidade… TODOS são maravilhosos, melhores até do que eu imaginava. Grandes amigos (espero) que eu encontrei.

    Beijos!

    PS: Wall-E é uma gracinha mesmo

  36. Léo Francisco
    29 | June | 2008 às 02:52

    Opa… passando para agradecer o comentário da Cleide Takimori, não sou bem uma bibliotéca como o Juras falou… ainda tenho muito a apreender… quem sabe um dia… mas fico feliz que curta meus comentários.

    Bjos
    Léo :mrgreen:

  37. Eduardo N.
    29 | June | 2008 às 03:12

    cara, os personagens da pixar são UAU,
    fiquei impressionado pela forma de como as características e personalidades pesaram tanto naqueles personagens tão simples, e pow, aquela Eva, fiquei pasmo com o realismo do roteiro, nota 1000 pro filme :mrgreen:

  38. Equipe RapaduraCast
    29 | June | 2008 às 03:38

    Maurício Saldanha tirando onda com Wall-E e Eva.

  39. GTO
    29 | June | 2008 às 03:54

    baixando mais um episódio viciante!!!!! se pararem de fazer eu processo todo mundo aew, tah ligado….. UAHauHAUhauAH brincadeira!!! mas eh bom naum duvidar….

  40. Rafael Lira
    29 | June | 2008 às 04:05

    Otimo postcast e so irei ver o filme por causa do post pq achava que seria muito infantil :mrgreen:

  41. Rafael Penhalver 21 anos, São Paulo - SP
    29 | June | 2008 às 04:11

    Bom gente, acabo de voltar do cinema, e acabo de ver essa pérola indescritivel que é Wall-e. É simplesmente impressionante o que a Pixar conegue fazer, ainda mais hj, pois creio que estamos no ápice do desenvolvimento das animações, mas fora isso, é embasbacante a atmosfera de wall-e. Tudo no filme é encantador, simplesmente tudo, eles olharam com carinho para cada detalhe, e dessa vez parece que eles conseguiram o impossível, chegar à perfeição.
    Sim, estou meio eufórico pois acabei de voltar do cinema, e nem fiz nenhum comentário ainda a respeito do cast, mas eu tinha que vir aqui e postar esse pequeno relato dessa maravilhosa animação.

    Quem não foi ver ainda, veja! Pois só quem assistiu pode sentir tudo o que eu estou tentando descrever aqui, mas que infelizmente é impossível de ser transmitido, então Assistam!

    Bem quanto ao cast irei ouvi-lo na segunda no caminho para o trabalho, sempre faço isso e já se tornou um costume…hehehe

    E um abração a todos vcs do cast,e muito obrigado por mais um cast, até a próxima.

  42. Danillo Henrique - 19 anos - Recife-PE
    29 | June | 2008 às 09:18

    Cara… eu tenho que tirar uma foto dessas como Wall-e e a Eva!
    Quando saí da sala de cinema não estava com a câmera…

    Um absurdo! :???:

  43. Pedro Augusto
    29 | June | 2008 às 09:28

    Caramba!!!!
    Será o padeiro aqui da padaria um robo?Ou melhor um Androide?
    como eu faço pra descobrir?????

  44. Thiago Santos
    29 | June | 2008 às 09:42

    Olá Rapaduras…

    Adorei o cast, principalmente dos comentários do Léo Francisco sobre o filme Wall-e. Assisti e só tenho duas coisas a dizer: Magnífico e tocante!

    Fui com a minha noiva, senti que ela não estava afim de ver um “desenhosinho” (como ela disse), mas como eu já estava acompanhando a divulgação e até li a crítica, insisti para que víssemmos o filme.

    No final do filme eu ia perguntando a ela se tinha gostado, e para minha surpresa ela nem conseguia esconder as lágrimas. Ela só disse: “Como é conseguiram fazer essa perfeição? O robosinho Wall-e tinha expressões de tristeza, alegria e até um olhar apaixonado, um robô de metal!!

    Agora só resta esperar para comprar o DVD!

    Abraços!!!!!!!!

  45. Equipe RapaduraCast
    29 | June | 2008 às 10:18

    Está no ar mais um CABINE CELULAR. Assistam e saibam se vale a pena assistir WALL-E.

  46. Danillo Henrique - 19 anos - Recife-PE
    29 | June | 2008 às 10:28

    Uma interessante questão levantada pelo Mauricio, é do contraste entre o Presto e o Wall-e. Que com certeza foi um lance arriscado da Pixar… pois a criançada com certeza se identificou mais com o coelhinho, e com o humor do curta do que com o próprio longa. E por um ser seguido do outro, dá a forte impressão na gurizada que o Wall-e é um filme chato e sem graça. Essa reação desgostosa das crianças aconteceu apenas em minha sessão, ou houve mais alguns casos?

    Enfim, Wall-e foi intecionalmente ou não, direcionado ao publico mais velho, e quem sai ganhando nisso são os pais que lutam com os filhotes para permanecer na sala de projeção.

  47. Babi, Rio de Janeiro
    29 | June | 2008 às 12:58

    Meninos, bom o pod hein!!??

    Mauricio: esta semana vi um documentário muuuito bom sobre Leni Riefenstahl. Nele é dito justamente o que você falou sobre Fritz Lang. Inclusive o próprio fala de como foi a abordagem de Hitler para que ele fizesse os filmes de propaganda nazistas. Ele agradeceu e caiu fora indo para a França e posteriormente para os States.
    Apenas uma curiosidade: devido ao seu trabalho junto aos nazistas Riefenstahl foi execrada pelos colegas do mundo todo e em especial os de Hollywood. Quem foi o único que a recebeu e a reconheceu como cineasta? Walt Disney…

    Cada vez mais acho que as animações não são para crianças, enfim…
    Tchauzinho.

  48. QUEIROZ
    29 | June | 2008 às 14:53

    E aí Seres Rapadurianos, blz? Tenho que dizer que Blade Runner é o 1.° chutão no saco do programa. Os Replicantes não eram Androides eram na verdade cópias orgânicas do ser humano com apenas 5 anos de vida. Não podem ser considerados clones, pois não eram cópia de ninguém e cada um deles resguardava uma caracteristica: prostituição, assassinato, etc… E o texto voip camp era pq já que não eram máquinas, e assim só poderiam ser identificados pelo teste psicológico. Eu não vi Metropolis, mas já vi as cenas da Mari-A e realmente se parece com C3PO. A.I. outro chute no saco. 0 filho não morreu, ele entrou em coma, e para compensar a dor, o o pai comprou o David, e se fosse lida determinada programação na frente do David, ele passava a se apegar a pessoa. Até quando o filho sai do coma, fica feia a relação dos dois, tanto que resulta na saída de David de casa. Em Matrix, o Agente Smith demonstra sentimento humano sim, a ambição e inveja. Mesmo considerando o ser humano um vírus, na verdade ele quer tomar o poder para ter aquela “sensação” de pureza. Eu até o vejo como uma analogia do Brainiac do Superman, que “odeia” os seres orgânicos, e por isso que a Matrix se aliou ao Neo para deté-lo, pois a “vontade” da Matrix era manter o eterno equilíbrio deixando o ser humano como uma bateria, sendo iludidos que estão vivendo suas vidas, e não a destruição dos seres vivos como era o desejo do Agente Smith. O homem bicentenário, é comovente pois é de uma sensibilidade, pois coisa que a gente sente normamente, para o Andrew, para ele aquilo era o máximo, como uma criança fazendo sua descobertas. Muito bonito mesmo o filme. Robin Willians fazendo drama é bem melhor que sua faceta engraçaralha. Eu acho. O filme rendeu um Framboesa de ouro de pior ator para Robin Willians e o Oscar só foi de melhor maquiagem. Robocop, é daqueles filmes que não deveriam ter continuações. Robocop-II, foi uma das maiores cagadas que Frank Miller, já fez na vida. O Guia, muito bem lembrado o Cabeção-deprê. Wall.E, ca-ra-ca leia lá no meu blog: http://escritosmalditos.blogspot.com/

    Valeu Seres Rapadurianos!!!

