
Você deve ter lido o título desta matéria e ter pensado: “Ué, mas eu fui ver ‘O Cavaleiro das Trevas’ pela oitava vez e o cinema tava cheio!!”. Pois é, quebrando quase todos os recordes que serão possíveis serem quebrados, o Batman de 2008 é uma feliz exceção. Porque na verdade mesmo, a freqüência nos cinemas é cada vez menor. Os blockbusters escapam quase ilesos dessa brincadeira, mas os outros filmes têm que se desdobrar para poder se manter firme no circuito. Mas quais os fatores que levam a uma queda no número de freqüentadores nas salas?
O preço para assistir a um filme pode ser um dos principais motivos. Muito altos, não tem como atingir a todas as pessoas, e essas por sua vez acabam considerando o cinema um luxo. Porém os preços são adequados a uma realidade que as empresas tem que se adequar. O número de meias-entradas no cinema acaba sendo maior do que as de inteira, o que faz com que os preços originais tenham um reajuste. Além de ter que reembolsar gastos com alta tecnologia e modernização das salas de exibição, o que está se tornando comum. E quanto menos pessoas forem, mais os preços tendem a subir, pela velha lei da oferta e da procura. Pode ser que um dia a lei seja quebrada e os preços caiam.
O mais famoso motivo para que menos pessoas visitem as salas de exibição é a pirataria. A Motion Pictures Association of America (MPAA), organismo que congrega os grandes estúdios dos EUA, calcula que os prejuízos com a pirataria já atingem pelo menos 200 milhões de dólares aqui no Brasil. Seis em cada dez DVDs que circulam nas casas dos brasileiros são piratas. Imagine você ter que pagar quase R$ 20,00 para assistir a um filme no cinema e ver alguém vendendo o mesmo filme por R$ 5,00, pra você ver em casa sempre que quiser? A escolha da maioria da população não é difícil de se adivinhar. Além disso, cresce também o número de pessoas que assistem filmes inteiros pela internet, com o sistema de compartilhamento de arquivos - o popular download, que também é crime, mas não tem monitoramento.
O próprio sistema de vendas de DVD’s é um pouco responsável. Hoje em dia já existe um mercado especializado em produzir filmes que vão direto para DVD. Na época do VHS, só quem era realmente muito fã de um filme comprava. O videocassete, por mais que tenha sido muito presente, não era tão popular assim como o DVD player é hoje. E cada vez mais rápido os filmes estão deixando as salas e ir parar nas prateleiras.
Essa semana assisti a “Encarnação do Demônio“, de José Mojica Morins. Era um sábado e só haviam três pessoas na sala assistindo. Claro que esse fato se justifica pelo preconceito a Zé do Caixão ainda ser grande. Mas se essa tivesse sido a primeira vez que encontro a sala vazia, tudo bem. Já estamos em agosto, vem aí setembro e outubro e teremos que esperar pelos filmes de Fim de Ano, que voltam a encher as salas. Até lá, vamos ver o desempenho dos longas que estrearão.


13 | agosto | 2008 às 06:07
Marcão, boa matéria…
Eu me sinto um pouco culpado com isso tudo, pq sou um dos que baixa alguns filmes pela internet. Claro que quando é algo como BATMAN, e até títulos menos esperados, porém convincentes, prefiro ir ao cinema. O problema é que na cidade em que me encontro não possui um, e a cidade mais próxima se encontra a mais ou menos 2h de viagem, o que acarreta em mais gastos.
Sou completamente contra a pirataria de venda, mesmo que fazer downloads de filmes, seja antes (o que vem acontecendo cada vez mais) ou após o lançamento, seja um tipo de pirataria, ou, melhor dizendo, roubo.
Muitos filmes acabam vazando quando uma cópia já editada é enviada para alguma exibição, ou pior, quando uma cópia é enviada para algum studio de edição, seja de som ou qualquer outro tipo.
Acredite ou não, uma vez não me contive e acabei fazendo o download de um filme que eu esperava muito. Era o EU SOU A LENDA. Vazou para a internet com uma imagem absurdamente boa, e na tela, como uma letra de marca d’água, tinha escrito algo como se fosse uma cópia para ser analizada por integrantes de uma premiação. Não me recordo se o filme foi indicado ao OSCAR, mas tenho quase certeza que continha a palavra ACADEMY.
Faço o possível para conseguir ir ao cinema, juntando uma galera, mas existem pessoas por aí com menos condições que baixam de tudo, sem importar-se se é ou não um filme que merece ser apreciado na telona.
Não faço cópias desses pelos quais baixo, apenas assisto e depois deleto do HD.
Tb concordo com vc à respeito dos valores cobrados nos cinemas, mas creio que o maior motivo seja justamente isso. A falta de pessoas para assistir aos filmes, pois sem espectadores é impossível cobrir os gastos.
