RapaduraCast 88 - Biografia: Stanley Kubrick

Publicado em: 01-08-2008 @ 4:41 am 
Postado em: RapaduraCast
Escrito por: Rapadura Team

2001 – Uma Odisséia no Espaço“? “Nascido Para Matar“? “O Iluminado“? “Laranja Mecânica“? “Dr. Fantástico“? Com certeza você já ouviu falar desses filmes e, também sem dúvida, da mente por trás de cada um deles, Stanley Kubrick, mas nunca da maneira como foi comentada na edição 88 do RapaduraCast. Em mais uma edição do RC Biografia, nós repassamos toda a polêmica e fantástica carreira desse gênio do cinema. Se estivesse vivo, ele comemoraria 80 anos neste mês de julho. O que Kubrick tem de diferente dos outros cineastas?

Jurandir Filho (o Juras), Raphael Santos (o PH) e Maurício Saldanha (o Mau) recebem Bruno Mendonça. Ele escreve para o blog do portal Cinema com Rapadura na coluna Marketing no Cinema, trabalha com publicidade, e é o maior entusiasta de Stanley Kubrick na história da TV brasileira. Em que polêmicas o diretor se envolveu? Foi ele que dirigiu o vídeo do homem pisando na lua? Quais as suas características marcantes? Quem, além de Quentin Tarantino, copiou o seu estilo? O que os seus filmes trouxeram de positivo para o cinema?

Os participantes assistiram aos filmes, fizeram pesquisas e trouxeram para vocês os principais fatos da carreira brilhante de Kubrick, além de impressões sobre sua filmografia. Essa é mais uma edição especial sobre as personalidades do cinema.

ESTAMOS NO PODCAST DOS OUTROS
Participamos do MonaCast sobre Comédias Românticas

LINKS ÚTEIS
Animação satirizando os filmes do Kubrick
Uma cena de “O Iluminado”
Trailer oficial de “O Iluminado”
O efeito da Stadycam no Set de “O Iluminado”
Sargento Hartman em “Nascido para Matar”
Bruno Mendonça refilmando uma cena de “Laranja”

COMPRE AGORA
DVD: Spartacus - Duplo
DVD: Lolita
DVD: Dr. Fantástico
DVD: Laranja Mecânica - Duplo
DVD: Barry Lyndon
DVD: O Iluminado
DVD: Nascido para Matar - Edição Especial
DVD: De Olhos Bem Fechados - Duplo

Duração: 115 min

SUGESTÕES, CRÍTICAS, DÚVIDAS E CHUTES NO SACO
Envie e-mails para: rapaduracast@cinemacomrapadura.com.br

RSS e iTunes
Adicione o feed do RapaduraCast no seu iTunes ou no seu agregador.

INFORMAÇÕES
Aperte o botão PLAY abaixo ou BAIXE AQUI (clique com o botão direito do mouse no link e escolha a opção Salvar Destino Como) o arquivo no formato MP3 na MELHOR QUALIDADE (64 Kbps) para o seu PC. Desfrute, ou não! ;)

 
icon for podpress  Alta Qualidade (64 Kbps): Play Now | Play in Popup | Download

Tags: , , , , , ,


208 Comentários

  1. Matheus
    1 | August | 2008 às 05:08

    Primeiro a comentar!!! :mrgreen:

  2. Edson Silva
    1 | August | 2008 às 05:20

    Conheci Kubrick através do filme “A Laranja Mecânica”. Nisso já vão mais de vinte anos. Depois vieram (para mim) “2001 - Uma Odisséia no Espaço” e “O Iluminado”. Um grand diretor, uma grande perda para o cinema e para o mundo.

  3. Walmir Santos
    1 | August | 2008 às 05:36

    Oba, RapaduraCast na sexta, e com a Santíssima Trindade do CCR.

    Baixaaaaaaaaando!

    (será que vão comentar sobre o suposto vídeo da viagem à Lua, feito por Kubrick?)

  4. Alberto Silva
    1 | August | 2008 às 07:00

    PQP, baixando já,
    Nem escutei e já estou recomendando.

  5. Gustavo Guanabara
    1 | August | 2008 às 07:20

    Vixe! Vocês lêem pensamentos? Eu ontem mesmo estava aqui assistindo “2001 – Uma Odisséia no Espaço”… É brilhante! Feeding…

  6. Danillo Henrique - 19 anos - Recife-PE
    1 | August | 2008 às 07:26

    Opa… o rapaduracast está disponivel cedinho, cedinho! QUE MARAVILHA! Mas pensei que seria algo a respeito da mumia ou brendan fraser… :???:

    Enfim… BAIXANDO! :cool:

  7. Anderson R. Barbosa
    1 | August | 2008 às 07:49

    Agoraaa sim! que maravilha, Kubrick é foda!

    baixaaando urgente…

  8. Rodrigo Souza
    1 | August | 2008 às 07:54

    Sensacional

  9. Marcelo Silva - 15 anos - Osasco, SP
    1 | August | 2008 às 08:02

    O QUE??????
    MEU DEUS!!!!!

    8 da manhã e um rapaduracast de Kubrick!!!

    DE STANLEY KUBRICK, O MELHOR DIRETOR DO SÉCULO XX!!!!!!!
    AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH
    [cabeça explode]

    hehe, vou ouvir…

  10. NerdSagaz - 25 anos - São Vicente - SP
    1 | August | 2008 às 08:07

    Versão ZIP!

    Olá seres rapadurianos.

    Ótimo cast…

    Dessa vez o Mau pegou mais leve, no penúltimo ele ficou meio “acelerado”.

    Juras, você não disse que estava pensando em colocar uma versão .ZIP para baixar tb? Estamos esperando…

    Sds.

    NerdSagaz - 25 anos - São Vicente - SP

  11. Celso R. Costa
    1 | August | 2008 às 08:13

    Agora vocês se superaram. Confesso que estava com medo do tema do podcast de hoje por ser a estréia da Múmia. Tinha pensado em podcasts sobre a série múmia, biografia de Brendan Fraser, filmes de aventura, e comecei a ter pesadelos durante a noite. Quando acordo hoje de manhã para ver o cast, que grata surpresa. Um cast sobre o meeeeeeeeeeeeestre Stanley kubrick. Este vai ser com certeza o maior podcast de todos os tempos da televisão brasileira. Parabéns e baixando…

  12. Dino Hofer
    1 | August | 2008 às 08:34

    Já que todos perdem tempo em escrever isto inutilmente, vou mandar também:

    Baixandoooooo!!!

    Me pergunto até agora pra quê dizer que tá baixando…
    kkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!
    E ainda tá Baixandooooooooooooooooooooo!!!
    Quando terminar de baixar, acho que vou escrever:

    Baixadooooooooooooooooooooo!!!!
    KKKKKKKKKKKKKK!!!

  13. Juliano Aragão Pessoa
    1 | August | 2008 às 08:46

    Esse vai ser o melhor cast biografico da TV Brasileira!!!

    \o/

  14. Diego Andrade - 25 anos - Belém - PA
    1 | August | 2008 às 09:06

    Excelente, Kubrick vai estar sempre vivo nas nossas mentes!

    Ouvindo e Baixando!

  15. Guga - Piracicaba SP
    1 | August | 2008 às 09:29

    O primeiro Kubrick a gente nunca esquece!

    “Nascido para Matar” tem a melhor cena inicial que já vi. Aqueles movimentos de câmera, aquele sargento berrando… impossível desviar os olhos por um segundo que seja. E a cena em que —–SPOILER—– o gordinho fica doido e fica apontando a arma pro cara no banheiro é a mais tensa da história do cinema. É de suar frio.

    Ah, e a música dos Stones no final também é muito show. :grin:

  16. Rodrigo Maués
    1 | August | 2008 às 09:30

    É com muito pesar que digo que não mais ouvirei o rapaduracast por não suportar mais os comentários do Mauricio Saldanha.
    Sujeito extremamente indelicado e grosseiro com os convidados e demais participantes.
    Sei que minha opinião será minoritária, mas fica a crítica para que o RC melhore.
    Acho que todos tem o direito de se expressar sem ser interrompido a todo momento por Maurício, que me lembra um projeto de Jô Soares gaúcho, que não deixa ninguém falar, quando não é do seu interresse.
    Chamo a atenção ainda as gargalhadas que, na minha modesta opinião, soam extremamente artificiais em alguns momentos, parecendo até deboche.
    Não quero criar nenhum tipo de polêmica aqui, é apenas um desabafo de um ouvinte triste com os rumos que o Cast tomou.

    Abraços ao Juras e ao PH, que mantiveram o meu interesse no RC até o número 87, mas a indelicadeza de Maurício com a convidada passou dos limites.

  17. Leandro Nascimento - Teresópolis - RJ
    1 | August | 2008 às 09:50

    Caros Jurandir Filho e Raphael Santos. Acompanho o RC desde o episodio 21, que falava sobre Hannibal. Sou fã de carteira e certidão. Mas a falta de tato de Maurício saldanha está passando dos limite, na verdade já a estrapolou. Não questiono a opinião, o ponto de vista dele, mas sim a forma grosseira com que ele trata os convidados, os outros participantes e principalmente com os ouvintes. Queridos seres raparurienses, com tristeza afirmo não mais acompanhar os podcasts. Porém continuarei a ler os posts.
    Abraços.
    Ps.: Eu ouvi o podcast e ouvi os seus argumentos.

  18. Evandro de Freitas
    1 | August | 2008 às 10:34

    Mimimi, mimimi, nem ouvi o Cast mas já sei que o Mau deve ter tratado alguém mal (com trocadilho por favor). Portanto nunca mais vou ouvir esse podcast.

    :mrgreen:

  19. Edson Sguizzato
    1 | August | 2008 às 10:52

    O único filme dos comentados que vi foi o “2001: Uma Odisséia no Espaço”, mas depois de ouvir este cast, quero ver os demais.
    Quanto aos comentários que estão fazendo sobre o Maurício, eu não concordo. Já ouvi todos os episódios anteriores, portanto acho que conheço bem o estilo do Maurício. Não ouvi nada de errado no rapadura 87, ele agiu normalmente como sempre faz e ao meu ver, ele tem muito a acrescentar ao programa e se não tivesse, com certeza o Juras e o Ph já teriam o tirado.