  49. Leonardo de Paiva Fernandes
    29 | June | 2008 às 21:00

    Leonardo Paiva… 18 anos
    Campo Grande/MS

    muito bom o cast, o tema da semana não podia ser outro, e foram excelentes as participações e comentários, e ainda depois do comentário do meu xará léo, fiquei ainda mais apreensivo para ver wall-e!!!

    É incrivel como os robôs ou andróides ou ciborgues, (pra mim tudo a mesma coisa) estão inseridos das mais variadas formas no cinema, através da comédia com c3-po e número 5, robôs rebeldes através de exterminador do futuro e eu robô, e agora na forma de animação com wall-e que deve ser imensamente superior ao filme “robôs”, e por mais que a tecnologia esteja avançada, ainda não foi criado um super-robô, é por isso que apreciamos tanto os robôs do cinema, imaginando quando chegara o dia que poderemos ter uma empregada-robô como a rosie dos jetsons!!!

    depois de tantas filmes futuristas dando enfase a essa tecnologia, fico imaginando como será nosso futuro, é possivel que os robos tenham sentimentos? é possivel que os robôs entrem em rebelião contra os humanos? ou que os robozinhos possam salvar a terra?, são perguntas recorrentes em nossa vida que o cinema nos proporciona, mas a pergunta que não sai da minha cabeça, é saber se existe tecnologia para se criar robôs tão especias quanto dos cinemas?

    ainda não vi wall-e, mas pelas criticas e comentários o grande acerto do filme é o carisma do personagem, acredito que ele vai fazer muito sucesso,e faço a seguinte pergunta, é possível ter wall-e 2 ou vai perder a sua magia???

    pra mim o maior robô de todos os tempos é o satan goss, dá-lhe jaspion, só falta o cast sobre ele!!!

  50. Edivaldo
    29 | June | 2008 às 21:31

    Que inveja do maurício. eu quero uma foto minha junto com o Wall-e também!!!!
    Super poscast ja ouvi ele 4 mezes
    toda vez que eles citavam algum filme eu corria logo pro google pesquisas fotos e informações sobre os que eu não conhecia como o Metrópolis e o Blade Runner, vou assisti-los concerteza.
    foi um sacrifício, depois de muitas discurssões coseguiram diferenciar robô de androide.
    Adoro essas cortadas de comentarios :razz: :razz: :razz: :lol: :lol: .
    As 3 leis da robótica são quase perfeitas mais como foi dito os robôs podem levar a sério de mais essas lei e acontecer como em Eu, Robô.
    Guerra das estrelas apesar daquelas maquinas de Stop Motion, é um clássico, muito bom.
    Wall-E , Johnny 5 e o E.T. são parecidos um lembra o outro mesmo mais como disse antes existem diferenças notáveis.
    Trasfomers são robôs sim so que com vida propria e inteligência.
    Marvin pelo que disseram é um verdadeiro Profeta Emo.
    Matrix na minha opinião fez sucesso tanto pelo contexto como pela tecnologia.

    Wallllllll-eeeeee fofo carismático.
    Mauricio voce deve ter dublado o Wall-e mesmo igualsinho :lol: :lol: :razz: :razz: :razz:

    Espero que o Robô porteiro voute no próximo Cabine Celular
    O Tio Arrasou na interpretação :lol: :lol: :lol: :razz: :razz:
    Abraços à todos os Rapadurianos.

    Eu quero o brinquedo do Wall-e!!!!!!!!! mesmo eu tendo 17 anos.

    Waaaaaaaaaaallllllll-eeeeeeeeee

  51. Thiago Siqueira
    29 | June | 2008 às 22:20

    Leonardo, o Satan Goss é um mutante, não um robô! Heheheh! Robô é o PODEROSO DAILEON, mecha gigantesco do fantástico Jaspion! (thiago corre pro DVD pra rever a batalha final Daileon Vs. Satan Goss)

  52. Edivaldo
    29 | June | 2008 às 22:23

    PODCAST :oops: :wink:

  53. Samuel
    29 | June | 2008 às 22:36

    Ouvi neste Podcast a dica do Mauríco Saldanha sobre o filme “ELIZABETHOWN”. Obrigado cara, esse filme é um guia para reação em situações adiversas da vida. Vai para meu top 10.

  54. Nunca achei que um filme de animação fosse pra lista dos meus filmes preferidos. Vai ser mais do mesmo, mas impossível não se manifestar diante de um filme tão espetacular quanto Wall-E. E olha que fui ao cinema torcendo o nariz, pois achava um exagero o que estavam falando do filme antes mesmo de estrear, o quanto seria bom, etc e tal… Agora vejo que não foi exagero algum. Poucos filmes foram tão sensíveis, emocionaram tanto e ousaram tanto quanto este. Pos essas e outras que o cinema é uma arte apaixonante.
    Eu daria fácil o Oscar de melhor roteiro e melhor filme pra Wall-e. Vai ser difícil superar.
    Vou ouvir o podcast amanhã e depois comento. :wink:

  55. Danillo Henrique - 19 anos - Recife-PE
    29 | June | 2008 às 23:17

    Talvez seja a maior loucura comentada em algum rapaduracast existente, mas vamos viajar um pouco (ou não) - assim como o PH - em assuntos filosóficos; mais precisamente na sociologia.

    “Wall-e” como foi comentado em algumas matérias, apresenta um certo teor critico à sociedade atual.
    Devido a alienação do mundo - causada pelo espiríto consumista gerado ao longo dos anos - individuos destroem aos poucos o mundo em que vivem sem se preocupar com a repercussão que isso causará em um futuro, não tão distante.
    Focado no egocentrismo humano, “Wall-e” mostra que em alguns anos tudo que restará para nossos ancestrais é uma imensa pilha de lixo, que compactada por pequenos robôs, tomam formas de enormes arranha-céus.
    Assim como dizem em interpretações tecnológicas da ideologia de Karl Marx - citada no cast pelo PH - o mundo irá evoluir à ponto de humanos construirem máquinas para auxiliarem em seu árduo trabalho, afim de gerar um maior ócio criativo - que nada mais é, que tempo livre para o individuo criar, produzir idéias, relaxar, e ter uma melhor vida social - Mas em “Wall-e” vemos que a construção de máquinas foi muito além disso, e em vez de criar uma melhor relação social, degenerou a mesma; fazendo com que o simples trabalho, de conversar cara-a-cara, fosse trocado por telinhas embutidas em cadeiras ambulantes, capazes de simular conversas pessoais. Sem contar que com o aumento da técnologia, todo o esforço manual - antes feito pelos humanos - foi robôtizado, tornando-os assim, eres obesos e alienados da realidade em que vivem. Mas “Wall-e” não vem apenas para mostrar problemas, vem também para mostrar que ainda há uma esperança, uma saída que não depende de máquinas, e sim de nós mesmos.

