Oscar Revelação?

Publicado em: 20-07-2008 @ 8:44 pm 
Postado em: Mistureba
Escrito por: Amenar Neto

Nas minhas constantes reflexões sobre poder e importância do mundo cinematográfico e após assistir um dos filmes indicados ao prêmio máximo do Oscar desse ano, pude chegar a algumas conclusões. Para esclarecer melhor o motivo da matéria, o filme em questão chama-se “Juno” e a questão referente foi: seria correto implementar novas categorias na premiação do Oscar referentes a artistas e filmes revelação?

Eu fiquei horas pensando naquilo. Até porque, por um lado, artistas novos têm total condição de competir com muitos outros veteranos; bem como novos filmes. Só que todos nós sabemos que as premiações atuais baseiam-se na conveniência; claro que o quesito “qualidade” ainda é algo bem influente (graças a Deus). Porém, sabemos também que injustiças de premiações são algo que, se depender de seus realizadores, nunca sairá de moda.

No caso específico que me fez refletir sobre isso foi a talentosíssima Ellen Page que brilhou na pele de Juno MacGuff e anteriormente, viveu maravilhosamente a psicopata Haley em “Menina Má.com”. Ela conquistou a todos; menos a tão cobiçada estatueta dourada. Eu infelizmente ainda não vi a atuação de Marion Cotillard em “Piaf- Um Hino ao Amor”, que ganhou o prêmio de melhor atriz. Contudo, mesmo sem ter como estabelecer parâmetros, certamente Ellen Page não esteve em desvantagem.

Daí surgiu a pergunta: seria justo Page não ter ganhado a estatueta? Eu sou muito suspeito a falar sobre, pois simplesmente adorei “Juno”. Acredito que talentos como o dela tem que ser incentivados de todas as formas possíveis para que, futuramente, possa garantir a continuidade da qualidade cinematográfica; ao menos no âmbito das atuações. E nesse mesmo navio também iriam ser citadas, as produções mais alternativas como o próprio “Juno”, o indefinível “Magnólia”, ou o delicioso “Pequena Miss Sunshine”.

Filmes como esses citados, certamente nunca terão chances de concorrer na academia, juntamente com devastadores “Babel”, “Os Infiltrados”, “Sangue Negro”, “Onde Os Fracos Não Tem Vez”, “Desejo e Reparação” e por aí vai. Obras mais alternativas só têm vazão mesmo, se forem estrangeiras. Daí o Oscar para filmes estrangeiros; caso contrário, são quase que descartadas. Tudo bem que, alguns desses filmes foram até indicados ao prêmio, porém só serve mesmo como forma de consolação. Até porque, seria difícil compreender como filmes que são ovacionados pelo público e crítica, poderiam ser esquecidos pela academia.

E após passar horas pensando, cheguei à conclusão que sim. Devem sim serem implantadas categorias no Oscar que privilegiem, ou dêem chances para que atores ou filmes revelação possam também levar o ouro para casa. É a forma de germinar aquilo que tanto se exigiu, mas que não se é reconhecido. E caso vocês perguntem, não, eu não acho que o Oscar signifique muito. Mas reconhecimento é reconhecimento. Cruel e exclusivo, mas necessário para honrar e encher o ego de quem algum dia de alguma forma, demonstrou o que significa a palavra qualidade.

Tags: , ,



31 Comentários

  1. Joaquim Henrique
    20 | July | 2008 às 21:41

    Amenar Neto

    Vi Juno no cinema 3x, sem contar as inúmeras na locadora que trabalho e em casa (DVD).

    O Filme mereceu as indicações e o Oscar de roteiro original. Acredito que nunca nos sentimos tão bem como na indicação de Ellen Page!!! (A Renovação - A Competência)

    Vi Piaf e te garanto que quando vc ver vc tbm vai concordar que ela é a que mais merecia a estatueta!!!

    Daí podemos adentrar nos indicados de filme que em minha opinião houve injustiça: Na natureza selvagem e o Escafandro e a borboleta deveriam estar entre os cinco.

