Rapadura Blog - O Blog do Portal Cinema com Rapadura

Penso, logo desisto!

Publicado em: 14-10-2008 @ 1:02 am 
Postado em: Mistureba
Escrito por: Zé Ronaldo

Existem determinados filmes cujo conteúdo é obscuro demais para nossa compreensão. Películas que, em um primeiro momento, são difíceis de entender. Longas que, depois de assistir, você tem vontade de dizer: “Não entendi porcaria nenhuma dessa besteira de filme”. E garanto que eu já disse isso várias vezes. Por exemplo, quando eu vi pela primeira vez “Clube da Luta”. Não tinha maturidade o suficiente para assimilar a mensagem do filme e, por isso, eu saía reclamando para os quatro cantos: “Ôh filmezinho vagabundo!”. Tempos depois, após inúmeras experiências de vida, eu consegui entendê-lo.

Contudo, existem filmes que até hoje não obtenho êxito em tentar compreender. E não tenho a menor vergonha em admitir isso. Três longas que ainda não entendi plenamente são “Os Doze Macacos”, “Full Frontal” e “O Apanhador de Sonhos” (este é terrível de tão sem noção da realidade que é!). Aí me pergunto: seria eu uma pessoa com pouca experiência de vida para compreender o conteúdo da projeção ou a intenção de quem fez o filme é para ser complicado mesmo?

Bom, se for o primeiro caso, acredito que rever o filme várias vezes, tentando fazer um link com a sua leitura de mundo, deve resolver. Mas e se for o segundo caso? Qual a motivação de se produzir uma película que quase poucos, senão ninguém, irá entender? Pretensão? Vaidade intelectual? Chutar o balde para zoar com os espectadores?

Um exemplo que é bastante conhecido do senso comum é “2001: Uma Odisséia no Espaço”, do saudoso Stanley Kubrick. Por onde eu observo, de uma roda de amigos a um grupo de professores da universidade onde estudo, o filme do Kubrick é debatido porque, além de ser um marco, também dá um nó na cabeça. Tem gente que prefere passar longe quando o assunto é “2001”. Arthur C. Clarke, que co-roteirizou o filme ao lado do diretor (que é inspirado no livro The Sentinel de Clarke), declarou que “se alguém entender o filme da primeira vez, nossas intenções terão falhado”.

E você, prezado leitor? Tem algum filme que, após uma sessão, é capaz de fazê-lo bradar “Ah, Meu Deus! Quero minha vida de volta!”? Compartilhe conosco.

Tags: , ,



74 Comentários

  1. jose almeida
    14 | outubro | 2008 às 08:38

    Doze macacos (faz muito tempo que assisti)mas me lembro que e o tipo de filme que quando acaba, cada um interpreta o final de um jeito, nao curto muito esse tipo de filme.O apanhador de sonhos assisti na tv, e o filme e uma mistureba mesmo, parece que cada um foi por um caminho,ficçao cientifica misturado com sobrenatural….sei la o que e.Lembro de dois filmes que nao sei se foi questao de nao entender ou nao ter paciencia pra querer entender, pois nao consegui chegar ao fim, e isso e uma coisa que nao costumo fazer.Um e super elogiado (Magnolia)do Paul Thomas Anderson, pois eu adorei Boogie NIghts,mas nao tive paciencia de assistir inteiro o outro e considerado cult (Donnie Darko)esse pra mim foi insuportavel, nao consegui embarcar na viagem daquele coelho ha,ha,ha…..

  2. Peixe
    14 | outubro | 2008 às 09:02

    Planeta dos Macacos de Tim Burton…

  3. Danillo Henrique - 19 Anos - Recife-PE
    14 | outubro | 2008 às 10:04

    Não sei por que alguém ensiste em fazer filmes “inteligentes demais”. É terrivel passar horas vendo algo e quando acaba, vem aquela sensação de ser estupido. Enfim.. dois filmes que até hoje não consigo entender direito…

    “Pi” e “The life before her eyes”… esses são uns que vi recentemente e lembro que fiquei com cara de idiota ao fim de tudo. :???:

  4. Alan Ongaro - 20 anos - Praia Grande -SP
    14 | outubro | 2008 às 10:50

    Visitor Q do cineasta japones Takashi Miike! o filminho difícil…

  5. Patricia
    14 | outubro | 2008 às 11:03

    Requiem para um sonho, do diretor Darren Aronofsky, o mesmo do estranho (e criticamente bem-sucedido) “Pi”,
    A sensação é bem essa…Quero minha vida de voltaaaa

  6. Filipe Pinheiro
    14 | outubro | 2008 às 11:04

    já assi :sad: sti a versão de tim burton de “planeta dos macacos” e também não entendi…

  7. Mateus Capssa
    14 | outubro | 2008 às 13:04

    Eu gosto de filmes que me fazem pensar, mas tem alguns que eu realmente não consegui entender:

    1. “Donnie Darko”.
    2. “Planeta do Macacos” na versão do Tim Burton.
    3. “Fonte da Vida”. Mais um do Darren Aronofsky. Adorei “Pi” e “Réquiem Para Um Sonho”, mas Fonte da Vida eu não entendi nada.
    4. “The Nines”. Gostei e não entendi.

