
Em 1978, o diretor Richard Donner, juntamente com o ator Christopher Reeve, fizeram o que é considerada a primeira adaptação hollywoodiana de um super-herói de histórias em quadrinhos: “Superman – O Filme”. Nos anos que se seguiram; em 1980, 1983 e 1987; foram realizadas mais três longas sobre o Homem de Aço (sendo os dois últimos execráveis).
No fim da década de 1980, foi a vez de Batman estrelar o seu filme com a pompa que os estúdios de Hollywood puderam lhe oferecer. Para a empreitada fora escalado o diretor Tim Burton, que antes só tinha um sucesso, “Os Fantasmas Se Divertem”. O seu estilo gótico caiu como uma luva para o Homem-Morcego. Para o papel de vilão do filme, no caso o Coringa, ele pôde ter à sua disponibilidade uma das maiores lendas vivas do cinema: Jack Nicholson. Praticamente, o Coringa roubou o filme do Batman.
O sucesso de Batman garantiu uma seqüência em 1992, “Batman – O Retorno”. Novamente com Tim na direção, Michael Keaton como Bruce Wayne e com mais duas estrelas na película: Danny DeVito como Pingüim e Michelle Pfeiffer no papel de Mulher-Gato. De fato, um filme tão sombrio quanto o original, sem perder a qualidade. Aí, em 1995 sai Burton e entra aquele que é conhecido mundialmente por achincalhar com o Batman no cinema: Joel Schumacher. Em “Batman Eternamente”, ele fez coisas que nem o Ed Wood seria capaz de pensar. Um exemplo: aquela cena em que o Batmóvel dispara uma corda e praticamente escala a parede. Inveja de um certo aracnídeo? Sem falar no seu comando sobre a atuação dos personagens: ao mesmo tempo em que temos um Bruce Wayne apático (Val Kilmer), temos também um Charada que faz “caras e bocas” demais (Jim Carrey). Deste longa, na minha opinião, o que escapa é a trilha sonora com U2, Seal (a linda “Kiss From A Rose”), The Offspring e outros.

Após dois anos, Joel consegue a proeza de fazer um trabalho muito pior, o antológico (de tão ruim) “Batman & Robin”. Só sei que este filme foi o golpe de misericórdia para a WB não se aventurar a fazer adaptações de Batman ou outros personagens para o cinema. Pelo menos, em 20 anos, a DC conseguiu lançar oito adaptações de seus dois principais personagens. E a Marvel? Somente a ver navios, até chegarmos ao ano 2000.
No último ano do século XX, Bryan Singer dá o pontapé inicial para a ascensão da Marvel Comics no cinema: “X-Men – O Filme”. O sucesso do filme dos mutantes foi a garantia de que era hora da rival da DC apostar em franquias baseadas em seus personagens. Em 2002, foi a vez de seu mais popular personagem ir às telonas: “Homem-Aranha”. O filme quebrou recordes, na época, que nem a própria editora e a Sony imaginavam ser capaz. Sam Raimi conseguiu uma proeza que pode ser equiparada a de Donner, na época do primeiro Superman: tornar a história de um super-herói de HQ em um verdadeiro épico da era contemporânea.
Nos anos que se seguiram pelo século XXI, a “Casa das Idéias”, em parceria com os estúdios de Hollywood, conseguiu transportar para o cinema seus super-heróis a todo vapor. Em produções que vão ficar na memória dos fãs mais ardorosos, no caso “X-Men 2” e “Homem-Aranha 2”, só para citar exemplos, e em outras que é melhor nem lembrar: “Hulk” do Ang Lee, “Elektra”, “O Justiceiro” entre outros. Mesmo assim, em menos de dez anos, a Marvel conseguiu produzir mais filmes (consequentemente obter mais dinheiro) do que a sua rival DC Comics. E agora, com os lucros obtidos, foi criada a Marvel Studios, sua própria produtora, responsável em realizar seus próprios filmes, como “Homem de Ferro” e “O Incrível Hulk”. E a DC? Em uma surpreendente reviravolta, ficou olhando de longe a Marvel levar a melhor.