Quem tem conseguido burlar a pirataria é a franquia de filmes dos heróis. Não sei bem como, mas parece que a união dos integrantes da equipe é forte, pois nenhuma cópia dos últimos lançamentos, tais quais: HOMEM DE FERRO, HULK, HELLBOY II e BATMAN; foram disponibilizados para download com uma imagem boa. Isso já ajuda, pq são poucas as pessoas que aguentam ver um filme com uma imagem gravada da tela de cinema.
Acho que a maior forma de reverter essa situação é fazer igual a indústria da música. Passar a liberar cópias para downloads, dentro de sites próprios dos studios por um valor acessível. Por menor que seja esse valor, ao menos eles passariam a ganhar por cada cópia baixada ao invés de não ganhar nem mesmo um dollar sequer. O problema é uma pessoa efetuar esse download e no dia seguinte postar em um site ou blog para milhares de pessoas efetuarem o download do mesmo. Sendo assim, existe uma forma ainda melhor para isso, disponibilizando os filmes, ao invés de download, na forma stream. Cada login de usuário teria uma sessão comprada e poderia assistir apenas uma vez por cada compra. Mas essa segunda opção deixa nós, brasileiros, um pouco pra trás. Já que os valores de uma boa internet ainda estão lá nas alturas, e uma versão stream de qualidade requer uma boa conexão.
Enfim, espero que isso não se torne um problema. Porém, acho que deve-se pensar-se em uma saída o mais rápido possível, mesmo que o pior esteja longe de acontecer.
Abraço!
13 | agosto | 2008 às 08:33
Infelizmente e a nossa realidade, a cidade de Santos(onde moro)era uma das cidades campeas de salas de cinema(por volta de 15 cinemas, alguns imensos)espalhados pela cidade.Hoje so restou um cinema(sem contar 2 no centro que estao fechados)fora do circuito de shoppings.Espero que resistam por muito tempo, se bem que cada dia fica mais dificil.Eu pelo menos faço minha parte, nao compro filmes piratas, nao tenho computador em casa portanto nao baixo nem assisto filmes pela internet( se bem que, em cidades onde nao ha cinema isso e inevitavel)nem falsifico carteirinha pra pagar mais barato. Um dia vi o depoimento de um dono de cinema, dizendo que hoje em dia todo mundo arruma um jeito de ter desconto, policiais, estudantes, idosos,deficientes, fora a grande maioria que falsifica suas carteirinhas.Nao que ele fosse contra, so que como ele mesmo disse o que era privilegio de uma parte da populaçao virou quase totalidade, ele nao tinha como manter os custos da sala principalmente quando exibia filmes com pouco apelo popular.Mas infelizmente vai ser muito dificil mudar essa situaçao principalmente com a pirataria crescendo cada vez mais.
13 | agosto | 2008 às 08:40
Fenomenal materia, muito boa mesmo.
Eu muitas vezes baixo os filmes e vejo em casa. Existem as exceções como Batman, claro. Mas na boa, pagar R$15~20 para ver o filme de zé do caixão, O Grande Dave e ainda ter que aguentar aquelas turminhas zuando no cinema, isso não é certo.
Outra coisa, por exemplo, “O Reino Proibido” foi lançado em abril, estamos em agosto e ainda não chegou ao Brasil. Quem é que vai ver esse filme?
Acho que a falencia está vindo para quem não se adequo ao mundo globalizado. Assim, pirataria é consequencia!
13 | agosto | 2008 às 09:33
Marcos, concordo em parte com você, hoje em dia as pessoas não vão em primeiro lugar, pelo o preço do ingresso. Sou de Fortaleza e adoro cinema, e como sou noivo, é lógico que quero assistir os filmes com ela, ai você coloca, 16 de entrada mais 3 de estacionamento, mais 10 reais de gasolina, mais digamos 20 de acho que nem um jantar, mas sim de uma merenda sei la, somando 49 reais. Se quase todo o fim de semana estreia um filme novo, e como apaixonado por cinema quero assistir, esse preço não dá.
Outra, venhamos e convenhamos, existem filmes que nem de graça eu iria ver.
Comprar DVDs piratas eu não compro não, por exemplo o Reino de Fogo que vai estrear essa semana nos cinemas do Brasil, eu ja vi vendendo em DVD, mas ai tá, quem não tem costume de ir ao cinema compra, quem quer ver seu ator favorito na telona, espera como eu.
Abraço!!!
13 | agosto | 2008 às 10:53
Eu simplesmente não baixo filme da internet, só aqueles antigos que fica dificil achar DVD… Quando não dá pra ver algum filme que estreia, espero sair em DVD…
Pelo menos aqui, eu percebo um movimento que lota nos finais de semana os filmes pop do momento e os outros são deixados de lado. Então, acho que a questão não seja apenas essa dos preços altos ou de DVD pirata, creio que seja uma preferencia mesmo por essas coisas que estão na moda no momento.