  20. Leandro Nascimento - Teresópolis - RJ
    1 | August | 2008 às 10:53

    Justiça seja feita: O Mau melhorou muito neste cast.

  21. Refux
    1 | August | 2008 às 11:06

    David Balotin, 21 anos, Santo André - SP

    depois de um tempo sem comentar, estou devolta =P

    caras… como voces fazem isso?!?!?! eu assisti quarta feira Dr. Strangelove! fiquei maluco né… ai agora com esse rapaduracast! pootz… vou rever a filmografia dele inteira novamente! uiahihiaiuhiauhia

    otimo cast galera! parabens! o tema, mais uma vez foi brilhantemente escolhido!

    abraços

  22. Danillo Henrique - 19 anos - Recife-PE
    1 | August | 2008 às 11:11

    Caraca, que porra é essa? Por que essa polêmica? Não estou entendendo… Está todo mundo deixando de escutar o cast por causa do Mauricio?

    Creio que está havendo um pouco de infantilidade por parte de alguns ouvintes…

    Como já foi citado várias e várias vezes, o Rapaduracast é uma conversa entre amigos gravada para um programa semanal. Em uma roda de amigos, sempre tem aquele que é mais quietinho, aquele que é tagarela, aquele que é palhaço, o mau-humorado, etc… Cada um tem sua personalidade, seu jeito, sua vida, seus problemas, bla bla bla.. E isso pode ser constatado em diversos programas e interpretado diferentemente por muitos ouvintes.

    Admito, em certas ocasiões o Mauricio está empolgado e realmente termina falando coisas desnecessárias, mas nada que comprometa o conteúdo da conversa e o nível do programa. Muitos reclamam das confusões geradas por opiniões do mesmo, mas seria interessante se todos soubessem que opinião é algo muito pessoal e que todos tem direito de defende-la. Acredito que se cada um de nós estivéssemos participando do programa, defenderíamos a todo custo aquilo que achamos que é certo.

    Imagina você estar em uma conversa, e alguns de seus amigos falam que cinema é a pior coisa que existe na face da terra! Você se calaria e concordaria com a idéia deles? Creio que como estamos em um portal de cinema, você, caro leitor, deve ser adorador da sétima arte, e com certeza não deixaria esse comentário sair barato. Defenderia com unhas e dentes as maravilhas do cinema e o que ela proporciona em cada um de nós. Estou errado?

    Pois bem, deveriam se colocar algumas vezes na pele do profissional e conservador Mauricio Saldanha, que ao ver suas concepções deturpadas por outros integrantes, deve se sentir um tanto quanto “ofendido” e as defende como quem acaba de escutar alguém falando mal de sua própria mãe!

    Creio que os ouvintes deveriam vivenciar o Rapaduracast de uma outra forma. Largando estereótipos e dando mais valor ao trabalho dessas pessoas que incondicionalmente, com tanto carinho, trazem um tanto de informação e diversão para todos nós.

    Rapaduracast é mais que um simples podcast de cinema, caros amigos.. É também uma forma de mostrar que a experiência de estar em uma boa conversa entre amigos, não tem preço!

    Abraço..

  23. Marcelo Silva - 15 anos - Osasco, SP
    1 | August | 2008 às 11:57

    Depois comento melhor, mandando um e-mail, porque não posso deixar de mandar um e-mail pra voces sobre um cast de Kubrick…

    Mas, Jurandir… NUNCA MAIS faça o que fez na edição do cast. Quando voces comentaram de Laranja Mecânica e você colocou o audio de Alex cantando “Singin’ the Rain” durante o estupro que fez… aquilo ali me deixou perturbado… e olha que eu vi o filme! Credo, que coisa mais medonha, tive que pausar e depois retomar,hehe… (não interpretem como uma critica séria, viu? Nem é critica, to só falando que aquilo me angustiou profundamente)…

  24. Jurandir Filho
    1 | August | 2008 às 12:00

    Bom, o espaço aqui é democrático. Todo mundo pode escrever o que quiser. Porém, já está passando dos limites esse tipo de perseguição. Para evitar discussões entre os visitantes e mudar completamente o foco do bate-papo aqui na postagem do podcast, as críticas devem ser enviadas para o nosso e-mail e garanto que responderemos com todo prazer. Existe uma diferença entre criticar um argumento e passar toda edição falando mal de um participante sem sentido algum.

    Eu, como diretor do portal Cinema com Rapadura, diretor do RapaduraBlog e âncora do RapaduraCast, sei, mais do que ninguém, que todas as críticas feitas em relação ao mal trato dos convidados vindo do Mauricio são infundadas. As pessoas compreenderam errado. Quem escuta e conhece o Mauricio, sabe que nunca ele faria isso.

    Recomendamos que, se estiverem incomodados com sua participação, deixem de escutar as edições que ele participar. Só acho que perderão muito com isso. Enquanto a gente passa horas estudando, gravando e editando para trazer toda sexta um podcast recheado de informações, tem gente que perde tempo criticando algo de uma sem sentido. Vai entender…

    Assunto encerrado!

  25. Gabriel Arcanjo - Olinda
    1 | August | 2008 às 12:01

    Caro Danillo… vejo q vc eh um defensor ardoroso do RC, td bem… mas nao confuda as coisas amigo…
    Ninguem falou q o Mau eh chato porque ele é mau-humorado…
    e sim MAU EDUCADO…

    Como vc citou o RC eh uma conversa entre amigos… porem isso nao quer dizer q vc tem a permissao de imterromper os outros,ri da cara dos outros, achar q vc eh o certo e ponto!

    E caro Danillo, saiba q “defender sua ideia sua opiniao com unhas e dentes” nao significa cortar opinioes alheias, gritar mais alto, ou chama-los de pau-no-cu.

    Danillo vc pode gostar disso, mas para outras pessoas(como foi citado anteriormente) um papo que deveria ser leve e descontraido se torna um papo de bebado chato e pesado.

    Se o RAPADURAS apenas ouvirem comentarios como o seu, acredito que nao eles, e sim nós seremos prejudicados.

  26. Gabriel Arcanjo - Olinda
    1 | August | 2008 às 12:03

    desculpa jurandir postei antes de ler sua recomendaçao.

  27. Jurandir Filho
    1 | August | 2008 às 12:07

    Gabriel
    =======

    Sem problemas. Sobre “chama-los de pau-no-cu”, nós temos liberdade, por sermos amigos, de nos tratarmos da forma que for. Pode parecer grosseiro para alguns, mas muita gente se trata de forma pior e nem por isso é grosseiro. O problema é que nos tratamos assim para 15 mil pessoas escurem. Enfim..

    Marcelo Silva
    =============

    Na parte do comentário do “Laranja”, rolam várias músicas de Bethovem. Quase todas as sifonias.

  28. Guga - Piracicaba SP
    1 | August | 2008 às 12:23

    Não há muito a acrescentar depois do que o Danillo Henrique e o Juras disseram, mas eu só queria falar que me divirto muito com a empolgação sem rédeas do Mauricio, e espero que ele participe de todos os futuros casts.

    Eu vejo o RapaCast como um papo animado entre amigos inteligentes e com opiniões próprias, que nem sempre são as mesmas. Garanto que se fosse um papo hiper-sério, onde todos concordavam, o programa ia ser bem mais chato e não estaria chegando à edição nº 100.

  29. Rodrigo Serrano - Osasco -SP - 28 Anos
    1 | August | 2008 às 12:26

    Esperado cast, acabei de ouvi-lo e esta Maravilhoso assim como os filmes de Kubrick.

    Minha experiencia com os filmes desse grande diretor foi com Nascido para Matar em 91 qdo saiu em video tinha 11 anos, e assisti no domingo passado novamente e vcs lembram que o pai do Jack (Lost) esta no filme bem mais novo…e pra mim sempre foi o melhor filme de Guerra de todos os tempos, tem outros maravilhosos mas esse é o melhor, a parte do treinamento o diferencia dos outros.

    não vou comentar todos os filmes pois os mesmos foram feitos magistralmente por vcs e principalmente pelo Bruno, acho que Mau ficou meio apagado nesse cast e qdo isso acontece fico irritado.

    tenho todos os filmes em dvd e vou reassisti-los.

    Discordando do Bruno, Spartacus é um clássico épico em minha opinião e não é chato, mas realmente não tem a visão de Kubrick, parece ser dirido por Cecil B. Demile ou outro megalomaniaco por ai…

  30. Danillo Henrique - 19 anos - Recife-PE
    1 | August | 2008 às 12:40

    Página virada, Juras….

    Vamos dar continuidade aos comentários que interessam…

    Vamos falar de Kubrick!

  31. Fabio Ciccone - 25 - São Paulo
    1 | August | 2008 às 12:45

    Interpretação que uma amiga minha que leu “O Iluminado” disse sobre o filme:

    Em dado momento, Jack está no bar do hotel, solitário e chateado. Ele olha para o copo e diz:
    - Eu venderia minha alma por um drink.
    Assim que ele diz isso, aparece o garçom e o serve e tal, e a partir daí ele começa a ficar insano, até manipulado pelo garçom.
    Ou seja, ele vende a alma para o diabo, e por isso fica insano. Todas as pessoas daquele quadro seriam outras pessoas que também fizeram o mesmo.

    Sei lá, essa interpretação fez muito sentido pra mim!

  32. Fred
    1 | August | 2008 às 12:46

    Para quem realmente não acredita que o homem foi à Lua, esse site apresenta contra-argumentos no mínimo interessantes para serem discutidos. essa vai pro Mau hehehe http://www.projetoockham.org/historia_lua_1.html

    abraço

  33. Alberto Silva
    1 | August | 2008 às 12:47

    Poxa, ainda nao pude escutar, mas deve estar SENSACIONAL com todas as palavras!
    Vamo comentar sobre ocast pessoal, até pq deve ter mta coisa relacionada a esse grande cineasta.