A editora, numa tentativa vã, tentou começar a revidar. Em 2004, foi lançado “Mulher-Gato”. Nem preciso relatar o resultado disso. Já em 2005, a WB nos presenteou com o triunfal retorno do Morcegão em “Batman Begins” (desculpem-me os fãs dos filmes do Tim Burton, mas, para mim, o Batman começa verdadeiramente no cinema com o filme de Nolan). E que retornou este ano com “Batman – O Cavaleiro das Trevas”. Em 2006, foi a vez de seu maior super-herói voltar a dar as caras. Em “Superman – O Retorno”, Singer tentou dar novo animo ao Homem de Aço, mas o resultado foi abaixo das expectativas. Entretanto, uma seqüência já está garantida.
No fim das contas, após exatos trintas anos após “Superman – O Filme”, o saldo se mostra, com larga vantagem, favorável a Marvel, embora esta tenha começado tardiamente. A DC, que tinha a pretensão de levar “Liga da Justiça” às telonas em 2009 – o projeto volta e meia retorna à prancheta – decidiu não viver mais só de Batman e Superman. A editora está começando a apostar em outros super-heróis em filmes solos. O projeto sobre um longa do Flash voltou a ser mencionado, já tendo como diretor David Dobkin (Penetras Bons de Bico). Também um filme do Lanterna Verde sob o comando de Greg Berlanti e a mais recente novidade: uma possível adaptação do Homem-Borracha na mão dos Irmãos Wachowski, com Keanu Reeves como protagonista, pode se tornar realidade. Bom, no mais, é esperar para ver se a DC começa a despertar o interesse do público pelos seus personagens no cinema (pois a essa altura é difícil chegar perto da Marvel). E nisso, aproveito e pergunto: cadê o filme da Mulher-Maravilha?

29 | July | 2008 às 15:47
Para os fas de quadrinhos essa briga e otima, se uma ficar uma querendo superar a outra e dai surgirem projetos feitos com calma, e com qualidade o cinema so tem a ganhar.A unica coisa que nao gosto dos Batmans do Tim Burton e o protagonista (Michael Keaton)nao da.A estetica e otima, so que sao filmes com cara de anos 80, que foram muito festejados pela imprensa e grande parte da critica na epoca, mas nao da pra comparar com os filmes do Cristopher NOlann mesmo porque de la pra ca os efeitos especiais se aperfeiçoaram bastante.Acho que assim como Batman, muitos filmes de quadrinhos estavam planejados, mas era impossivel tira-los do papel (Watchmen, ha muito tempo se fala em adaptar)por falta de recursos tecnologicos.Quanto a heroinas femininas (nada contra)elas nao tem dado muita sorte no cinema e nao acho que a Mulher Maravilha caso aconteça faça muito sucesso.O mesmo acho de The Flash, nao creio que seja um personagem que empolgue o publico, mesmo porque esse negocio de super velocidade nao permite efeitos especiais muito espetaculares, como por exemplo os do Homem Aranha.Eu gostaria de ver na tela personagens mais epicos como Thor, ou Namor que propiciariam uma estetica diferente da que temos visto ultimamente.
29 | July | 2008 às 19:02
Eu acho que os personagens da DC com excessão do Batman e Super, só fiacm bem em grupo. Há muito matérial bom para uma transposição ou adaptação das hqs da Liga da Justiça para o cinema. Gostaria muito de ver uma transposição da maravilhosa série Justiça ou mesmo da futurista Reino do Amanhã, que ia até passo iniciado por TDK, de estórias com mais profundidade, direcionada para um público com mais maturidade. A Marvel tem ido bem, e nossa ansiedade para o filme dos Vingadores foi até atenuado, quando pensamos na sequencia que a Distinta Concorrência(DC), fará para TDK. Uns acreditam, entre eles Alottoni, que a boa seria que no próximo filme do Morcego houvesse um crossover entre o Morcego e o Super. Que dessa vez escolham um outro ator para o Super, mais condizente e que inspire mais respeito que Brandon Roth. Quem sabe Jim Cavieziel?
29 | July | 2008 às 19:03
Nunca fui muito fã de quadrinhos, no máximo via liga da justiça na TV. Mas, desses últimos filmes, devo ter visto todos. Pessoalmente estou mais ansioso pelos futuros lançamentos da Marvel (fui amplamente infulenciado por um amigo que é fã da Marvel).
P.S: Citação do coringa no canto do site ficou foda
29 | July | 2008 às 22:47
Se esqueceram de citar o Watchman que estreia ano que vem
29 | July | 2008 às 23:34
“Se esqueceram de citar o Watchman que estreia ano que vem”
Não se esquecerem.
