
Anteriormente, em uma matéria de minha autoria intitulada “Wacthmen: Ser Fiel ou Não?”, eu havia feito uma análise da diferença entre se adaptar uma obra em aberto – citando o exemplo do Homem-Aranha – e uma fechada – caso das graphic novels, citando a própria Watchmen.
Também tinha esclarecido o porquê de Zack Snyder estar a um passo da glória e também de cometer a maior heresia da vida dele. Pois bem, recentemente, Alan Moore, autor do enredo da HQ, falou a respeito da adaptação – que já foi lançado o primeiro trailer (legal a música do Smashing Pumpkins ao fundo) – e também sobre o diretor do longa: “Ele pode até ser um cara legal, mas o negócio é que ele é a pessoa que fez 300. Não vi os últimos filmes de quadrinhos, mas particularmente não gostei da HQ 300. Tenho vários pontos a criticar, e tudo que ouvi ou vi sobre o filme parece ter incrementado as críticas, ao invés de reduzi-las: que é algo racista, que é homofóbico e, acima de tudo, totalmente idiota (…)Há coisas que fizemos em Watchmen que só funcionariam em um gibi, e inclusive foram projetadas para mostrar coisas que outras mídias não conseguem“.
Alguns podem achar esta posição do bruxo dos quadrinhos extremamente radical, mas é só lembrar do estrago que foi feito em “V de Vingança” – outro clássico de Moore – e que, sem pestanejar, a sua atitude é totalmente compreensível. Afinal, uma obra, seja ela qual for, é como se fosse um filho. E quem gostaria de ver seu filho sendo mal-tratado por outro?
Que o diga Bob Kane quando, da época das filmagens de “Batman Eternamente”, bateu o pé quando Joel Schumacher colocou bat-mamilos no uniforme do Batman. Resultado? Schumacher só é conhecido como “o cara que acabou com o Batman no cinema”. A título de curiosidade, os uniformes dos vigilantes de Watchmen também têm peitinhos. Ou não atentaram para a foto do Ozymandias (Matthew Goode)? Estou com uma sensação de déjà vu!
Em meados dos anos 1990, Neil Gaiman declarou que, se dependesse dele, jamais veríamos um filme do Sandman. Egoísmo dele? Não. Ele apenas alegou que, adaptar Sandman para o cinema, seria o mesmo que mutilar um filho seu. E quem melhor do que o criador para falar de sua criatura?
Assim como em “V de Vingança”, Alan Moore não quis receber seus créditos e nem o dinheiro a que ele tem direito sobre a adaptação. E nem se deu ao trabalho de ver o trailer. Galera, na minha opinião, o trailer pode estar bacana, mas não é sinônimo de filmaço. Quantas vezes fomos enganados por trailers, digamos, “estilosos” e que, ao conferir o filme, saímos com a sensação de termos sofrido lavagem cerebral? Em “V de Vingança”, eu vi o trailer e achei que tinham feito algo decente. Triste engano. (tsc!)
25 | July | 2008 às 01:45
Me perdoe, V DE VINGANÇA é um filmaço!
Trato como filme, não como adaptação!
25 | July | 2008 às 08:04
Outra coisa, Zé… Parece que a intenção do Snyder com o uniforme do Adrian “Ozymandias” Veidt é justamente remeter à Batman & Robin. Lembre-se que, tal como os filmes do Joel Schumacher, o personagem tem uma opção sexual deixada meio que em aberto…
25 | July | 2008 às 08:57
Me perdoe, V DE VINGANÇA é um filmaço!
Trato como filme, não como adaptação![2]
25 | July | 2008 às 08:59
Conheço muito pouco das estorias de Watchmen dos quadrinhos,todas as vezes que li sobre a possibilidade de ser levada as telas os comentarios sao os mesmos:de que e impossivel adapta-las com a mesma qualidade.Nao sei exatamente o porque, mas tenho que admitir que tem coisas que so ficam legais no gibi mesmo (os uniformes dos X-Men, por exemplo que foram sabiamente modificados)pode ser que o Zack Snyder consiga, nao achei o trailer grande coisa nao, mas como nao costumo julgar filmes apenas pelo trailer o jeito e aguardar.Quanto a musica do Smashing PUmpikns…., Deus me livre……essa musica e da trilha de Batman & Robin (Eeeeeca, segudo o proprio Zack ela nao faz parte do filme, ainda bem pois nao seria um bom começo).