Não frequento cinema sabado/domingo, mas numa plena sexta feira, dia que costumo ir semanalmente, já cansei de ver filme SOZINHO. Ninguém mais na sala… Dava era medo auiehauiaeeui
13 | agosto | 2008 às 11:40
Não nego, eu baixo filme da internet sim! Por vários motivos, entre eles:
O grande espaço de tempo entre o lançamento americano e brasileiro de alguns filmes. Be Kind Rewind, Hellboy 2, Wanted, Forbidden Kingdon, são alguns dos grandes lançamentos que circulam na internet a algum tempo. Muitos deles com qualidades de DVD.
O preço absurdo do cinema. Ninguém tem condições de pagar 16 (inteira) reais “todo dia” para assistir a algum lançamento! Principalmente quando você não tem muitas opções boas nos cinemas. Nem sempre os filmes são bons. O que gera aquela duvida: “Será que esse filme vale R$16,00?”. No entanto, há filmes que sei que valem o preço do ingresso, e por isso me recuso a baixar; Como os já citados Wanted e Hellboy 2, que espero com ansiedade para conferi-los na telona.
Um outro ponto, é que muitas pessoas compram filmes na rua, ou gravam domesticamente, por habito ou pelo espirito de colecionador. Muitos querem ter uma “DVDTECA” farta, e se submetem à pirataria. Dvd’s baratearam muito, mas alguns ainda chegam a preços não muito acessiveis ao publico com baixa renda. Porém, creio que esse, que me parece ser o problema maior, nem a baixa do preços dos cinemas e dvd’s resolverá.
Sei que nada se compara a mágia do cinema, mas não podemos negar que o ponto fraco da nossa sociedade gira em torno de comodidade e preços baixos (no caso de graça). Sabemos também que os downloads e a pirataria é algo que tende a crescer e não diminuir. Combater tudo isso é inutil.
13 | agosto | 2008 às 12:00
A julgar pela foto escolhida Marcos isso reflete mesmo o conteúdo da matéria. Bem triste mesmo.
Eu não deixei de ir ao cinema porque agora tenho mais acesso aos filmes pela Internet ou outras fontes negras, mas de que vale a minha opinião quando existem outros milhões de outros espectadores. O resultado é bem triste mesmo, cinema vazios. Fui na sessão de Hancock num sábado a noite e estranhei demais tinha430 % dos lugares preenchidos.
Existem ao meu ver, uma série de fatores que acabou gerando essa crise do cinema vazio. Uma que vc citou é os preços altos do cinema. Além de serem altos eles ainda faz de tudo pra vetar a ” meia entrada ” colocando um monte de regras para adquirir o meio ingresso. O mais famoso caso da pirataria por exemplo faz com que a maioria das pessoas deixem de ir ao cinema.
É lamentável que o numero de pessoas que vão ao cinema caia, pois justamente por causa de cinemas vazios é que acabam vetando alguns filmes que poderiam passar na tela grande e vai justamente para o DVD.
Matérias essas que fazem nos pensar que a criminalidade e a má conduta das pessoas acabam atingindo todos os outros.
Fico pensando se um dia essa crise irá passar?
13 | agosto | 2008 às 12:42
A vantagem nas salas vazias é poder desfrutar melhor dos filmes…
Detesto assistir filme com muita gente conversando, principalmente qdo estes sao adolescentes.
Filme com a galera só é legal na estreia… com os fãs…
Que cada um de nós possa divulgar o cinema, o ruim é que quem baixa filmes, ou pirateia DVD, ainda divulga pra todos… Baixe ou copie DVD, mas só pra vc…
13 | agosto | 2008 às 14:23
Não sou a favor da pirataria, mas estaria sendo hipócrita dizendo que nunca vi ou comprei filme pirata, é realidade, esta aí, também tenho dvdteca, e as vezes pagar 40,00 mango pra ter Resident vil 3 na coleção é dose, (o filme vale pela diversão). Na minha cidade, era fácil achar filmes e cds piratas, atualmente a policia começou a freqüentar mais os camelôs e já não é tão fácil de encontrar, essa é a solução…se uma pessoa vindo do trabalho, passa numa banca e não acha filme/cd a venda, a corrente se quebra ali, ela não vai sair numa caçada atrás do produto, agora se ele esta sempre lá, é como o fruto proibido.
Pagar R$ 15,00 pra ver um filme simplesmente não dá, ponto. Se dependesse de mim toda a semana estaria no cinema, inclusive para sessões duplas, coisa que adoro, mas pra isso teria que parar de comer, portanto só vou ao cinema pra ver os filmes que acho que valem a pena ver na telona, traduzindo, FILME PIPOCA. Eu queria ver por exemplo A Outra com a Natalie Portmann, mas fica pro dvd.
13 | agosto | 2008 às 14:24
É… eu lembro que assisti “Shoot’em up”, com o Clive Owen numa 5a feira, com minha namorada. Já esperava um cinema meio vazio. Quando começou o filme, só eu e ela, e um lanterninha pra “cuidar” da gente.
2 viciadinhos em cinema que somos, cada um quieto pro seu lado vendo o filme. É bom, pq ninguém atrapalha. É ruim, pq o filme saiu de cartaz quase que imediatamente.