Se vc ler atentamente a matéria, vai perceber que ela só trata dos heróis tradicionais (Batman, Superman, Homem-Aranha X-Men, etc) conhecidos do grande público.
Se vc diz que faltou citar Watchmen, entam tb faltou V de Vingança e Constantine, ambos da DC.
O grande problema dos heróis da DC, com exceção de Batman e um outo personagem, é que eles são “quase Deuses”, ou seja, são realmente SUPER-herois, são personagens praticamente invencíveis.
Isso sem falar que os protagonistas precisam de antagonistas, e praticamente são poucas as pessoas que conhecem os inimigos do Flash, do Lanterna Verde, da Mulher-Maravilha. Qdo se fala em vilão da DC os primeiros nomes que veem a nossa cabeça são Coringa, Luthor, Charada, ou seja, os vilões do Batman e do Superman.
Já a Marvel tem personagens que, por assim dizer, são mais carismaticos, que nos identificamos com maior facilidade.
E mais, seus vilões são comuns para mais de um personagem, vide por exemplo alguns vilões do Aranha que são os mesmos do Demolidor. Ou seja, há essa mesclagem de todo o Universo Marvel, enquanto que na DC isso é muito raro.
30 | July | 2008 às 00:11
É interessante notar que, a exceção do Superman, só os personagens mais sombrios da DC, um universo menos pesado que a Marvel (e, por isso, meu favorito), vingaram no cinema. Batman e V. Espero que Watchmen entre para esse rol!
30 | July | 2008 às 03:10
Kryptoniano bom, é kryptoniano morto!
30 | July | 2008 às 08:19
Talvez o filme do Flash até preste, se vingar. Lembro de uma entrevista com um possível diretor onde ele falava que o filme não teria apenas o personagem correndo pra lá e pra cá. Que teria física quântica, viagem no tempo, e até aquela cena clássica dos quadrinhos onde o Flash joga pingue-pongue com ele mesmo.
Mas parece que a prioridade agora são os filmes da Mulher-Maravilha e da Liga da Justiça. Esses, tenho até medo de imaginar como ficarão…
O problema da DC é que ela investe pouco no lado humano dos personagens, tanto que alguns personagens parecem nem ter vida pessoal. E assim fica difícil se identificar com eles. Bem ou mal, essa foi a grande sacada de Stan Lee.
30 | July | 2008 às 09:08
Eu gosto mais dos Super-Herois da Marvel!
30 | July | 2008 às 12:16
filme do homem borracha??????? pra q?
o digo o mesmo pra marvel… filme do homem formiga????
concordo q a marvel ta bem na frente da dc no q se refere a cinema, embora tenha um tom infantil demais, os filmes da marvel no geral me agradaram!!! mas espero q com o perfeito TDK a marvel note q não é preciso fazer um filme todo colorido pra agradar o publico!!!
parabens otima materia
30 | July | 2008 às 12:22
POIS É… ELE AINDA ESQUECEU DO QUARTETO FANTASTICO que arrebentou e o também do Aranha 3, sem comentários!!! a Marvel arriscou tudo esta é a verdade, pois o capitão america e o hulk dos anos 80, foram medios. E vai continuar pois AVI ARAD, é o cara da MARVEL studios.
30 | July | 2008 às 13:24
os filmes solos nao vao dar certo
principalmente o do homem borracha;o laterna,a mulher maravilha ate q vai
mas o borracha naoooooooooooooooo
.E o q todos esperam e o filme da liga da justiça e a wb ja ta fazendo esses suspenses todos vao ficar ancisos e irao prestijiar o filme 
30 | July | 2008 às 14:06
Lanterna Verde, se bem feito, tem potencial para se tornar o “Star Wars” das adaptações de quadrinhos. Chamem Geoff Johns para escrever o roteiro do filme, Martin Campbell na direção e tá feito o trabalho!
30 | July | 2008 às 19:04
Ai eu sou super fãdo Super Homem, mas juro que meu sonho é ver uma triologia sobre a liga da justiça.