    Não me atrevo a dizer quais dos indicados caíriam (vamos lá - Juno e Conduta de risco).

    Na natureza selvagem não teria como estar fora, pois é um dos que mais merecia o prêmio!

    Direção, acho que foi entregue errado e Julian Schanabel deveria ter ganho e não os irmãos Cohen!!!

    E aí vamos longe… cadê a indicação do ator de o Escafandro e a borboleta??? Sean Penn??? Etc.!!!

  2. Diego Benevides
    21 | July | 2008 às 03:22

    Também vi “Juno” três vezes no cinema. É um filme bom, porém super-estimado, assim como “Pequena Miss Sunshine”. Adoro os dois, mas não são dois auges de qualidade máxima cinematográfica.

    Joaquim, concordo em muita coisa que você comentou. Marion Cotillard incorporou a própria Piaf e o Oscar foi mais que merecido. “Na Natureza Selvagem” foi sim um dos mais injustiçados, juntamente com “Não Estou Lá”.

    Mas ai, meu povo. Discutir Oscar é insistir em teorias que todo mundo já conhece: injustiça, qualidade, gostos pessoais, votantes, publicidade, etc. Nem tenho mais estômago.

  3. Danillo Henrique - 19 anos - Recife-PE
    21 | July | 2008 às 10:03

    Eu creio que a Ellen Page não merecia estatueta dourada de forma alguma! Ela fez um ótimo trabalho em Juno.. mas a Marion Cotillard dá um espetáculo em Piaf!

    Mas à respeito de criar categorias “revelação” no Oscar, é uma coisa totalmente excelente! Precisa-se dessas categorias na premiação para poder mostrar ao publico o trabalho dessas obras que nem sempre chegam ao ouvido das pessoas… E além de tudo dar o devido valor ao trabalho de todos aqueles que desenvolvem tais produções!

    Mas além de tudo, acho que o Oscar é uma velha panelinha… portanto, não há o que debater ou sugerir à respeito da premiação. Infelizmente empre vai ser assim, e ninguém tasca o bico! :neutral:

  4. Plínio
    21 | July | 2008 às 10:21

    Ok Amenar

    Veja Piaf e depois faça as comparações. Seria o essencial

  5. Pedro Kintao
    21 | July | 2008 às 10:24

    Eu referia que Ellen Page, ganhasse a estatueta!
    Massão poucos os filmes estrangeiros a receberem uma estatueta… O Labirinto Do Fauno, recebeu uma estatueta, porque orealizador era Guilhermo Del Toro, se fosse outro realizador a realizar O Labirinto Do Fauno, O Labirinto do Fauno, nem sequer ganhava uma estatueta!
    Vi Onde Os Fracos Não Têm Vez, e ODIEI o filme, o filme foi uma MERDA! :evil: :mad:
    Por mim Onde Os Fracos Não Têm Vez, ganharia uma framboesa de ouro na categoria de pior filme!
    Mas o Jaier Bardem, merecia um Oscar pela sua interpretação!
    E ainda bem que o ganhou! :smile:
    Acho que a cerimonia dos Oscares, é agora um festival, onde os famosos gostam de amostrar as suas novas roupas, e onde pouciose preocupam com os filmes!

  6. Plínio
    21 | July | 2008 às 10:33

    Eu particularmente achei o filme Juno “legalzinho” e a comparação que fizeram com Pequena Miss Sunchine para mim (PARA MIM !!)é apenas porque são dois filmes de baixo orçamento que fizeram sucesso no boca a boca e foram indicados ao Oscar. Pra mim Miss Sunchine é excepcionalmente melhor em todos os sentidos sendo que Juno é fantasioso demais com situações que não condiz com a realidade.
    Seria demais ter dúvidas em quem poderia ganhar o Oscar de melhor atriz esse ano. Marion Cottilard incorporou Piaf no cinema, numa das premiações mais certas dos últimos tempos.
    Pior ainda seria escrever um texto desses sem ao menos ter visto todos os filmes que vai comentar.