  34. Tiago Rafael Cintra
    1 | August | 2008 às 12:56

    Realmente SENSACIONAL,

    através do cast descobri que assisti varios Filme influenciados pelo Stanley Kubrick, mas nenhum filme dirigido por ele! Esse fds foi até locadora procura alguns filmes dele para assitir.

    Parabéns pelo Cast e Parabéns pela participação no Cas da Monalisa de Pijamas.

  35. BRUNO MARQUES ILHA
    1 | August | 2008 às 13:06

    videie bem videie muito bem o que voces dizem seres rapadurianos

  36. Anderson Matos - 28 anos - Três Rios - RJ
    1 | August | 2008 às 13:29

    Ué…Pensei que ia sair no domingo, mas…Q bom! Pois tornei-me um fan de vocês e estou sempre acompanhando as novidades. No local onde eu trabalho até foi bloqueado, através de firewall pelo administrador, de tanto que eu acesso, rs Comecei a baixar os episódios anteriores e fui barrado, tava pesando a conexão, nem colocando um esquema de proxy pra mascarar, não tá dando, rs.

    Ah…Me amarrei no cast anterior.

    Valeu!

    Um grande abraço!

  37. Rodrigo Maués
    1 | August | 2008 às 13:35

    Adeus Rapaduracast…
    Foi bom enquanto durou…(pelo menos a maior parte)

  38. All@n
    1 | August | 2008 às 13:37

    kubrick é foda!

    Adoro seus filmes e seu talento em nos fazer sentir sensações…cinema é isso não?

  39. Rodrigo “Maguila”
    1 | August | 2008 às 14:00

    Nada mais oportuo do que esse assunto
    parabens mesmo pessoal que gravou o Cast
    GÊNIAL
    Pode não ter ganho o oscar que ele merecia
    Mas ele ganhou algo maior ainda: o Sucesso do público

    “E ASSIM FALOU ZARATHUSTRA” muito horroshow

  40. Phoebe
    1 | August | 2008 às 14:10

    Já baixei o podcast no meu iPod lá em casa, mas infelizmente tive que vir trabalhar e ainda não pude ouvi-lo. Assim que chegar em casa vou fazer um programa “genuinamente romântico”: escutar o podcast ao lado do meu marido, que é fã alucinado do Kubrick.

    Sobre o Maurício, que coisa! Apesar de não ter ouvido ainda esse podcast, ouvi outros que tiveram a participação dele e nunca vi nada de errado. O estilo do Rapadura é bem divertido, são amigos que ficam “implicando” um com o outro, e esse “implicando” vai entre aspas mesmo, porque fica na cara que para eles tudo não passa de uma grande brincadeira. Gravamos o Monacast recentemente com o Mau e o Juras e percebemos isso de cara, não entendo como pessoas que jã são fãs do Rapaduracast há muito tempo ainda não tenham percebido isso. O Mau está há séculos-luz de distância de ser grosseiro ou mal-educado, enfim…

    Depois eu volto pra dizer o que o Kubrickmaníaco lá de casa achou do podcast!

    Beijos!

  41. Bruno Mendonça
    1 | August | 2008 às 14:11

    Senhores,

    Primeiro quero agradecer o convite feito pelo Juras, PH e Mau para participar deste Cast incrível. Segundo, parabenizar o juras pela edição impecável, como sempre.

    E terceiro: como convidado, em momento algum me senti mal tratado pelo Mauricio Saldanha, muito pelo contrário. Acho que os comentários dele e seu estilo mais “despudorado” de falar o que pensa não deve ser recriminado. Acho que os leitores e ouvintes devem entender que não dá para agradar gregos e troianos. Que os caras fazem os programas para o público é certo, mas não dá para virar refém de alguns e censurar as participações em busca aceitação total.

    O legal do Cast é justamente a mistura. Todos que passam por ele, acrescem coisas. Tiago Siqueira, Maira Suspiro, que as vezes tão por aí também tem suas caracteristas. Quem acompanha de verdade, já sabe o estilo, a forma e jeito de cada um. E de fato, se não gosta, é simples é só não ouvir.

    Eu continuo fã desses caras. De todos eles. Com seus defeitos e qualidades. E enquanto exisitr o programa irei acompanhá-lo. E se um dia receber denovo convite para participar, aceitarei de bom grado.

    Mau, releve esses comentários infundados. Você e todos os participantes são partes fundamentais para constrair um dos, se não O MELHOR podcast do Brasil.

  42. Joaquim Henrique
    1 | August | 2008 às 14:16

    Caramba!!!!!!!!!!!

    Este é o tema que mais me espantei até hoje no RapaduraCast!!!

    Parabénssssssssssssssssssssssssssssssss!!!

    Vou ouvir mais tarde… Mas estou ansioso, pois é um dos 5 melhores diretores/cineastas de todos os tempos pra mim e pro cinema!!!

    Já assisti todos os filmes do Kubrick e o conheci com “Laranja mecânica” tbm… e depois loquei todos seus filmes… Inclusive os primeiros “Glória Feita de Sangue” (1957) - “O Grande Golpe” (1956) - “A Morte Passou por Perto” (1955) -
    AMBOS (*****)

    Gostaria muito de ter participado deste Cast!!!

    Veleu… T+

  43. AlexBH
    1 | August | 2008 às 14:27

    Perfeito!
    Bem dosado, bem discutido, interessante e com alguns fatos que eu não conhecia. Curto toda a obra do kubrick (só não vi o Barry Lyndon), inslusive o de olhos bem fechados que acho muito bom, denso, complexo e totalmente atrapalhado das idéias (rs) como são os filmes do Kubrick.
    Totalmente demais. Prabéns!

  44. Alan Ongaro
    1 | August | 2008 às 14:36

    Meu Deus do cééééééééééééuuuuuuuuuuuuuu!!!!

    O podcast que sempre esperei desde a edição de número 1!!
    Isso mesmo tivemos que esperar 87 edições (todas muito boas) para esse que será o divisor de águas na história do podcast da televizão brasileira!! os rapaduracast’s serão lembrados agora como ADSK88 e DDSK88!!!!

    O que dizer do mestre do cinema? o ppppai supremo dos cineastas vivos e mortos? o maior gênio que já sentou numa cadeira de diretor? Tenho TODOS os filmes do mestre em DVD (menos Fear and Desire…) e assisto sempre que possível os mesmos filmes novamente!

    PS: Maurício Saldanha é o Stanley Kubrick dos podcasts! mau-humorado, engraçado, maluco e acima de tudo GÊNIO! me racho de rir com o cara!! continue sempre assim! um abraço a todos os seres rapadurianos da galáxia! e com licença, pois agora irei me “deliciar” com o MELHOR PODCAST DE TODOS OS TEMPOS!!!

  45. Marcelo B. Neves, 25 year old. Goias
    1 | August | 2008 às 15:07

    Nossa!!! vamos ouvir!!!

  46. Yuri
    1 | August | 2008 às 15:20

    Me entristece ver essa polêmica (na minha opinião infundada, já que, como alguém disse e eu vou repetir, “convenhamos, o Mau melhorou MUITOOO” e acho até que vocês tem criticado tanto que ele falou pouco nesse cast, com receio de se exaltar) num podcast tão sensacional.

    Aliás, acompanho o Twitter do Juras, e fiquei feliz quando ele escreveu que tinha acabado de gravar o melhor podcast do qual já tinha participado. E acho que tá sendo um imenso banho de água fria ver que as pessoas tão se preocupando mais em atacar um dos participantes do cast (que, repito, não fez ABSOLUTAMENTE nada de errado no podcast) em vez de elogiar o excelente trabalho feito no rapaduracast dessa semana.

    FOi mal Juras, sei que voce pediu pra virar a página e não falar mais disso aqui. Mas aproveitei que o Bruno Mendonça acabou de comentar e fui no embalo.

    Campanha ” O Mau Não É Mau”

  47. Alexandre - 23anos - FSA - BA
    1 | August | 2008 às 15:25

    Dos filmes citados so vi mesmo O iluminado, que não me deixou com medo, mas me surpreendeu muito, principalmente na cena em que vemos o Jack sendo atacado por uma mulher-cadaver que sai da banheira. Como voce costumam dizer, aquilo para mim foi FANTASTICO. Vi tambem Lolita, na tv, uma vez e achei muito bom, se nao me engano passou na mesma epoca que passava o seriado Presença de Anita. Apos ouvir o cast ja fiz minha lista de filmes que irei procurar imediatamente. Alguns eu ja tinha em mente, como 2001. Outros nunca tinha ouvido falar, mas so de ouvir voces comentado fiquei louco para ver, Dr. Fantastico.

  48. Harald Stricker
    1 | August | 2008 às 15:30

    Só uma pequena correçãozinha:

    Arthur C. Clarke escreveu, nos agradecimentos do livro “3001: A Odisséia Final”, que “durante muitos anos incomodou-me o boato - totalmente infundado - de que o nome HAL deriva de IBM, andando uma letra para a esquerda.” e que ele já desistiu de desmentir disso.

    Mas as lendas, como sempre, são mais divertidas que a verdade…

  49. iskilo666
    1 | August | 2008 às 15:39

    Bá…. cast ultra-esperado, melhor que esse só se fosse o do Tarantino.

    Assisti apenas dois filmes do Kubrick, esses que estão no meu top 10 de filmes, já que nao consigo decidir qual é o meu preferido.

    O Iluminado, a atuação esplêndida de Jack Nicholson mostrando como que a solidão pode enlouquecer um homem, a cena da cabeça estourando a porta é uma das mais memoráveis do cinema.

