
Duas empresas comandam o mundo das animações: Pixar e Dreamworks. Inclusive, já fizemos programas dedicados a cada empresa e todos os seus filmes. Com a evolução desse nicho e a rentabilidade que ele traz para as corporações, muitos estúdios estão começando a criar departamentos dedicados, exclusivamente, para animações computadorizadas. Que empresas são essas? Quais os filmes de sucesso? Existe muito coisa boa?
Jurandir Filho (o Juras), Raphael Santos (o Ph), Thiago Siqueira (o Sicas) e Bruno Mendonça (autor da coluna Marketing no Cinema) tiraram seus DVDs empoeirados das prateleiras e relembraram alguns filmes de animação 3D produzidos por empresas pouco conhecidas. Você sabia que “A Era do Gelo” não é da Dreamworks, mas sim da Blue Sky (Fox)? Ou que “Happy Feet” não é da Pixar, mas da Warner Animation? Muita gente acaba não entendendo quem é quem no mundo das animações e nós tratamos de resolver esse problema. Escute, dê boas risadas e comente!
No quadro e-mails nós temos duas novidades. Uma delas é a participação de Ricardo Juarez, dublador do Johnny Bravo e responsável pela nova voz brasileira do Hellboy. Ele conta como foi o processo de dublagem numa entrevista bastante divertida. Você não perde por escutar!
ALGUNS DOS FILMES COMENTADOS
Arthur e os Minimoys
Happy Feet: O Pinguim
Deu a Louca na Chapeuzinho
A Casa Monstro
Tá Dando Onda
Era do Gelo
Robôs
Era do Gelo 2
Duração: 74 min
SUGESTÕES, CRÍTICAS, DÚVIDAS E CHUTES NO SACO
Envie e-mails para: rapaduracast@cinemacomrapadura.com.br
RSS e iTunes
Adicione o feed do RapaduraCast no seu iTunes ou no seu agregador.
INFORMAÇÕES
Aperte o botão PLAY abaixo ou BAIXE AQUI (clique com o botão direito do mouse no link e escolha a opção Salvar Destino Como) o arquivo no formato MP3 na MELHOR QUALIDADE (64 Kbps) para o seu PC. Desfrute, ou não!


5 | setembro | 2008 às 18:21
primeiro
começando a baixar.
5 | setembro | 2008 às 18:22
o 1º ?
baixando ………….
abraços galera!!!!!!!!!!!!!1
5 | setembro | 2008 às 18:24
òtimo assunto,vou baixar e digo que achei.
abraço.
http://cinemaafinseumadosedewhiskey.blogspot.com/
5 | setembro | 2008 às 18:25
terceiro,kkkkkkk
5 | setembro | 2008 às 18:32
Um dos links ainda está pro Podcast 92.
Estou baixando e vou ouvindo no caminho do cinema.
Vou ver HellBoy HOJE!
Beijundas
5 | setembro | 2008 às 18:34
se for assim…QUARTO
5 | setembro | 2008 às 18:42
Gente, o link do download é do podcast 92!
corrigam isso por favor estou louco pra ver esse cast sobre animação
Quinto a postar
5 | setembro | 2008 às 18:42
A VALERIA ENTRO NA MINHA FRENTE…
5 | setembro | 2008 às 18:46
O ED TAMBEM…
5 | setembro | 2008 às 18:58
O link está ok agora. Mas quem quisesse baixar, era só ter clicando no link abaixo do player. Enfim, está tudo beleza!
5 | setembro | 2008 às 19:01
Um dos filmes comentados nessa edição foi a animação DEU A LOUCA NA CHAPEUZINHO. Abaixo, você pode conferir dois vídeos do filme, uma com o Bode Cantor e a outra do esquilo maluco:
5 | setembro | 2008 às 19:05
baixando
5 | setembro | 2008 às 19:06
Maneira a idéia de fazer um podcast sobre animação!!!
Gosto mto d animados, mas sabe o q também acho. Que poderia colocar o Léo Francisco numa proxima edição porque ele manja mto de animação e eu sempre leio as matérias dele aqui. Colocar ele seria fundamental para o podcast e creio q naum seja só minha opinião aqui.
Espero q vcs atendam meu pedido q vcs naum vao se arrepender.
5 | setembro | 2008 às 19:11
Mau e Jurandir, valeu por terem lido o meu e-mail… os meus filmes “válvulas momentâneas de escape” são os da franquia Indiana Jones (tirando o último)… é ouvir o tema criado pelo John Williams e abrir um sorriso. Mas o meu filme favorito é “Os Bons Companheiros” do Scorsese, só que ele não é tão “contagiante e mágico”! Agora vou continuar ouvindo o cast.
5 | setembro | 2008 às 19:31
BAIXANDO GERAL!
5 | setembro | 2008 às 19:47
aeee galera!
o meu download ta dando problema! ele so vai até a metade da entrevista, logo no começo!!!
o problema é aqui?
ou no blog?
valeu! e parabens pelos casts!
5 | setembro | 2008 às 20:07
Escutandooo…
5 | setembro | 2008 às 20:09
ja etou escutando!!!!!!!!
decimo segundo!!!!!!
(a postar)
5 | setembro | 2008 às 20:15
Tbm baixando…
P.S. PQ escrever isso???!!!! srsrrsrsrrs
5 | setembro | 2008 às 20:21
Daniel Londrina, deve ter dado algum erro na hora do download. Tenta baixar a versão COMPACTADA, que talvez resolva.
5 | setembro | 2008 às 20:23
aee jurandir!
valeu pela dica, mas já deu certo!
tava dando erro mesmo!
dae eu reiniciei e ja era!
baixandooooooo
abraco e valeu!
5 | setembro | 2008 às 21:14
Baixando…
5 | setembro | 2008 às 21:25
EXATAMEEEEEEEEEEEEENTE!!!!!!!!!!!!!!
Muito bom esse cast o/ o siqueira cantando a música da abertura de the big bang theory foi sensacional, gosto da maioria das animações que vcs falaram e algumas eu ainda não assisti mas pretendo e caras…. se vcs ligassem pra mim nessa promoção eu acho q eu n iria responder mádejeitonenhum a pergunta, n ia lembrar nem meu nome, imagina aí:
-Alô
-OPA ARTUR AQUI QUEM FALA É O JURANDIR FILHO DO CINEMA COM RAPADURA
- JURANDIR!!!!Oo
- EXATAMEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEENTE!!!!!!
Responder ia ser foda….
5 | setembro | 2008 às 21:40
to baixando..
Que promoção manera, rapaduracast sempre inovando XD
5 | setembro | 2008 às 21:52
Oi gente, voltei ^^ Saudades (preguiça de escutar os outros RC, mas prometo compensar isso logo logo)
Um dos melhores RCs que eu já escutei! O resto estará no email.
“Queremos Wall-E para melhor filme do óscar do ano que vem”
Beijos gente
5 | setembro | 2008 às 22:00
Muito bom o cast… Principalmente pq não conhecia qse nenhum desses estúdios, então aprendi um poquin! =D
Mas eu acho que, por mais que vários desses estúdios tenham lançado coisas legais, ainda existe um abismo muito grande entre Pixar/Dreamworks e os outros estúdios. Principalmente a Pixar, que eu AMO e é perfeita em tudo, até nos curtas!
Thiago, assino embaixo, é um dispautério aquele DVD da Era do Gelo. E como compro logo após o lançamento, fiquei irada ao ver uma ‘versão especial’ três meses depois. Bastards!
Meninos, mais um avez um “ótemo” podcast!!!
Keep up the good work!
Bjkssssssssss!
5 | setembro | 2008 às 23:14
Cast perfeito!
Eu adoro Ta Dando onda, simplismente perfeito roteiro maravilhoso a parte tecnica perfeita as espressoões facias são as melhores qui eu ja vi, as ondas são totalmente realisticas e pra mim a trilha sonora de ta dando onda é a melhor q eu ja ouvi no cinema cada musica se encaixa perfeitamente com a cena. durante o cast ao fundo tocou muitas musicas da trilha como You Get What You Give da banda The New Radicals musica que encerra o filme.
A casa monstro muito bom inovou mas realmente nao merecia ganhar o oscar
Happy Feet muito bom os cenários são fantásticos totalmente realisticos.
Era do gelo é inesquecivel nao existe uma pessoa que eu conheça que não tenha assistido.