    Sobre o Oscar revelação poderia existir a não ser se fosse totalmente votado pelo público,mas dúvido que aconteça

  7. Danillo Henrique - 19 anos - Recife-PE
    21 | July | 2008 às 10:45

    Nunca que uma categoria escolhida pelo publico entraria na premiação. Totalmente fora de cogitação! :???:

  8. Diego Benevides
    21 | July | 2008 às 14:08

    Verdade, Danillo. E nem sei se seria uma boa idéia de o público votar em um Oscar. Acredito que os vencedores seriam eleitos MAIS por fanatismo do que por senso crítico em si.

  9. Amenar Neto
    21 | July | 2008 às 15:08

    Plínio,

    Apenas cogitei a possibilidade. Simplesmente afirmei que Ellen Page está tão boa que não fica em desvantagem para outros tipos de atuação. Por exemplo: Você não precisa assistir TODOS os filmes lançados no ano, para dizer que o que você mais gostou foi o melhor do ano. Esse tipo de afirmação não necessita do conhecimento de todos os demais participantes da classe.

    E eu simplesmente citei “Piaf”. Não aprofundei em NADA. Até porque eu não podia comentar algo que eu não vi. Por isso, nem ao menos qualifiquei o filme ou a atuação de Marion Cottilard. Vamos deixar de extremismos. :grin:

    -#-#-#-#-#-#-#-#-#-#-#-#-#-#-#

    A respeito das comparações com Pequena Miss Sunshine, elas existem devido ao filmes de baixo orçamnento sim, mas também da forma em que os mesmos surpreenderam público e crítica.

    -#-#-#-#-#-#-#-#-#-#-#-#-#-#-#-#

    Impossível a idéia da votação do público. Imagine os fanáticos? Harry Potter ganhando o Oscar? Imagine só!

  10. Diego Benevides
    21 | July | 2008 às 17:37

    Pelo menos Harry Potter é bem melhor produzido do que muitos outros por aí. rs ;) E já tá na hora de vencer por Efeitos Visuais ou Direção de Arte. Um dia quem sabe!

  11. Amenar Neto
    21 | July | 2008 às 17:53

    É, realmente. Ele é bem caprichado mesmo. Vamos esperar os próximos volumes para ver se ele ganha um Oscarzinho.

    –> O ruim é que os concorrentes não dão mole.

  12. Joaquim Henrique
    21 | July | 2008 às 19:03

    Acho que nada disso que foi comentado vai acontecer no Oscar!!! É uma ACADEMIA, esqueceram???!!!

    Mas acredito que em um futuro longe, possa acontecer o mais provável que é a divisão de COMÉDIA e DRAMA, como no Globo de Ouro! O que já era pra ter acontecido e nos primeiros Oscars algumas categorias eram assim (direção de arte, fotografia, diretor assistente, etc.).

    Público votar em Oscar acho ridículo!!!

    Acho que Pequena miss sunshine não tem nada a ver com Juno, e os críticos que criaram essa comparação!

  13. Bob
    21 | July | 2008 às 19:26

    O que é Oscar????????????? :shock:

    Falando sério agora, não dá pra levar esse prêmio a sério se formos pensar no cinema como um todo. Ele é voltado para cinema comercial e dificilmente vai sair disso.
    Temos que nos contentar apenas com as indicações, fazer o que? :roll:

  14. Rodolfo Teixeira
    21 | July | 2008 às 19:30

    Acho que, como alguem já disse, oscar nada tem a ver com qualidade. Filmes que passam longe de ganhar ou mesmo de serem indicados muitas vezes são muito melhores que aqueles ganhadores e são sensacionais. Precisamos parar de valorizar tanto ganhadores de Oscar. Por exemplo, adoro o Martin Scorsese, sem dúvida A ultima tentação de Cristo merecia o oscar de melhor direção na época. Mas o único Oscar dele, veio com o Citado “Os infiltrados”, que sem dúvida é muito bom tb, mas muito mais caro, muito mais vendido, muito mais produzido que os outros por ele dirigido, salvo algum esquecimento.

    Quanto a idéia de oscar para revelações, poderia causar um impacto bacana para divulgar esses atores que estão surgindo, como a Própria Ellen, que está fantástica nos dois filmes citados, Juno e MeninaMá.com.