    Quanto aos outros filme citado:

    “2001 - Uma Odisséia no Espaço” tem coisas bem complicadas, mas vários elementos do filme são compreensíveis, e genias, diga-se de passagem. O final é que confunde.

    “Os doze macacos” eu assisti há muito tempo. Mas adorei e acho que entendi.

    “O Apanhador de Sonhos” não é um filme difícil, e sim horrível. Nem tentem entender, é lixo mesmo.

    O “Full Frontal” eu ainda não assisti.

    Acho que existe uma diferença entre filmes inteligentes, com roteiro intrincado, que exigem reflexão e uma segunda/terceira assistida, e filmes pseudo-intelectuais, que acabam sendo sempre forçados. Claro, ainda existem os filme ruins, que não são compreensíveis devido às incapacidades de diretores e roteiristas.

  8. Alline Waldhelm
    14 | outubro | 2008 às 13:05

    Nossa, tem vários filmes em que isso acontece cmg…hehe

    Dos últimos que assisti teve Laranja Mecânica (shame on me, mas admito que nem assisti inteiro de tão sem-pé-nem-cabeça e chato que achei).

    Enfim, minha opinião… Mas tem vários outros…

  9. Isac
    14 | outubro | 2008 às 13:24

    Eu tambem naum entende a versão de Tim burton de “plaheta dos macacos”….. :sad: Alguem pode me explica??? :?:

  10. Piotr Slni
    14 | outubro | 2008 às 15:12

    Não entendi a matéria. :mrgreen: hehehehe

    Gosto desses filmes, que ao final você pensa: “Acho que devo ter perdido algum pedaço do filme e por isso não entendi, deixa eu ver de novo…” -bem, pelo menos comigo é assim.

    O filme mais incompreensível - à uma primeira leitura, pelo menos - que vi, foi:

    Primer

    Já vi umas três vezes e continuo sem entender (plenamente - se é que é possível),pois é, sou muito burro mesmo.

    E, se não me falha a memória, os filmes que precisei (ou desejei) ver novamente, para entender melhor foram:

    2001 (só o final que é estranho)
    Donnie Darko
    El Ángel Exterminador
    Fanny och Alexander
    Mulholland Dr. (O final explica, mas mesmo assim quis reassistir; uma segunda vez estabelece uma nova visão)
    Pi
    The Fountain
    Waking Life

    Até mais ver…

    P.S. Qro inteder os filme ed premera. … como fas////

  11. Debora Melo (Salvador/Bahia)
    14 | outubro | 2008 às 15:43

    Eu não sei vcs mas, já assisti a alguns filmes considerados “ultra-mega-power-cult” e eu não entendi P* nenhuma. “Clube da Luta achei cool mas só depois pude perceber o sentido daquela história. “Laranja Mecânica” é outro que não consigo entender e nem terminar de assistir. O filme é chato, muito chato. E mais recentemente,”Fim dos Tempos” deu um nó na minha cabeça, mas não pq não consegui entender a M* do filme, mas pq eu não entendo o pq de M. Night Shyamalan fazer essa porcaria, quando ele pode fazer muito mais.

  12. Gabriela - Porto Alegre
    14 | outubro | 2008 às 16:05

    Geralmente quando eu não entendo NADA do filme, eu gosto dele. Dois dos meus filmes preferidos são Clube da Luta(que eu demorei muuuito pra entender a mensagem,até mesmo pela falta de maturidade quando vi o filme,eu tinha uns 13 anos…)e Donnie Darko que até hoje eu não entendi direito,mas gostei desses filmes justamente porque eles fazem vocês pensar por muito tempo depois de assisti-los e a cada nova assistida surge uma nova teoria, fora que tentar desatar os nós que esses filmes fazem na nossa cabeça é assaz legal,é quase que uma espécie de desafio…

    E quanto ao 2001, até hoje não tive coragem de ver,sei lá,mas eu tenho um certo receio em relação a esse filme,apesar de eu gostar muito da obra do Kubrick.

  13. Pedro Billy
    14 | outubro | 2008 às 16:25

    Que estranho, todos conseguiram entender Matrix de primeira? Tenho certeza que vocês gostaram das cenas de ação e dos efeitos, mas duvido que tenham entendido a história inteira logo da primeira vez.

    Alguns filmes que eu assisti e não consegui entender de primeira foram os já citados:
    Donie Darko - um otimo filme por sinal, quem não viu deveria ter assistido ontem!
    Pi - Filme bizarro, mas te deixa com pensamentos sobre as teorias que o filme proporciona. nota 10.
    Planeta dos macacos by Tim burton - Vi uma vez e não gostei, nem entendi. Talvez assista de novo pra mudar de ideia.

    Um filme que é fácil de entender e passa uma mensagem muito forte é Wall-e. Ele mostra muito bem como nós vamos ficar no futuro e o que vai acontecer se agente não se cuidar.
    E achei impressionante as pessoas dizendo ao sair do filme “achei tão bunitinho, mas não entendi direito.” Meu deus…

  14. Joaquim Henrique
    14 | outubro | 2008 às 16:39

    “Full Frontal” - Não dá pra entender de tão ruim.