25 | July | 2008 às 09:03
Me perdoe, V DE VINGANÇA é um filmaço!
Trato como filme, não como adaptação![3]
V DE VINGANÇA é um tratado de sociologia… Rende belos estudos nessa disciplina!
Abraços
25 | July | 2008 às 10:02
Nao achei V de vingança ruim, mas tambem nao acho um filmaço.Agora nao da pra desvincula-lo da obra original, ele e uma adptaçao, e impossivel deixar de compara-lo com a obra de Alan Moore e trata-lo como se fosse um filme original.Ai seria um plagio.
25 | July | 2008 às 10:47
Sinceramente é besteira do Alan Moore. Stephen King é um dos autores que mais tem obras adaptadas para o cinema, algumas com resultados terriveis, e o que ele diz sobre isso? Que não se importa, se o filme ficar ruim, a pessoa pode procurar seu livro e ver a ideia original, conhecer a mensagem que eles quis realmente passar. O filme não vai estragar a obra original, vai continuar ali pra quem quiser conhecer.
O que o Alan Moore ganha com isso? Afastar seus “puxa sacos”(que não são poucos) dos filmes das suas adaptações. Quando ele diz que não quer saber do filme, que vai ser uma porcaria(sem ter olhado o resultado) os seus fãs xiitas pegam pra si o mesmo discurso. Não vai prestar, será o pior filme da hisória e bla bla bla.
Uma atitude de birra.
25 | July | 2008 às 10:58
E sobre o uniforme do Ozymandias, o cara já tinha explicado o propósito:
“Alguém estava me perturbando, dizendo que os uniformes parecem coisa do Joel Schumacher. E eu disse ‘você acha que eu não sei? Será que isso é um acidente?’ Se não fizessemos referência ao momento pelo qual os filmes de super-heróis estão hoje, da mesma maneira que Watchmen fez referência aos super-heróis dos quadrinhos de sua época, estaríamos equivocados. Nós tinhamos que fazer essas referências. É óbvio. Se você acha que o fato do uniforme do Ozymandias ter mamilos é um erro não entendeu nada. Pra mim quem pensa isso simplesmente não está prestando atenção suficiente”
A falta de informação é uma benção.
25 | July | 2008 às 11:55
Respondendo:
1) Thiago Siqueira: cara, eu entendi que ele queria fazer essa referência. Mas, sinceramente, não tem nada a ver. E é uma contradição: o Snyder, na época da pré-produção, disse que todo o contexto de Wacthmen seria o do quadrinho, ou seja, década de 1980. E onde é que se encaixa o “Batman & Robin” nisso, se o filme do Sucmacher é da década de 1990?
2)Pedro: se o fato de eu ser fã fervoroso de Wacthmen e de todo trabalho de Alan Moore for sintoma de puxa-saquismo, então sou um puxa saco, sim. Assim como tb sou do Stan Lee, do Nobuhiro Watsuki, Frank Miller entre outros. Eles têm culpa de serem gênios? Com relação a declaração que vc colocou em seu comentário (do Omelete, certo?), quando ele diz “é pq ninguém entendeu nada”. Entender o que? O cara primeiro diz que vai ambientar a história na década de 1980, e depois diz que vai fazer referencia a “Batman e Robin” de 1997. Sinceramente, ele até tem razão: entender o que?