Final Fantasy:The Spirits Within apesar de sua qualidade tecnica sua historia mais parecia um Star Wars da modernidade mas o Advent Childrem foi sublime eu nunca joguei mas so por assistir-lo eu ja firei fã.
so faltor falarem do Expresso Polar e do A lenda de Beuwolf
e sobre o oscar 2006 concerteza carros deveria ter ganhado simplismente o segundo melhor filme da pixar so perde pro Wall-e, nem me lembro o nome desse cara no cast mas ele esta completamente enganado sobre carros.
Axo que foi o PH que falou que queria ver uma animação concorrer em outras categoria como roteiro original. Mas isso ja aconteceu o Ratatouille concorreu alem de melhor animação, em melhor som, melhor edição de som e roteiro original mas Juno level o oscar nessa categoria.
Mas o que eu e todos aqui vao concordar comigo é qui uma animação possa concorrer na categoria de melhor filme, se isso acontecesse no proximo oscar tenho certeza que Wall-e seria o vencedor.
Abraço a todos do CCR
5 | setembro | 2008 às 23:26
Não entendo nada de animação, se for de fora do eixo Pixar-Dreamworks piorou.
Obrigado pelo cast, podem ter certeza que vou aprender bastante com esse papo.
5 | setembro | 2008 às 23:29
Gente,
Estou super satisfeita com esse cast!!!! adorei! vcs sabem que q eu adoro filmes de animacao, ja escutei os programas anteriores sobre a Pixar, DreamWorks… Alias ja escutei TODOS os RC!
Agora, sera que ainda rola um programa falando das animacoes japonesas?
tipo, os filmes do Hayao Miyazaki, Chihiro, Mononoke-hime, Castelo animado… incrivelmente, todos do mesmo estudio, Studio Ghibli. Se é que vcs gostam disso ou conhecem alguem que tb curte…
Ja que o Jurandir disse que qualquer pessoa do MUNDO poderia mandar o tel pra eles ligarem… entao eu to dentro desta promocao…
Beijo na testa, Jurandir, Raphael, Thiago e Bruno!
Parabens e obrigada!!
Livia Ramos, 29
Toronto, Canada
5 | setembro | 2008 às 23:59
“Vamos falar sobre o “Resto”…” - Muito boa… rsrsrsrrsrsrsrrsrsrsrrsrsrrsrsr!!!
Entrevista surpresa… tbm muito boa!
Foi um Cast morno, mas importante pra fechar o tema e melhor explicar o mundo das animações. Faltou d+ o Mau com suas opiniões!!!
JURA:
Carambaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!
De onde vc conhece “RUSTED ROOT” - Essa banda é uma das que mais gosto, e só concegui o CD deles vindo dos E.U.A. (Vc sabe onde vende aqui no Brasil)???!!!
E vc ainda tocou uma das melhores músicas que já ouvi!!!
Acho “Carros” um filme (****) e “Happy Feet” (*****)/Obra de Arte/ Obra Prima/ Excelente - Uma das Melhores Animações do Cinema Moderno!!!
Foda vcs menosprezando “Happy Feet” (Adulto-Criança-Músicas-Musical-Drama-Técnica-Crítica-Tudo e pra Todos).
Acho que ganhou o Oscar não pq alguém deu uma mãozinha e sim pq era a melhor animação do ano. “Casa Mostro” não gostei (***) mas muito bem feito, principalmente a 1º parte do filme!
Mas como todos dizem… “Gosto é gosto”!!!
Só uma pergunta - alguém viu “Happy Feet” pelo menos duas vezes???? Que é o minímo de se ver um filme e principalmente uma animação. Vale então como dica!!!
Agora como assim… “Se é justo uma animação (Som) concorrer com uma ficção” - Claro que sim, pois ambos são criados da mesma forma - um pra um desenhado e outro para o filme nterpretado (Live Action)!!! Preconceito… vamos olhar e analisar quem foi indicado em cada categoria, acho que os filmes que mereceram foram indicados p/ outras categorias (”Os Incríveis” - “Ratatouille” - “Carros”)!
Um Grande Abraço!!!
E aguaradando o Quiz!!!!!!!! IHUUUUUUUUUUUUUHUUU!!!
6 | setembro | 2008 às 00:02
Eu acho (plasticamente falando) A terra encantada de Gaya uma animação muito linda.
E claro os filmes de Hayao Miyazaki
Meu forte não é animação galera, mas os melhores que eu vi foram
- Monstros S.A.
- Wall- e
- Ratatouille
- O bicho vai pegar
****************************************************
De que estúdios são esses ?
6 | setembro | 2008 às 00:31
Plínio,monstros S.A,wall-e e ratatouille são da disney,o bicho vai pegar é da sony,pra sabe os estudio,faz que nem eu,acessa o portal e procura o filme,la tem tudo!
Eita nois! mais um cast!
vamu sibora ouviiii
6 | setembro | 2008 às 00:31
Plínio,
Monstros, Wall-E e Ratatouille são da Pixar.
O Bicho Vai Pegar não sei. Alguém?
6 | setembro | 2008 às 00:32
opa,me errei quando disse disney,o correto é PIXAR
6 | setembro | 2008 às 00:35
Gustavo,
Carros foi o primeira filme da Pixar lançado após a “fusão” com a Disney, e Monstros foi antes desse, então apenas Pixar.
Já Ratatouille e Wall-E são da Disney-Pixar.
6 | setembro | 2008 às 00:40
falo e disse aline
6 | setembro | 2008 às 01:04
Olá pessoal, estou eu aqui mais uma vez deixando um comentário para agradecer o trabalho de vocês, acho que não vão ler meu comentário mas…Quero deixar um grande abraço e bom final de semana a todos!
6 | setembro | 2008 às 01:04
Muito bom, parabéns galera…
Eu não gostei de Happy Feet, tem uns momentos legais, mas no geral achei chatissimo. Concordo com o Bruno Mendonça, “A Casa monstro” é beeeeeeeeeem melhor.
“Deu a Louca na Chapeuzinho” é sensacional, nessa época eu tava cansado de filme de bichinhos, peixinhos e afins. Foi uma grata surpresa, quase morri de rir no cinema vendo isso. Achei toda a história muito bem bolada… Sobre o trailer, eu tbm vi milhares de vezes lá no UCI Iguatz, mas achei que não estragaram todas as piadas não, diferente de Shrek 3.
Concoooooordo sobre o Wall-e, pra mim é o melhor do ano por enquanto e duvido que algum supere =P.
Era do Gelo eu só gostei do 2, n curti o 1… Pra mim esse filme só vale pelo esquilo, de resto é normal.
Parabéns Mauricio, felicidades!
6 | setembro | 2008 às 02:40
Entrevista com Ricardo Juarez sensacional….. sobre a censura, eu assisti o ultimo American Pie DUBLADO e eu ri demaaaaais, pq nao costumo ouvir palavroes em filmes dublados, e toda hora qnd eles mandavam “esse colégio eh f…..” eu me mijava de rir…. enfim…..ouvindo ainda….
6 | setembro | 2008 às 02:47
aeee galera!
excelente cast, realmente… mto legal como vcs se preparam para todos os casts, sempre bem informados e com argumentos legais! importantíssimo…
pq alem do humor, conteudo de verdade!!
especificamente, esse cast trouxe inumeras informacoes que eu nem fazia ideia, filmes q eu - por pura preguica - achava q eram das grandes produtoras, mas nem sao!!
excelente mais uma vez!
virei fã, de novo! eahuaehua
abracooo
6 | setembro | 2008 às 03:47
acabei de ouvir o cast,
devo dizer que muitas das empresas de animações citadas eu não conhecia o nome,porém as animaçoes produzidas por elas eu conhecia…
do “baixo escalão” pra mim a melhor de todas as animaçoes é Happy feet,pô,eu quase chorei nesse filme,só num chorei por que fiquei segurando,nossa,a pior sensação é a da garganta dura quando se emociona em um filme….
bom,um filme que não foi citado,se foi eu não prestei atençao,foi “A coisa ta feia”,meu comentario sobre essa animaçao é:
—QUE MERDA DE DESEINHO EIM!
eu gostei muito de a casa monstro,mas na minha opinião faltou o chamado: tchan!,o filme não é tão cativante como happy feet.
abraços!