30 | July | 2008 às 20:18
Acho que se bem trabalhado os heróis da DC dariam filmes bacanas. O Batman chegou ao tom certo, está perfeito. O Super homem deveria ter um filme mais real, porque não mostrar da visão do mundo quanto chegada de alguem com poder tão grande, a influência que ele traria para nossa sociedade politica e economicamente, alias poderia mostrar um lado mais humano dele preocupado com o fardo que ele poderia ter tendo que talvez carregar o mundo nas costas. Caprichar mais nas cenas de destruição envolvendo vilões. A Mulher maravilha poderia ter um filme mitológico trazendo os Deuses Gregos ao mundo atual. O Flash um filme mais cômico. Com o Lanterna Verde seria interessante um filme que fugisse um pouco da Terra, algo no espaço. Já o Filme da Liga: Marcianos brancos com a chegada do Ajax em um primeiro filme e um Darkside para encerrar.
31 | July | 2008 às 00:44
Eu nunca achei os personagens da DC legais pq os caras sempre eram super fodas, super poderosos, super perfeitos etc etc… não tinham adversários a altura exemplo.. laternas verdes, mulher maravilha, ajax… do superhomem então não vou nem comentar!!! só com o passar dos tempos foram intruduzidos vilões a altura para dar uma equilibrada!!!
Olhe o exemplo do homem aranha, todos os inimigos do cara são mais fortes q ele, sem falar q peter é um fudido.. sem grana, sem pais e persiguido pela opinião publica!!!
O heroi da DC q mais gosto é o batman… esse cara é foda!!!
mas tbm só passei a gostar de batman depois de ler “O Cavaleiro das Trevas”(fooooooodastica), “A Piada Mortal” e “O Longo Dia das Bruxas”
31 | July | 2008 às 08:21
Sempre gostei mais dos herois da Marvel, mas os da DC dão, e dariam ótimos filmes, é como o Rodrigo mencionou, é só ter a história certa.
O problema deles serem superpoderosos, pra mim não chega a atrapalhar, é só ver o caso do Thor… e realmente esta faltando nessa nova onda de filmes de super-herois histórias mais scifi, no espaço, com raças alienigenas, ja pensou algo do tipo Crise nas infinitas Terras?!!! o Lanterna seria uma boa opção mesmo.
31 | July | 2008 às 09:49
Sempre gostei mais do Universo DC do que da Marvel. E agora estou vendo que a DC está voltando com tudo ao cinema. Batman é só o começo.
31 | July | 2008 às 10:12
Prefiro o universo Marvel. Do pouco que conheço dos personagens DC, só o Batman e o Flash (por conta daquele seriado que via quando criança) me agrada de verdade. Mas talvez essas adaptações do homem-borracha e do lanterna verde sejam bem legais. Mas enquanto a DC ainda tenta traçar seu objetivo central, a Marvel corre atrás dos anos perdidos dando andamento a um projeto mais que grandioso, que reunirá vários de seus personagens em um único filme. Será que alguem conseguirá desbancar a maravilha que será “Os vingadores”? Duvido muito, mas nessa disputa entre duas grandes “mentes”, quem tem a ganhar somos nós.
Então que continue essa ardua luta entres os universos dos quadrinhos!
31 | July | 2008 às 10:31
adoro qualquer personagem da liga então pode ser filme de qualquer um deles.
31 | July | 2008 às 10:32
Homen borracha??? fala serio com tanto gente torcendo para um filme solo do Flash e do Lanterna verde ou O arqueiro junto com a canario negro, a DC tem tantos superherois bons e melhores q diganos (juSTICERO , ELEKTRA) ELES vem com o homem borracha. bom a o cinema ja nos mostrou diversas veses q colocar um diretor de filmes de comedia o resultado é fria e ainda matam os personagens (ex: Supermen III-declinio, Supermen IV q descanse em paz, Motroqueiro fantasma, demolidor, X-Men III, e por ai vai. torço pelos personagens da DC mas anda meio dificio depois de filmes como o Homen de Ferro superado apenas (tb né) pelo Batman o cavaleiro das trevas.