    E Laranja Mecanica, que eu tenho muito apreço por esse filme, parece que até que foi feito pra me agradar.. hehe. Sempre fui interessado em personagens psicopatas, e não existe melhor exemplar que o Alex DeLarge do Malcom Mcdowell; [[SPOILERS]] além disso, uma coisa que sempre fui encucado é a tal da lavagem cerebral, acho que é muito mais usado doq ue as pessoas pensam, pessoal fica grilado quando eu digo isso, mas eu afirmo que sofri uma lavagem cerebral quando fui pra um acampamento religioso quando tinha 15 anos, uma semana que teve como efeito colateral uns 2 meses de bobiçe eclesiástica, sorte que minha personalidade foi voltando com o tempo, ou não, hehe. E pra finalizar, também sou fão incondicionál da obra de Beethoven, e considero a 9ª a maior obra de arte da história da humanidade, digo que tbm ficava perplexo com a ligação duma coisa tão bela com a violência apresentada no filme, não cheguei a pular da janela (hehe) mas fiquei com naúseas ao ver o filme.

    Por enqunto e isso, vou ouvir o cast em casa pq no trampo ta bloqueado, mas parece estar muito bom, até pq já disseram que na trilha tem “Um pouco do bom e velho Ludwig Van” hehehe

  50. Marcelo Silva - 15 anos - Osasco, SP
    1 | August | 2008 às 15:53

    Não, não Jurandir, eu sei disso… quis dizer que ESSA cena em especifico é perturbadora. E apenas ouvi-la deu uma sensação ruim…entende?

  51. Ronald Luis - 23 anos - Fortaleza/CE
    1 | August | 2008 às 17:09

    Prêmio Podcast 2008 já tem tem dono.

    80 anos do Mestre Stanley Kubrick na cabeça.

  52. Alessandro Correia - 25 anos - Fortaleza - CE
    1 | August | 2008 às 17:20

    Pergunto para o Jurandir, se depois dos comentários mais que acalorados sobre o Mau chamando o Bruno de P-N-C ele editou novamente o cast?

    Porque ou eu sou doido e não prestei bem atenção, não vi nada de mais, pois apesar de também não gostar quando o Mau interrompe quem quer que seja, gritando, esse cast foi um dos melhores que ouvi com a presença do Maurício.

    Força Maurício, continue falando do jeito que você é, só maneira um pouco, blz.

    Maurício, para esses comentários, comente assim.

    “Falem bem, ou falem mau, mais falem de mim.”

    Concerteza aquele ouvinte que só lê os comentários por cima sem muita atenção leu todos os comentários para saber o que se trata.

    Um abraço a todos.

  53. Patrícia Martins - 27 anos - Rio de Janeiro
    1 | August | 2008 às 17:40

    Ainda não ouvi o cast, mas estou desanimada… Pra minha imensa vergonha, eu ainda não assisti nenhum dos filmes do Kubrick!! Já vi que vou ter que colocar os filmes dele no topo da lista pra alugar e ver com a maior urgência. Mas acho que não vou resistir e irei ouvir o cast antes de vê-los.
    Mau, vc é meu participante preferido do RC. Beijinhos, viu? :wink:

  54. Rui Gomes, 33 Fortaleza
    1 | August | 2008 às 18:23

    Eu não curto Kubrick, pra mim salva apenas “O Iluminado” e
    a primeira parte do “Nascido para matar”, os outros filmes dele o saco estourou e eu não consegui assitir até o final.

    Acho Kubrick meio cabeça, sei lá, eu não gosto dos filmes dele. :oops:

    Gostei das teorias de conspiração surgidas nesse Cast, heeh, boa, boa

    * Esse Cast me lembrou de um filme do Peter Sellers que é o “Rato que Ruge”,( preciso até rever esse filme ). E fica a dica pra quem não viu , acho que vocês vâo gostar ( ou não ) :idea:

    * Sugestão de Cast: “Filmes Galhofas” :lol:

  55. Gustavo Ferreira(Bauru SP)
    1 | August | 2008 às 18:24

    Nascido Para Matar,um dos melhores filmes de guerra que ja vi,rachei o bico com o gordão no começo do filme,putz deu uma dó dele…

    vou ouviiiiiiir…

  56. Amilcar Filho
    1 | August | 2008 às 18:51

    Oh Blz…PodCasTzim na sexta pra da uma relaxada e encher a cabeça de informação…Praq melhor ?

    Ouvindo…

  57. Gabriel Arcanjo - Olinda
    1 | August | 2008 às 19:01

    Sobre as minhas criticas ao saldanha nao foi relativo a esse cast e sim o anterior.Acabei de ouvir esse… foi sensacional.
    O Mauricio quando esta mais calmo realmente acrescenta bastante.
    Quanto ao Bruno… uma das MELHORES PARTICIPAÇOES q o RC ja teve.

  58. Caio Dainjah
    1 | August | 2008 às 19:05

    Baixei o cast, ouvirei mais tarde.
    Mas o link da refilmagem feita pelo Bruno Mendonça está errado, vocês repetiram o vídeo do Nascido Para Matar.

    Mas não tem problema, parabéns pela brilhante iniciativa! Os filmes de Kubrick podem não ser os meus favoritos, mas o cara bota pra fuder. Admiro-o pra caramba.

    Vou ter que sair hoje com o fone de ouvido pelo jeito.
    Abraço, depois de ouvir dou uma comentada!

  59. Li alguns dos comentários iniciais e estou impressionado!

    Como podem criticar o Mau? O cara é foda, mto engraçado, e o jeito com que ele trata os outros integrantes e como todos os integrantes se tratam entre si é que faz do RapaduraCast o melhor podcast do Brasil, pois dá aquele ar perfeito de roda de amigos mesmo.

    Quanto ao podcast, só uma palavra: MAGNÍFICO!
    Esperei por muito tempo para o pessoal do RC fazer um podcast sobre um grande diretor e já tinha até perdido minhas esperanças, mas eis que eles fazem sobre um dos maiores diretores da história do cinema!

    Já vi quase todos os filmes do Kubrick (Só falta De Olhos Bem Fechados e Barry Lyndon) e acho quase todos excelentes (Com excessão de Dr. Fantástico, pois tenho alguns problemas com ele), sendo que meus preferidos são O Iluminado e Laranja Mecânica.

    Gostei muito da participação do Bruno Mendonça, o cara entende pacas sobre o assunto, e achei muito legal todas as curiosidades que ele trouxe.

    E eu ri demais com a piada que o Rafael fez sobre o Cruyff aparecer no Laranja Mecânica, mesmo porque quando eu era pequeno e ouvia falar sobre o filme, eu pensava que ele era sobre a seleção holandesa, e só na adolescência que fui descobrir que num tinha nada a ver.

    Abraços a todos, e espero algum dia ver um podcast sobre Andrei Tarkovsky (mesmo que pra esse minhas esperanças são mínimas) .

  60. Amenar Neto
    1 | August | 2008 às 19:24

    Eu nem ouvi ainda o cast, mas o tema é fantástico.

    Eu ainda não consigo explicar como o homem foi capaz de criar 2001: Uma Odisséia no espaço.

    Baixarei e ouvirei. Logo após, comentarei.

  61. Bob
    1 | August | 2008 às 19:26

    Tema muito bom, tô curioso pra assistir. :razz:

    Abraços.

  62. André Henrique BH
    1 | August | 2008 às 19:38

    Podcast realmente sensacional!
    Os filmes de Stanley Kubrick são realmente geniais, mas sinceramente não fiquei com medo quando assisti O Iluminado.

    O que eu gostei mais de Nascido pra Matar foram os gritos de guerra, eram muito engraçados e vocês nem citaram.

    Parabéns pelo podcast e até a próxima!

  63. Marden
    1 | August | 2008 às 20:11

    Meu primeiro comentário aqui. Eu tinha que dar os parabéns pelo extraordinário podcast, um dos melhores que eu já ouvi. Afinal, Stanley Kubrick merece.

    Parabéns de verdade pra toda equipe do RC por esse podcast. MARAVILHOSO. :wink:

  64. Robson ezyksnosbor
    1 | August | 2008 às 20:29

    Ahh, esse é o meu podcast dos sonhos, to baixando e depois vou “degusta-lo”…

  65. Joaquim Henrique
    1 | August | 2008 às 20:58

    Um pedido ao CCR:

    Trabalho em uma locadora e sempre tenho algum tempo disponível nos dias de menor movimento… Venho sentindo que não está me suprindo a quantidade de matéria do Blog, teria como vocês escreverem mais??? Pediria mais um RapaduraCast mas sei o quanto é cansativo e entendo o trabalho todo, mas acho que matéria vcs conseguem aumentar a quantidade!

    Valeu e obrigado (não estou criticando e sim pedindo)!

  66. João p. Moreira
    1 | August | 2008 às 22:36

    Parabes pelo Cast! Muito bom os comentários xD.

  67. Amenar Neto
    1 | August | 2008 às 23:22

    Simplesmente fantástico.

    Algo realmente no nível do mestre Kubrick. Só que faltam os volumes 2,3,4,5….100 (!).

    Parabéns a toda a equipe.

  68. Cicero, 24 anos, Carapicuiba, São Paulo
    1 | August | 2008 às 23:29

    Olá seres rapadurianos! Cast fantástico!

    Minha primeira experiência com Stanley Kubrick foi ao assistir 2001 e devo admitir, achei muito chato na época.

    Recentemente assisti o mesmo, assim como o Iluminado, de Olhos bem fechados e após ouvir o cast fiquei maluco para assistir Laranja Mecânica e Dr. Fantástico.

    Agora sobre a teoria da conspiração da ida a lua, minha cabeça explodiu na hora. Já tinha lido a respeito dessa farsa, mas nunca tinha ligado isso Kubrick, e devo dizer que fiquei com a pulga atrás da orelha.

    Agora. já viram uma versão em 30 segundos encenadas por coelhos? Vocês podem conferir aqui a versão de “O Iluminado”

    http://www.angryalien.com/0504/shiningbunnies.html

    No site tem outros filmes, recomendo a todos.