Agora, concordo com vc no que diz respeito ao material original e bom o seu exemplo do Stephen King. E, não pense que minha intenção é de detratar o filme antes de seu lançamento. Tudo o que eu escrevi é com base em minhas impressões. Eu li Watchmen. Watchmen é simplesmente uma das melhores HQ’s de todos os tempos. É natural eu estar apreensivo com relação adaptação. Mas, de modo algum, eu quero fazer com que as pessoas deixem de conferir o filme por conta. MUITO PELO CONTRÁRIO. Estou ADORANDO a discussão que está sendo levantada, e isso é mais um motivo para conferir o filme. Eu pretendo ser o primeiro da fila na estréia para assistir e conferir o resultado pessoalmente. Eu sei que não será 100% fiel. O que quero saber é se terei o mesmo desapontamento que tive ao ver “V de Vingança”.
25 | July | 2008 às 12:13
E, no mais, só que eu tenho a dizer é: VOLTA SOUNDGARDEN!!!!
VOOOOLLLLLLLLTTTTAAAAAAAAAAA SOUNDGAAAAAAARRRRRRRRRRDEEEENNNN!!!!
25 | July | 2008 às 13:52
Me perdoe, V DE VINGANÇA é um filmaço!
Trato como filme, não como adaptação! [4]
E tenho altas expectativas para Watchmen… atualmente estou lendo a HQ e é maravilhosa.
25 | July | 2008 às 13:52
Me perdoe, V DE VINGANÇA é um filmaço!
Trato como filme, não como adaptação![4]
Mas se o Alan Moore tivesse mais boa vontade poderia fazer igual o Frank Miller que participou da criação de Sin City o filme, e ficou maravilhoso, uma das melhores adaptações de quadrinhos, muito fiel mesmo. Agora, eu não digo que acho que o Watchmen vai ser muito bom, eu sou fã dos quadrinhos e espero que não caguem, o que sempre há possibilidade.
Mas dá SIM para fazer um ótimo filme de Watchmen como de qualquer outro Hq ou Graphic novel, tem que ter as pessoas certas trabalhando na equipe.
25 | July | 2008 às 15:22
Eu so nao entendo porque ele (Alan Moore) vendeu os direitos pro cinema.Se ele achava que iam fazer cagada com a sua obra , nao deveria ter aceitado.Ficaria a sua versao como unica, apenas nos quadrinhos e pronto.)Pra que ficar falando mal do trabalho alheio????
25 | July | 2008 às 15:26
V de Vingança é um dos melhores filmes dessa década. Não tenho dúvida isso Eu entendi o filme inteiro, e por isso posso dizer isso.
Como é adaptação o grande público não gostou pois não tem nenhum super-herói desafiando a lei da gravidade, cenas de ações ou coisas desse tipo.
O problema é que eu acho que Watchen não conseguirá repetir esse feito. Deveriam ao menos perguntar ao Alan Moore o que ele quer na verdade, pois o cara é louco mesmo.
Quem já leu o livro dele ” A voz do fogo” vê se logo que uma tela de cinema é muito pouco pra o que ele quer nos transmitir.
25 | July | 2008 às 15:54
Me perdoe, V DE VINGANÇA é um filmaço!
Trato como filme, não como adaptação![6]
Eu to na maior expectativa pra esse filme. Comecei a ler a HQ agora,mas depois de Sin City,os Batman do Nolan,Homem de Ferro,X-Men e etc., filmes baseados em quadrinhos sempre me empolgam,mesmo eu não sendo uma expert em quadrinhos. E se tem a mão do Zack Snyder então…
25 | July | 2008 às 16:20
As adaptações das HQ de Alan Moore foram erros… até V de Vingança (que só funciona como filme e não adaptação - é um filme muito bom)!!!
Acredito que Watchmen não será só fiel como será um dos melhores filmes do ano e um marco no cinema em gerl e HQ!!!
Zack Snyder é super competente, adaptou (refilmou) madrugada dos mortos muito bem (melhor filme de zumbi já feito), 300 (é fantástico e melhor que a HQ)!!!
25 | July | 2008 às 16:54
“300 (é fantástico e melhor que a HQ)”… Concordo plenamente. A HQ do Frank Miler 300 é muito fraco, ainda mais quando comparado aos trabalhos anteriores dele… Já o filme do SNYDER é brilhante, funciona muito bem na telona!