  15. jose almeida
    22 | July | 2008 às 08:17

    Mesmo que se crie novas categorias pro oscar, isso nao vai mudar absolutamente nada porque e impossivel durante um ano inteiro haver uma unanimidade por um unico filme, ator, atriz, etc….Todos os premios sao assim, sempre vai ter alguem que vai achar que houve alguma injustiça ,nao da pra agradar a todos.Se Alfred HItchcock e Charles Chaplin so ganharam oscars em forma de homenagem….o oscar tem um grande historico de mancadas e injustiças, como qualquer outro premio, algumas gritantes outras nem tanto.Acho que so o fato de um ator ser indicado ja e um otimo incentivo pra carreira, principalmente se o ator/atriz em questao tiver talento.Perder um oscar nao arruina a carreira de ninguem, da mesma forma que ganhar nao e garantia de uma prospera carreira.Tai o Cuba Gooding Jr. que nao me deixa mentir…..

  16. Sabrina Cabral
    22 | July | 2008 às 09:47

    Galerinha desculpa minha ignorância, mas alguém sabe me dizer quais os quesitos utilizados para avaliação de melhor filme no oscar?!?!

  17. Danillo Henrique - 19 anos - Recife-PE
    22 | July | 2008 às 11:48

    Creio que essa é uma pergunta impossivel de se responder! :lol:

  18. Samuel Varela - 30 anos - Crato-CE
    22 | July | 2008 às 13:27

    Ainda não assisti nem Juno nem Piaf.
    Mas pretendo vê-los o mais breve possível.

  19. Renan
    22 | July | 2008 às 15:24

    Olá!

    Vou aproveitar o tema para esclarecer uma dúvida que possuo. Os prêmios do Oscar são votados por várias pessoas em cada categoria, correto? Então o que realmente quer dizer o Oscar ser comercial, tendencioso e etc?

    ……………………………………………………

    Quanto a atuação de Ellen Page, estava excelente mesmo. Mas Marion incorporou Piaf em uma daquelas atuações magistrais que vemos poucas vezes. Meryl Streep como Sofia ou Helen Archer(Ironweed), Heath Ledger como o Coringa ou Daniel Day-Lewis como Daniel Plainview (Sangue Negro). De tirar o fôlego.

    Abraços

  20. Laila
    22 | July | 2008 às 15:37

    Tbm acho Ellen Page uma ótima atriz, de todos os filmes que vi dela como: Mouth to Mouth, Os Fragmentos de Tracey, Menina Má.com e Juno ela atuou extremamente bem!
    Agora ganhar o Oscar, seria um exagero, ela atuou bem mas realmente não supera de maneira alguma Marion Cottilard em Piaf, foi uma interpretação extraordinária!!!
    Quem sabe Ellen Page ganha em uma outra oportunidade, pq com o talento dela logo ela estará concorrendo ao Oscar novamente!

  21. Amenar Neto
    22 | July | 2008 às 22:02

    É isso mesmo. Só cogitei a possibilidade dela ganhar, porque precisamos valorizar esses talentos. Heath Ledger, por exemplo, morreu sem ganhar seu Oscar. Agora, depois de morto, querem concedê-lo a estatueta. Espero que não aconteça o mesmo com Page.

    E eu concerteza virei Piaf ainda esse mês. Era algo que já tinha me chamado atenção à algum tempo - devido à imagem da personalidade -, e agora tenho ainda mais interesse após o lançamento em DVD e comentários bastante construtivos a respeito da atuação de Marion.

  22. Renan
    22 | July | 2008 às 22:14

    Reitero o que disse a respeito da atuação de Marion no meu post anterior, mas não posso deixar de louvar também o peso que a maquiagem exerce na personagem. Cotillard é brilhante, mas aqueles cabelos e aquele rosto envelhecido são poderosos aliados.

    Alias, há alguns videos antigos da Piaf no youtube que atestam a grande semelhança física e com os trejeitos da cantora.