6 | setembro | 2008 às 09:13
Os filmes da pixar sempre tem um “q” a mais, isso mudou muito o conceito das animaçoes, que atualmente agradam ate mais os adultos que as crianças(em alguns casos) Happy feet(eu sei que nao e da Pixar), e mais ou menos assim….eu tambem gostei.Alias sempre gostei de animaçoes seja tradicional,2d, 3d ou de massinha (fuga das galinhas, o estranho mundo de jack), e uma arte complexa e de muita paciencia. Uma coisa que sempre me intrigou pelo menos ate algum tempo atras( atualmente nao tem acontecido muito)e a incrivel coincidencia de temas lançados mais ou menos na mesma epoca, hoje em dia ja nao se demora tantos anos pra se finalizar um filme como antigamente graças ao dominio da tecnologia digital, mas ate um tempo atras isso era mais complicado e com certeza filmes de diversos estudios estavam sendo produzidos ao mesmo tempo.Porque logo apos Formiguinhas saiu vida de inseto,depois de Procurando nemo saiu O espanta tubaroes, Madagascar e depois Selvagem,Happy
Feet e depois Ta dando Onda, Por agua abaixo e Ratatoille, serao so coincidencias de se abordarem personagens parecidos numa mesma epoca ou rolou algum tipo de espionagem?????
6 | setembro | 2008 às 10:17
6 | setembro | 2008 às 10:22
NacreditoOlha eu de novo. pelo que eu li nos comentarios, já assisti muitos filmes de outras produtoras além da Drew/Pixar esperar baixar para poder discutir.
6 | setembro | 2008 às 12:03
Pra quem disse que queria ver uma animaçao concorrer como melhor filme, devem ter esquecido que isso ja aconteceu com A bela e a fera.
6 | setembro | 2008 às 13:18
Jose Almeida, eu mesmo falei no programa que A Bela e a Fera concorreu e para não acontecer mais isso, decidiram criar a categoria animação. O que comentaram foi que gostariam de ver nos DIAS DE HOJE uma animação concorrer a melhor filme.
Esse é o desafio!
Sobre a tendência dos gêneros parecidos, é uma aposta das empresas mesmo para decidir quem faz o melhor filme de peixes, insetos e etc. A concorrência faz isso! O mercado é assim mesmo!
Aos demais colegas…
Deixamos de fora alguns filmes, logicamente. Não deu para colocar todas as animações genéricas, até porque são MUITAS. E sobre “O Expresso Polar” e “A Lenda de Beuwolf”, deixamos de falar porque nos meio que comentamos no cast de efeitos especiais 3D, mas em breve falaremos em homenagem a outros nichos de animações. Podem ficar tranqüilos!
6 | setembro | 2008 às 13:26
Para quem não escutou ainda os programas da Pixar e Dreamworks, seguem os links abaixo. Saiba tudo sobre o mundo das animações. Além disso, tem o programa das Princesas Disney, onde falamos sobre as personalidades e o estilo das animações da Disney. Tem muita coisa bacana e divertida:



6 | setembro | 2008 às 13:44
Vale a pena também escutar o cast das Princesas Disney, que eu achei bem legal,junto com esses da Pixar e Dreamworks. Quando escutar esse 93 comento de novo.
Abs
6 | setembro | 2008 às 15:41
carak vcs tao de parabens to loko pra ouvi o podcast do dragon ball
6 | setembro | 2008 às 16:43
Deu pra perceber que apesar de casos isolados de cada estúdio não existe vida inteligente fora da Pixar e da Dreamworks.
De qualquer forma eu concordo com os rapadurianos e acredito que o boom da animação ainda está por vir, e é issoq eu espero.
Abraços.
6 | setembro | 2008 às 17:52
O siqueira cantando a música da abertura de the big bang theory foi sensacional(2).
Sinceramente não gostei tanto assim de “Carros”. Claro que tecnicamente o filme é perfeito (é da Pixar, ne?), mas em termos de historia achei que deixou um pouco a desejar, simplesmente não simpatizei.
Dos filmes citados, vi quase todos. Apesar de ser muito tosco, “Deu a louca na chapeuzinho” é realmente muito engraçado. Achei “A casa monstro” meio chatinho, mas não chega a ser ruim.” Ta dando onda” também é muito bom, e não perde em nada para os filmes dos grandes studios. Adorei “Happy feet”, e acho que ele mereceu o Oscar sim, o filme tem uma trilha maravilhosa. Valiant também é mediano, mas não chega ser ruim. ADOREI Robôs, principalmente a dublagem. Eles falando expressões como “Balacobaco”, é sensacional!
Da lista, meu favorito é ”A era do gelo 2”. Acho o filme simplesmente perfeito! Não que o primeiro não seja bom, mas eles melhoraram muito tecnicamente, e inseriram novos elementos, o que só fez melhorar o que já era muito bom.
Parabéns por mais esse cast. Vou mandar e-mail com meu numero viu?
6 | setembro | 2008 às 18:35
Bem, eu queria saber em que categoria vocês classificam obras como CHIHIRO, CASTELO ANIMADO, TÚMULO DOS VAGALUMES, PRINCESA MONONOKE, AKIRA…enfim, obras que não são feitas em 3D, e que são, na minha opinião, as melhores animações que existem!
Poderiam fazer um podcast sobre estas obras!
Tirando WALL-E este ano, desde OS INCRÍVEIS, este monte de animações em 3D são pura baboseira. Estão dando muita atenção à técnica, e esquecendoa “magia” que uma animação tem que ter. Basta olhar para as antigas animações, como Alice no País das Maravulhas, ou Rei Leão.
Abraço e parabéns ao CCR! Cada vez melhor!
6 | setembro | 2008 às 19:31
Bruno, essa é outra categoria de animação. E já temos pauta para falar sobre elas em breve.
Pode ficar tranquilo!
6 | setembro | 2008 às 20:25
Já ia esquecendo!
Happy B-Day, Maurício!
6 | setembro | 2008 às 21:15
Feliz aniversario Mauricio !!!!
Que seu dia tenha sido repleto de alegrias…
E continue sempre assim verdadeiro e carismatico
6 | setembro | 2008 às 23:59
Arthur e os Minimoys é o melhor
de todoosss.
insuperavel
7 | setembro | 2008 às 00:08
JURA:
Vc leu meu comentário anterior???? Onde vc conheceu a banda “Rusted Root”, que vc usou uma música como tema do Cast???
Abração!
7 | setembro | 2008 às 11:41
Tinha ouvido o da Pixar e o da Dreamworks,esse foi ótimo,mas faltou um na lista o “Putz a coisa ta feia” não sei se o filme é bom mas pertence ao gênero.
Abraço!
7 | setembro | 2008 às 13:53
Abaixo tem um vídeo de motivação feito por um grupo de religiosos, mostrando a determinação e força do personagem SCRAT de “Era do Gelo”:
7 | setembro | 2008 às 17:40
Olá, rapaduras!
Dos filmes falados, os meus preferidos são Casa Monstro e A Era do Gelo. Lembro que ao ver a Casa Monstro não senti que estava vendo uma animação, pra mim é um ótimo filme de suspense com crianças, não é daquelas animações que tem obrigação de ser engraçada, ao contrário, fiquei tensa em vários momentos do filme.
Quanto à Era do Gelo, gosto apenas do primeiro, não achei que o 2º tinha um bom argumento. O 1º ainda tinha o charme da rabugice do Manfred, além da ambiguidade do Diego, que pra mim foi uma das grandes sacadas do filme.
Excelente cast! Bjos a todos!
7 | setembro | 2008 às 18:36
o cast realmente ficou muito bom !!!!gostei de mais
ps:uai joaquim henrique agora vc gosta de carros?
até ontem o filme não valia nada!(estrano)
7 | setembro | 2008 às 20:10
Primeiramente, Parabens (atrasado) Mauricio, muitas felicidades e todas aquelas outras coisas que todo mundo deseja no dia do aniversário!
Apesar de não ter assistido a maioria dos filmes citados,esse podcast foi muito bom!
Assisto pouco esse tipo de filme, mas algumas animações eu gostei bastante!Por exemplo: A Era do Gelo 2, que tem personagens realmente carismaticos e filmes de Hayao Miyazaki, que criam mundos fantasticos e mechem com nossa imaginação.
Abração pra todos vocês!
Até mais
8 | setembro | 2008 às 10:55
Rusted Root na música Ecstasy.
muito bom.
O pessoal aqui tbm curte musica de qualidade - bacana \@/
8 | setembro | 2008 às 12:39
Pra variar ótimo cast!