Sobre a adaptação do Watchmen, sinceramente, é impossível ficar melhor que o material do Moore, pois a Graphic Novel dele é uma obra-prima! Mas se pegarmos que o próprio Cavaleiro das Trevas-filme tem elementos/referências de ANO UM, A PIADA MORTAL e o CAVALEIRO DAS TREVAS… que são obras memoravéis, também, pode ser que o resultado seja positivo, assim como foi com o blockbuster criado pelo Nolan!
25 | July | 2008 às 17:08
Alan Moore não vendeu os direitos de Watchmen pro cinema, os direitos pertencem à DC Comics, e por conseqüência, à Warner. Esse rolo dele com a DC começou quando a editora lançou uns produtos de merchandising do Watchmen e não deu um tostão a ele ou ao desenhista, Dave Gibbons. Moore rompeu com a DC e houve um acordo onde ele recuperaria os direitos da obra, desde que a DC não publicasse Watchmen por um certo período de anos, não me lembro exatamente quantos. Como a DC lança praticamente uma edição “definitiva” a cada cinco anos, isso não vai acontecer tão cedo.
E o rolo com o cinema é mais complicado. Na época de “V de Vingança” o produtor disse que Moore estava muito empolgado com o filme, e isso fez a barba dele pegar fogo. O produtor se recusou a pedir desculpas publicamente, Moore ficou de saco cheio e se negou a ter envolvimento com as próximas adaptações de suas obras, de ter seu nome associado a elas, ou até mesmo de receber direitos autorais, que vão apenas para os desenhistas.
Quanto à qualidade das adaptações, nem vou entrar no mérito da questão. Qualquer filme, por pior que seja, sempre vai ter seus fãs. Só posso dar minha opinião pessoal, como todos fazem. “From Hell” é minha obra favorita de Alan Moore, mas o filme abandonou qualquer tentativa de ser original e se afundou em clichês. “A Liga Extraordinária” sofreu do mesmo mal, mas foi ainda pior pelos palpites de Sean Connery no roteiro. “V de Vingança” foi até fiel ao quadrinho, mas faltou alma, emoção, sei lá o nome certo.
E “Watchmen”? Bom, pela profundidade e alcance da obra, é óbvio que é infilmável. Quem leu sabe disso (é até engraçado ver gente que não leu dando palpite). Talvez uma minissérie desse conta, mas não um filme de duas horas e meia. Moore cansou de dizer em entrevistas que ele e Gibbons usaram técnicas narrativas que só funcionam na mídia quadrinhos. É claro que o trailer parece legal, mas vamos ser sinceros: o visual é a parte mais fácil de capturar fielmente. É só pegar uma página do gibi e falar pros técnicos: “façam igual isto aqui!” Quero ver o diretor e os roteiristas pegarem bem o ritmo da história, aquela melancolia que permeia cada página.
Este post tá muito longo, vou acabar por aqui mesmo. Outra hora eu visito o site de novo.
25 | July | 2008 às 17:43
Caramba, essa foto do Alan Moore; puxa como ele é “estranho”, “diferente”, “esquisito”, “sinistro”!
25 | July | 2008 às 19:00
Zé, vai me dizer que não existia borracha nos anos 80 pra fazer um uniforme com mamilos visiveis?
Não vejo motivo pra tanta desaprovação. Na HQ os herois comentavam que achavam seus uniformes, muitas vezes, ridiculos, e o Snyder quis atualizar para um dos exemplos mais ridiculos que temos na memoria: os uniformes dos Batmans do Joel Schumacher. Acho a ideia muito valida.
Além de afastar varias pessoas do filme, o Alan Moore não ajuda em nada o desenhista Dave Gibbons. Que ao contrario dele está lá conferindo como tudo ficou. Watchmen tbm é Dave Gibbons. Ele está adorando tudo, os video-blogs não deixam mentir.