    “Pi” - Excelente e entendi de 1º

    “Donnie Darko” - Tbm entendi de 1º, mas é sempre bom de assistir, filmaçoooooooo!!!

    “Cidade dos sonhos” - Um dos melhores filmes já feito mas realmente não o entedni totalmente

    “12 Macacos” - Reassisti esse dias e continuo sem entender, mas é muito bom, uma das melhores ficções!

    “Império dos sentidos” - Filme sem compreensão e mensagem, não entendi até hoje

    “Waking Life” - Quando vi pela ‘º vez minha cabeça torceu e falei vou dormir. Depois vi mais umas 2x para entender um pouco. Outro Filmaçoooooooooo!!!

    “Fonte da vida” - Não só entendi como senti o filme, é pra quem tem mais um pouco de conhecimento espiritual.

    “Planeta dos macacos” - Realmente não da pra entender como esse filme foi feito, pq a estória é trznquila, filme muito ruimmmmmmmmmmmm, o original é muito bom!!!

    “2001″ - Um filme para não entender, pois perde o encanto, e sim apreciar e tentar decifrar as metaforas, um dos melhores e mais importantes filmes do cinema.

    “Clube da luta” - Só não da pra entender quando se é muito novo, pois da soutras vezes é um soco no estomago a cada quadro do filme!!!

    “Laranja mecânica” - Um dos 15 melhoires filmes do cinma. Só não entende quem não gostou!!! Filme ultra mega power de bom!

    “Réquien para um sonho” - Como não entender???!!! A narrativa e a estória são maravilhosas e conclusivas!!!

    “O Apanhador de sonhos” - Esse é tão doido, q da pra perceber que foi escrito com a cabeça cheia de drogas e alucinações partidas ao meio, assim juntando todas!!!

  15. Joaquim Henrique
    14 | outubro | 2008 às 16:42

    Alguém entendeu “BRAZIL - O FILME”??????

    Adoro filmes do Bergman mas tem alguns que fico boando e só depois de ler sinopse e informações que cai a ficha!!!

  16. Adriano
    14 | outubro | 2008 às 16:46

    1) O iluminado (o que aconteceu no final das acontas? O que tem naquele quadro?)
    2) Gangues de Nova York (Muito conflito ao mesmo tempo e eu me perdi. Como o filme é chato não quis saber o por quê)
    3) Donnie Darko (esse eu tive que ler um pouco para entender)
    4) O ilusionista (não entendi por que fizeram o filme. Péssimo)
    5) 2001 Odisséia no Espaço (aquele final realmente é de se pensar… mas em que?)

    Geralmente os filmes que eu não entendo eu vejo de novo ou estudo no google…

  17. Lola
    14 | outubro | 2008 às 17:14

    Brilho Eterno de uma mente sem lembranças.

  18. Piotr Slni
    14 | outubro | 2008 às 17:15

    E acabei de lembrar, falando em histórias complexas todos aqueles que que apreciam filmes (e afins) desse tipo devem ver, o quanto antes, o anime Ergo Proxy. Esse sim é estranho de entender, preciso arrumar um tempo para revê-lo.

    Até mais ver…

  19. Debora Melo (Salvador/Bahia)
    14 | outubro | 2008 às 18:18

    Pow! Adriano falou de O Ilusinista… Mas não é que a gente não entenda, é pq este é um dos piores filmes de todos os tempos, toatalmente desnecessário.

    O Pedro falou de Matrix. É verdade! Eu levei um tempão pra entender o que era “A Matrix”. E quando veio o segundo filme, também rolou umas dúvidas cabeçudas! Rs… Nossa!! matrix é muito complicado pra entender de primeira!

  20. gustavo
    14 | outubro | 2008 às 18:33

    cara… como esses filmes um deles q eu naum entendi pela primeira vez foi o matrix 1 …depois q eu assisti eu pensei…e diz pra mim mesmo… q porra eh essa???

    depois de um tempo e fiquei um pokinho mais velho e consegui entende…

    outro q naum da pra entende nda eh o “apanhador de sonhos”

    eu ateh entendi aquela parte da mente do cara doido lah… mas o resto quem consegui entendi…

    o filme tem ateh bons atores mas o filme deixa vc com o pensamento bagunçado…

  21. Leandro Santos - Ba
    14 | outubro | 2008 às 19:23

    Boa matéria para discussão Zé Ronaldo.
    Existe vários filmes que temos que assistir à uma segunda vez para absovermos completamente o quê o direito quiz passar, mas tem outros que a história é tão confusa que torna-se impossível tentar entender sua história.
    Assisti Donnie Darko recentemente e não absorvir completamente a história, preciso de uma segunda avaliação;não entendi a versão de Planeta dos macacos de Tim Burton;Cidades dos Sonhos ôhh filmes complicado, mas interessante que dá várias pista durante a projeção, precisamos está ligados;o desfecho da trilogia Matrix ficou faltando algo mais, alguem encontrou?;Clube da luta não dá tudo de bandeja mastigado, mas coloca pontos pra gente pensar e refletir sobre o nosso mundo consumista.
    Bom é isso pessoal, depois volto pra postar mais algum filme que vier na minha cabeça que são tantos.