    Um abraço

  69. Pedro Victor - Recife
    1 | August | 2008 às 23:36

    Amigos do Rapadura

    Muito bacana esse podcast sobre ninguém mais ninguém menos que Kubrick. Antes de ter descoberto o cinema com rapadura eu nem era tão fissurado pela sétima arte, mas sem perceber, percebia que meus filmes prediletos eram de Stanley, o Kubrick… caraca! Que tipo de criança eu era que assistia um filme sem saber quem era o diretor, enfim muito bacana vocês comentarem um tema antes tão esperado por mim, obrigado

    ah! Parece que foi o Bruno que disse que é a primeira vez que o Kubrick morre 3 semanas antes do filme ser exibido…

    bom, era de se esperar né

  70. Livia Ramos
    1 | August | 2008 às 23:42

    tirando alguns poucos que entram aqui pra tentar atrapalhar… continuo gostando de ler os comentarios e sei que o RC tem muitos bons “acessadores”…

    Fico preocupada com o Jurandir… gostaria de ve_lo sempre bem alegre e exultante como em muitos outros podcasts. Nao se preocupem com meia duzia, olhem para tantos seres rapadurianos que estao ae engrandecendo a nossa corrente…

    quanto ao assunto em questao, eu nunca vi nenhum filme de Kubrick :oops:
    mas, ouvindo vcs, me deu a maior vontade… rs

    Obrigada por poder contar sempre com vcs… :wink:
    Parabens pelo programa!

    xoxo
    Livia Ramos,
    Toronto, CA

  71. Bruno Mendonça
    1 | August | 2008 às 23:55

    Campanha: o Mau, não é mau!

    Você não quer mais ouvir Mauricio Saldanha no rapaduracast? Então coloque ele no Big Brother! Isso mesmo. Vote agora no vídeo deste link http://www.8p.com.br/bbb/mauriciosalanha/perfil e mande ele passar umas férias na casa mais vigiada do Brasil.
    Não perca esta oportunidade.

  72. Juliano Aragão Pessoa
    2 | August | 2008 às 00:16

    Não escutei ainda, mas só queria dizer que os links
    Sargento Hartman em “Nascido para Matar”
    Bruno Mendonça refilmando uma cena de “Laranja”
    estão iguais… o Bruno refilmando uma cena de laranja ficou igual ao do Sgto Hartman, dá uma ajeitada ai Juras q eu quero ver a refilmagem.. =D

    Valeu, dps eu volto pra comentar o cast em si.

  73. Allan
    2 | August | 2008 às 00:42

    Antes de mais nada, parabéns pelo podcast…

    Apesar de sempre ter tido essa vontade, nunca vi filme algum dele… Mas esse programa de hoje me deu o ultimo empurrão pra aluga-los. Quem sabe depois eu comente aqui sobre eles depois que assistir… :]

    Sobre essas criticas contra o Mauricio… Nada contra meus conterrâneos, mas pra mim ele é o melhor desse podcast. Acho que o seu estilo de expor suas opiniões dá uma graça a mais no programa, creio que os 3 se completem aí.

    Parabéns ao Bruno também, tava bem seguro no que ia dizer sobre os filmes, excelente.

    Vocês deviam fazer um podcast sobre conspirações, seria interessante hehehehe

    Flws!

  74. Adriano
    2 | August | 2008 às 01:30

    Cast perfeito… só tenho que fazer um comentário, para você Jurandir Filho (desculpa se estou sendo muito pessoal), mas você utiliza o termo anarquia, descrevendo o Alex do filme Laranja Mecânica.

    Primeiramente Alex não é uma anarquista, ele é um Anti-social, alguém que sofre de uma grave sociopatia;

    Segundo, anarquia é uma corrente de pensamento criada por Mikhail Bakunin, que descreve uma sociedade autárquica, ou seja, que governa a si mesma, um governo regido pelos seus concidadãos.

    Hoje, existe um grande preconceito em relação a filosofia anarquista. Ao longo do tempo existiram várias ramificações do anarquismo, e esta ramificações que começaram a criar lendas errôneas do anarquismo. Na verdade, foram alguns movimentos anarquistas que criaram toda essa polêmica. Muitos desses movimentos eram violentos e desordeiros, e sempre levavam a bandeira anarquista, então, tudo que era considerado anarquista era sinônimo de bagunça.

    Muitos não aceitam de forma alguma a filosofia anarquista, acham que será um estado de caos e desordem, mas nunca tentaram entender o que é realmente a Anarquia ditada pelos seus primeiros filósofos. O fato de uma pessoa fazer uma atitude, uma grande ação que beneficie várias pessoas sem precisar da ajuda ou do aval do Estado, pode ser considerada um ato de anarquia. Mas, as pessoas não têm essa consciência, não buscam as informações apenas querem pré-julgar.

    Em suma, anarquia é o inverso de monarquia.

  75. Jurandir Filho
    2 | August | 2008 às 02:34

    Ué, Adriano, mas o Alex não é assim mesmo? Ele é governador dele próprio. Ele que comanda seu bando. Ele que manda! A anarquia que eu disse foi em relação a isso. Você acha correto o que ele fazia? Batia nos outros, estuprava mulheres, espancava idosos e etc. É ANARQUIA TOTAL! Hehehe. ;)

    Abraços!

  76. Gustavo Ferreira(Bauru SP)
    2 | August | 2008 às 05:27

    e aí rapazeada,terminei de ouvir o cast agora,to capengano de sono…
    nascido para matar,um dos melhores filmes de guerra da minha lista,mas pra mim ainda perde pro save private ryan,na minha opinião,o único que nao copia nascido para matar é ele…

    ódisséia no espaço,clássico,não tem como negar,efeitos especiais espetaculares e tudo mais,porém,ooooooo filme chato do caceteeeeeeee,esse filme só é lembrado até hoje por causa dos efeitos especiais que muitas pessoas ainda não sabem explicar,por que do resto,é extremamente chaaaaaaaaaaaaaaaaaaaato…

    quando foi comentado sobre aquela parte do filme espiritos que tem um morto igualzinho o general(sei la como fala),eu lembro disso tambem,até comentei com quem eu tava assistindo:

    -oloko,esse véio num é igualzinho akele otro que só xinga nakele filme de guerra??
    kkkkkkkkkkkk
    até a roupa e o chapéuzinho eram iguais…

    abraços :mrgreen:

  77. dario
    2 | August | 2008 às 09:55

    Cara esse cast foi sensacional.O primeiro contato com Kubrick foi ano passado quando eu vi Laranja Mecanica,e simplesmente pirei,como vocês falaram o filme não acaba ele continua na sua cabeça,é o tipico filme pensante que é uma delicia de ver,as cenas me marcam ate hoje,o alex com um penis de ceramica batendo no povo.Gostei tanto do filme que fui conferir o livro,que tambem é bom mas nao chega a superar o filme.Após Laranja Mecanica,assisti Lolita que é muito mais muito bom,a trilha sonora,a forma inovadora e polemica para a epoca me encantaram,tbm após ver o filme li o livro,que tbm nao chega a superar o filme.Por ultimo mas nao menos importante vi O Iluminado,nao cheguei a morrer de medo como vocês mas o filme me impressionou bastante,confesso que ficava com o coração na mão nas cenas do meninho andando no velocipede.Pretendo assisti mais Kubrick o chato é que por aqui é meio raro encontrar obras dele.

    Em relação a polemica em torno do Mauricio Saldanha,eu gosto dele,quando eu comecei a escutar os casts escutava pela opinião dele que se assemelhava a minha.Acho que el meio que extrapolou no cast anterior a menina foi meio maltratada por vocês e principalmente por ele ( A impressão que ficou ).Mas tambem ela era toda lerda nao tinha visto filme nenhum,um bocado de opinião infundada,então fica meio empatado a burrice dela com a truculência do Mau.Mas continua como vc é,eu senti um pouco falta de vc nesse podcast,ficou meio apagado.

    Por último gostaria de fazer um pedido convidem o bruno masi vezes para o cast,o cara manja muito de cinema,fiquei viajando nos comentarios e no quanto ele sabe.Desculpa falar isso,mas do lado do bruno os outros rapaduras pareciam criança.Esse podcast foi mais dele do que do Kubrick. :!: :!: :!: :!:

    Abraço continuem com essa maravilha que é o CCR. :lol:

  78. Danillo Henrique - 19 anos - Recife-PE
    2 | August | 2008 às 09:56

    Só por curiosidade… a promoção do Arquivo X, no cast passado, morreu foi? :lol:

  79. Raphael PH Santos
    2 | August | 2008 às 10:08

    Adriano, perfeita sua colocação. Aí, já que vi que tu é interado do assunto, uma vez um amigo perguntou: “O Alex é um anarco-punk?”. Eu disse que não. Disse que ele era um rebelde, uma pessoa com ideologia contrária ao sistema. Mas, depois, fiquei pensando: “Será que ele não é?” Me tira essa dúvida?

  80. Felipe Roque
    2 | August | 2008 às 10:14

    Excelente Cast, continuem com essa qualidade. :wink:

    (sempre faço comentários pequenos por falta de Tempo :cry: )

  81. Luise - Rio de Janeiro, RJ
    2 | August | 2008 às 11:06

    Que coincidência vi Dr Fantástico 5ª feira!

    Rodrigo Cesar Forte Costa,

    queria te perguntar qual são os seu problemas com Dr. Fantástico, fiquei curiosa e acho que seria interessante ouvir um ou outro ponto de vista.

  82. Então Luise

    Os problemas que eu tenho com Dr. Fantástico não são com o filme em si (que tenho consciência que é grandioso).

    O modo como a história é contada, eu acho excelente, mas o grande problema é que o tipo de humor do filme, que é bem sutil, não me “fisgou” de primeira.

    Um outro filme que tem uma temática “parecida” com Dr. Fantástico é o MASH, que eu também não gostei muito.

    Mas eu não ter gostado desses 2 filmes pode ser que é pelo fato de os ter visto há muito tempo (Acho que tinha 13 anos na época), e pode ser que eu não era maduro o suficiente pra entender o sarcasmo que ocorre neles.