31 | July | 2008 às 20:15
hummmmmmmmm…fazer o que neh???
se a dc nos anos 70/80 mostrou todo seu potencial no cinema com superman e batman,nos anos 2000 a marvel mostrou q eh a verdadeira dona da coroa!
mas vieram constantine (q nem foi citado,mais eh um herói da dc,pelo selo vertigo)e ai batman begins,superman returns e agora o cavaleiro das trevas,já preparando terreno para watchmen.acho q nessa briga ainda tem muito pra acontecer…
só discordo de que levar filmes com heroínas seja ruim…lógico que naum!
tudo bem q estragaram a mulher-gato(com halle berry),ou a elektra (a otima jennifer garner),mas foi erro de direção ou de edição final…tiraram toda a mitologia das heroinas nesses filmes…A Assassina Elektra,virou uma ‘mãe’ no filme,e a anti-heronia felina combatente de uma mulher que produz cosméticos do mal???
kd a pesquisa antes de realizar um filme???
mas eles não aprenderam com os erros na cine-série em Batman?
pq naum tentar com elas tbm…estaum fazendo isso com justiceiro neh?
só espero q naum estraguem a nossa princesa de themysera Diana kuando ela for para as telonas!
pelo menos o trailler do filme dela em animação eh otimo!
e torço sim para o filme da liga,do flash,do lanterna e pq naum dar uma chance para Homen Borracha?
a marvel provou q filmes de heróis em celuloide podem dar certo msm neh?(vide Demolidor!)
terminei!
Ufa!!!
1 | August | 2008 às 13:29
Bem..Enquanto a dc fizer aquelas porcarias-Mulher gato etc…
Ainda serei um marvete!
1 | August | 2008 às 14:13
homen borracha ? ? eu acho que é uma personagem muito apagado para se ter um filme, mas se por acaso vingar , o ator ideal para fazer esse papel seria Jim Carrey, pois o personagem é um completo comediante que faz piada de tudo e de todos, e até aperencia dele e aquele estipo elastico de atuar seria perfeito para o papel.
1 | August | 2008 às 16:39
Cássio Bezzi
o loko Cássio, comparar o Demolidor com o Homem Borracha… coitado do “homem sem medo” as historias do Demolidor eram fantasticas, principalmente na época em q estavam nas mão mais do q competentes do mestre Frank Miller, kem já leu “A Queda de Murdock” sabe oq to dizendo…
*se não me falha a memoria Elektra foi criação do Miller qdo ele roteirizava o Demolidor..
1 | August | 2008 às 20:47
Matéria didática e informativa… muito boa!!!
Parabéns!!!
Ainda sonho em ler uma matéria sobre TODAS as adaptações com sinopses, críticas, curiosidades, etc. “de TODOS os filmes!!!”
1 | August | 2008 às 22:40
Rodrigo de Paula…PAOSKpoaskPOAKSpoaskPOAKSpoaks
Gostei do comentário que fez!!!
e sim…comparar um ao outro foi tolice msm…se pronuciarmos o mestre FRANK MILLER neh???
mas kuando comparei,kis pensar no tipo de herói que estavamos falando…fOra nós,que conheçemos as peripécias do homen-borracha e os altos de Demolidor,as outras pessoas non conhecem,inton seria uma oportunidade das pessoas conhecerem entendeu?
pq se vouce perguntar se uma pessoa conhece X-men,Homen Aranha,Batman,Superman…todos conhecem certO?
já demolidor,elektra,motoqueiro fantasma naum saum muitos conhecidos entendi???
foi essa a comparação que quis fazer!!!
^^
se bem que eo prefiro o capitão marvel do que o homen borracha!!!
2 | August | 2008 às 00:59
Virei DCnauta desde que vi “Batman - O Retorno” lá em 92 no cinemão. Era moleque, bem novinho e altamente imprecionável.
Passaram-se os anos e a deliciosa impressão que tinha daquele filme, em dobradinha com o saboroso (ainda que meio torno e cheio de adaptações denecessárias) “Batman - O Filme” permaneceu.
Com a chegada de “X-men - O Filme” apenas cresceu (nunca engoli aquele filme, e ainda não engulo).
Mas algo aconteceu. Chegou um “Homem-Aranha” fantástico, um “X-men 2″ de tirar o chapéu (que redimiu totalmente as bobagens do primeiro filme) e logo depois “Homem-Aranha 2″ para derrubar a casa e então eu pensei “Poxa, a DC está marcando toca!”.
A DC resolveu se mexer e a Warner, surrupiando o responsavel por esse renascimento cinematográfico da Marvel, comete o - quase tão chato quanto “Hulk” - “Superman - O Retorno”.