  22. Fábio Carmo
    14 | outubro | 2008 às 19:56

    “2001 - Uma Odisséia no Espaço” possui uma final realmente desafiador, e eu venero esse filme por isso. Os melhores filmes são aqueles que fazem você pensar.

  23. Daniel Londrina
    14 | outubro | 2008 às 20:29

    nossa.
    com certeza Imperio dos Sonhos, o novo do David lynch..

    nao etendi nada, e ja o vi duas vezes!

  24. Guilherme Diniz
    14 | outubro | 2008 às 21:14

    Filmes como “Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças” são complexos e profundos, mas são mais fáceis de entender, e claro excelentes…

    Agora, filmes como “Donnie Darko”, acredito que não é para se entender nada mesmo, e essa foi a intenção do diretor. Assisti “Donnie Darko” pela primeira vez no começo desse ano pois todo mundo elogiava, e elogiava, e elogiava o filme. Mas, sinceramente, eu até que gostei, mas não amei e não achei tão excelente como diziam.

    “Vanilla Sky” é outro ao pior estilo “Donnie Darko”. Já comecei a ver 2 vezes e desisti, de tanta raiva do filme.

    Há filmes que querem ser muito complexos ou alternativos, e acabam ficando sem sentido algum, mas mesmo assim, a crítica acaba elogiando…

    Mas, sinceramente, não sei se é o filme que é confuso, ou eu que realmente sou lerdo ás vezes… :wink:

  25. Paty Martins - 28 anos - RJ
    14 | outubro | 2008 às 21:47

    Me desculpem, mas qdo saí do cinema depois da sessão de Brilho Eterno eu me sentia uma idiota. Não entendi NADA!! O pior foi depois, ouvindo as pessoas tecendo milhares de elogios e tal. Me senti A insensível, A ingorante!! rsrs
    Tenho que rever para tentar entender algo…
    Me senti um pouco assim tb com 2001, mas não tanto qto em Brilho eterno… :mrgreen:

  26. Alline Waldhelm
    14 | outubro | 2008 às 23:04

    Ahh, Guilherme, me lembrou de Vanilla Sky.

    Assisti esse filme do cine… Tão boiei e achei tão chato que depois de cochilar um pouco eu fui embora antes do final. E nem tenho vontade de tentar assistir todo.

    Outro filme que eu fiquei ‘WTF?!’ quase no final foi ‘O Grande Truque’ mas no fim explica tudinho hiper didaticamente =D

    Nosso Amor do Passado: é um filme que termina e vc fica ‘ahn? cadê o fim? é assim mesmo?’

    Nossa, acharam Gangues de NY ruim??? Adoro esse filme, Scorsese rules!rs

  27. Bob
    14 | outubro | 2008 às 23:33

    Bom, eu adoro filmes que me permitem uma livre interpretação a respeito de sua mensagem, e mesmo não entendendo eu curto a idéia de me fazer pensar bastante.
    Vi alguns que foram comentados por aqui e (acho) os compreendi bem. :lol:

  28. Gustavo Ferreira(Bauru SP)
    15 | outubro | 2008 às 00:50

    Boa pauta para discussão!

    Sobre planeta dos macacos(do Burton)eu acho que entendo sim!

    *****SPOILERS*******
    Pelo que eu acho que entendi,quando ele vai embora daquele planeta e pensa estar indo para a Terra,na verdade ele não vai para a Terra,ele apenas volta para o mesmo planeta dos macacos só que no futuro! Pra quem ainda não entendeu nadinha,assista esse vídeo inteiro!Aí talvez suas dúvidas se esclareceram sobre planeta dos macacos!
    http://br.youtube.com/watch?v=ttHEGzibTcM&feature=related
    PS:O youtube é fantastico mesmo não?

  29. Josh
    15 | outubro | 2008 às 03:43

    Filme que me deu nó na cabeça foi A Passagem, por incrivel que pareça, algo tao siimples me passou despercebido e somente na segunda vez que assisti que fui entender.Alem dos ja citados,existem outros filmes dificeis como Um Sonho dentro de Um Sonho..alguem entendeu esse filme:

  30. Eduardo N.
    15 | outubro | 2008 às 04:24

    a cara, filme complicado de entender e o ”A Scanner Darkly” ou ”O Homem Duplo” com Keanu Reeves e Downey Jr.

    tambem e do Richard Linklater, cara doido :), so consigo entender os filmes dele quando vejo pela segunda vez.

  31. Max Oliveira
    15 | outubro | 2008 às 07:34

    # Josh
    Não se sinta sozinho!!! Assim que li a matéria dei um Ctrl+F pra procurar alguma citação de “A Passagem” pois foi o filme que precisei ver duas vezes pra entender. É simples, mas se vc piscar, passa mesmo despercebido.