    Seria o pequeno robôzinho uma analogia à essa esperança de um mundo melhor, que está nas mãos de todos nós (Wall-e -> All We -> Todos Nós)?

    Fica então uma mensagem de um ponto de vista um pouco diferente, que afirma que tudo só depende de nós.

    Pensem nisso…

  56. Celso R. Costa
    30 | June | 2008 às 00:15

    Baixando o segundo episódio do RapaduraCast mais esperado do ano. Só perdendo mesmo para o do cavaleiro das trevas que esta vindo por ai…

  57. Walmir Santos
    30 | June | 2008 às 05:48

    Uau, RapaduraCast sobre robôs, e ainda incluindo Wall-E?
    Três grandes paixões minhas reunidas num único arquivo MP3.
    Que mundo maravilhoso!

    Acompanho a trajetória dessa simpática criaturinha desde que o projeto foi anunciado pela Pixar. Seria um projeto ousado… Um filme quase sem falas? Terra desabitada? Robôs futuristas? Mas não tinha como dar errado, se nessa equação não existisse a mão mágiga da empresa que nos faz acreditar num futuro em que o cinema conta boas histórias sem fazer muito esforço.

    Rapaduras… vocês já assistiram um filme.. chorando?
    Não me refiro a momentos pontuais.. como em IA, por exemplo…
    Eu digo… ver o filme CHORANDO mesmo. Minha companheira olhava pra mim e não entendia o motivo daquilo tudo. Aquela música maravilhosa, aqueles olhos tristes, buscando apenas a mão da sua querida EVA. Claro que também procurei a mão da minha amada no cinema, e aposto que muitos aqui fizeram isso também.

    Pretendo ver o filme novamente, e tirar a mesma foto que o Grande Mauricio mostrou aí em cima.
    A gente fica orgulhoso de estar entre duas criações tão simples e cativantes.
    E CLARO que vou atrás dos bonequinhos também!

    Abraços, Rapaduras, estou baixando o cast nesse momento, mas já agradeço.

  58. Bruno Mendonça. Curitiba - PR
    30 | June | 2008 às 09:50

    Como assim rapaduras? Como falar de Inteligênica Artificial sem lembrar que o projeto inicial era do mestre Kubrick? Que o filme só não foi feito antes, por ele achar que não existia tecnologia suficiente para realizá-lo?
    A idéia era que Kubrick produzisse e Spilberg dirigisse, porém, em 99 Kubrick morreu e quem tocou o filme foi Spilberg.
    E sobre robôs e criações, sim o homem sempre quis brincar de Deus. Ou, fazer algo que fique para a posteridade, vencendo a barreira do tempo e mantendo nosso histórico: livros, filmes, obras de arte. Nossa tentativa de deixar algo para nosso legado.

    Se não me engano, Asimov nasceu na Russia e se naturalizou americano. E não alemão, como disse PH.

    Parabéns pelo Podcast, como sempre muito bom! E quero ver se esta semana vou conferir Wall-e.

  59. Edgard
    30 | June | 2008 às 09:51

    Bom, se eu não tivesse visto o filme ficaria surpreso ao ver Wall-E em 9˚ lugar no top 250 do imdb (http://www.imdb.com/chart/top?tt0910970), ficando atras somente de Poderoso Chefão I e II, Sonho de Liberdade, Três Homens em Conflito, Pulp Fiction, A Lista de Schindler, Um Estranho no Ninho e Star Wars - O Império Contra Ataca.

    Ou seja Wall-E já está (merecidamente) na história do cinema.

  60. Alessandro Correia
    30 | June | 2008 às 10:02

    25 anos Fortaleza - CE

    Chute no saco pra vocês.

    Blade Runner não eram andróides e sim replicantes, que no filme não fica bem explicado mais eles seriam uma espécie de clones com prazo de validade de 4 anos, que na fabricação que é de forma biológica, são inseridos informações nos quais eles devem seguir, isso é um faz isso outro faz aquilo, mas eles não são robôs, ate pq se fossem robôs era só eles tiram um raio x do replicante e dava pra ver as engrenagens, ao invés de fazer um teste com varias perguntas na qual o interrogador fazia uma espécie de teste psicológico para ver se era ou não replicante.

    Valeu um abraço.

  61. Alessandro Correia
    30 | June | 2008 às 10:05

    25 anos fortaleza - ce

    Agradeça as grandes traduções do cinema brasileiro, por traduzir Bladerunner em Caçador de Androide.

  62. Raphael PH Santos
    30 | June | 2008 às 10:23

    Alessandro e outros que falaram sobre o CHUTE NO SACO,

    Se escutar novamente, saberá que eu falei um Ser Geneticamente Concebido. Só prestar atenção. O Jurandir que não assistiu o filme e ficou dizendo andróide.

    Eu falei: SER GENETICAMENTE CONCEBIDO

  63. Raphael PH Santos
    30 | June | 2008 às 10:25

    Bruno Mendonça,

    Eu juro que não sabia nisso.

    Sobre o Asimov Alemão, eu já esclareci. Pensei uma coisa e disse outra, pois tava falando do Fritz Lang. Asimov nasceu na Rússia e se naturalizou americano sim. Dupla nacionalidade, no caso.

  64. Zé Luiz
    30 | June | 2008 às 11:16

    Me esclareçam uma dúvida, pessoal: um filme de animação pode concorrer a um oscar (ou qualquer outra premiação internacional de grande porte) com filmes convencionais? Porque, posso até estar exagerando, mas acho que dificilmente veremos um longa mais inteligente e interessante que wall-e neste ano. Como já foi dito, inclusive em alguma críticas públicadas no site: na minha humilde opinião, trata-se da melhor animação já produzida.

    Ah sim, pra constar: o cast está ótimo, como sempre aliás.

  65. Raphael PH Santos
    30 | June | 2008 às 11:20

    Eu acho que pode sim, Zé Luiz. Vamos pesquisar e no próximo quadro de e-mails responderemos.

  66. Rui Gomes
    30 | June | 2008 às 11:40

    Heheheh, lembrei de um robo bacana.
    Um que aparece em um dos filmes do Rocky Balboa, se não me engano ele compra de presente pro Paulie

  67. jose almeida
    30 | June | 2008 às 12:15

    Um robo que ate hoje eu nao esqueço, adorava quando reprisava esse filme na sessao da tarde, e o do filme O DIA EM QUE A TERRA PAROU (muito antigo esse filme, mas muito bom).Tanto que estao fazendo uma refilmagem com o Keanu Reeves, espero que faça jus ao original, pois tinha uma mensagem pacifista e foi muito original pra epoca. O robo da serie perdidos no espaço tambem e impossivel de esquecer.Quanto aos pos Guerra nas Estrelas, sao tantos que e dificil enumerar aqui….

  68. Ronald Luis - Fortaleza/CE - 23 anos
    30 | June | 2008 às 12:39

    Filmes com robôs sempre renderam bons filmes.

    Essa temática nunca será batida, nem clichê, afinal tudo muda constantemente.

    No entanto creio que nós estamos mais robóticos, e as máquinas de uma certa forma estão ficando humanas…

    Hoje assistirei Wall-E, mas minha expectativa já está mais do que elevada, espero que assim como o Maurício, saia da sala emocionado, demonstrando o sentimento que existe dentro de mim, pois ainda sou um ser humano…

    Um forte abraço e parabéns por mais este cast.