As entradas são caras, alguns cinemas são ruins, DVDs são caros, internet é muito acessível… Então que os produtores, as distribuidoras, etc se atualizem! Como as músicas e séries de TV que grande e médio impacto da internet e pirataria, vamos mudar o jeito de vender o filme.
Lança simultanemante uma versão pra ser vendida por iTunes. Pôe streaming pro pessoal assistir.
Vende DVD super simples a preço baixo e versão do colecionador pra quem tem dinheiro e quer ficar com uma dvdteca bonitinha.
Baixo filmes sim. Geralmente os filmes apodrecem no HD e eu alugo eles pq esqueci de baixar, mas não vem ao caso ^^.
Eu não tenho dados em mãos, mas, será que não tem MAIS filme saindo, e por isso tem MAIS filme pegando MENOS dinheiro? É uma conta simples. Se estréia 2 filmes num mês, eu gasto 16 reais (pago meia por ser universitário) em ingresso, 6 em pipoca pra irritar o Mau(:P) e talvez estacionamento/onibus, quando ao vou apé. Beleza, dá pra segurar com minha mesadinha. Agora, estreando 2 filmes bons.. por final de semana, durante um mes inteiro. Aí não dá! Nem que eu garimpe os horários mais baratos.
Os cinemas podiam fazer uma coisa que eu já ouvi dizer que se faz nos EUA. Conforme o filme fica a mais tempo em cartaz, não só o horário de exibição muda(não precisava sempre ir mais para de noite…) mas o preço cai. Estréia? 16 reais. 2 semanas em cartaz? 14. 4 semanas em cartaz? 10.
Mais um descontinho por horário, e acho que mias gente ia passar 2 horas vendo um filme na telona.
13 | agosto | 2008 às 14:33
Umas das melhores alternativas que conheço são os sistemas de locação por aluguel, nos Eua há a Netflix, aqui no país há alguns, mas a que se destaca mesmo é a NetMovies (www.netmovies.com.br). Aqui em São Paulo funciona muito bem, assim você consegue ver filmes pagando uma assinatura por mês. Pago R$ 28 e assisto cerca de 15 filmes por mês com esse preço.
O cinema ainda é caro, mas o que vale é o bom senso, um pouco de responsabilidade individual e conhecer alternativas como a netmovies. Pirataria é um problema economico antes de tudo, ou seja, precisa-se de algo economicamente viáel para fazer frente
13 | agosto | 2008 às 16:00
O cinema da minha cidade tem apenas duas salas, o valor da entrada é barato comparado a grandes redes de cinema: Inteira R$ 8,00, e na quarta e na quinta-feira, a inteira fica de R$ 6,00. Mesmo assim esse ano o único filme que trouxe uma quantidade maior de pessoas foi Batman, Para todos os outros foram poucas pessoas, já houve muitas sessões onde havia apenas eu e mais 3 pessoas.
Apesar de nem todos os filmes passarem aqui, eu não baixo pela internet, nem compro filmes pirata. O segundo filme do Hulk chegou quase dois meses depois da estréia. Mas esperei para ver no cinema. O mesmo ocorreu com Tropa de Elite, resisti para não ver o pirata e vi no cinema.
Coloco a culpa do baixa freqüência nos cinemas na pirataria.
13 | agosto | 2008 às 20:51
Antes de tudo eu baixo da internet ou alugo, não me lembro de ter comprado DVD pirata.
A questão é essa mesmo, preço e falta do consideração com o público. O dia que isso mudar talvez nós tenhamos uma mudança no patamar da situação do cinema atual.
13 | agosto | 2008 às 21:13
É, infelizmente, o brasileiro não tem consciência e nem consideração, e a pirataria irá continuar sempre. E ela só que dá prejuízos.
O cinema em si é um pouco caro, mas é uma experiência bem diferente e muito melhor (claro) do que ver um filme pirata numa TV pequena.
Mas acho que os cinemas podiam fazer mais promoções e tentar baixar mais os preços para ver se conseguem chamar mais gente, ou arranjarem outra alternativa para não perderem tanto para a pirataria.
13 | agosto | 2008 às 23:55
Tbm venho sentindo o q vc sentiu desde o ano passado e parece q está aumentando mais a cada ano, até os Blockbusters estão com sala vazia!!!
Acredito que tudo é questão de $$$$ - no cinema e na locadora!!!
Todo mundo quer novidade, mas acaba esperando chegar na locadora por causa do preço do ingresso (lanche, estacionamento, gasolina, tempo - ou ônibus - etc.)!!!
Os mais troxas acabam comprando pirata, falta qualidade, mas não está nem aí… Assistiu e pronto!!!
14 | agosto | 2008 às 06:17
Eu baixo filmes da internet, sim. Mas sem qualidade. Se eu gostar vou ver ao cinema (sempre vou), se amar compro a edição mais cara e com mais extras que houver. Deste modo a pirataria não é tão má assim. Por o menos para mim.