Achei que em alguns casos vocês se prenderam muito em falar dos filmes da empresa e não da empresa em si. História, próximos projetos etc.
Poderiam por exemplo ter explorado mais a Square com seus dois filmes sobre Final Fantasy.
- Será que a empresa seria capaz de fazer um filme que não seja sobre jogos?
- Faria sucesso?
Esse tipo de questionamento.
Falando em Final Fantasy, uma curiosidade sobre o The Spirits Within. Além do Cid que vocês comentaram no cast existe também uma cena onde a roupa da personagem principal é decorada com um chocobo:
http://i34.tinypic.com/2dak8ro.png
Chocobos assim como o Cid também aparecem em todos os jogos da série! É um easter egg mais pra fã de games mesmo!
8 | setembro | 2008 às 15:28
Baixando agora. Comento em breve.
8 | setembro | 2008 às 15:35
Esse RapaduraCast com certeza vai ser animado (olha o trocadilho infame). Uma otima ideia e com certeza um dos melhores filmes nesse estilo em minha opinião vai ser cometado que é “A Era do Gelo”.
Valeu Rapaduras !!!!
8 | setembro | 2008 às 19:13
Em se tratando de “filme” Happy Feet ganha fácil de A Casa Monstro e Carros…
Carros é excelente, perfeito em sua direção/história e tão importante quanto, a animação em si (visual dos personagens, os movimentos e todos os elementos que os cercam… alguém aí já viu Carros em FllHD numa tela grande? É a coisa mais impressionante do mundo.
A Casa Monstro é bacana, divertido, tem uma animação muito boa mas não é um primooooorrrrrrrr como disseram, é apenas um bom filme, prova disso é que não caiu no gosto do público, nem infantil nem adulto…
Já Happy Feet é um filmaço, e não por tratar de um filme da Warner muito menos por falar de preconceito…
O mais impressionante do filme é a JORNADA do pinguim, é o desespero do indivíduo que se sente solitário em sua sociedade em mostrar seu valor, em fazer algo por todos, mesmo que esses sejam aqueles que o tratam com indiferença…
A animação de Hapy Feet é a mais impressionante desses três desenhos, desde os cenários ultra realistas, passando por aquele mar impressionante até os animais (as focas e orcas, os albatroses além da própria colônia de pinguins) detalhadamente perfeitos…
Então juntando uma animação que beira a perfeição a uma história que pode ser vista como “O Rocky Balboa dos desenhos animados” (o lance do cara rejeitado que dá a volta por cima) Happy Feet fez por merecer seu Oscar, deixando o interessante Carros e o mediano A Casa Monstro para trás…
Mas é isso, parabéns por mais este divertido cast e que venha logo o próximo…
8 | setembro | 2008 às 21:22
Carlos, eu acho Happy Feet uma boa animação, mas no quesito técnico, Carros é bem mais competente. Não é por nada que ganhou todos os principais prêmios de animação em 2006, exceto o Oscar (que não é especialista em animação). Eu acho que não leva a nada a discussão de quem é o melhor. O conceito de qualidade é relativo para muitas pessoas, então deixa assim.
Uma pena que “Lucas um intruso no Formigueiro” foi tão jogado de lado. Vê algumas imagens abaixo:
O filme é divertido. Vale conferir!
8 | setembro | 2008 às 21:30
Perguntaram porque não falamos de “Putz! A Coisa Tá Feia“. Infelizmente esquecemos! Hahaha! O editor do portal Cinema com Rapadura, Diego Benevides, fez uma crítica ao filme e vou listar alguns trechos desse texto (que pode ser lido por completo aqui):
“Inspirada na história do Patinho Feio, a animação “Putz! A Coisa Tá Feia” chega sem atrativos aos cinemas brasileiros. Com personagens inexpressivos e pouco carismáticos, além da dublagem nacional medonha, a história não acerta o foco narrativo e se revela desagradável“.
“Avesso a momentos de risadas, “Putz! A Coisa Tá Feia” sequer consegue levar um bom entretenimento às crianças, restritas a confusões saturadas de animações convencionais. Os realizadores atolam seus nomes em uma produção medíocre, que certamente não chama a atenção nem pelo título, muito menos pela história. Aliás, o trailer ainda pode ser sim um álibi para o público conferir o filme, já que é bem mais interessante do que o longa em si. De qualquer forma, uma produção completamente sem atrativos. Putz!”
Foi melhor deixar de fora!
9 | setembro | 2008 às 08:06
Ohhh Galera do RapaduraCast, curti muito esse Cast de animações! Parabéns
Você não comentaram sobre o longa brasileiro, O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes, por que ainda não saiu?
Eles usaram a mesma tecnologia de a Era do Gelo, acredito que será um bom filme, a estreia esta marcada para Janeiro de 2009.
Tiago Rafael Cintra
9 | setembro | 2008 às 10:25
Alguém comentou no podcast sobre a animação Cars: “o que é manjado no filme? onde é que tu viu os carros falando e conversando e passeando?”.
Acontece que nos anos 70 havia um desenho animado muito conhecido chamado Carangos e Motocas (Wheelie and The Chopper Bunch - Hanna-Barbera), cujos personagens eram carros e motos que tinham olhos, bocas e sentimentos. Detalhe: o protagonista era uma carro de corridas vermelho (busque no youtube o nome do desenho em português).
Por achar uma cópia do desenho tive preconceito de assistir à animação. Mas como comentaram que é bem legal, vou conferir.
Abraço a todos.
9 | setembro | 2008 às 12:11
Caros Rapaduras, talvez possam ajudar-me…Estou em busca do “desenho animado” Paprika e não o acho em lugar algum…
NerdSagaz Rapaduriano - 25 anos - São Vicente
nerdsagaz@gmail.com
9 | setembro | 2008 às 17:03
Talvez, o grande problema de se indicar uma animação no Oscar seja por puro preconceito. Talvez a mentalidade ainda do pessoal de lá, seja que uma animação não pode competir de igual pra igual com um filme live action.
A solução quem sabe, seja criar mais categorias, especificas para a animação em si, quem sabe a parte tecnica, som, animação em si, melhor Filme.
9 | setembro | 2008 às 17:50
o Cidi-é aquele sujeito “emocional”aberto,divertido,o qual a galera pisa! mas não vive sem! hhehe
Manfred-já é uma pessoa “racional”,fechada,séria,de pouca conversa assim podemos deduzir!uma boa pessoa porém sistemático!quantos de nós não somos assim?
-Diego-já é meio termo!não é muito engraçado,e nem muito sério!é tipo uma pessoa comum!
acho que o público se identifiou um pouco com cada personagem!e aquele esquilinho é um fofo!!!sem comentários!se os nossos políticos se dedicassem da mesma forma pelos interesses do povo como aquele esquilo se dedica para com o “grão de pipoca” estaríamos com uma boa base de saúde,educação e cultura!
9 | setembro | 2008 às 17:53
D
esculpe maurício “esse um pouco” não existe por favor desconsidere!foi erro na hora da montagem do texto!
9 | setembro | 2008 às 18:44
Olá, seres rapadurianos!!!!
Achei muito bom o cast.
Faltou comentar sobre a outra tentativa da Warner de ter uma divisão de animação, cm o maravilhosos “O Gigante de ferro”, do Brad Bird.
Foi um fracasso, e a Warner desistiu de animações tradicinonais.
Caso parecido houve com a Fox e ‘Anastacia”.
Abração pra todos aí, e continuo pedindo um cast sobre o Mojica…
9 | setembro | 2008 às 21:09
Vale Lembrar Malcon, que GIGANTE DE FERRO é um dos filmes mais IDOLATRADOS por todo mundo que trabalha profissionalmente com animação. Pode perguntar a qualquer um que esteja na área.
Ou seja, o filme não foi um “fracasso” pq é de alguma forma ruim, muito pelo contrário. ALUGUEM, COMPREM, pois é uma obra prima da animação, história, tudo. É um roteiro de Feature Filme, com toda estrutura de um filme que poderia ser filmado, porém animado.
O Fracasso, diz a “boca pequena”, que foi problema de marketing/distribuição e que também o filme foi boicotado pelas grandes distribuidoras/estudios/etc. Já que era um filme excelente de um estudio que estava estreiando. Isso causou a falência do estudio já no primeiro filme. Uma grande pena.