Ai, pensei que era a falência. E a coisa só prometia do lado da Marvel. Mas quando foi saindo “X-men 3″ (socorro), “Homem-Aranha 3″ (esse merece levar zero da professora!), “Quarteto Fantástico”, “Demolidor” (e a famigerada ‘briga no parquinho’), “Elektra” e outras asneiras ai senti uma pontada, uma sensação de que esse renascimento não passava de algo ‘pontual’.
A DC, por outro lado, comendo quieta, ainda arriscou algo ‘familia’ para tentar barrar a concorrencia e lá fomos nós com “Mulher-Gato” (que chega a ser incrivelmente cômico para não dizer trágico).
Mas aparetemente caiu em si e resolveu botar ordem no barraco ‘É pra fazer? Vamos fazer pouco mas fazer direito!’. Veio “Constantine” (apesar de amplamente adaptado - o inglês desbocado virou um californiano almofadinha! - é um filme de respeito), “V de Vingança”, “Batman Begins” e agora o ápice - pelo menos até o momento - desse renascimento “O Cavaleiro das Trevas” que coloca, fácil, todos esses filmes da Marvel, desde X-men e Homem-Aranha - num saco e joga tudo na sarjeta.
A Marvel ainda vem cometendo os seus, com maior - vulgo Homem-de-Ferro que também não é essa coca-cola toda - e menor - “Quarteto e Surfista”, o novo “Hulk” - êxito.
Na boa? Na contagem de corpos, sou mais qualidade que quantidade. Que a DC leve uns bons anos para fazer suas adaptações, mas que faça direito, coisa que aprendeu ao permitir coisas como “Batman Eternamente”, “Batman e Robin” e “Mulher-Gato”.
Que venham Lanterna, Arqueiro (que, ao que parece, já tem um roteiro fantástico a sua espera!), Flash, Mulher-Maravilha (outro personagem que, aparenta ter ganhado um longa animado fabuloso), Liga e toda a turma da DC que, diga-se de passagem, podem não ter um histórico cinematográfico extenso, mas somando seu histórico televisivo (séries animadas, Live Action - excetuando coisas como “Batman” da década de 60) e mesmo cinematográfico, é invejável.
2 | August | 2008 às 01:02
E olha que esquecemos de citar oitras adaptações de quadrinhos que acabaram correndo por fora, como “Sin City”, “300″, “Blade” (da propria Marvel e que, infelizmente, de uma sequencia a outra, foi só ladeira a baixo!) e “Watchmen” que tá chegando ai ano que vem!
Vamos ver no que dá!
2 | August | 2008 às 17:08
Os herois da Marvel têm estilo, e adoros os seus uniformes! Mas os da DC não prestam, são fortes, a roupa deles não prestam e etc…
2 | August | 2008 às 17:09
O melhor Super-Heroi da DC é o Batman!
2 | August | 2008 às 17:11
Acho que o Homem de Borracha e o Lanterna Verde vão ter um bom filme!
3 | August | 2008 às 02:56
Muito boa a matéria, a maioria dos filmes eu vi quando ainda era criança, portanto não consigo falar mal dos filmes do Batman, pois eu ainda não possui o olhar técnico, e sim, ao contrário do que foi comentado, eu gostei muito dos filmes do Batman, e de todos os do Super-Homem.
Hoje maior de idade, revendo alguns filmes, e vendo novos filmes de super heróis, com um olhar mais aguçado, consigo perceber a quantidade de “lixo” produzida anteriormente, se vc viu um filme quando criança, não veja de novo quando adulto, pois irá perder muito da magia.
Eu acho que esse novo filme do Batman, é apenar um alarde, para que ambas, DC & Marvel, comecem umas disputa, que valha a pena assistirmos.
Muito boa a matéria.
Parabéns.
3 | August | 2008 às 11:04
Cassio hahuahuahau
verdade, olhando por esse ponto eu concordo contigo, embora ainda acho q demolidor tenha feito mais sucesso, afinal nos EUA ele tinha revista solo, e aki no Brasil vira e mexe ele estavas nas revistas do aranha q é de longe a mais vendida da marvel por aki……
concordo plenamente…. 100 vezes o Capitão Marvel do q Homem Borracha…….. “Shazan” kkkkkkkkkkk
3 | August | 2008 às 11:46
realmente…demolidor teve mais ganho lá fora do que akÊ!
e gostei do pOst novamente!
‘SHAZAM’ para nós inton…
PAOSKaopskOPAKSPoakspOAKSPaoskpaOS