14 | agosto | 2008 às 06:21
Acho que os filmes deviam estrear todos ao mesmo tempo no mundo. Porque há pessoas que não conseguem esperar. Ele estreia nos USA e às vezes chega cá muito depois. Mas na Internet os filmes piratas chegam logo no dia a seguir. Assim, acho que deviam estrear os filmes antes de ele existerem para baixar. Senão quando chegam ao nosso cinema já todo o mundo baixo pela net.
14 | agosto | 2008 às 08:32
Nao acho uma coisa tao grave voce baixar um filme na internet ja que e apenas pra divertimento proprio e nao pra ganhar dinheiro com isso.Tambem nao concordo com quem diz que so consome filmes piratas pois o cinema e muito caro, aqui em Santos(pelo menos) existem os dias de promoçao(quartas feiras)e ate a rede cinemark tambem esta fazendo promoçoes, por exemplo as segundas feiras.Tem tambem o espaço unibanco de cinema onde todas as quintas feiras e cobrado 4,00 uma entrada inteira( se vc pagar meia a entrada e 2,00). Eu paguei esse preço pra assistir Indiana Jones, talvez em algumas cidades os preços sejam mais abusivos, nesse caso sou solidario com o publico. Mas pelo menos aqui onde moro uma locaçao as vezes sai mais caro do que assistir filmes no cinema.Sera que isso e um privilegio so daqui??
14 | agosto | 2008 às 09:49
Preço.
Como um colega ai disse: “Quem vai pagar R$15,00, 20,00 pra ver filme do zé do caixão? e ainda aguentar turminha zoando”…
Pirataria é consequência de preços abusivos.
14 | agosto | 2008 às 10:10
Como vocês mesmos falaram, se não me engano, no podcast sobre pirataria, os donos de cinema estam cagando para a queda de público. Enquanto isso de fato não passar a prejudicar as grandes cadeias de cinema, eles não tomarão nenhuma atitude. Os cinemas têm que começar uma campanha para incentivar as pessoas irem ao cinema, principalmente baixando preço dos ingressos. Não adianta nada o preço lá em cima de ninguém vai. Com um preço mais acessível, mais pessoas iriam ao cinema ao invés de optar pelos DVDs piratas que já circulam antes da estréia. Dizem que a próxima aposta seria a tecnologia 3D, como forma de tornar a experiência de ver um filme nos cinemas única, mas ate que essa tecnologia se espalhe e chegue ao grande público, computador e banda larga vão estar igual a celular, e muito mais pessoas vão estar baixando filmes.
Eu procuro manter um equilíbrio entre as coisas. Vou ao cinema ao menos 3 vezes por mês; tenho minha coleção de DVDs, compro ao menos 4 por mês, fora os boxes de serie. Mas haja dinheiro também, ne? Principalmente pra quem é cinéfilo, então acabo baixando muitos filmes também. Nunca deixei de ir ao cinema para ver um filme no PC, mas tem muita gente que prefere a comodidade à qualidade.
14 | agosto | 2008 às 10:33
Olha Alexande, eu nao sei se os donos de cinema estao cagando pra falta de publico, mas se estao nao deveriam ,afinal se nao houver publico de onde vai vir o lucro deles??Investimento custa dinheiro, esse lance de tecnologia 3d entao, acho que li num comentario que a sessao do filme viagem ao centro da terra era entre 20,00 e 25,00 reais, duvido muito que essa seja a salvaçao do cinema, ai sim vai ser um divertimento de elite. Eu tambem procuro me adequar a situaçao, vou ao cinema nos dias em que e mais barato, meus dvds 90% sao usados, comprados em locadoras ou em sites de leilao, agora quem quer frequentar o cinema so de finais de semana ou comprar dvds imediatamente quando sao lançados vai gastar muito mais mesmo.Tudo e uma questao de bom senso de ambas as partes, na minha opiniao.
14 | agosto | 2008 às 13:33
ta osso
14 | agosto | 2008 às 13:34
Bem, eu baixo filme sim mas é do tipo cidadão kane, casablanca, e o vento levou, mago de oz ( laranja mecanica tava 50 reais
)…Sempre compro DVD de filme, mas geralmente filme em que já não é tão novo ( são os mais baratos
) e assisto no cinema num shopping aqui perto onde a meia é 5, agora está complicado pois só ta pasando The Dark Knight…Sou contra baixar filmes novos ou meionovos e que dá para comprar por um bom preço e comprar piratas
14 | agosto | 2008 às 16:10
eu gosto mais de ir para o cinema pois tem todo aquele climinha de suspense para saber se o filme é bom em fim é melhor do assistir em casa
14 | agosto | 2008 às 16:14
foi mal ai pessoal o certo é melhor assistir em casa
14 | agosto | 2008 às 16:37
Meu deus como o ingresso esta caro.Nas ultimas sessões eu não consegui sentar direito nas poltroas, estava lotado de pipoca.
Meu deuss tinha pipoca no cobrindo o corredor.
O caro sai sai mais caro.
14 | agosto | 2008 às 18:11
Ir ao cinema é muito caro. Hoje só vou para ver um filme muito(muuuuito) esperado. E a pirataria é um fruto da dificuldade que se tornou ir à sala de projeção.