  69. Alfredo Júnior Bezerra
    30 | June | 2008 às 13:18

    29 anos - Fortaleza/CE

    Confesso que, à primeira vista, achei meio estranho um RapaduraCast sobre robôs. Tá certo, a estréia do filme “Wall-E” justificava isso. Mas robôs??? Bem, à medida que fui escutando o Cast, fui mudando de opinião quanto à minha estranheza pela escolha do tema. Eu sinceramente acho que os robôs facilitam a vida dos seres humanos. Pelo menos, em tese. Mas será que existe o perigo de eles realmente tomarem consciência da sua situação de, digamos, “escravos”, que estão aqui somente para nos servir e, a partir daí, se revoltarem contra nós, seus criadores? Não sei, deixemos essa pergunta para Asimov responder com suas conjecturas do homem versus robô. Mas fico pensando se isso pode acontecer mesmo ou se já não está em vias de ocorrer tal evento. Um exemplo: a impressora e os computadores da lan house na qual trabalho parece ter vontade própria! Às vezes os computadores desligam de repente! A impressora, quando quer, funciona e tira xerox normal, quando ela não quer, a xerox sai toda colorida, metade de uma cor, metade de outra cor. Pode até ser viagem minha, mas pensemos nesses casos como um micro-problema que pode se transformar num macro-problema. Espero que o meu robô de brinquedo, que tenho desde os 5 anos de idade, não se revolte contra mim. Ele tem 1 metro altura e dá pra fazer um estrago no bairro onde moro.

    Sobre os filmes: não assisti “Metrópole” (é, Jurandir, você não está sozinho nesse barco), mas vou assistí-lo qualquer dia desses. Também não assisti “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, mas já faz um tempo que quero assistir e o farei. “Um Robô em Curto Circuito” é muito bom! Passou diversas vezes na “Sessão da Tarde” e quem não assistiu é porque talvez não more neste planeta ou talvez seja um robô muito ocupado e não tenha tempo de assistir TV. Sobre “Eu, Robô”, esperava mais do filme. Tive a oportunidade de comprar o livro, mas não comprei de besta! Quem sabe neste ano, na Bienal do Livro de Fortaleza, eu o compre.

    É isso. Tomara que a “revolta das máquinas” não aconteça. Senão, sería horrível escutar uma voz sintetizada falando “Sejam bem-vindos, seres rapadurianos!” toda sexta-feira, na abertura do RapaduraCast!

  70. Jurandir Filho
    30 | June | 2008 às 13:25

    Zé Luiz

    Pode concorrer sim. Apesar da academia não ver isso com bons olhos, já que criaram uma categoria justamente para não ter esse “problema”. Mas você lembra do ano passado, né? “Ratatouille” concorreu em outras categorias, como Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som. Sem falar, lógico, de Melhor Animação. Ainda é muito cedo para especulações, mas com certeza “Wall-E” será indicado em várias categorias, acho que até Melhor Fotografia.

    José Almeida

    Cara, alguns dias antes da gravação dessa edição, conversei com o Maurício sobre “O Dia em Que a Terra Parou”, que inclusive está sendo feito um remake, com Keanu Reeves. Dá uma conferida no pôster abaixo, que é do filme de 1951. Uma pena não termos falado do robô Gort:

  71. Edgard
    30 | June | 2008 às 14:14

    Não só pode, como “A Bela e a Fera” já concorreu ao oscar de melhor filme. E até onde eu me lembre foi a única animação a conseguir isso.

  72. Alexandre - FSA - BA
    30 | June | 2008 às 15:14

    Otimo podcast. Voltarei quando ver o filme.

  73. Samuel Varela - 29 - Crato-CE
    30 | June | 2008 às 15:36

    Mais uma vez um podcast fantástico. Bem filosófico mas bem divertido. Não tenho muito o que dizer. Só que gostei muito.
    Ah, o próximo podcast será lançado mesmo no dia do meu aniversário (04/07). Já que não será possível eu ganhar uma camisa CCR (quem sabe é), me contento em ser parabénizado por vocês.

  74. jose almeida
    30 | June | 2008 às 16:34

    OI JURANDIR…

    Esse poster e o maximo, tipico dos anos 50, nunca tinha visto o poster desse filme.Nem lembrava o nome do robo, mas esse filme pra mim e inesquecivel.Um abraço.

  75. Wagner
    30 | June | 2008 às 18:16

    Fala aí galera do Rapadura, na semana passada tive o prazer de falar rapidamente com o Jurandir através do Gustavo Guanabara e fiquei muito contente, como falei naquele papo eu estou em uma cidade do interior de SP (Itapeva) no cine aqui os filmes demoram pra chegar e graças ao site eu me mantenho sempre bem informado. Estive em Curitiba esse fds e pude ver o quanto o Wall-e veio com tudo, brinquedos de todo o tamanho e realmente é um sucesso garantido. Abraço e o cast foi mto bom!

  76. Samuel
    30 | June | 2008 às 21:37

    Galera, acabei de ver o Wall-e e não achei isso tudo não. Mandei até um e-mail grandinho para a galera do site. Mas a animação é boa, de poucas palavras, mas cativante.Recomendo a todos!!!

  77. anderson matos - 28 anos - tres rios - rj
    1 | July | 2008 às 00:01

    K estou novamente marcando presença…Gostei muito do último rapaduracast e faço questão de continuar aqui baixando e comentando, pois quero vocês permaneçam com esse cast por muuuuuuuito tempo, pois tenho curtido bastante estar aqui com vcs.

    Um grande abraço!

  78. Joaquim Henrique
    1 | July | 2008 às 02:00

    Acabei de ouvir o Cast… gostei muito, principalmente por abordar dentro de um tema único filmes do expressionismo alemão, blockbusters, e o excelente Wall-E!!!
    Parabéns mais uma vez!!!

  79. Lucas Gabriel
    1 | July | 2008 às 08:15

    Olá Galera,
    Comecei a ouvir o rapadura cast a partir do HULK e como pude perceber não vou parar mais (MUITO BOM!!!).Parabéns pelo site, pois é o único que consigo acompanhar diariamente, está sempre atualizado e com todas novidades da sétima arte. Ainda não vi WALL-E e nem estava com intenção de ver no cinema, mais depois de ler as críticas e ver os comentários do blog é impossível deixar de assisti-lo no telão. Parabéns e baixando ….

  80. Zé Luiz
    1 | July | 2008 às 08:21

    Muito obrigado pela resposta, Jurandir! Sei que é cedo pra qualquer especulação, mas é no mínimo plausível cogitar essa hipótese já que o filme é realmente acima da média.
    Um abraço.

  81. Thiago Gomes - Fortaleza/CE
    1 | July | 2008 às 15:32

    Uma completa e total superação em efeitos especiais. Um roteiro bem amarrado, convincente e, principalmente “humano”.

    A cada novo projeto da Pixar, somos impactados pela riqueza de detalhes de uma produção que poderia se ater aos meros efeitos exuberantes ou a um roteiro infantil. Wall-E supera os dois extremos e se consolida como um referencial da animação contemporânea.

    Parabéns aos nossos rapaduras! A cada RapaduraCast os comentários são mais inteligentes, sem perder o “tempero” nordestino!