Sem duvida, Alan Moore tem otimas histórias, sou fã delas, mas como pessoa ele é um porre. Eu sou fã, e diria que vc é fã tbm e não num nivel puxa saco como eu disse na primeira resposta. Um puxa saco seria o cara que não vai ver pq o Moore falou que não tem interesse no filme(duvido que o barbudo não vai alugar o DVD depois pra ver como ficou, claro que vai
), ou diz que a narrativa de Watchmen não vai funcionar no cinema.
Pode anotar, que pessoas vão começar a odiar 300 pq o ingles disse que não gosta da HQ. Ah, vão ter varios.
25 | July | 2008 às 20:44
Galera,
alguns vão pensar “o que é que eu tenho a ver com isso”, mas gostaria de avisar que na semana que vem eu estarei ausente por conta de uma viagem a Maceió. Por isso, semana que vem não poderei ler os comentários de vcs. Digo isso pq eu gosto muito dos comentários dos leitores do CCR e alguns eu sinto como se já conhecesse como o Samuel Varela, Plínio, Gabriela, Guga e o Pedro. Ah, por falar nisso, eu entendi o q vc quis dizer, só queria deixar claro que o meu intuito é gerar a discussão sobre o filme. E ressalto que vou vê-lo sim e é tb p vcs conferirem tb. Assim, podemos rever ou reafirmar nossos pontos de vista.
Bom, é só isso. Já tomei de mais o tempo de vcs. Abraço!
25 | July | 2008 às 21:16
Esse filme tem tudo pra ser ótimo e desde o os primeiros segundos do trailer já ficou claro que o diretor deixou toda a explicação a respeito do enredo do filme pra lá, a única coisa que ele quis fazer foi mostrar que estéticamente a adaptação está perfeita. Aquela cena do castelo surgindo em marte é fantástica.
Enfim, eu espero muito desse filme e pra falar a verdade eu espero um adaptação melhor até que Batman TDN.
26 | July | 2008 às 12:25
Estamos tratando de duas mídias diferentes, e adapatações sempre terão controvérsias, não adianta implicar, sempre vai axistir, é tão fácil deixar a birra de lado, sendo ruim ou não o filme não vai fazer diferença nenhuma pra quem sabe o valor que a obra original tem.
Não gostei de V de Vingança como adaptação, mas não posso negar que como filme ele tem sua excelência, e espero que pelo menos com Watchmen seja assim também.
O Alan Moore tá peidando pra tudo isso
26 | July | 2008 às 16:17
Alan Moore é um fanfarrão!!!
26 | July | 2008 às 19:59
Realmente certas coisas só dão certo nos quadrinhos.
Eu vi o filme e li a HQ de V de Vingança e achei os dois excelentes.
São fornas diferentes de se contar uma história, fazer uma adaptação completamente fiel pro cinema de V de Vingança não daria certo, seria um filme muito extenso que não venderia, que atingiria apenas um pequena parcela da população.
Não daria bilheteria, ninguém faz um filme para não ganhar em cima dele, então eu gosto dos dois.
Todos sabemos que Moore é um cara muito difícil de se lidar, mas qualquer um pode compreendê-lo, depois de ver o que fizeram com a Liga Extraordinária, mas se ele fosse um pouco mais colaborador talvez pudesse dar seus palpites na produção como foi feito em Sin City.
26 | July | 2008 às 20:24
Eu gostei de V de vingança, por ganhar feiçoes mais de filme político do que necessariamente, uma adaptação de quadrinhos. O Allan Moore não gosta que adaptem as hqs dele para o cinema e ponto. Queria que ele fosse que nem Frank Miller e fosse lá fazer com a própria mão sabe, ao invés de só reclamar. E um ponto positivo para mim das grafic novels de Frank Miller e Allan Moore é que não sou leitor. Então quando vou ao cinema, tudo lá é novidade para mim.
27 | July | 2008 às 17:20
Puts, Alan Moore é o mestre.
Mas, meio que me decepcionou agora.
Como assim, “ele foi o cara que dirigiu 300″?.