    Mas eu tenho muita vontade de assisti-los de novo, pois pode ser que minha visão mude completamente, agora que já estou mais velho e com cabeça pra entender esse tipo de humor.

    Espero que eu tenha sido claro :wink:

  83. OBS: Onde eu escrevi temática parecida, leia-se humor parecido

  84. Luise - Rio de Janeiro, RJ
    2 | August | 2008 às 11:58

    Ah, sim!

    Eu vi recentemente e realmente tb não achei assim tão engraçado, mas talvez seja pq estamos vivendo um outro momento da história e não moramos nos EUA, sei lá, mas depois que eu ouvi o podcast eu vi graça em certos elementos do filme que antes eu não havia dado muito atenção.

    Valeu!

  85. Joaquim Henrique
    2 | August | 2008 às 14:21

    RAPADURAS:

    Exceto “A Morte passou por perto” e “Fear and desire” que não são adaptados.
    Ou seja “Glória feita de sangue” é baseado em um livro (de Humphrey Cobb)

    Melhores Filmes do Kubrick pra mim:
    1 – Laranja Mecânica
    2 – Dr. Fantástico
    3 – O Grande Golpe

    Piores Filmes do Kubrick pra mim:
    1 – Lolita
    2 – Barry Lyndon
    3 – Spartacus

  86. Plínio
    2 | August | 2008 às 14:38

    Stanley Kubrick !
    Não tenham dúvida de que o cara era mesmo um gênio.
    Dois dos filmes da minha vida são dele. É impressionante quando estamos diante de um trabalho de Kubrick não é apenas um filme que estamos vendo, e sim uma obra de arte.
    Ainda não vi o primeiro filme dele, mas para quem não viu nada dele ainda veja.

  87. Plínio
    2 | August | 2008 às 14:49

    **************************
    Alguém lá em cima citou que o pessoal da Redação deveria escrever mais, sobre o pedido eu digo:
    Não é que não tenham matéria no portal, o problemas são os temas que se repetem. Parece que todo mundo quer falar da mesma coisa, adaptações, super-heróis, bugigangas e heróis. Cinema não é só isso, Pontos para Bruno Mendonça e Maíra Suspiro que fazem a diferença e escrevem coisas mais complexas.
    Eu sugiro que pudesse haver uma enquete perguntando aos leitores o que eles gostariam de ler e opinar aqui no CCR.

    - Essa é minha opinião particular

  88. Danillo Henrique - 19 anos - Recife-PE
    2 | August | 2008 às 15:20

    As postagens realmente diminuiram essa semana, mas o problema não é só esse. Creio que a maioria das pessoas apenas vêem os posts e não comentam, debatem, etc… O que faz sempre as mesmas poucas pessoas interagirem no blog. Chega uma hora que não há mais o que falar… não tem mais o que acrescentar… dando a impressão que as vezes isso aqui está um tanto quanto parado! :???:

  89. Jurandir Filho
    2 | August | 2008 às 15:59

    Plínio e Danillo
    ===============

    Essa semana tivemos problemas no sistema de postagem de matérias aqui do blog. Por isso não conseguimos publicar. Temos um estoque grande de matérias e muitas pessoas produzindo, mas esse problema atrapalhou. O problema deve ser solucionado hoje ainda (estamos esperando apenas um retorno do pessoal do servidor).

    Podem ficar tranquilos que nós sabemos os gostos dos nossos leitores. Enquanto isso, o portal continua bombando de notícias. É só olhar lá. Só conteúdo de qualidade todo santo dia. Em pouco tempo vocês vão ver uma chuva de matérias novas aqui no blog.

  90. Adriano
    2 | August | 2008 às 16:57

    Raphael PH Santos

    A respeito de sua pergunta será o Alex é um anarco-punk? Veja, o movimento Punk tinha uma tendência ideológica anárquica, mas se perdeu muito da essência da ideologia anarquista com interpretações errôneas. O Alex é sim um punk ou um anarco-punk, esse movimento levava a bandeira anarquista, geralmente com atos violentos e desordeiros, e, assim tudo que era: bagunça, desordem, caos, violência, etc., passou a ser considerado como anarquia.

    Jurandir Filho

    Só estou tentando mostrar que você está utilizando o conceito de forma “errônea”. Não sei como explicar melhor sem parecer catedrático, mas vamos pensar assim, pensemos numa sociedade em que não existe governo, não existe por que não é necessário, por que eu como um cidadão vou trabalhar em favor da sociedade, ninguém precisa me dizer o que fazer, eu sei o que fazer, eu governo a mim mesmo, mas não governo outros, não sou chefe de um bando.

    Não acho correto o que o Alex fazia, nem entrei nesse mérito, mas apenas estava querendo mostrar que utilizamos termos que não conhecemos ou utilizamos termos que mudaram de valor, mas que não correspondem com o conceito. Tanto não acho corretas as atitudes do Alex, que digo que ele sofre de uma grave sociopatia, o Alex é um anti-social, ele desrespeita todas as normas sociais. O filme fala sobre muita coisa e uma das questões é exatamente essa questão de que todas as normas são criadas, o ser humano não é sociável por natureza, mas sim por necessidade, o Alex é doente por ir contra essas regras, mas quem disse que essas regras são corretas? Vou parar por aqui para não começar a parecer chato e catedrático.

    Abraços

  91. Jurandir Filho
    2 | August | 2008 às 17:08

    Adriano

    Agora sua colocação está correta.
    Sociopata cai bem melhor caracterizar o Alex.

    Eu devo ter falado anarquia pensando em outra coisa. Talvez a definição da palavra não seja o que o Alex realmente é… Mas anarquia é uma ótima palavra pra definir o Alex: é forte, pouca gente entende e já ligamos a coisa ruim. Hehe. No sentido de bagunça, não de ideologia.

    E nem se preocupe, isso não é chato não. Kubrick adoraria ver o pessoal discutindo seus filmes e suas interpretações. Tomara que outros façam o mesmo, ao invés de ficarem se preocupando a perseguir e atacar os participantes do cast. Valeu!

    Joaquim Henrique

    O meu top 5 do Kubrick é o seguinte:

    1) Nascido para Matar
    2) Dr. Fantástico
    3) Laranja Mecânica
    4) 2001 - Uma Odisséia no Espaço
    5) O Iluminado

    A ordem pouco importa. São todos ótimos. ;)

    Rodrigo e Luise

    Eu vi Dr. Fantástico pela primeira vez há duas semanas. Achei fantástico e engraçadissimo. Adoro o humor empregado no filme.

  92. Adriano
    2 | August | 2008 às 17:42

    Acrescentando, o conceito de anarquia foi transvalorado, como também o conceito Punk (forma organizada e unificada para modificar a política, de forma subversiva, deliberadamente alternativa à cultura tradicional, de tendência apartidaria) sofreu uma transvaloração, o que era um movimento subversivo apartidario, acabou se tornando um movimento de tendencia anarquista e que pregavam o enfretamento. Claro que não podemos estabelecer um definição para o movimento punk, existem tantas facções que muito da idéia original se perdeu. O movimento anarcopunk, levou o anarquismo na direção da política de identidade, acabando por associar a ideologia anarquista no inconsciente coletivo.

    No filme Clube da Luta podemos dizer que é um filme anarcopunk, o filme prega a ética punk do “faça você mesmo” e a idéia anarquica que você não precisa do Estado, você não precisa do governo, pois “você não é sua conta bancária nem as roupas que usa, você não é o conteúdo de sua carteira, você não é seu câncer de intestino, você não é seu café com leite, você não é o carro que dirige, você não é suas malditas gatinhas” (trecho do filme Clube da Luta).

    Um exemplo bem simples do que é anarquia é o Portal Cinema com Rapadura. O portal pode ser caracterizado como algo de tendência anarquista, afinal, vocês não optaram pela idéia comum de ter um emprego público ou de ser um empregado para serem vocês mesmos empreendedores. Vocês não esperaram que ninguém dissesse para vocês, vocês não pediram permissão para o Estado, isso é um exemplo bem simples, mas isso é anarquia, isso é o governo de si mesmo.

    Até…

  93. Jurandir Filho
    2 | August | 2008 às 17:51

    Adriano
    =======

    Agora você errou. Qualquer coisa montada por livre e espontânea vontade é anarquia? O portal CCR está dentro de um emaranhado de regras impostas pelo mercado, governo e etc. Pagamos taxas e direitos. Seguimos regras de conduta. Não estamos à parte do governo. Os empreendedores são anarquistas? Teu pensamento está completamente errado. Melhor rever os conceitos em relação a isso.

  94. Adriano
    2 | August | 2008 às 18:17

    Jurandir, estou revendo o que disse, e não encontrei nada errado, acho que você não me compreendeu, disse que era um exemplo SIMPLES, lembre-se que Anarquia não é bagunça.

    Você ainda está pensando em anarquia como algo contra a sociedade, algo voltado para o caos, à margem da sociedade. Releia o que eu disse nas postagens anteriores. Grande parte das Redes Sociais, ONG´s tem essa caracteristica de assumir o controle, nem por isso estão contra o Estado ou violando as leis, estão inserido no mesmo emaranhado de regras impostas pelo mercado, governo e etc., com direitos e deveres, seguindo as mesmas regras de conduta. O membros de Redes Sociais e das ONG´s são empreendedores? Eu entendo que sim, o que quero dizer é que de uma forma SIMPLÓRIA qualquer pessoa que saia de uma posição passiva, de espera por soluções do Estado, que passe a ser empreendedor, acaba assumindo o governo de si mesmo, isso é algo que SIMPLORIAMENTE podemos chamar de anarquia.

    Nietzsche diz que não existem verdades, portanto, se não há verdades absolutas não há motivos para mantermos opiniões absolutas.

    Mas vamos falar de cinema… afinal isso que estou falando não está ajudando em nada para o portal, e Stanley Kubrick mereçe que falemos dos filmes dele.