    Viva ao cinema na Terra do Sol e da rapadura!

  82. Ronald Luis - Fortaleza/CE - 23 anos
    1 | July | 2008 às 15:46

    Assisti Wall-E.

    Muito bom o filme, o pano de fundo da estória é fenomenal… As críticas intrísecas no filme também são muito interessantes.

    Meus sobrinhos se divertiram, eu me emocionei, e mensagem foi recebida, cabe a nós propagarmos a idéia do filme e proteger o meio ambiente.

    Se bem que já poderíamos ter alguns Wall-E limpando nossas cidades, quem sabe assim Fortaleza ficaria Bela…

    Tentei postar umas fotos mais não consegui. Enviarei por e-mail.

    Até mais…

  83. Danillo Henrique - 19 anos - Recife-PE
    1 | July | 2008 às 16:34

    Pô, já deveria existir uma tropa de Wall-e’s limpando algumas cidades brasileiras, mesmo! Recife tá um caos… :???:

    E imagens, acho que só os moderadores que têm liberdade de posta-las… Já tentei postar algumas em diversos posts e nunca obtive sucesso.. Se é de seu interesse ainda, o jeito é mandar pra eles por e-mail mesmo!

    Abraço!

  84. Jurandir Filho
    1 | July | 2008 às 19:17

    Vocês conhecem alguém que não gostou de Wall-E? Tem que existir. Sempre tem! Mas eu não consegui achar e nem vi em comentários e e-mails. O que eu já ouvi foi que crianças não gostaram tanto, mas todos os adultos adoraram.^

    Se você não gostou, pode falar aqui. Argumente! ;)

  85. Equipe RapaduraCast
    1 | July | 2008 às 19:22

    I-Dance Wall-E
    (conectado no Ipod, dança conforme a música)
    Fabricante: Yellow
    Preço Sugerido: R$139,90
    Onde Encontrar: Lojas especializadas de departamento

    Quem vai comprar?

  86. Danillo Henrique - 19 anos - Recife-PE
    1 | July | 2008 às 19:23

    Eu conheço adultos que não gostaram, Juras!
    Meu pai mesmo é um dele… Ele achou intediante!
    Deu alguns cochilos e tudo mais…

    Um absurdo!

  87. Danillo Henrique - 19 anos - Recife-PE
    1 | July | 2008 às 19:24

    Caraca, eu vi esse Dance Wall-e pra vender!!!
    Mas o preço não está acessivel…
    acho que vou me contentar com as pequenas miniaturas! :lol:

  88. Jurandir Filho
    1 | July | 2008 às 19:24

    Isso é coisa de velho, Danillo. Meu pai dorme com futebol. E olha que ele fanático por futebol! Velhice é isso! ;)

  89. Equipe RapaduraCast
    1 | July | 2008 às 19:36

    Uma análise do Wall-E Interativo e do Dançarino. Vale conferir para ficar com mais vontade de comprar:

  90. Danillo Henrique - 19 anos - Recife-PE
    1 | July | 2008 às 19:44

    Po, meu pai tem 52 anos com cara de 40.. nem é tão velho assim! :lol:

  91. Samuel Corrêa - 25 - Belo Horizonte
    1 | July | 2008 às 22:05

    Confesso que iria esperar o lançamento de Wall-E em DVD para poder assistir, pois não estava com um boa expectativa para este lançamento da Pixar.

    Mas ontem a noite, ouvi o pod, acessei o site do Cinema com rapadura e li e vi tantas palavras de elogios a produção que fui conferir hoje. Achei as críticas muito exageradas. Que Wall-E pertence a um outro nível da animação não contesto, mas incluí-lo no topo da lista como a melhor animação já produzida não concordo. Primeiro porque ele tem traços de um filme adulto. Nunca ninguém disse que animação tem de ser para crianças, mas o público alvo da Disney é o infantil, e acho que ele não foi tão bem atingido como nas oportunidades anteriores com Carros e Os Incríveis. Falar sobre sedentarismo, poluição do planeta e domínio das máquinas, não cabe na cabeça de criança que vão vão ao cinema esperando dar inúmeras risadas.Senti no cinema que elas ficaram meio perdidas/decepcionadas durante a exibição.

    Não quero dizer aqui que não gostei do filme, mas ainda mantenho A era do Gelo da Dreamworks como a melhor animação já produzida, e fico na espectativa de Kung Fu Panda, que promete muito.

    Abraço à todos,

  92. chute no saco
    1- em IA o filho do casal não morre entra em coma
    2- em Exterminador do Futuro T-800 é o modelo do Schwarzenegger!!! T-1000 é o robo (como o proprio Arnold explica no filme) q muda de forma, aquele com “metal liquido” (no caso o Robert Patrick)

  93. QUEIROZ
    1 | July | 2008 às 23:11

    “Jurandir Filho
    1 | July | 2008 às 19:17
    Vocês conhecem alguém que não gostou de Wall-E? Tem que existir. Sempre tem! Mas eu não consegui achar e nem vi em comentários e e-mails. O que eu já ouvi foi que crianças não gostaram tanto, mas todos os adultos adoraram.^

    Se você não gostou, pode falar aqui. Argumente!”

    Eu li críticas dizendo que o filme era adulto demais, essas coisas. Mas, mesmo a primeira parte muda no começo do filme provocou lá seus risinhos da criançada. Acho que a galera subestima muito as crianças sei lá. É um filme para geral. As críticos que entendem as n referencias, e seu início assim de um lirismo f#d@, as crianças pelo humor e carisma dos personagens e os pais que até se emocionam como foi o caso de um lá, que a reação do filho foi perguntar a ele se estava chorando. Pô, emocionante cara. Acredito que comparar com o ET que é um live action talvéz por demais exagerado, pois o grau de dificuldade para conceber a obra-prima de Spilberg claro foi mais difícil. Porém no quesito de unir gerações, Wall-E arrebenta. Eu não entendo o que as pessoas veem demais no ratinho francês cozinheiro, mas Wall-E, ca-ra-ca, pode ganhar a alcunha de clássico disparado. Não vou dizer que é perfeito sabe. Pois achei estranho aparecer um Presidente live action numa cena, e na seguinte as pessoas digitais extremante parecidas(rechoncudas e imóveis) e boazinhas sabe. Faltou acho que isso no filme, o lado humano querendo ficar mesmo na mordomia e no sedentarismo, não sendo uma vontade apenas do robô ditador Auto. Mas, mesmo assim não há de se tirar a nota 2.001 do filme. Minha última declaração de amor definitiva sobre o filme: Wall-E é coisa tecnológica mais fascinante que vi esse ano no cinema depois da Mark 3.

    Nada mais digo.

  94. Jurandir Filho
    1 | July | 2008 às 23:19

    Se bem que fazer filme pra criança qualquer ser consegue fazer. Enganar criança é a coisa mais fácil do mundo. É só colocar peido e arroto, que as crianças adoram. Antigamente as crianças eram diferentes? Na minha infância eu vi tanto clássico, dito feito para criança, que nem sei mais. As animações ainda possuem preconceitos de que é pra criança. Da mesma forma que videogames e quadrinhos. SEMPRE teve e sempre vai existir. É quase um paradigma.