ATé no Brasil, rolou reflexos do “boicote”, pois eu lemnbro PERFEITAMENTE que vários cinemas chegaram a colocar posters do filme com a tarja EM BREVE, e simnplesmente depois foram tirados e o filme não passou aqui ! Foi direto pra DVD até onde me lembro, uma lástima. Sorte tive eu que pude assistir no Cinema do AnimaMundi junto com uma galera enorme de animadores, amigos, etc, que aplaudiu o filme de pé.
9 | setembro | 2008 às 21:46
Sinceramente, complementando, concordo com o que o pessoal falou do Carros. Eu acho que Carros EXCELENTE, e principalmente pq tenho um filho de 3 anos, e é ABSURDO a influência que o filme e o carisma que o mesmo tem sobre as crianças, não tem uma criança que não PIRE com CARS. Fenomeno parecido só vi antes com TOY STORY, e depois com Wall-E.
Concordo com os rapadurianos, com o Happy Feet (Lembrando que HappyFeet não é animação puramente e sim MOTION CAPTURE, ou seja, os pinguins não são animados dançando, e sim pessoas dançam e seus movimentos são capturados). Não gostei de Happy Feet. Sinceramente não gosto de animais cantando, achei meio sacal. E não achei que mereceu o Oscar, não concorrendo com Carros, que pode não ser o melhor filme da Pixar, mas tem 10x mais carisma que Happy Feet, mais apeal, etc. O problema é que a Academia gosta de Musicais e isso sempre dá uma vantagem. Eu não disgosto em nada de musicais, mas gosto mais quando são na linha do ToyStory, onde as musicas são parte da história (Tipo Chicago). Odeio quando a musica é só por musica. Dai enche meu saco. (Minha opinião). Como em Happy Feet, as musicas adicionam muito pouco a história. O unico desse estilo que gostei foi Moulin Rouge, onde a musica não conta a história, mas é magistralmente integrada ao filme. Happy Feet é gratuito demais as partes “musicais” e isso junto com o Motion CApture dos personagens, me irrita.
Casa Monstro tecnicamente é EXCELENTE. Eu tenho o ARTBOOK do filme e é um dos melhores que tenho, porém realmente faltou diretor e/ou roteirista, pois a história também não é pessima, mas foi montada/executada de uma forma “chata”.
Surf’s Up, é verdadeiramente uma obra prima. Um filme despretencioso, e com nivel técnico estupidamente incrivel.
Sobre Final Fantasy, eu simplesmente ODEIO o Final Fantasy, é um completo lixo, em todos os sentidos, somente juntou uma montanha de artistas competentes, guiados por uma direção idiota. O que é uma pena. E Spirits Within NÃO é ANIMAÇÃO, é um “filme” em CG. Ou seja. Pouquissima coisa no “filme” é animado. Muito pouca e o que é animado é ruim. Mesmo sendo MOCAP, poderia dar num bom filme, claro. Mas é uma imbecilidade fazer um filme PRETENCIOSO que poderia ser filmado, e fazer em CG só pra chamar atenção. Não descartando os avanços tecnicos, o filme é um TECH DEMO somente. Um lixo completo na minha opinião. (E olha que eu trabalho com isso, deveria adorar.)
Já Final Fantasy ADVENT CHILDREN, é excelente ! Vale a pena ver ! Tem muito mais a ver com o universo Final Fantasy.
Filme de animação tem que ser tratado como um filme qualquer do ponto de vista de critica. Acho que envolver aspectos muito técnicos pra denotar se o filme é bom ou não, é como dizer que um filme cheio de efeitos é bom pq tem muito efeitos…
Sobre o lance do Steady Cam, já foi usado em dezenas de filme de animação, mas realmente a forma como foi usada em “Tá dando Onda”, nunca tinha sido feita antes. Pois usaram captura de movimento (Usada para o BEM), só que não nos personagens e sim na CAMERA. Isso pra passar a ideia de documentário. Ficou excelente o resultado independente da técnica.
Concordo inteiramente com o Jurandir, sobre a analise da academia sobre os filmes de animação. Filme de animação tem edição, tem produção de som, tem muita coisa igual a filmes “filmados”. Então realmente é injusto julgar somente por um apanhado de caracteristicas e receber somente 1 oscar. É muito injusto com a ENORME equipe que trabalha num filme desses…
Robôs da BlueSky, tecnicamente, em termos de luz, fotografia, shaders, materiais é um dos melhores filmes de animação já feitos. Claro que por ser antigo, já foi ultrapassado por outros, como Wall-E e outros, porém ainda continua impressionante ! infelizmente faltou algo no filme pra ser completo como foi citado. Não é marcante mas é divertido.
Sobre o ICE AGE, realmente foi RIDICULO o que foi feito com o DVD, por sair somente só versão dublado e sem extras. DVDs desse tipo tem que ser lançados sempre iguais os americanos, com todos os extras e com a versao dublada e legendada. Inclusive eu tentei avisar o Saldanha, pois isso foi uma coisa RIDICULA.
Horton é FRAQUISSIMO. Impresisonante a animação e o visual. Porém é muito fraco e previsivel, pois é baseado em uma história de fabulas muito simples e previsiveis bem pra criança…
Caramba. Falei demais ! Era mais fácil terem me chamado pra participar do Podcast já que trabalho com isso todo dia. kkkk
10 | setembro | 2008 às 00:26
Malcon Bauer
“O Gigante de Ferro” é sensacional. Uma verdadeira aula de animação. Tinha uma mescla bacana do 2D com efeitos 3D, apesar ser mais 2D do que qualquer coisa. Mas sim, foi um grande fracasso de bilheteria. Infelizmente.
MSouza
Não acredito em boicote para o “My Giant”. A produção pode ter sido de uma empresa menor, mas que comprou os direitos de distribuição foi a Sony Pictures. E ninguém boicota a Sony!
O fracasso de bilheteria foi por causa da visão da própria Sony, que ficou com medo de lançar uma animação “não Disney” nos cinemas e não ter um grande retorno. Acabou colhendo o que plantou: um grande prejuízo.
Sobre a animação do Final Fantasy, realmente, com falamos no cast, só tinha o Cid mesmo de referência. É um excelente filme CG. Só serviu para mostrar um novo patamar de animação computadorizada. Muito anos depois, em Beowulf, por exemplo, ainda podemos comparar com esse FF. E fica uma briga boa!
Sobre seu comentário, está perfeito. Uma aula de quem gosta e trabalha com o assunto. Uma bela extensão para o que falamos no cast.
Uma pergunta para discussão: ainda veremos uma animação, como Wall-E, ganhar um Oscar de melhor filme?
10 | setembro | 2008 às 09:38
Bom dia seres rapadurianos!!!
MSouza:já que vc trabalha na área,poderia me responder uma coisa?por quê eles não conseguem fazer os personagens terem movimentos mais parecidoas com a realidade?como por exemplo:o diego do filme “a era do gelo”quando corre ele não faz um movimento tão real quanto o nosso!e não é só na animação nos jogos de playstation 2 tb é assim!os movimentos das pernas e braços!não são tão verossímeis!vc poderia dar uma clareada se possível por favor?há e tem dvd da “Era do gelo” edição colecionador!eu comprei tem de tudo e é muito legal!quanto eles jogam dvd para nós,ou eu compro importado,ou compro edição colecionador!assim tenho extras decentes!e não enxugados como eles vendem por aqui!
10 | setembro | 2008 às 12:10
MSouza e Jurandir
Que bom que vcs também gostam do “Gigante de ferro”…
É mesmo espetacular, pena ter naufragado pela burrice da Warner.
Aliás, tava na hora de uma edição especial do dvd chegar, não acham?
10 | setembro | 2008 às 13:48
Fortaleza - CEARÁ
23 anos.
Faaala negada… que começo de cast hein? Entrevista (de novo) com Ricardo Juarez… Muito bom. Gostei mais da entrevista porque deu pra perceber a felicidade na voz do Ricardo, toda a empolgação que ele tava por ter feito a voz do Hellboy, fiquei com vontade de assistir a cópia dublada e com certeza quando sair em DVD eu irei assistir.
Quanto ao cast, deu pra ver que existe vida na animação fora Dreamworks e Pixar, até porque muitos dos filmes citados são bons, tal como: Deu a Louca na Chapeuzinho, Happy Feet (mas eu ainda prefiro Carros), Era do Gelo 1 e 2, Tá Dando Onda e Robôs, pelo menos os bons que eu assisti foram esses.