    Até…

  95. Tio Léo
    2 | August | 2008 às 19:15

    Realmente estava faltando um rapadurcast exclusivo do Kubrick talvez o programa mais técnico que eu já tenha ouvido. Espero que seja o primeiro de uma sequência de grandes diretores/roteiristas/etc/etc.

    Naum posso deixar de dar os parabéns e mantenham o nível do programa!
    Abraços

  96. Joaquim Henrique
    2 | August | 2008 às 19:17

    Jurandir:

    Obrigado por esclarecer pq a quantidade de matérias do blog diminuiram, fui eu que citei acima e fiz o pedido de mais matérias.

    Concordo tbm que as matérias estão repetitivas e o cinema (antigo) era de ouro, anos 70, anos 80, cinema mudo é quase nulo aqui. Gostaria muito de ler e comentar tais postagens!

  97. Renan
    2 | August | 2008 às 19:37

    Olá!

    Adriano,
    sobre o Anarquismo, compreendo sua aproximação da ideologia com o conceito de empreendedorismo, mas não creio que seja pertinente. Seria reduzi-la ao que ela não é. Anarquismo é a superação de toda AUTORIDADE, entre as quais o Estado é a maior. Porém há outras autoridades passíves de crítica, como a Igreja, a família, a escola etc. E lembrando que anarquismo e comunismo, “a posteriori” são a mesma coisa.

    Sobre o Alex, talvez ele seja a maior pedra no sapato do pensamento anarquista. É fácil bradar contra todo o tipo de autoridade, mas nenhum anarquista responde como proceder em casos de desvios de padrão. Isso porque se alguém sair matando todo mundo e algo for feito para impedi-la, a autoridade estabelece-se novamente.

    Abraços

  98. Renan
    2 | August | 2008 às 20:46

    Estou ouvindo o Rapaduracast…

    Só para constar, 1964 foi durante o auge da Guerra Fria, apenas dois anos depois da Crise dos Mísseis em Cuba.

    Abraços

  99. Adriano
    2 | August | 2008 às 21:52

    Renan sim de fato o que você diz procede, mas aí temos que entrar numa série de outras questões. Karl Marx ao escrever O Capital ele cria um método chamado de Materialismo Dialético, nada é constante, tudo está em movimento. Na época de Mikhail Bakunin, não existia o conceito de “empreendedor”, faço a aproximação dos termos por que isso cabe ao método (Materialismo Dialético), mas como eu disse o fiz de uma forma simplória, há diversos teóricos que discutem sobre essa questão de subjetividade, autoridade, sujeito, sociedade, etc.

    Para quem tiver interesse em saber mais recomendo que leiam:

    História da Sexualidade (Michel Foucault);

    Mal-estar na Civilização, Totem e Tabu (Freud);

    Karl Marx (O Capital);

    Deus e o Estado, Estatismo e Anarquia (Mikhail Bakunin);

    O Anticristo, Para Além do Bem e do Mal, Assim Falou Zaratustra (Nietzsche);

    Anti-Édipo, Mil Platôs (Gilles Deleuze e Félix Guattari)

  100. Douglas Ribeiro
    2 | August | 2008 às 21:58

    Caral***..nao posso perder esse.
    Simplesmente meu diretor favorito.
    Obras magníficas
    Valeu ae rapaduras!

  101. Renan
    2 | August | 2008 às 22:05

    Olá!

    Finalmente, terminei. Mais um Podcast primoroso, um dos melhores, e o tema ajuda muito né.

    Sobre a questão da ida à Lua, para aqueles que não acreditam, sugiro esse endereço: http://www.projetoockham.org/historia_lua_1.html

    Há respostas científicas para todos os questionamentos dos conspiradores, além de mostrar a suposta foto do Kubrick no set da NASA.

    Sobre “O Iluminado”, às vezes penso nele não como um filme sobre coisas sobrenaturais, mas sim completamente naturais. Um filme de terror realmente, mas um tratado sobre como a mente humana se comporta em meio a solidão, e não em um hotel assombrado, mas é apenas uma conjectura.

    “Laranja Mecânica” é um dos filmes que mais admiro na história do Cinema. E já ques estamos falando sobre questões de autoridade, dá para fazer uma baita de uma digressão sobre o filme!

    Por enquanto é só, parabéns por mais esse Podcast!

    Abraços.

    PS.: Continuo a campanha por um podcast sobre a carreira de Meryl Streep, aproveitando a onda de “Mamma Mia”, agora em setembro.

  102. Adriano
    2 | August | 2008 às 22:42

    Renan

    Desculpa esqueci-me de responder a questão sobre o Alex, ser a maior pedra no sapato do pensamento anarquista. Penso assim, não há como estabelecermos uma resposta, qualquer tipo de resposta estará baseado em nossa atual perspectiva de sociedade.

    O Alex era sim o sociopata, ele ia contra todas as regras da sociedade, mas a questão de sociedade não é algo definido, assim como a questão do ser humano, quando nascemos não somos mais do que animais, a convivência e a necessidade nos força a adquirir normas sociais, somos submetidos a processos de subjetivação, primeiramente em nossa vivencia familiar, depois nas escolas, por último no trabalho, claro que se isso não for suficiente você é submetido ao sistema prisional ou manicômio.

    O Alex sofreu lavagem cerebral para entrar na norma para corrigir um “desvio”, mas quem estipula os desvios? O que é normal? Ou o que é patológico? A sociedade te violenta tanto quanto o Alex violentava as pessoas, você sofre lavagem cerebral constantemente, vivemos numa sociedade midiática, constantemente somos submetidos a processo de subjetivação, não percebemos, mas está aí.

    No fim do RapaduraCast 71 - Evolução do VHS ao Blu-Ray, tem uma discussão entre o Mau e o Jurandir, mais ou menos ilustra o que quero dizer. Será que você precisa de um Blu-ray? Se você não tiver você será considerado ultrapassado, defasado culturalmente, mas e aí, que disse que eu preciso disso?

    Acredito que são essas as questões de Laranja Mecânica. O importante não é a resposta mas sim a pergunta.

    Até…

  103. anonimo
    2 | August | 2008 às 22:58

    stanley kubrick é para os cults o que george lucas é para os nerds

  104. Robson ezyksnosbor
    2 | August | 2008 às 23:28

    Adorei esse podcast, era tudo que eu precisava!

    Sou super fã de Stanley Kubrick. O cara me mostrou que o cinema pode ser dividido em duas categorias: Cinema como sétima arte, que abrange filmes fantásticos e bombas desprezíveis, afinal, no cinema tudo é arte; E cinema só como Arte, mostrando que quando se faz um filme não significa que ele deve ser tratado apenas como imagem e som numa tela grande, não apenas como outro super filme que vai ficar pra história, não apenas como outro filme para a minha coleção. Stanley Kubrick é uma dessas pouquíssimas pessoas que o mundo jamais esquecerá. Ele não foi um grande gênio do cinema, foi um grande gênio do povo, porque fomos nós que ganhamos com ele. Um grande abraço a todo pessoal do cinemacomrapadura, continuem assim, em time que tá ganhando não se mexe.

  105. Harald Stricker
    3 | August | 2008 às 01:03

    Ah, não! Pera lá, pera lá, pera lá!!!!
    A nerdice não é composta por ignorantes que somente amam o pop! A cultura sofisticada também é acolhida no mundo da Nerdlândia, meu caro… meu caro… “anônimo”.

    Stanley Kubrick é, sim, assunto para cults e nerds.

  106. Matheus A. M. - Natal/RN - 22 anos
    3 | August | 2008 às 02:25

    os links de nascido para matar e a refilmagem de laranja mecanica são os mesmo…

    tem que corrigir isso…

    de resto, VCS SAO D+!

  107. Jurandir Filho
    3 | August | 2008 às 02:52

    Corrigido, Matheus! ;)

  108. anonimo
    3 | August | 2008 às 04:17

    eu tambem sou nerd mais gosto mais de kubrick como voce “harald” entao somos nerds cults

  109. Gustavo
    3 | August | 2008 às 09:22

    Ahhh, não terminei de ouvir o cast, mas só pra responder a todos, mas acho que principalmente o Mauricio Saldanha, sobre a “conspiração da lua”.

    Existe esse site sobre a “conspiração”, http://www.afraudedoseculo.com.br/, que mostra os principais aspectos da dita fraude. Respeito muito a opinião do Mau e do resto do … cast do cast! Mas parar pra pesquisar um pouco e não assassinar a física mostra que a viagem à lua além de possível é relativamente simples de ser feita.

    Um dos problemas com o vídeo e fotos citados pelos “pró-conspiração” são as sombras, uma para cada lado (que na verdade é resultado de uma ilução diótica). Se Kubrick dirigiu o filme, ele ia cometer erro tão bobo, sendo tão perfeccionista?

    A kodak pode ter falado que o filme não suportava as temperaturas na Lua(e se foi um cara que fabrica filme, e não um físico, eu acredito que tenha dito isso), mas eu abro um quetionamento simples, pra ver se vocês entendem : Como um filme fotográfico não resiste a temperatura da Lua (123 graus na parte iluminada), mas um humano sim?
    Antes de falar que o humano NÃO foi pra Lua, deixa eu explicar como é essa “temperatura da Lua”.
    Aqui na Terra, o AR fica quente, aquecendo a Terra, nós, os animais, etc. Na Lua não tem atmosfera pra esquentar nada, então a única temperatura é do próprio CHÃO da Lua, não da atmosfera dela (que não existe, portanto não pode afetar nada). A forma de transmissão de calor no vácuo é por radiação dos raios solares. Com uma cobertura especial (de material que reflita os raios infravermelhos), você reflete praticamente todos os raios, que então não aquecem nem um pouco, seja o astronauta, seja o filme. No “frio”, é a mesma coisa. Só deixar a câmera selada em uma caixinha especial. Assim como os astronautas.