  95. QUEIROZ
    2 | July | 2008 às 00:36

    Não realmente. Muito embora peido e arroto penda mais para os adolescentes. Bem Beavis e Butthead: Cool, ã,ã,ã, cool. Eu acho o seguinte, que realmente vai ter aquele papo pai e filho, e a molecada vai gostar mais de Kung Fu Panda e os pais terão saudade de Wall-E.

  96. Eduardo
    2 | July | 2008 às 01:00

    E aí, pessoal, como vão?

    Vou deixar uma crítica, e espero que seja construtiva.
    Infelizmente decidi apagar o feed do Rapaduracast, pois não aguento mais ouvir o Maurício.

    Não é de hoje, que ele não respeita as opiniões alheias. Normalmente, quando o Jurandir ou o Raphael discordam, eles apenas aceitam e seguem a conversa. Já o Maurício, fica batendo na mesma tecla até que todos engulam a opinião dele.

    Não sei como os outros fãs do Rapaduracast se sentem a respeito disso, mas eu acho que o Maurício:
    -No futebol, é aquele jogador “fominha”.
    -Chegou por último e quer sentar-se na janela.
    -Não sabe “bater bola”.

    Desculpe-me Maurício, pela franqueza. Nada tenho contra a sua pessoa, só sobre a desarmonia, que não é de hoje.

    Só escrevi, porque gostaria de ver o Rapaduracast melhor.

    Um abraço forte!

  97. francisco george
    2 | July | 2008 às 01:07

    eduardo

    eu ja vejo de outra forma. o mauricio é muito importante para o programa p/ dar um ponto de vista diferencioad dos outros. a discussão talvez seja o principal ponto do rapaduracast. o programa é muito bom por causa disso, e esse trio (juras, ph e mau) é fundamental pro negocio funcionar tão bem.

    sou fã total do mau. concordo com muita coisa q ele fala. e entendo o que ele fiz em praticamente tudo. fiquei emocionado com o lições de vida, com o discutindo a relação, com o capitalismo do blu-ray e etc. a discussão do cast eh o que me faz escutar sempre. me sinto numa roda de amigos e sempre quero participar do papo.

    só espero cada vez mais o trio todo junto.

  98. Diego Benevides
    2 | July | 2008 às 02:12

    Vai contar tudo pra sua mãe, Maurício! ;D

    Eduardo tem o direito de manifestar.
    Povão tem direito de não concordar.
    Só paz, meu povo. Só love.
    Maurício rules, apesar de ele me odiar.

  99. Maurício Saldanha
    2 | July | 2008 às 03:46

    love you diego

  100. Eduardo
    2 | July | 2008 às 04:25

    Opa, Maurício, como vai?
    Não desejo que você se afaste do CCR, não.
    Sei que você tem muito a contribuir, mesmo.

    Só acho que às vezes, o papo emperra em horas que não precisa.

    Não acho que todas as opiniões devam ser unânimes, pelo contrário. Mas acredito que no podcast, não se deveria prolongar tanto nas discordâncias.

    Se possível, no meu caso, eu “editaria” estas partes digamos, menos agradáveis de se ouvir…

    Como bem disse o Diego, paz e amor!!!

    Sucesso, e abraços a todos!

    PS: Não se preocupem, porque estou por aqui. E vocês tem o meu email/site.

  101. Danillo Henrique - 19 anos - Recife-PE
    2 | July | 2008 às 07:15

    Ah cara… eu gosto do Mauricio Saldanha!
    Ele tem opniões diferentes, mas elas tem fundamento!
    Cabe à vocês tentarem enchergar com outros olhos também!

    TU É FODA MAU! :mrgreen:

  102. Maurício Saldanha
    2 | July | 2008 às 09:19

    EDUARDO>>>>>

    acredite, se eu que fosse o editor do cast, eu tiraria tudo que eu falo!

    hhhh

    sério.

    se na edição final ficou, não foi por minha causa, eu gravo e só escuto quando tu também…escutava…

    sim, paz e amor.

    grande abraço.

  103. Raphael PH Santos
    2 | July | 2008 às 11:11

    Eduardo,

    Todos podem opinar e palmas por você ter feito isso. Mas eu não concordo contigo e corroboro com o que falou o Maurício sobre a amizade fora do cast.

    O Mau é um talento ímpar. Tem muitas idéias e vontade de as colocar em prática. Muito do que está aparecendo ultimamente no ar, vem da cabeça desse “defensor maluco das suas próprias idéias”.

    Antes super-defensor, do que calado. Antes super-defensor do que introvertido. Antes super-defensor do que uma pessoa não criativa. Cada um tem seu jeito e se o Maurício, Eu, Thiago’s, Convidados que sempre retornam e o Juras estão no Cast é porque o Conselho Jedi acha que isso funciona.

    Já gravamos coisas que não funcionaram e, por isso, nem foram ao ar. Ao escutar uma dessas coisas ridículas que gravamos, talvez você (e outros que não gostem do Mau) mudariam de opinião na hora.

    Mas volto a dizer. Aceito plenamente sua reclamação, seu afastamento do cast e tudo mais. Mas não concordo contigo. Espero que não entenda mal essa mensagem.

    —–

    Para todos,

    E quem não gosta de mim, vai logo dizendo aí. Hehehehehe! A gente marca de tomar umas cervejas (se for do sexo feminino então, melhor ainda).

    —–

    Ah, num bebo mais não…
    Refrigerante? Água? Café? Sorvete? Nº 1 sem verdura? Com verdura? Suco de grosélia? Caldo de cana? Misto quente?

  104. rodrigo tenorio - Recife
    2 | July | 2008 às 12:28

    eu gosto bastante do mauricio… tem horas q ele eh essencial mesmo.
    mas tenho q concordar com o eduardo… as vezes o assunto emperra em questoes chatas por causa do filosofismo exarcebado do Mau.
    A temas em q essa caracteristica dele se encaixa perfeitamente, vide os licoes de vida em que ele da um show, ja em outros ele realmente se torna um chato, um mala mesmo^^… quem nao se lembra do vhs… putz ^^
    Porem jamais concordaria com o afastamento dele. o cast perderia muito com isso. eh so da um calmante pro garoto q tudo se resolve… rsrsrsrsrs

    nao gostei desse cast… assunto ficou perdido demais… parece q nao houve pesquisa nenhuma…

  105. Jurandir Filho
    2 | July | 2008 às 12:29

    Não sei nem porque estão discutindo uma coisa que não vai acontecer. Não vai ter afastamento nenhum. E nunca nem passou pela nossa cabeça isso.