Cast excelente e qualquer dia desse eu mando meu telefone pra ver se vocês ligam, mas só uma pergunta: Pode ser o celular?
Abraços!
10 | setembro | 2008 às 18:07
Galera do Rapadura,
O feed principal tá com um problema nos posts de casts:
http://www.cinemacomrapadura.com.br/blog/feed/
Ele tá pegando o link para o mp3 do último cast. Por exemplo, o de animações está mostrando o do filmes com baixo orçamento que faturaram muito. Confere ai pq eu assino esse feed pra receber as noticias e os casts juntos! No do poderoso chefão com de pai, rolou o mesmo problema.
Abraços!!!
10 | setembro | 2008 às 18:53
Simony,
o problema eh que primeiro lançaram a versão enxugada e passados poucos meses, saiu a de colecionador.
Tentativa descarada de ganhar uns trocados a mais em cima de nós!
10 | setembro | 2008 às 21:15
Opa Jurandir, obrigado pela resposta e completamentações. Bom. O lance do “boicote” pode ter sido interno também né ? Nunca se sabe. Esses caras são todos doidos. Tiro no pé eles sabem muito bem quando vão dar, e lançar um filme desses Direto pra DVD é uma vergonha. Mas pode ter sido medo mesmo. Esquisito pra um estudio tao grande investir num projeto de mais de ano e depois fazer M por “medinho”. rsrs. Mas vai entender. São outras esferas fora da nossa realidade. A gente só pode ficar elocubrando possibilidades aqui sem fim. Mas se não me engano o Iron Giant lá fora foi para os cinemas. Mas pode ter sido Mal Vendido. Talvez se fosse lançado hoje em dia com o BRAD BIRD mais conhecido do grande publico, tivesse mais sucesso nas bilheterias…Quem sabe…
Simony. Seguinte. Animação está no mundo para alguns propósitos, e um dos principais, é, tornar “palpavel” ideias sem usar atores ou uma filmagem real.
Vale lembrar que animação é pura e diretamente uma arte, e não ume ferramenta comercial. É usada assim, bem como o Teatro também é usado comercialmente e tantas outras artes. Arte envolve adicionar o olhar do artista em algo que será mostrado sob seu ponto de vista. Animação é um tanto qunto mais complicado pq é um tipo de Arte que envolve MUITA técnica, porém vc pode contar uma história passando a mesma emoção animando rabiscos, bonecos de pauzinho ou personagens mega-realistas.
Eu apesar de fazer, gostar e ter que saber fazer coisas realistas, não considero e nem acho interessante como forma de mostrar meu trabalho “artisticamente” falando. Pois pra ser real, basta tirar uma foto. Se vc é desenhista profissional o minimo que vc tem que saber fazer é desenhar bem, não é “plus” algum isso. Como um ator, o minimo que tem que saber é atuar bem. E por ai vai.
Portanto, isso pode te ajudar a entender um pouco pq a animação nem sempre é REALISTA. Pois se todos os quadros por exemplo fossem uma replica PERFEITA da realidade, pra que pintores ? Basta uma maquina fotografica vagabunda e qualquer um poderia “replicar a realidade”. Por isso na minha opinião, e também de muitos “artistas digitais/ou não”. O quanto mais vc se afastar da realidade colocando o seu modo de ver o mundo através da animação mais interessante artisticamente é o trabalho.
O que vc perguntou sobre games é o seguinte… Se um game tenta replicar um HUMANO realista em 3D e ele não te convence, isso é limitação técnica. Falta de dinheiro, falta de bons profissionais, falta de tempo, falta de boa direção de animação e arte. Resumindo. Falta de dinheiro. Tanto é que vc pode nivelar a qualidade das animações pelo dinheiro envolvido nas produções pois bons animadores são valorizados e nehum bom animador vai ficar 1 ano trablahando num game de baixo orçamento podendo estar ganhando muito mais trabalhando num game de orçamento melhor e ganhando um salário justo.
Muitas empresas de games não tem grana para ir a um estudio de motion capture (captura de movimentos) e usar todo aparato para que seus games tenham movimentos realistas. Fora isso, mesmo se capturando movimentos a manipulação desses dados requer um nivel técnico e uma equipe enorme de pessoas para que os movimentos fiquem fluidos na hora da passagem para o personagem.
Sem contar que muitas coisa não são capturadas, como por exemplo. MOVIMENTOS DOS DEDOS. (Repare em jogos tipo WinEleven o movimento das mãos e dedos é BEM limitado, por conta disso…)
Grande estudios conseguem resultados EXCELENTEs com captura de movimento quando envolvem animadores reais trabalhando em cima dos dados captados. resultando num movimento impressionante, pois não tem a sujeira do movimento real, mas tem a sutileza do mesmo. Vide GOLUM, que foi feito assim. Capturado depois animado em cima para corrigir todos os minimos movimentos…
Sobre movimentos de personagens cartoon, isso muda bastante. Personagens com estilo cartoon, seguem uma outra regra fisica que não a do mundo real. No cartoon, tudo é permitido dentro das regras desse universo.
O Movimento do SID na era do gelo, pode não lhe agradar, mas pode ter certeza que ele nunca foi animado pra parecer um humano, senão ficaria horrivel. Alias. É outro erro terrivel de empresas que usam e abusam de motion captura, não usando ATORES de verdade para “atuar” no momento da captura. Se o cara vai fazer uma captura pra parecer um cara usando uma armadura de 100 Kilos, e o cara é manco e carrega uma espada, ele tem que ATUAR para que esse movinto “case” com o personagem do game ou do filme… Só que com orçamento baixo não há dinheiro para contratar bons atores, e muito menos atores especializados em MOCap, como o Andi Serkis (Que “atuou” como Golum).
Geralmente eles colocam um cara que é um dublê bombadinho que faz quase todos os movimentos iguais, seja fingindo que é um bebê, um macaco, um alienigena, um monstro, chega a ficar ridiculo.
Voltando ao Caso do Sid, vc pode ter certeza que foram perdidos MESES até se chegar ao movimento especifico final, pois cada personagem de um filme, tem caracteristicas não só visuais, e de fala, como sua personalidade é transferida, e muito através da expressão corporal, ou seja, de como ele será animado. E isso tem que ser levado a risca, pois imagine que 5 animadores vão animar o Sid, se ele não tem uma personalidade especifica bem delineada, cada hora ou cada cena ele estará de um jeito e isso fará vc (ou seu cerebro) não aceitar certas ações do personagem.
Vc já reparou que provavelmente vc reconhece uma pessoa no escuro, ou de longe, somente pelo seu jeito de andar ? E somos bilhões de pessoas e todos andamos como humanos. Então esse tipo de sutileza pra ser embutida num personagem, principalmente cartoon é o que reforça a identidade do mesmo. No caso do SID, seria muito fácil pra blueSky fazê-lo andar perfeitamente como um humano realista, porém isso tiraria MUITO da graça do personagem. E afinal, vc já viu um bicho preguiça andando e falando. Como converter as caracteristicas de um bicho preguiça para o movimento de um persoangem cartoon ? É uma tarefa dificil e potencializa e muito o personagem, mesmo vc achando “estranho” por não parecer “realista”. Mas não é. Não existem preguiças que andam como bipedes.
Entendeu agora ? Ou piorou ? rsrr
10 | setembro | 2008 às 21:39
esse é o primeiro comentário de um cast;
os cast me ajudam a copiar matéria (oq eh uma coisa muito chata)ainda não terminei de ver o cast
e o cast anterior de juno
foi incrivel
eu toda vez q via um tic-tac eu lembrava do filme
a trilha sonora
tudo no filme foi bom!
inclusive lá fora eles
fizeram tic-tac’s com embalagens
promocionais com a foto do filme
filme simplesmente incrivel
depois dele
assisti pequena miss oq achei realmente
fantastico, é dificil vc soh rir o filme inteiro
ou só chorar no filme inteiro
esses generos “dramédias” são muito bacanas.
10 | setembro | 2008 às 21:42
corrigindo os exageros de eu e eu acima
10 | setembro | 2008 às 22:47
10 | setembro | 2008 às 22:52
Sobre a pergunta do Juras, acho que a única esperança que temos é agora no Oscar de 2009. Agora é a hora da Academia reconhecer a animação como um filme, em pé de igualdade com qualquer outro. Que melhor representante podemos ter do que Wall-e? Tenho certeza que é só imaginar alguns dos indicados ao próximo Oscar e saberemos que o Wall-e pode ser superior em beleza, em conteúdo, em arte.