  32. Marcelo Coldfer
    15 | outubro | 2008 às 08:26

    Dois filmes bem difíceis de digerir, entender , assimilar etc…

    Duna de David Linch e Mistérios e Paixões de David Cronnemberg

  33. jose almeida
    15 | outubro | 2008 às 08:27

    Nao se sintam sozinhos(Josh & Max)eu assisti no cinema (A passagem) e achei que tinha cochilado em algum instante no final, mas nao tive coragem de alugar e assistir de novo pra me esclarecer melhor.Matrix nunca achei dificil de entender, agora o segundo planta um monte de teorias na tua cabeça(ate ai tudo bem)mas quando chega no terceiro nao esclarece nada, parece que foi feito nas coxas e so se salvam os efeitos especiais mesmo.

  34. Lauro
    15 | outubro | 2008 às 09:12

    eu gostei de o ilusionista, entendi magnólia, matrix, a passagem (eu matutei um pouco mas entendi), vanilla ski tb entendi na 1ª e brilho eterno eu ainda estou matutando…o resto eu axo q ja entendi, exceto 2001 q eu n assisti

  35. Fabio de Souza
    15 | outubro | 2008 às 10:19

    Acabei de ver “Onde os fracos não tem Vez” a prncipio parece uma história simples, mas o fnal, não entendi nadinha.

  36. Pierre
    15 | outubro | 2008 às 11:43

    Creio que um bom filme seja como um bom livro: não tem graça nenhuma se os entendemos da primeira vez. Por que? Para me sentir inteligente? Não, porque a vida é assim. Parece simples, parece que entendemos tudo até descobrir que havia mais para interpretar, e sempre há mais.
    Falando tanto do Kubrick (que não colocava nada por acaso), estranhei o fato de ninguém ter citado sua última obra, “De olhos bem fechados”. É um filme que parece simples? Então é só para enganar melhor…
    O ponto comum entre todos estes filmes considerados ‘complicados’ (’complexos’ seria mais pertinente) é que eles mexem com nossa percepção da realidade: o que vejo na tela é real? São conceitos representados por personagens (como uma fábula), ou são só histórias sem sentido (às vezes como a vida)? E o mundo que enxergo com meus sentidos, é a realidade ou só o que percebo dela?
    Fato é que a nossa percepção (que depende de zilhões de fatores) muda o tempo todo, o que nos permite interpretar de maneiras diferentes as mesmas imagens. Na minha opinião, o que faz um grande filme, um grande livro, uma grande obra é isso: proporcionar uma infinidade de interpretações, de questionamentos e de discussões.

  37. Eduardo Augusto
    15 | outubro | 2008 às 12:05

    Beleza Americana foi um filme que conseguiu mudar o jeito como olho para o mundo.
    Idéias como a de que o dinheiro traz felicidade entre outras
    foram estraçalhadas pelo filme de Sam Mendes.
    Depois de assistir você nunca mais sera o mesmo eu garanto!

  38. Rogério
    15 | outubro | 2008 às 12:16

    Um filme que eu nao entendi nada foi “Breakfast of Champions”, otimamente traduzido para “a beira da loucura” :roll: (http://www.imdb.com/title/tt0120618/).

    Vi há muitos anos e senti que perdi o dinheiro da locação. Até queria ve-lo novamente, mas lembrei que achei tao horrivel que tenho muito medo de perder meu tempo.

    Assistam e me contem. Quem entender ganha um doce

  39. Heloisa
    15 | outubro | 2008 às 12:40

    Eu gosto de filmes mais complicados pq eu entendo como um quebra cabeça. Além disso, tenhu a mania de ficar o dia inteiro refletindo um filme dps d assisti-lo, axo q é pra isso q eles fazem filmes mais complicados, pra gente pensar um pouco… O filme Closer é unanimidade, quase tds as pessoas q eu conheço naum entenderam esse filme, mas as q entenderam gostara; é só tr paciência pra pensar…
    O que eu acho errado é as pessoas dizerem q o filme é ruim pq não entenderam, como vc pode dizer se algo é ruim ou bom se vc não entendeu???? Foi oq aconteceu com Onde os fracos não tem vez, muita gente q eu conheci naum entendeu e veio dizer q o filme é ruim, mas dps q vc descobre a intenção dos Coen aí vc muda de opinião…

  40. Darth Cesar
    15 | outubro | 2008 às 14:02

    Cidade dos sonhos, filme excelente, mas no fim fiquei com muitas duvidas e não agüentei, li uma critica do Pablo Vilaça (site cinema em cena) que ajuda muito.

    O planeta dos macacos é de outra realidade, (não vi o vídeo no youtube) mas acho que aquele fenômeno cósmico é uma espécie de encruzilhada, podendo ter acesso a varias realidades, e o nosso herói esta ferrado pra SEMPRE! Pois cada vez que sair do planeta e entrar na nuvem, poderá ir pra qualquer dimensão.

    Donnie Darko acho que segue a mesma linha do planeta do T.Burton, dimensões paralelas, só que aqui o agente é o orelhudo.

    2001, o filme mais enigmático da história.