    Virem a página, por favor. ;)

  106. Danillo Henrique - 19 anos - Recife-PE
    2 | July | 2008 às 12:50

    Acho bom virarem a página mesmo! :lol:

  107. Maurício Saldanha
    2 | July | 2008 às 13:28

    pagina dois, capitulo 84 :smile:

  108. Erick Santos | RJ | 29 anos
    2 | July | 2008 às 14:32

    Olá seres rapaduriamos,

    Semana agitada e só agora com tempo de escutar o casting. Ótimo como sempre e chutes no saco como nunca:
    1 - Assimov alemão? o_O ! Eu sei que vc PH já pediu desculpas sobre isso mas essa foi impagável;
    2 - No filme A.I. o filho da mulher não morre, ele sofre de uma doença que aparentemente não teria cura, mas ele volta e faz o David (acho que é esse o nome) agir de forma errada para ser expulso. Ele tem consciência que é um robo, mas almeja ser um menino para que sua mãe o ame mais. E ele nega o fato de ser robo para que as outras pessoas o vejam como igual;
    3 - No filme o homem Bicentenário, ele é um robo e parte numa jornada para tentar achar algum outro robo que tenha adquirido “personalidade” e “consciência”;
    4 - Robocop não é um robo, é um ciborgue, ou seja organismo orgânico com partes artificiais;

    Mas retornando a genese desse debate, o ser humano almeja deixar sua marca neste plano, e para tal, assim como ter um filho seria a perpetuação desta marca no plano, gerar um outro tipo de vida, ainda que artificial, também o seria.
    O ser humano teme o desconhecido, assim como a morte, com isso fez as questões máximas que o tornam “humano”, são estas:
    1 - De onde viemos?
    2 - Para que fomos criados?
    3 - Qual o nosso objetivo nessa existência?
    Esse mesmo questionamento quando feitos a uma “máquina sem alma” são perguntas vazias, mas quando feitas a seres com a centelha da vida elas continuam não tendo solução, mas tem uma simples resposta: “Fazer algo ainda maior.” Isso é bem retratado nos filmes mencionados (mágico de oz, e oroz também, homem bicentenário, metrópolis, etc), e melhor ainda retradado pela existência deste portal e pod que supera-se a cada dia.
    Vcs falaram pouco sobre o filme, mas esse pouco deixou-me com vontade de ve-lo e recomendá-lo.

    Juras,
    Ótima participação no nowloading. Se vcs não falassem do tema do sephirot eu ia pertudar vcs até o inferno.

    Momento máximo:
    PH disse: “Karl Marx, o barbudinho…” hahahahahah, essa foi ótima.

    Acho que é isso,
    Parabéns e até o próximo cast.

  109. Meu esposo me levou a força para ver Wall-E.

    Que bom que ele fez isso, amei o filme…

    Qdo cheguei da sessão ouvi o cast e o mais interessante é que vcs discutiram antes de ver o filme…

    Acompanhando os comentários percebe-se o quanto a galera gostou do Wall-E e a mensagem que ele anunciou não sairá de nossas mentes…

    É por essa e outras que amo o Rapaduracast. Aqui somos parte integrante do site/podcast/blog e não meros coadjuvantes… Vide a participação da Vanessa e de outros leitores…

    Continuem a tratar seus leitores e ouvintes dessa forma, e receberão o carinho que foi plenamente demonstrado no cast anterior dos 4 anos do CCR.

    Um abraço.

  110. Danillo Henrique - 19 anos - Recife-PE
    2 | July | 2008 às 17:36

    Wall-e é um fenômeno cinematográfico! :mrgreen:

  111. Edivaldo
    2 | July | 2008 às 20:45

    Samuel Wall-E é isso tudo é muito mais, a era do gelo esta londe de ser o melhor filme de animação apesar de ter sido bom, kung fu panda é so mais um filme da dreamwork q sempre valoriza mais quem vai dublar do que a perfeição das animações, os filmes da Pixar são super realistas em muitos momentos eu chego ate me perguntar será que seja real?.
    Animação não é so pra criança.
    se a Disney e a pixar fizessem seu filmes pensando so nas crianças elas ja estariam falidas.

  112. Edivaldo
    2 | July | 2008 às 20:48

    Kung Fu panda conserteza tera muita ação e cenas de comédia o que realmente as crianças gostam, mas conteúdo que é bom tem pouco e é nesse ponto também que Wall-e é superior um otimo roteiro uma otima hisória alem das animações perfeitas :razz:

  113. Samuel Corrêa - 25 - Belo Horizonte
    2 | July | 2008 às 20:49

    Maurício,

    Sei que tu não liga para estes comentários, e nem deve, se está no programa até hoje é pq tem talento. Outra coisa, agradeço muito sua contribuição no programa, pois através de suas dicas assisti “ELIZABETHOWN”, um dos meus top 10. Continue assim cara, curto muito sua opinião e seu trabalho.

  114. Jurandir Filho
    2 | July | 2008 às 21:00

    Samuel, a recomendação de “Elizabethtown” foi minha. Mauricio odeia esse filme. lol :grin:

  115. Alexandre - FSA-BA
    2 | July | 2008 às 21:20

    Demorei para comentar pois nao queria faze-lo sem ver o filme. Voces falaram tanto da Maria la que eu fiquei ate com vontade de ver o filme, mesmo sabendo que deve ser bem trash! Otimo cast, nao senti falta de nenhum robo, so achei que filmes como matrix deveriam ganhar um pouco mais de discursao. Voces ficaram muito tempo na questão Robo-androide e nao discutiram uma coisa importante: a possiblidade dessas maquinas maravilhosas criadas pelo homem se voltarem contra nós.

    Sobre Wall-e:
    Simplesmente amei esse novo filme da Pixar. Dos 9 filmes do studio esse junto com Os Invriveis se tornou meu favorito. O argumento do filme é emocionante, e o protagonista de uma empatia incrivel. Sem contar na ousadia de criar um filme quase que sem dialogos. Tudo funciona perfeitamente: Wall-e em nenhum momente é chato, muito pelo contrario. impossivel olhar nos olhos daquele robo e nao se contagiar com seu carisma. Porem o filme nao se confia somente nisso. As imagens da Terra cheia de lixo são imprecionantes, assim como a nave espacial onde vivem os humanos que abandonaram a terra.

  116. Eduardo
    2 | July | 2008 às 23:41

    Desculpe a todos, Rapaduras e leitores, pela pequena polêmica causada. :sad:

    —Leitores, podem pular este comentário—

    Dei apenas uma opinião pessoal (vide
    “SUGESTÕES, CRÍTICAS, DÚVIDAS E CHUTES NO SACO”). Da próxima vez, enviarei direto por email, para evitar constrangimentos (meus). :oops:

    Imagino que vocês “Rapaduras” se dêem bem. NUNCA questionei a amizade de vocês, ou o talento do Maurício, como podem ler nos comentários anteriores. Só citei que parecia “fora do ritmo DURANTE o jogo”. Não levem pro lado pessoal, por favor.

    Não estou liderando nenhum movimento de afastamento, alguns me entendaram mal, eu acho. Melhorar o bate-bola não significa demitir o jogador. :idea:

    Continuarei por perto. Eu fui meio radical, dizendo que apagaria o feed, pois tenho que concordar que só alguns momentos me incomodaram até hoje. O saldo sempre foi mais que positivo. :grin:

    Foi uma irritação de momento, quando eu disse não aguentar mais ouví-lo. (Sabe quando escrevemos coisas, e logo depois nos arrependemos?)

    Minha intenção desde o início, foi de fazer uma crítica construtiva, e nunca de ofender o Maurício, que com certeza merece todo o meu respeito.

    Ao Maurício, peço sinceramente mil perdões. Estou certo que eu, não faria uma participação melhor.

    E obrigado por toda a atenção dada à este fã de vocês!

    “Mau, fui mau, foi mau.” (Aff… essa foi ruim!)

    PS: Aguardando o Rapaduracast #84!

  117. gabriel arcanjo - Olinda
    3 | July | 2008 às 01:20

    assino em baixo do Eduardo.
    Espero apenas q o mau permita q os temas se desenvolvam com mais fluencia evitando emperrar o cast. Ah momentos em q ele discorda soh por discordar… uma pena isso.
    confesso q fiko meio com o pe atras quando ele participa…rezando pra q ele nao trave o cast com suas birras…

    Escutei o podcast no nowloading com ele e foi otimo…
    quando ele se entrega apenas ao tema eh uma maravilha.