28 | July | 2008 às 08:45
Não achei V de Vingança um filmaço, mas não deixa de ser um filme muito bom. Não li a HQ, então não posso dar uma opinião melhor.
Quanto a Watchman, esse sim eu tenho a mini-série, a qualidade do filme tem que ser bem superior senão não ficará legal. Não entendo que ligação é essa com Batman & Robin…
Gostei do trailer, mas espero muito mais.
19 | August | 2008 às 00:39
O problema é que nenhum fã quer ver adaptação e sim uma cópia da HQ nas telonas só pra no final sair dizendo por aí que ficou igual ao que leu! Foi idiota de sua parte usar “V for Vendetta” como exemplo de algo que deu errado, pelo contrario, o filme consertou muitos clichés da HQ, aposto que você queria que colocasem a cópia exata daquele final onde Evey encarna o uniforme do Codename V e sai desfilando pelas ruas dando aquele ar de Fantasma o espirito que anda ou Zorro, onde a porra do personagem ganha menos valor do que a bosta de uma mascara e uniforme.
Te liga Zé
19 | August | 2008 às 01:17
Não sei porque essa frescura toda com Watchman, nem porque é a maior Graphic Novel de todos os tempos, pois li todas as obras de Alan Moore e a achei um de seus trabalhos mais inferiores. Tira o personagem Rorscharch, corta a participação do guri lendo aquele gibi ao lado da banca e esquece daqueles textos do final de cada Watchman contando como era em um ponto da vida dos herois aposentados que acaba só sobrando uma história infantil ao ponto de um estupro entre herois ser a coisa mais criativa dos quadrinhos.
Concordo com o Fabio acima, pois eu também quero é ver uma boa adaptação como a exemplo o perfeito V de Vingança, porque eu não quero pagar pra ver cópia igual a Sin City onde Frank Miller deixou usarem suas HQs de Story board onde até as catotas de Frank Miller saltaram das páginas para a tela grande.
Te liga aí Zé!!!
19 | August | 2008 às 15:13
Palavras de ninguém menos que Kevin Smith, logo após ver WATCHMEN:
Eu vi “Watchmen”. É impressionante. O contrato de confidencialidade que eu assinei me impede de dizer muito, mas eu posso falar isso com um puta entusiasmo: Snyder e Cia. conseguiram.
Lembram daquele sentimento de assistir a Sin City na telona e ficar abismado com o quão fiel foi a transição do material, em termos de conteúdo e visual?! Triplique isso e você estará perto de assistir a Watchmen. Até Alan Moore pode se surpreender com o quão próximo o filme está do livro. Março não pode demorar.
***
Com certeza, Março não pode demorar mesmo.
Depois da grande espera que foi por Batman: TDK, agora a espera será por Watchmen.
26 | August | 2008 às 23:19
É isso aí, todo mundo entusiasmado pra rever tudo igualzinho como no gibi, quem leu já leu e quem não leu que dane-se os quadrinhos pois já irá ver tudo na tela grande mesmo. É, realmente assistir Sin City foi uma grande esperiência, vamos ver, tinha o Volume 1, a Grande Matança e O Assassino Amarelo, até hoje não entendi porque colocaram a Grande Matança sem antes apresentar A Dama Fatal, talvez na hora da cópia não perceberam que faltou o 2º volume e acabaram usando o 1, 3 e 4.
26 | August | 2008 às 23:38
Olha Ana A Dama Fatal vai ser apresentada no 2º filme de SIN CITY por pura meninice de Frank Miller em querer a qualquer custo que Angelina Jolie fize-se o tal papel da Ava. Vai ser realmente outra cópia das páginas para tela grande, desta vez vou economizar dinheiro com esses dois filmes pois já li mesmo então pra quê gastar em SIN CITY 2 e WATCHMAN se acabou de ser confirmado que será uma cópia super mega ultra hiper fiel.
Valeu a dica Kevin Smith
27 | August | 2008 às 13:12
leiam as críticas de 300 e sin city em contracampo