    Coincidência com o filme 2001 : Uma Odisséia no Espaço?
    NÃO! Acredito que o filme possa ter sido resultado da sociedade na época. Em 1957 a URSS lançou o primeiro satélite. Em 1961 a URSS lançou o primeiro homem ao espaço, e foi iniciado o projeto Apollo nos Estados Unidos. Com todo esse furor espacial, nada mais normal do que filmes que envolvam o espaço.

    Agora vou lá ouvir o resto do podcast, parabéns pra todo mundo, mais um cast maravilhoso.

    Abraços!

  110. Alexandre Montenegro
    3 | August | 2008 às 10:01

    Rapaz, também estava com medo que o cast da semana tivesse algo ligado à estréia de “A Múmia 3″…ufa! rsrs

    …passado a preocupação, só posso dizer:
    -Kubrick!??! Fenomenaaaaaaaaaaaal

  111. Raphael PH Santos
    3 | August | 2008 às 10:02

    Agora me diz. Tem algum post na história da tv brasileira com comentários tão bons quanto esses? MARAVIIIILHA!

  112. Alexandre Montenegro
    3 | August | 2008 às 11:12

    Macho véi, tem não!!!
    São comentários ” nunca vistos antes na televisão brasileira”.
    Agora lembrei de como conheci o trabalho de Kubrick. Nos meus 17, quando estava me alistando no Exército Brasileiro, ele passavem um vídeo com uns “takes” de “Nascido para Matar”, incluindo a famosa cena no banheiro do alajamento, na noite que antecedia a formatura dos recrutas do Sargento Hartman.
    Depois da sessão “motivadora” só se ouvia: “É, acho que vou pra casa que é mais seguro”.

  113. Alexandre Montenegro
    3 | August | 2008 às 11:14

    ops!
    *eles
    *passavam

  114. Belle Atayde
    3 | August | 2008 às 14:05

    to adorando o cast v6 são d+

  115. Maurício Saldanha
    3 | August | 2008 às 14:47

    Gustavo >>>
    Antes de falar que o humano NÃO foi pra Lua, deixa eu explicar como é … A LUA! hhh

    pensei que tu ia dizer isso!

    obrigado pelo comentário, uma aula sobre crença. Grande abraço!

  116. Leonardo Cruz
    3 | August | 2008 às 18:53

    Pô cara, é obvio que o homem FOI para a lua, vou dar só um argumento:

    Os Russos, ou soviéticos, tinham satélites por ali, você acha que se nada tivesse acontecido eles não teriam tirado fotos e desmentido os americanos?

    Todos os outros argumentos como sombras diferentes, céu sem estrelas etc etc, já caíram por terra faz muito tempo.

    e finalizando, mudando de assunto:

    Eu sei que o Jurandir ja encerrou esse assunto mas eu não consigo aguentar, peço perdão por falar isso mas, caraca, eu não consigo imaginar o RapaduraCast sem o Mauricio, ele é um toque crítico e de deboche que é indispensável no programa.

  117. Joaquim Henrique
    3 | August | 2008 às 19:13

    …Enquanto isso Kubrick chacoalha no túmulo… Pois o tema principal virou “A Lua”……

  118. Luh
    3 | August | 2008 às 19:30

    :shock:
    legal \o/
    conheci o site pelo “monacast-comédia romântica”, e já de cara me deparo com o Kubrick, demais!
    Já estou baixando e olhei que tem muita coisa boa, tô doida para escutar do Batman,Hulk,Wall-e e cia.
    :grin:
    Os filmes dele, são ótimos, O Iluminado é um filme por exemplo que não tenho coragem de assistir a noite,aquele labirinto dá maior aflição e aquele hotel então =S

  119. Gabriela - Porto Alegre/15 anos
    3 | August | 2008 às 20:19

    Kubrick! O diretor responsavel por me introduzir ao cinema.
    Quando eu tinha 12 anos vi O Iluminado no SBT e minha cabeça explodiu! Eu senti medo até certo ponto do filme,até que eu enlouqueci(na cena final no labirinto)e torci muito pro Jack matar aquele gurizinho e a mãe dele e fiquei revoltada com o final… porém no outro dia eu tava pensando no filme,e comecei a imaginar se,por acaso,eu,minha mãe,minha irmã e meu pai fossemos parar num hotel isolado do mundo,será que ele também enlouqueceria e tentaria matar a gente? O.O aí eu senti medo de verdade do filme,mas relaxei depois(graças a Deus). E a partir desse filme eu me interessei por cinema de verdade,pela primeira vez eu queria saber nome do diretor,dos atores,em que foi baseado o filme,me interessei por literatura por causa desse filme e sai correndo atras do livro,enfim,foi um divisor de aguas na minha vida e um cast de quase 2 horas sobre ele foi um presente =).
    E sobre Laranja Mecanica,quando eu vi tinha uns 13 anos e fiquei chocada,amedrontada mesmo. Assisti o filme até o final mas totalmente perplexa,e pela pessima sensação ao ver o filme eu criei uma grande repulsa por ele,dizia que não gostei e pronto. Eu nunca tinha visto um filme daquele jeito,um soco no cerebro mesmo,com nudez excessiva,violencia,estupro,foi horrivel,mas vendo vocês discutindo sobre o filme,passei a ve-lo com olhos diferentes e cheguei a conclusão de que o filme era pra chocar mesmo,mostrar o mundo bizarro que a gente vive e incomodar,afinal existe algo que incomode mais o ser humano que o inexplicavel e o irreparavel,afinal que motivo tinha o Alex pra agir daquele jeito? e como evitar ou resolver um problema daquele? e o pior,aquilo existe mesmo,nossos filhos,amigos,irmão e até nós mesmos podemos nos “desviar” aquele ponto! E por eu ser bem nova na epoca fiquei mais horrorizada ainda,não que eu não soubesse que aquele tipo de coisa existia e sim pelo fato de ver tudo aquilo de forma tão nua e crua ali,na minha frente. Laranja Mecanica é sem duvida o filme que mais me abalou até o dia de hoje e até o momento eu não faço a minima questão de revelo…

    Mas é isso aí,ótimo cast,sem duvida no top3 rapaduracast.

  120. Renan
    3 | August | 2008 às 20:22

    Olá!

    Sobre “Laranja Mecânica”, um grande trunfo da história é o principal chute que levamos. Começamos a ver o filme acompanhando a ultra-violência do Alex, o que o transforma, teoricamente, no vilão. Assim, quando ele é preso para ser “corrigido”, somos surpreendidos ao não saber mais quem é realmente violento, Alex ou o Estado? Nossas expectativas são destruídas.

    Grande parte desse efeito é graças ao talento de Malcolm Macdowell, que constrói um anti-herói impossível de ser odiado.

    Outra questão que gosto de pensar em “Laranja Mecânica” é a lição de ética e virtude que história nos traz. Hoje, a virtude é considerada autêntica quando é desinteressada. Dessa forma, uma norma só possui valor se entendemos esse valor e não apenas a seguimos por ser obrigados. Assim, a “cura” de Alex não o transforma em um indivíduo ético, porque na verdade ele não possui ESCOLHA, ele não entende o valor das normas. E isso é explícito na última cena do filme.

    MAURÍCIO,
    Gostei da aproximação que você fez entre a cena dos macacos brigando em “2001″ e a violência da gangue de Alex, muito boa sacada!

    Abraços

  121. Rafael Moreira | Fortaleza - CE, 15 anos
    3 | August | 2008 às 20:37

    Não posso dizer que Kubrick é meu diretor favorito pois isso seria hipocresia minha. Até hoje só assisti “Laranja Mecânica” e por sinal foi semana passada. Achei fantástico. A cena do estupro é sinistra e ao mesmo tempo hilária. Agora quando lembro de “Cantando na Chuva” eu lembro-me de Alex como interprete e não Genne Kelly.

    Laranja Mecânica retrata a violência urbana de tal forma que dar inveja a Martin Scorsese. A cena dele chicoteando Jesus, Meu Deus. Que cineasta Louco, Ausado, Genial! É por isso que Kubrick ganhou mais um admirador.

    O trabalho do diretor é pouco conhecido relamente. A injustiça da academia nunca prestigiá-lo com um Oscar jamais desceu goela abaixo dos cinéfilos, da mesma forma com acantece com Hitchcock, que merecia um espaço por aqui não acham? Esse último eu assisti a todos os filme e o cara é outro gênio.

    Mesmo que pouco conhecido… é impossível alguém nunca ter ouvido sequér a trilha sonora de “2001: Uma Odisséia do Espaço”.

    Assisti “De Olhos bem Fechados” há muito tempo e odiei o filme, só vi até o fim pra ver os peitinhos da Kidman! :razz:

    Cast muito bom, homenagem merecida, saindo daqui vou atrás de “2001…” e dos outros, queria parabenizar Bruno Mendonça pela enciclopédia de Kubrick que ele tem na cabeça.

    Abraço!

  122. Joaquim Henrique
    3 | August | 2008 às 22:14

    Bruno Mendonça:

    Kubrick recusou dirigir “Exorcista II - O Herege” (ou seja, a seqüencia) e não “O Exorcista” original de William Friedkin.

  123. Leonardo Cruz
    3 | August | 2008 às 22:40

    Uma perguntinha pros rapaduras….Vocês tem interesse em fazer um programa sobre animaçao japonesa? São filmes do mesmo jeito, tem filmes bons, filmes ruins e muitos filmes e séries em anime ganham tranquilamente de muitos filmes americanos.

  124. QUEIROZ | 31 anos | São Gonçalo-RJ
    3 | August | 2008 às 23:57

    A iniciativa das transcrições realmente muito legal. Esse é o site que eu frequento que vejo claramente, que mais se preocupa assim com os visitantes. Só posso dizer parabéns.

    O lance de Kubrick ter influência da fotografia, explica muito o quanto “a fotografia” de seus filmes seja tão perfeita.

    Bem, a exemplo do Raphael Moreira não posso dizer que sou cara que viu muitos filmes do Kubrick. Eu vi Laranja, sei da existência de 2001 e claro entendi a referencia em Wall-E, e não tive estômago para ver Nascido para matar.

    A descrição do Dr. Fan