14 | agosto | 2008 às 18:14
Eu baixo filmes pela net sim.. mas só pra minha diversão!!!
Nunca trokei ou trocaria uma sala de cinema por um filme no pc… mas só vou somente nos q eu realmente gosto ou estou esperando!! esse ano eu já vi no cinema:
Mais do que Você Imagina (Péssimo)
A Múmia: Tumba do Imperador Dragão (Péssimo)
Batman - O Cavaleiro das Trevas (Fooooda)
Hancock (Bom)
Kung Fu Panda (Legal)
Wall-E (Muito Bom)
Jogo de Amor em Las Vegas (Legal)
O Incrível Hulk (Muito Bom)
A Outra (Péssimo)
Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (Legal)
Speed Racer (Bom)
Homem de Ferro (Fooooda)
Quebrando a Banca (Legal)
Os Reis da Rua (Fraco)
Treinando o Papai (Péssimo)
Um Plano Brilhante (Chato)
Awake - A Vida por um Fio (Péssimo)
Jumper (Divertido)
Ponto de Vista (Bom)
Rambo IV( Bom)
Juno (Muito Bom)
Maldita Sorte (Péssimo)
Cloverfield - Monstro (Muito Bom)
O Gângster (Muito Bom)
Eu Sou a Lenda (Muito Bom)
P.S. Eu Te Amo (Bom)
q me lembre são esses os filmes q eu vi no cinema esse ano.. 26!!! multipla por uma média de 30 reais sessão (já q tem a namorada e um lanche antes ou depois..) diversão cara!!!!!!!!
e o ano ainda não acabou…
14 | agosto | 2008 às 23:44
Eu baixo filmes pela net sim. Desculpas…Foi mal…Sei que é errado…Mas, pelo lado positivo, eu não comercializo.
Não tenho mais condições de ficar gastando maior grana para ver um filme mixuruca no cinema.
Se tem filme que sei que vai demorar 10 meses pra estreiar no Brasil, eu baixo.
Mas, pelo menos não assisto filme com efeitos especial e sonoros na qualidade de internet. Aí eu vou ao cinema sim.
Eu amo cinema. Eu vou sozinha (prefiro). Assisto duas ou três sessões seguidas. Se eu pudesse estaria sempre num cinema. Se eu pudesse, eu seria dona de um cinema.
Eu acho que os donos do cinema estão “cagando” para o público que está indo aos cinemas.
Eu nunca vi um cinema de um shopping fechar. Por exemplo.
Se eles estivessem preocupados, já existiriam inúmeras promoções para o público em geral. Não essas de quarta-feira com um preço de 2 reais mais barato. ME POUPE.
Teriam Vendas casadas com um shopping (cinema + estacionamento). Combos de ingressos em um mês (ex. compre 3 e leve 4) - pessoal, geralmente quem vai ao cinema leva mais gente pra assistir aos filmes com elas.
Eu não gosto de comer pipoca no cinema, mas também, me diga, como o cinema tem a capacidade de cobrar refri + pipoca por mais de 10 reais???? DE ONDE VEM ESSE MILHO, PELO AMOR DE DEUS????
Olha, existem inúmeras formas de atrair mais pessoas ao cinema. Os donos é que não estão preocupados com isso. Se eles não estão…porque a população estaria?
14 | agosto | 2008 às 23:49
E outra,
tem filmes que estão com o cinema vazio é porque são ruins mesmo.
o cinema é que comprou o filme errado.
Fez uma má escolha.
Não é porque a galera comprou dvd pirata ou baixou na net.
Lembro que quando eu era piveta, cansei de ir ao cinema sem ninguém no cinema.
Não tinha internet ou pirataria na época.
Qual era a desculpa? Só o preço do ingresso?
15 | agosto | 2008 às 08:00
Na minha cidade naum tem cinema, o que tinha era uma porcaria até que um cinema, mas so é permitida a entrada de militares pq fica dentro da academia da força aérea. pessoas q tem parentes lá dentro tb entram.
com eu naum aguento ver copia de cinema eu espero sair em DVD ou e se o filme ainda vai demorar muito pra sair aki no Brasil eu baixo.
15 | agosto | 2008 às 12:26
Danillo,
discordo de você em um aspecto: DVDTeca com piratas?!?! Isso nem conta… Colecionador que se preze espera ficar mais barato, faz qualquer negócio, mas compra original. Sempre. (Sou colecionadora e não tenho nenhum pirata).
***
Gustavo,
perfeita a idéia de lançarem um DVD mais simples com preço mais baixo e outra “Versão de Colecionador”. Afinal, pra maioria, o único interesse é o filme em si e os extras nem serão vistos. Deixa isso pra quem optar.
***
Gente,
não sei pelos outros bairros ou cidades, mas vou falar pela Barra, no Rio.
O UCI é o cinema go-to daqui, pois é o maior, com mais opções (18 salas), dentro do melhor shopping, bla bla bla.