    Pra mim pelo menos, esses filmes são sempre bem vindos, quanto mais complexos, melhor, pois do outro lado da balança nós temos filmes maravilhosos como…O AMOR NÃO TIRA FÉRIAS.

  41. jose almeida
    15 | outubro | 2008 às 16:21

    Nao tenho nada contra filmes complicados ou com finais complicados ou completamente sem sentido.Cada um tem um gosto, agora dizer que um bom filme ou um bom livro nao tem graça se os entedemos da primeira vez……isso eu nao concordo tem otimos filmes e otimos livros em que o final esta ali exposto na nossa frente e nem por isso e idiota, ou sem graça.A nossa vida e assim, tem coisas que precisamos pensar e repensar e outras nao.So nao tenho saco pra pessoas que acham que tudo tem de ser alternativo, seja musica, cinema ou qualquer outra forma de arte, conheci gente que acha que tudo que e comercial e lixo…..pra mim nao tem nada a ver…..e tudo pose.

  42. Rafael silva
    15 | outubro | 2008 às 17:00

    um que até agora ninguém comentou foi um filme chamado “AMINESIA” meu velho o filme é o bicho! Só entende qm é bom por ele é do tipo d filme q vai pro final volta pro começo,já “o apanhador de sonhos” é tipo assim FAROFA de pobre :mrgreen: !!!

  43. lembro me que tinha assistido pela primeira vez o GRANDE TRUQUE,não entendi porcaria nenhuma,saí xingando o filme um tempão,na segunda vez que eu entendi ele,e assim foi também com o NEVOEIRO,que final mais corajoso!!!!

  44. Daniel Lima
    16 | outubro | 2008 às 00:07

    Donnie Darko é muito foda. E Eu lutei pra entender. Lutei muito. E Fight Club cada vez que assisto gosto mais.

    Mas tem uns filmes que suspeito que entendi, mas que não tenho certeza: Minority Report, e Vanila Sky.

  45. Aragorn do Sertão
    16 | outubro | 2008 às 02:13

    KKKK Apanhador de sonhos farofa de pobre foi foda!
    Posso parecer burro ao citar esse filme, mas e a bruxa de blair?
    Porra vei tive q ler um monte de coisa na net pra entender direito! (claro q vc pode ver uma vez dar um palpite e engolir na boa)
    Ah! E o Secret Window do Depp?? noooh mto foda a loucura q o cara me arrumou nesse filme!

  46. vana bill
    16 | outubro | 2008 às 14:27

    gente eu realmente não entendi o apanhador de sonhos, e de quebra o filme ainda é muito ruim então nem me dei ao trabalho de entender não deve ser nada interessante mesmo :roll: . outro que vi e fiquei com cara de bunda quando terminou foi janela secreta demorei um pouco pra captar a mensagem. teve um cara ai que falou que nimguém entende matrix de primeira, mas eu entendi pow! :lol:

  47. Joelson
    16 | outubro | 2008 às 16:12

    Eu sou daqueles que gostam desses tipos de filme, principalmente daqueles que quando acabam mostram o sentido do filme de uma maneira que, ao vê-lo de novo, você parece estar assistindo outro filme.

    Amnésia, Donnie Darko, A Passagem, Os Suspeitos, Violação de Conduta e David Lynch de um modo geral(à exceção de História Real, que é um filme complexo de tão simples, embora o protagonista tenha se suicidado pouco tempo depois das gravações pelas dores que realmente sentia, igual ao personagem, gerando uma aura de filme “estranho”), principalmente em uma de suas obras-primas, em minha modesta opinião, Cidade dos Sonhos.
    É bom participar dessas discussões. Citaram filmes aí que eu vou procurar assistir, como Closer, Pi, etc.

  48. Rafael silva
    16 | outubro | 2008 às 17:05

    eu vou fazer a msma coisa JOELSON eu ja assist um pouco dos 12 macacos,mas hoj em dia e tão dificil conseguir esse filme,mas enfim adorei esse blog e bem interssante vc dscutir esse tipo de assunto ,porq snceramnte tem uns filmes q putz ! é lasca pra entender. :cool:

  49. Michele
    16 | outubro | 2008 às 22:14

    KKKKK. Essa matéria é das boas. Concordo com vários amigos que deixaram suas opiniões acima. Hummm, OS DOZE MACACOS é de matar. Agora O APANHADOR DE SONHOS eu gostei e entendi. DONNIE DARKO eu adorei. Ele é um filme que as partes não foram colocadas onde deveriam ser. O fim não está no fim, nem o meio no meio, nem o início no início. Você vai caputurando o sentindo durante todo o filme. Ele é um ciclo. Eu adoro cinema e quero me formar nessa área, então eu entendo mais ou menos o que os diretores, roteiristas… querem inicialmente fazer. Na verdade nem sempre eles querem que o espectador entenda tudo da forma individual de cada um, e sim entendam da forma que o próprio criador vê a coisa. Um poeta é muitas vezes incompreensivo, mas ele sabe exatamente o que quer dizer. Assim também acontece no cinema. Um filme confuso pode ser exatamente a maneira como um criador que demonstrar sua idéia, da forma cabulosa como ela foi expressa. Muitas vezes ele quer que nós vejamos as coisas de uma forma nova e diferente. O céu não precisa ser azul. Ele pode ser rosa e em forma de córtex. É bem simples.