    Abraços

  23. Amenar Neto
    22 | July | 2008 às 22:14

    Renan,

    Acho que um dos exemplos mais recentes desse caso de tendência, é o longa “A Bússula de Ouro”, que concorreu ao Oscar na categoria de Melhores Efeitos Especiais. Apesar de não ter gostado muito de “Transformers”, tenho que admitir que ele tem uma parte técnica impecável; não se havia dúvidas sobre quem seria o dono do Oscar.

    Só que, para surpresa de todos, o fraquinho “A Bússula de Ouro” ganhou. Aí observamos: Por que?

    Considerando que Hollywood tenta achar uma franquia que substitua o sucesso de “Senhor dos Anéis” a todo custo, a investida dessa vez foi na “Bússula”. Só que o filme fez relativamente feio nos cinemas, e foi destruído pelo público e crítica. E visando que o longa é baseado em uma série de livros - com outros volumes pela frente -, era necessário alavancar a franquia de alguma maneira. E justamente aí que o Oscar entra. Dá o Oscar, o filme ganha o “título”, e garante sua sequências. Como já é de costume, ela comete as maiores atrocidades possíveis.

    Mas claro que ela acerta DE VEZ EM QUANDO.

    –> Aquele Labrador branco correndo em um campo de açúcar, não foi fácil de engolir. “King Kong”, feito dois anos antes, tem efeitos muito melhores.

  24. Renan
    22 | July | 2008 às 22:46

    Com certeza, concordo plenamente. Deixei de ganhar uma promoção porque votei que o ganhador dos efeitos especiais seria “Transformers!” :cry:

    Mas o que quero dizer é que, partindo do pressuposto que a escolha de “A bússula de ouro” foi tendenciosa, então são várias as pessoas engajadas nessa tentativa de “promovê-lo”? Afinal, são várias pessoas que votam, certo?

    Abraços

  25. Rafaeç Ribeiro Lucio
    22 | July | 2008 às 23:21

    Um oscar de revelção, caberia bem se não houvesse nem uma restrição, como se fosse um oscar que servisse para atores, diretores, sonoplastas revelação. Todas as categorias.
    Em quanto a atuação da atriz principal de Juno, só posso avaliar tendo como reverência o filme Menina Má.com,ora devo dizer que foi uma ótima atuação, ora devo dizer que o oscar deste ano para Marion Cotillard foi maisque merecido, sua atuação é simplesmente extraordenária.

  26. Amenar Neto
    22 | July | 2008 às 23:48

    Sim Renan.

    É um meio de conveninências. Mas isso não quer dizer que sempre seja assim. ]

    Abraço

  27. Amenar Neto
    22 | July | 2008 às 23:49

    Ops! * Conveniências.

  28. Sabrina Cabral
    23 | July | 2008 às 13:07

    kkk…valeu Danillo….

  29. Jéssica Iatarelli
    23 | July | 2008 às 14:22

    Caro Amenar, venho através deste informar que o senhor é muito gostoso e que eu vou colocar maionese em você pra você ficar perfeito.

  30. Diego Benevides
    24 | July | 2008 às 01:00

    Bússola.

  31. QUEIROZ | São Gonçalo-RJ
    25 | July | 2008 às 00:33

    Concordo, concordo, concordo. O problema de montar a categoria melhor filme alternativo, que acaba virnado modinha e as pessoas vão copiar o estilo para aparecer ou ganhar´prêmio. Aliais deveria haver um premiação respeitável para os filmes alternativos.

Deixe um Comentário

Antes de fazer um comentário, leia atentamente esses avisos, regras e instruções. Todos os comentários publicados aqui no Rapadura Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. Eles exprimem a opinião dos visitantes e são publicados aqui automaticamente sem intermédio de um censor ou editor. Porém, todos os comentários são moderados e podem ser deletados sem aviso prévio. Regras:

1) Evite SPOILERS. Se for postar, coloque um aviso;
2) Saiba discutir, sem ofender;
3) Não fuja do assunto do tópico;
4) Acrescente algo. Pense antes de escrever!

Os campos Nome e E-mail são obrigatórios, mas seu e-mail não será exibido.


Opções:

Size

Colors