Tb é nele que os ingressos são mais caros: na quarta-feira, o dia inteiro, o ingresso custa 12,00. Mas no fim de semana a noite, custa 18,00. Diferença grande pra quem vai sempre.
No SRibeiro aqui na Barra também, na seg e ter é 10,00 o dia todo; na qua e qui é 8,00 o dia todo; e sab e dom até 15h custa 8,00 (todos os preços são de inteira).
Ou seja, há opções em conta. Basta pesquisar nos sites dos cinemas que sempre tem uma promoção. No Recreio tem um que dá 2 ingressos por 10,00 ao casal que der um beijo na bilheteria, as quintas.
***
Em relação à downloads: eu baixo, sim. Mas só filmes que já vi no cinema, quero rever, mas já sairam de cartaz. No momento tenho no meu HD PS I Love You, Cloverfield, 27 Dresses, Blueberry Nights, Elizabeth, Iron Man (vi 3x no cine). Todos vi no cine, e serão comprados em DVD e apagados do HD assim que forem lançados.
Ou os que não existem ou não consigo achar: Scream e Requiem for a Dream. Também serão deletados assim que os DVDs estiverem disponíveis.
Não assisto filmes no PC, mas mesmo colocando o pen-drive no home, a imagem não fica boa. No final, NADA substitui o cinema.
15 | agosto | 2008 às 14:36
Alline..
francamente dos valores acima o único q realmente é promocional é o de 2 por 10 reais…
Até acho 8 reais um valor bom… mas se vc levar em conta todo o acompanhamento q vem junto com uma sessão de cinema (namorada, transporte, refeição, estacionamento e pipoca pra kem gosta) fica caro!!!
Aki na cidade todas as quartas o valor é R$ 3,50.. já chegui a ver 4 filmes no mesmo dia só por causa do valor!!!
tudo bem q é quarta muita gente trabalha ou estuda… mas é um valor irrisório.. em contra partida aos fins de cinema os preços disparam.. 16 reais!!
Mas concordo contigo, os donos de cinema não estam dando a mínima para o publico, e existe sim vários meios de atrair o publico oq falta é interesse!!
abraços
15 | agosto | 2008 às 14:51
Cadê o IMAX no Brasil, cadê. Inovação é o unico meio de combater a pirataria, a sensação dadas pelas salas hoje já são superadas com equipamento caseiros como televisores de 42″ e Home Teathers, mas a sensação que o IMAX dá, só numa sala própria. Então inovar é a resposta contra a pirataria.
15 | agosto | 2008 às 17:11
acima eu kis dizer “aos fins de semana” não cinema hehehe
15 | agosto | 2008 às 22:10
Eu não baixo filmes pela net, mas mesmo assim não vou ao cinema regularmente. Porquê?
Porque é caro, não tem na cidade ondo moro, as salas são longe, é cansativo, tem filas, não gosto de ir em shoppings (e em São Paulo, os cinemas se concentram em shoppings), os horários dos filmes são praticamente os mesmos em quase todas as salas de São Paulo, o atendimento é horrível na maioria das salas, se um filme dá problema na exibição não tem niguém pra ver, temos sair das salas pra pedir que alguém vá resolver o problema (perdi uns 10 min de Indiana Jones pq a projeção, de repente, ficou embaçada, e ninguém da administração do cinema percebeu antes..)
Se o filme não tem efeitos especiais consideráveis e uma boa indicação, espero sair em DVD e alugo, e se achar que vale a pena comprar, espero ficar mais em conta nas loja e compro.
Ou seja: a combinação de preço, localização das salas, horários horríveis e falta de interesse dos donso de cinema em melhorar o atendimento.
Pra mim, não adianta nada investir milhões em tecnologia, se não tem niguém na sala de exibição pra ver se o filme ficou fora de foco ou não…
E logo comprarei uma TV de 300000 de polegadas, com um som maravilhoso e terei o cinema em casa, e de forma legal.
16 | agosto | 2008 às 15:05
Com o preço do cinema nas alturas, não quero nem saber, copio filme pela net mesmo, se as empresas são contra a pirataria, porque inventam gravadores de DVD, cracks para microvision e outros programas do genero, tenho 2 telões em casa de alta definição e não troco por cinema algum, em resumo com os preços assim fico com o genérico mesmo, um abraço a todos.
17 | agosto | 2008 às 19:31
Oi, Marcos. Muto boa sua reflexão.
Minha opinião é que chegamos a este estado de coisas, principalmente pela própria indústria do cinema. Assim como a da música, ela precisa correr atrás de avanços tecnológicos e artifícios que criem um público fiel. Enquanto eles acharem que a pipoca tá dando dinheiro (e dá mesmo), fica difícil.
Muita gente fala de dvds, mas a qualidade dos boxes lançados aqui é ridícula. Quem é colecionador tem que adquirir importado. Nem ganhar dinheiro eles sabem.
Sobre os filmes, hoje em dia a maioria é hor-rí-vel MESMO. E olha que me considero uma viciada em cinema. Mas não saio de casa para ver Hancock por 18 pratas (não iria nem de graça).