    Se tiverem oportunidade de encontrar O OLHO DE DEUS assistam pra vocês verem como é complexo a expressão de uma idéia que deveria ser simples, simples.

  50. Michele
    16 | outubro | 2008 às 22:22

    Ah, assistam também UM SONHO DENTRO DE UM SONHO com Anthony Hopkins. É atual. Adoro o Anthony, mas não assisti o filme inteiro. Não encontrei motivo pra tanto.

  51. Rafael Andrade
    16 | outubro | 2008 às 23:01

    Não entendi muita coisa após ver o vencedor do oscar, “Onde os fracos não tem vez”, porém o personagem do Javier Bardem é espetacular. É de tremer o esqueleto.

  52. Marcelo Coldfer
    17 | outubro | 2008 às 09:07

    Nossa Michelle

    Um sonho dentro de um sonho é inassistível (se é que existe essa palavra). Não dá para passar dos 40 minutos.
    Tem certos filmes que não apresentam uma explicação, mas já existem outros que é preciso um esforçinho para compreendê -lo. Tudo mastigado também não dá

  53. THIAGO SILVA
    17 | outubro | 2008 às 11:00

    ..CARA FORAM CITADOS TANTOS FILMES MAS TODO MUNDO ESQUECEU DE CITAR O “LEÕES E CORDEIROS” DE ROBERT REDFORT. PÔ, ALGUÉM ENTENDEU AQUELA MERDA!!!??? POIS SAÍ DO CINEMA COM A CARA DE IDIOTA E COM VERGONHA DA GAROTA QUE LEVEI NAQUELE DIA, AFINAL, NÃO DEU CERTO O RELACIONAMENTO POR COMTA DAQUELA PORRA DE FILME!!!!!

  54. THIAGO SILVA
    17 | outubro | 2008 às 12:00

    ahh,e mais recentemente alguem entendeu ” MISSÃO BABILONIA” ????? se alguém entendeu me explique por favor!!!!!

  55. Jack
    17 | outubro | 2008 às 14:36

    Cara… por favor me expliquem o planeta dos macacos pq eu ja tentei até mandar um email pro tim burton pra ver se ele me explica….

  56. Piotr Slni
    17 | outubro | 2008 às 15:06

    Mais um filme estranho de entender:

    Black Moon (1975) de Louis Malle, que diz ser inspirado pela leitura psicanalística de Alice in Wonderland.

    Oh filminho, estranho… :???:

    Até mais ver…

  57. Piotr Slni
    17 | outubro | 2008 às 15:06

    Mais um filme estranho de entender:

    Black Moon (1975) de Louis Malle, que diz ser inspirado pela leitura psicanalítica de Alice in Wonderland.

    Oh filminho, estranho… :???:

    Até mais ver…

  58. Ulysses
    17 | outubro | 2008 às 15:19

    Em “Efeito Borboleta” fica difícil vc definir se o cara realmente consegue voltar no tempo ou se ele apenas é um doido varrido. Cada um interpreta do jeito que bem entender, o filme em si não esclarece o que o rapaz de fato faz… Adorei o 1º, já o 2º não achei tão bom.

  59. Gustavo A. Ribeiro - Piracicaba/SP
    17 | outubro | 2008 às 15:48

    Pra quem não entendeu Donnie Darko:

    é só assistir com o comentário do diretor ligado. O cara explica tudo.

    E com legendas em português, ainda por cima. :smile:

  60. Zulluh
    17 | outubro | 2008 às 16:43

    Unm dos meus diretores favoritos eh David Lynch, mas confesso q nao entendo bulhufas de alguns filmes dele. Mullholand Drive - Cidade dos Sonhos eh uma loucura quase sem volta.
    Mesmo assim gosto dele, agora, tem uns q vou t dizer, dah odio de terminar de ver!!!

  61. clayton coxapi
    17 | outubro | 2008 às 17:42

    Ufaaa!
    E eu que pensei que só eu ñ tinha entendido o filme de tim burtum oque é aquele final em que parecia que os macacos tinham dominado nossa reealidade? :neutral: :neutral: :neutral: :neutral:
    matrix, a primeira vez que eu vi foi no cinema uma zona, gente falando pra caramba e a estoria muito loca.com uns efeitos estontiantes que nunca foram vistos antes e eu sai de la me perguntando? Diaxo,o que é matrix? :evil: :evil:
    e só entendi de terceira :oops: :oops:

  62. Diogenes
    17 | outubro | 2008 às 19:21

    Se tem um filme que eu assisti e senti um nó no cerebro foi o filme “Primer” até agora não tive coragem de rever o filme para tentar entender.