  118. Danillo Henrique - 19 anos - Recife-PE
    3 | July | 2008 às 09:48

    Galera, página virada!

    Já estamos na pagina dois, capitulo 84…

    Se liguem!

  119. Ageu
    3 | July | 2008 às 09:50

    Só a titulo de informação e bom comentar sobre está lei da robotica. Valeu, foi muito bom este cast.

    A ‘Lei Zero’: um robô não pode fazer mal à humanidade e nem, por inacção, permitir que ela sofra algum mal. Desse modo, o bem da humanidade é primordial ao dos indivíduos.

    A chamada lei zero, porém, tem o sério problema de transferir ao robô o poder (possibilidade) de avaliar, diante das situações concretas, se o interesse da humanidade se sobrepõe ao interesse individual. Tal possibilidade abre uma perigosa brecha para a ditadura das máquinas, que elegeriam por si qual é o bem maior, sendo-lhe permitido, inclusive, fazer o mal a um ser humano (indivíduo), caso entendam que isso é melhor para a humanidade. Essa ditadura das máquinas é insinuada no último conto de I, robot, “O Conflito Evitável”, no qual o Coordenador Mundial (o governador geral das 4 regiões em que a Terra se dividiu após superar as divisões nacionais) entrevista Susan Calvin e chegam a conclusão de que as máquinas aos poucos estão tomando o controle dos destinos do planeta. Segundo o conto, alguns humanos (a Sociedade em Prol da Humanidade) descontentes com o poder que as máquinas passaram a ter, começam a sabotar os sistemas de produção, distribuição e organização da mão-de-obra, para que a culpa da desordem mundial recaísse sobre os robôs. Entretanto, as máquinas começam a fazer um jogo de lógica e influência com a humanidade para, aos poucos, eliminar os revoltosos para o bem geral da resto da população do planeta. Mas isto foi antes da elaboração da lei zero, por Giskard.

  120. saudaçoes galera do rapaduracast !! a tempos procurava um audiocast como o de vocês. é viciante. descobri pela teia de casts e nao paro de ouvir vocês. coloquei alguns no meu celular e enquanto vou para o trabalho ouço. a parte ruim é que acabo rindo sozinho e todo mundo fica me olhando, mas fazer o que né? a internet mostra que boas ideias e dedicaçao podem criar um grande sucesso. depois dessa rasgação de seda, seguinte ja existe algum podcast só do 007 ? se nao bem que poderia haver afinal é uma das personagens mais interessantes do cinema. poeria haver um super rapaduracast falando de toda a tragetoria do agente britanico. um grande abraço e sucesso a todos você.

  121. Sulamita - Fortaleza/CE - 25 anos
    3 | July | 2008 às 12:48

    A pixar é a pixar…

    Quão prazeroso é investir alguns minutos ouvinto este cast.

    Fiquei com água na boa para ver o filme.

    Afinal vcs sempre fazem isso com as grandes estréias.

    Agora terei que conseguir tempo e dinheiro para ver Wall-E no cinema.

    Se consideramos que tempo = dinheiro, terei que conseguir dinheiro ao quadrado para ver essa mais nova animação que tem sido tão bem comentada por todos.

    Um beijo garotos e até a próxima.

  122. Marcio
    3 | July | 2008 às 14:14

    Marcio dos Santos - 29 anos - Rio de Janeiro

    Fantástico esse podcast sobre robôs, as discussões do Maurício, os comentários do Raphael e as ponderações do Jurandir foram excelentes… É demais essas “viagens” do Maurício, faz analogia com Metropolis, botou o Pinóquio no assunto sobre robôs, dá uma visão muito peculiar de Matrix, enfim, a opinião dele é sempre interessante, apesar de eu não concordar com quase nada, mas isso é outra coisa…

    E o Wall-E tem tudo pra fazer um grande sucesso, afinal a Pixar praticamente não erra nos seus filmes, é incrível!

    Parabéns pelo podcast, e que tenham mais dessas discussões do Maurício com o Jurandir, parecem o Locke e o Jack discutindo no LOST, um tem uma visão mais racional da coisa e o outro uma visão mais filosófica… E eu ouvi um podcast sobre LOST com a participação do Maurício também que foi excelente…

    Vocês só não falaram do robô do Tio Maneco…

  123. Edgard
    3 | July | 2008 às 14:33

    Coincidentemente na semana que vocês falaram de Metropolis acharam 26 mins de cenas perdidas da versão original.

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u418816.shtml

  124. Danillo Henrique - 19 anos - Recife-PE
    3 | July | 2008 às 14:34

    É, eu vi essa notícia Edgard! :grin:

  125. gabriel arcanjo - Olinda
    3 | July | 2008 às 16:06

    parece q vcs soh aceitam elogios… uma pena.

  126. Jurandir Filho
    3 | July | 2008 às 17:24

    Gabriel, não é verdade. A diferença é que quando vemos críticas sem argumentos ou de interpretação errada, nós não aceitamos. Discutimos até chegar um senso comum. Não tem nada de errado nisso.

    O Maurício acompanha todas as mensagens e sabe tirar proveito das críticas sim. Da mesma forma que eu e o Ph sabemos tirar proveito das críticas. Só não vamos ficar calados quando uma colocação errada é feita. E outra, preferimos deixar até as críticas mal colocadas no ar, do que deletar, fato que acontece em muitos outros sites e podcasts…

  127. Samuel Corrêa - 25 - Belo Horizonte
    3 | July | 2008 às 17:47

    Jurandir,
    ELIZABETHTOWN foi vc???? Ouvi sobre este filme quando o Mauricio falou no pod do dia dos nomorados, falando que o cara tinha ido na lama e se levantou…….ops, não foi o Mauríco né!!!!!!!!!!!!

    OBRIGADO JURANDIR, vc tem bom gosto!!!

  128. Asdrubal
    3 | July | 2008 às 21:36

    Ótimo cast, muito boa escolha de assunto!
    Ah, avisem pro Maurício tomar um calmante antes de gravar o programa da próxima vez!

  129. Vanessa Carvalho (31 Anos Manaus)
    3 | July | 2008 às 22:39

    Explicando um comentário lá atrás:

    O Marvin é um robô construido com PHG (Personalidade Humana Genuina)… Em outras palavras ele é sarcastico, emaníaco depressivo…

    O livro é fantástico e o filme engrassadíssimo!

  130. Raphael PH Santos
    3 | July | 2008 às 22:57

    Eduardo,

    Página virada. ;] Espero que volte a nos escutar e, quando achar necessário, critica novamente. Tem essa não. Se quiser fazer isso particularmente (e isso serve para todos), segue meu e-mail: raphabs@gmail.com e tem meu Orkut, que é só vocês procurarem na comunidade do Cinema com Rapadura. Acham facinho, facinho.

    Ageu,

    É isso aí mesmo cara. Ótimo comentário. QUEM NÃO LEU, procurem o comentário do Ageu aí em cima. ;] Muito bom.

    Galera,

    Os comentários foram ótimos. Pessoal realmente tá gostando de Wall-E, entendendo o filme e tudo. Apesar de aparentemente simples, o filme não é, mas mesmo assim captaram a “vossa mensagem digníssimo mestre”. ;]

    Abraço a todos.