Não vejo uma solução a curto/médio prazo pra isso.Uma pena mesmo.
18 | agosto | 2008 às 13:50
A qualidade dos filmes tb está caindo MUITO. As comédias são imbecis, os dramas são melososo e as aventuras/ação são mentirosos. Antigamente o cara demorava anos pra fazer um filme. Pensava pra caramba. Hoje em dia tem uma idéia e no outro dia já estréia, sem muito estudo, e tudo que não sabe fazer manda um efeito especial e pronto.
O dia que voltarem a ralar e pensar, planejar talvez seja difícil negar de ir ao cinema.
18 | agosto | 2008 às 21:46
Eita Rodrigo, quantos filmes, hein? O cinema tá caro mesmo, ontem mesmo, fui ver o filme O GRANDE DAVE e o preço estava um absurdo.
Entretanto, eu sempre assistia um ou dois filmes por ano, mas este ano me excedi, vi sete filmes.
19 | agosto | 2008 às 13:37
Poxa adoro cinema, mas o que me afasta cada vez mais das salas de cinema são as proprias pessoas. Em primeiro lugar a maioria parece que vai ao cinema somente pra comer, pelo amor de Deus, como prestar atenção em um bom filme com alguém mastigando pipoca e bebendo um copo enorme de refrigerante. Sem falar nós idiotas que vão só pra fazer bagunça, eu mesmo quase briguei com um desses quando fui ver Homem Aranha 2. Filme pirata com certeza eu não concordo, mas já viram os preços dos deds, vai tentar comprar uma série como Star Wars por exemplo. Não sai por menos de R$150,00 o box. Emfim só quem é cinéfolo mesmo pra aguentar tudo isso. Abraço.
19 | agosto | 2008 às 14:13
da tecnologia
do desdcaso de produtos com qualidade inferior como
boxes de séries e filmes enxugados para a nossa região!
Descaso das distribuidoras emquestão de divulgação!vcs acreditam que descobri que o filme”Becoming Jane” não chegou no nosso país até hoje!ele foi lançado pela miramax em 2007!”2007!FALA SÉRIO NÉ!DAÍ VÃO POR CULPA NA NET?
ENTÃO CULPEM QUEM INVENTOU O SRINK,ao clone dvd,nero e tc…
o lcd tb pode ser culpado!quem sabe por ter alta definição ou imgem e som de cinema!sei lá né?até no celular vc pode baixar download!
a qualidae dos filmes estão horríveis!cadê os clássicos?hoje eles se preocupam tanto com a bilheteria que se esqueceram da qualidade!
O preço está muito caro!em um país onde o sal´pario mínimo não chega a R$500,00!vc tem pagar,luz água,telefone,Aluguel ou Iptu e ainda ter que pagar 15 ou 20 reais por sessão?
è como disse no cast sobre Distribuídoras!Infdiferença se paga com indiferença!não é certo mas o nosso sistema Capitalista é assim!
19 | agosto | 2008 às 15:12
Putz, falar o que???
Concordo com a Babi, os cinemas vão ter que aprender a viver na era digital, não sei bem como, mas vai ter que apresentar algum atrativo além do “senta na poltrona, coma pipoca e assista o filme”. Por falar em pipoca, cortar a pipoca só vai piorar o problema!
19 | agosto | 2008 às 15:26
Desculpem pelo duplo-post, mas não consegui resistir, esqueci de comentar a excelente observação sobre a meia-entrada. Hoje ela é uma inteira e quem não tem carteirinha de estudante paga duas entradas… O pior é que justamente quem não paga meia, é que seria o maior frequentador. Talvez hoje a maioria seja de meia-inteira pq os que tem que pagar inteira-dobro fogem do valor alto… Como é costume no Brasil, uma boa idéia vira um grande engodo.
19 | agosto | 2008 às 15:46
não sou a favor da pirataria,mas vejo que uma indiferença levou a outra!só que quando prejudica o bolso do povo é lei!quando prejudica o bolso das grandes empresas distribuidoras é crime!então se querem que a pirataria acabe:ponha preços mais justos no mercado de trabalho!quem tem filho e cuida de uma família vai concordar comigo!
-que não demore tanto para um filme chegar aqui!1 mês ainda vai agora um ano!
-que os produtores criem filmes mais empolgantes como foi do batman!com cenas criativas,inteligentes e que obriguem as pessoas a pensarem e refletirem suas ações com diálogos inteligentes!
-que não enxuguem os extras para a nossa região como veêm fazendo!é chato vc comprar um dvd com extra cortado!e ter que comprar um importado para ter que vê-lo em outro idioma!como aconteceu comigo com o filme “Ella enchanted”!
o que vc acha?
20 | agosto | 2008 às 14:16
quando fui ver batman na 1ª sessão na estréia tinha somente 10 pessoas sessão do 12h00 legendada
ano passado na ssesão do filme número 23 soh tinha eu e mais 2 pessoas!!!!!
Na do fim dos tempos em plenas ferias tinha somente 6 pessoas!!!!!!!