). Mas a indicação já seria uma vitória e tanto!
Mas, infelizmente, acho que o máximo que conseguiremos é um oscar de melhor animação, apesar de merecer vários outros, além do de melhor filme (se bem que esse ainda acho que é do The Dark Knight!!
10 | setembro | 2008 às 23:36
o meu aniversário é no dia 20!!!!!!
11 | setembro | 2008 às 00:23
MSouza dando uma aula sobre animação. Perguntem a ele! Hahaha! Quem quiser ver uns trabalhos dele, acessem o site: http://m-souza.com/
Parabéns pelo trabalho, Marcelo.
11 | setembro | 2008 às 08:01
obs:eu amo os movimentos do “Sid”tudo nele é perfeito!todos aqueles movimentos é muito dele!como posso dizer:”é sid”
parabéns está acrescentando muito conhecimento no nosso cast!
11 | setembro | 2008 às 08:07
Alline Waldhelm
Concordo contigo!!!!
tive que comprar “Ella Enchanted” duas vezes!um nacional enxugado!e outro importado!com um extra completo em audio inglês e espanhol!por que o dvd da nossa região veio com um extra um tanto indecente!
as disttribuidoras sempre fazem isso!
11 | setembro | 2008 às 08:16
Simony,
sem dúvida… Isso acontece demais… Os meus preferidos eu até compro de novo, mas todos não dá =/ E mesmo se desse, não faria isso, pq estaria exatamente dando os trocados a mais que eles querem com esse tipo de atitude.
Lamentável também são os nossos extras… E não é só com DVD não. O mesmo acontece com CDs, os que tem algum extra só compro na Amazon, pq os daqui saem carecas.
Só não posso fazer o mesmo com DVD porque meus pais não falam inglês e minha irmã ainda ñ fala tão bem qto eu… Mas tenho alguns que trouxe da Europa, que tem legenda em português de Portugal…….
11 | setembro | 2008 às 08:34
11 | setembro | 2008 às 09:23
É verdade… Região 2 é Europa… Com sorte, vem em português de Portugal tb…
E YouTube é o melhor amigo da gente mesmo! Tem de tudo… Mas o problema é a resolução… que não chega nem de perto da do DVD… =/
Quanto a esse negócio de extras, comigo já aconteceu o cúmulo deu comprar 3x o mesmo… Foi com um DVD do U2, que primeiro saiu só o show, passou 3 meses saiu um com +1 disco de extras… E na Europa achei um mais completo ainda!
Eu acho isso a maior sacanagem… Poxa, lança ao mesmo tempo as duas, e quem quer simples, bem, quer quer o recheado, compra logo… Sem essa p*taria de ficar lançando ‘Versão do Diretor’, ‘Edição Estendida’, ‘Edição de Colecionador’, etc…
11 | setembro | 2008 às 09:45
11 | setembro | 2008 às 11:09
Vou ser curtinho agora…. Prometo. kkk… Jurandir. Não faça isso. Agora vou ter que atualizar meu site. rsrsrsrsrsrs… Brincadeira. Brigado pelo comentário. Mas meu site tá ultra-mega desatualizado, dá até vergonha.
Simone. Entendi o que vc disse, era sobre o Diego, o Dente de Sabres certo. Bom. Vamos dizer assim. Nem todo estudio é a pixar e nem todo estudio tem 100% de animadores excelentes. Animar é um estudo pra VIDA, pra vc ter ideia. Dentro da Disney, eles só te consideram um animador realmente depois de 10 anos ANIMANDO 2D! Ou seja. Por ai vc pode perceber o quanto isso é um estudo de aprimoramento eterno. Então, quase nunca num filme TODOS os personagens estão extremamente bem animados. Sempre rola um ou outro mais “estranho”, mas rarissimamente ele é um dos personagens principais, pois esses ficam pros “lead Animators”, ou seja, os caras mais casca.
O movimento do DIEGO, não tem ligação com o que falei sobre os DEDOS, pois a BlueSky não usa Motion Capture.
Vale lembrar que Motion Capture é odiado por milhares de animadores. 90% deles tem preconceito com a técnica (eu tambem tenho). Pois é uma maneira “barata” de tentar acelerar o processo de animação, com milhares de efeitos colaterais terriveis. Não sei se vcs já viram na TV um comercial, do SAPO CHULÉ. Que é um sapo numa cadeira com duas “sapetes” cantando a musica do sapo chulé em volta dele e dançando. Esse filme, ninguém precisa me contar, mas é TODO feito com MOcap. (No brasil tem alguns poucos estudios de MoCap). E desculpe quem fez, mas ficou terrivel. Nesse caso vc pode reparar que os pés e as mãos dos personagens estão completamente duros, e o sapo está voando quando anda. Isso tudo é resultado de um MoCap mal trabalhado.
Usar Mocap ou não vai muito da finalidade do trabalho. Se a ideia é retratar um dublê digital ou algo que tem que se passar REALISTICAMENTE por um humano, o uso do Mocap é perfeito, como pra jogos, e coisas do tipo, onde a animação não é o que está em destaque.
Já estudios como a BluSky, a Pixar e muitos outros nunca usam Mocap (Não quer dizer que não vão usar um dia), mas o trabalho deles é animação e acima de ser um trabalho é a arte deles, é onde eles tem muito valor, usar MoCap num trabalho da Pixar é dar um tiro na cabeça do artistas que trabalham lá dentro e provavelmente tirar 50% da graça dos personagens, pois uma animação cartoon, nunca poderá ser extraida de um movimento xerocado do mundo real, pois é uma forma de comunicação e estilo de animação que segue outras regras fisicas. Uma pessoa vestida com uma roupa, não consegue se achatar, se esticar, e se mover como um personagem cartoon. Nem como uma lampada, ou como o Mike Wasauski (Monstros), assim MoCap praticamente NUNCA é usado em animação “cartoon”. Ou seja. ICe Age, não tem Captura de movimentos. Tudo é animado manualmente. Na munheca.
Vale resaltar que movimentos de animais são extremamente dificeis de replicar. Qualquer coisa da natureza é dificil de simular em animação, pois além de ser uma coisa que vc tem referencia real direta no mundo, é algo que envolve tantas sutilezas que somente um animador muito bom consegue retratar, e nem sempre fica 100%.
Mas até onde eu lembro o Diego não me incomodou. Claro que vc vê nitidamente personagens muito mais bem animados que os outros, mas eu diria que os que estão piores, estão de muito bom pra cima. rsrssr
11 | setembro | 2008 às 11:27
MSouza
agradeço pela paciência!
com uma leiga em animação gráfica o máximo que conheço é desenhos em 2d de auto-cad!quando disse que td é animado na mão eu lebrei de quando vi o extra do Rei leão!todo o desenho foi manualmente desenhado!cada cena e depois animada no computador!mas as sequências todas foram desenhas onde vi ali se juntavam uma equipe da disney onde dicutiam qual seriam a repercurssão da próxima cena!só depois disso é que os desenhos eram animados graficamente!entri no seu site e gostei do “designer” do site, ferinha!!hehehehe
11 | setembro | 2008 às 16:39
Alline Waldhelm, o problema é comprar uma edição simples de DVD, pensando que não terá uma dupla, e poucos meses depois sai essa edição recheada de coisas novas. Eu tenho várias edições simples, mas algumas possuem duplas já. Uma pena.
11 | setembro | 2008 às 18:51
É essa “pegadinha” do mercado é um SACO mesmo. Eu só comprava DVD quanto tinham extras. Hoje em dia nem isso faço mais.
Por exemplo. O IronMan já vai sair agora no final do Mes num BluRay DUPLO (Ou seja, deve estar cheio de extras !) E vai vir com legendas em Portugues, mesmo o vendido lá nos EUA. 
Otimo.
Que bom que agora com o BLuRay, a mesma área dos Eua é a área do BRASIL, ou seja, não vamos precisar ficar esperado sair as versões nacionais com a voz da Hebe camargo, e sem os extras.
E também nossa área é a mesma do japão e koreia. Então também tem muito filme saindo lá em Bluray com legenda em portugues.
Sim, em relação a filmes de animação eles são feitos praticamente quadro a quadro, porém quase sempre animação pra TV é animado a 12 quadros por segundo, depois os quadros são duplicados passando pra 24, e na finalização feito um processo de passagem de 24 pra “30″.
Pra cinema, muitas vezes eles tem movimentos BEM mais elaborados e mais $$$, mais tempo, e costumam animar realmente 24 desenhos por segundos.
É um processo extremamente trabalho. Com 3D, é menos trabalhoso por um lado, porém tem suas dificuldades também por outras questões, quase sempre técnicas.
11 | setembro | 2008 às 20:49
chapeuzinho e a era do gelo form os melhores feitos pr amin no geralae o sherek tb!!!!!!!!!!!
11 | setembro | 2008 às 21:20
Só falando sobre a questão dos DVDs de colecionador: Nosso amigo Juras comprou, no ando passado o DVD simples de Cassino Royale. Eu, com meu duplo, fiquei tirando onda da cara do nosso querido diretor do site. Quando vai mês que vem, a sony resolve lançar um DVD TRIPLO do filme… Colecionador SOFRE…
11 | setembro | 2008 às 21:56
12 | setembro | 2008 às 09:16
Muito bom esse episodio.
Vcs valorizam as outras empresas de animção que não são tão grandes e que conseguem ter qualidade tais quais as grandes, como Pixar e Dreamworks.
12 | setembro | 2008 às 09:32
li várias reportagens sobre os dois filmes e os próprios atores garantem que os extras do filme dariam um quadruplo!
o próprio stevem carrel comentou!e enquanto ao batman o nosso saudoso heath leadger,passou um mês em um apartamento fechado treinando o personagem do coringa,fora possíveis homenagens e tudo mais a este excelente ator!e do agente 86 qquanta “gafe”deve ter ocorrido durante as gravações!o beijo que o steve deu no duane!!!heheh a parte do saldo de paraquedas!imagine só!além da atriz anne hathaway levar 15 pontos na cena da luta contra o russo!ela se machucou de verdade!!!estou louca para ver o making off destes dois filmes!!!
12 | setembro | 2008 às 11:10
Jurandir,
*exatamente* isso… Também aconteceu várias vezes comigo… Eu sou uma pessoa um tanto quanto ansiosa, e geralmente quando sai um filme que eu quero, compro logo no dia… Dá muitaaa raiva!
[OFF] Fiquei sabendo que sois um ‘tiete’ do U2… Verdade?rs
MSouza,
eu tinha essa dúvida em relação ao BlueRay, ‘no geral’ tem legendas em português? O da daqui ou de Portugal? Pergunto isso, pq vão me chamar de egoísta pra baixo se eu comprar meus DVDs sem legenda aqui em casa…rs
Dependendo da sua respposta, vou acelerar a compra do meu novo brinquedinho! =D
Thiago,
sofremos mesmo! E pra não facilitar, vou comprar o Triplo só pra tirar sarro de vocês dois! =P
Simony,
eu quero um DVD quíntuplo de TDK!!!rsrsrs
12 | setembro | 2008 às 14:37
Vitória - Espírito Santo.
O cast foi tão animado quanto o tema. Tenho que dizer, com pesar, que ao longo dos anos perdi um pouco do tesão por animações. E olha que sempre adorei desenhos. Mas, sei lá, essas histórias de bichinhos, carrinhos, robozinhos, nunca me enchem muito os olhos. Meu gosto pendeu mais para animações japonesas, apesar de eu nao ser nenhum aficcionado por mangás e animes, mas o estilo mais voltado para tramas rocambolescas e muita ação sempre me chamou mais a atenção do que temáticas moralistas ou de superação, que é o caso esmagador das atuais animações bonitinhas. No entanto, acho que vou conferir Wall-E, graças à insistência de vocês nos casts de animação. Aliás, não está na hora de uns casts exclusivos sobre animações japonesas? Tenho ouvido desde os primeiros casts, mas ainda não vi algum relacionado ao assunto.
Descobri o Cinema com Rapadura através do Jovem Nerd, aí como já tinha ouvido todos os Nerdcasts, resolvi repetir a empreitada com vocÊs. Voltei no tempo e ouvi de 2007 pra cá, pra me atualizar e conhecer a equipe. Então,passei a ouvir desde o primeiro Rapaduracast. Mentira! Pulei toda a fase em que o Jurandir ainda não era o apresentador, pois não achei muita graça..ehehe! A Nova Geração, já com o Maurício Saldanha ficou bem mais interessante.
Hoje estou aí, fã de vocês. Um trabalho supercompetente, em que a gente vê amor, dedicação, tesão e alegria diária.
Obrigado por tantos momentos emocionantes e engraçados.
12 | setembro | 2008 às 15:03
tem muitos que foram sucesso no passado como jaspion,cavaleiros do zodiaco e outros que ainda hoje como Naruto dragon ball entre outros!
Alline:”quintuplo”?!!!!kkkkkkkkkk vc é d+++
12 | setembro | 2008 às 16:45
Luiz!
aqui em Porto Alegre (onde estou) não estreiou ainda! sacanagem!!!!
abs
12 | setembro | 2008 às 17:46
beleza,valeu pelo recado!!!!!
ouvi dizer que é por causa da demora das dublagem e das legendas que tá fazendo tanto essa demora,elas ainda não estaum prontas,só em alguns cinemas do brasil é que o filme chegou,não é a toa que aquela porcaria de zohan ainda tá no ranking de mais visto do brasil,um absurdo!!!!!
12 | setembro | 2008 às 22:06
GALERA o cast vai sair hj???????? to esperando =D
15 | setembro | 2008 às 17:51
Meu Deus,o unico rapaduracast que eu demoro pra escutar é justamente o primeiro em que o meu email é lido,inacreditavel *.*
Ótimo cast,principalmente pela minha participação indireta
17 | setembro | 2008 às 19:21
Acabei de ouvir o podcast de musicais parte 1, então nem precisa comentar a falta do Miyazaki mas vou deixar um lembrete pra quando forem falar de animes(como alguem comentou na leitura de e-mails), lembrem do Katsuhiro Otomo, osamu tezuka(que foi convidado por kubrick para fazer a arte de 2001 mas não pode ir), leiji matsumoto, ishinomori e shigeru mizuki.
Bom podcast, poderia ter saido um pouco do ocidente, já que hollywood apanha muito da asia na animação animação além de muito produto ocidental ser copia de alguma coisa vinda do oriente.
19 | setembro | 2008 às 13:23
“Acabei de ouvir o podcast de musicais parte 1, então nem precisa comentar a falta do Miyazaki mas vou deixar um lembrete pra quando forem falar de animes(como alguem comentou na leitura de e-mails), lembrem do Katsuhiro Otomo, osamu tezuka(que foi convidado por kubrick para fazer a arte de 2001 mas não pode ir), leiji matsumoto, ishinomori e shigeru mizuki.
Bom podcast, poderia ter saido um pouco do ocidente, já que hollywood apanha muito da asia na animação animação além de muito produto ocidental ser copia de alguma coisa vinda do oriente.”
Caramba Laio, aí está tudo que eu queria dizer. Faço coro à esse comentário;
Espero ansioso um Rapaduracast que fale da produções Asiáticas - e não falo só dos animês/animações como foi comentado no Raparuracast 94 (o dos musicais), mas de todas as outras obras lá produzidas - e que por sinal há muita coisa boa [alguns exemplos: Oldboy, Kiraware Matsuko no isshô, Salinui chueok];
E por falar em Hollywood buscando materiais no Oriente, isso há muito nos filmes, esses dias mesmo peguei o filme The Lake House (2006) para assistir, e navegando na Net fiquei sabendo que é um remake de um filme coreano [Siwoare (2000)]. E, caramba, há uma infinidade de outros títulos assim; Aí está um tema em potencial (ou não) para um Rapaduracast futuro.
Até mais ver, nobres colegas…
19 | setembro | 2008 às 14:12
você puxou um assunto interessante Piotr, um podcast sobre cinema asiatico seria fantastico ou poderia um do modelo trinca de “trilogia da vingança” com o old boy, Mr. Vingança e Lady Vingança
26 | setembro | 2008 às 22:14
Foi bom saber quais destes filmes prestam, pois o único da lista que já vi é o Era do Gelo. Tirei minhas conclusões sobre o filme dos pombos, como o nome do cara do Roger Rabbit, Valiant. É pura verdade que a Pixar vai ser sempre a rainha das animações, ou seja, por muito tempo deve imperar sobre as boas idéias.
E Que a Vídeo Brinquedo vá a falência!!!