  63. Bruno Porciuncula - Salvador/Ba
    18 | outubro | 2008 às 08:31

    Donnie Darko!! ô filme sem pé, nem cabeça. Muita gente diz que gosta exatamente por não ter entendido! Eu não gostei pq não entendi… até ouvi dizer que só dá para entender quando se assiste com os comentários do diretor, em DVD…
    Já vi na internet um gráfico para entender o filme e fiquei mais confuso ainda…

  64. felipe lima
    18 | outubro | 2008 às 10:32

    Alguém pode me mostrar uma resenha ou matéria que me ajude a entender um dos meus filmes prediletos: brilho eterno de umam mente sem lembranças? E Deja vu, com Denzel Washington? Todo mundo entendeu de primeira?

  65. Flávia
    19 | outubro | 2008 às 05:30

    O pessoal ainda não citou dois filmes que são simplesmente uma perda de tempo…

    –>”O fantástico mundo de Amelie Poulain”

    Passei tanta raiva que não consegui terminar de ver…rs

    –>”DOGVILLE”( com a Nicole Kidman)

    Sem comentários esse..Tá doido…como alguém perdeu tempo fazendo um filme retardado como esse…

    Ambos esses dois filmes são indicados para os alunos de Psicologia…Tá explicado…quem sabe os psicólogos vão conseguir analisar essas doideiras de filmes…. :twisted:

  66. Miguel
    19 | outubro | 2008 às 10:45

    Ponte para Terabitia eu já assisti mais de dez vezes e nunca entendi nada dele eu não como foram fazer isso :twisted:

  67. Edgar
    19 | outubro | 2008 às 13:46

    :evil: O mais recente que ví, foi “ONde os fracos não têm vez”, sem hipocrisia, qual é a lógica de fazer um filme para mostrar que às vezes o mal supera o bem??? Pra mim foi uma análise rídicula!
    Outros filmes que não encontrei sentido algum:
    -Magnólia;
    -Clube da Luta;
    -2001;
    -Vanilla Sky;
    -Babel;

  68. Piotr Slni
    19 | outubro | 2008 às 18:08

    Flávia,

    Vai ver você não gostou do “Fantástico”(?) “Mundo”(?){WTF? :shock: õ_Ô :???: } de Amélie Poulain, porque ele é uma cópia pirata, muito mal feita do: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain) que por sinal é muito bom. Não, na verdade ele é Fabuloso (perdoem o tosco jogo de palavras) :grin: .

    Desculpe, mas não pude deixar essa passar. :mrgreen:

    Até mais ver…

  69. Paty Martins - 28 anos - RJ
    20 | outubro | 2008 às 11:16

    Boa, Pierre! rsrs
    como discutido aqui, acho que a maioria das pessoas quando não entende o filme, tende a tachá-lo como ridículo, ruim, etc. Realmente, tem filmes que vc viaja na maionese e acaba ficando com raiva por não entender absolutamente nada. Mas isso não quer dizer que seja ruim, acho que é uma oportunidade de vc pensar, conjecturar os possíveis significados, discutir com outras pessoas que viram tb. Acho interessentíssimo. Adoro ver esses filmes chamados “cult” ou de arte, o problema é que não tenho muitos amigos que curtam tb, pra discutir depois… :neutral:

  70. Samuel Varela Souza - 30 anos - Crato-CE
    21 | outubro | 2008 às 06:56

    Não assisti ainda nenhum dos três filmes citados na matéria, mas se eu posso dizer um que não entendi é 2001. E a coisa que eu menos entendi é porque eu sempre durmo na metade do filme. Já tentei assisti-los três vezes e sempre quando chega na metade eu estou dormingo. Que mistério será esse?

  71. Junior
    21 | outubro | 2008 às 20:38

    Deus! como não pode-se entender filmes como (fiz uma lista enquanto lia os comentários)Matrix, Apanhador de Sonhos, Onde os fracos Não Tem Vez, Closer, Donnie Darko, Planeta dos Macacos, 12 Macacos, Bilho Eterno (…), Clube da Luta, Vanilla Sky, Amnésia, Babel?
    Muitos deles realmente nem exigem muito esforço mental ou interpretar símbolos…

  72. Paulo Francisco Jr. - 23 anos - Jornalista
    23 | outubro | 2008 às 21:52

    Dislexia também é uma doença.

  73. Leonardo Vitor
    25 | outubro | 2008 às 20:45

    com ctz VANILLA SKY. odeio akele filme… eh mto sem sentido.
    talvez MATRIX RELOADED… mas depois de assistir umas tres vezes entendih…
    vlw glra… otimo podcast!!!

  74. Joelson
    26 | outubro | 2008 às 11:53

    Gente, assistí Sem Medo de Morrer e tenho de admitir que é um filmão, daqueles que nos fazem pensar. Fonte da vida também é muito bom, Réquiem para um Sonho é angustiante e também muito bom. Primer não conseguí terminar de assistir( alguém assistiu até o fim? Vale a pena?).

Deixe um Comentário

Antes de fazer um comentário, leia atentamente esses avisos, regras e instruções. Todos os comentários publicados aqui no Rapadura Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. Eles exprimem a opinião dos visitantes e são publicados aqui automaticamente sem intermédio de um censor ou editor. Porém, todos os comentários são moderados e podem ser deletados sem aviso prévio. Regras:

1) Evite SPOILERS. Se for postar, coloque um aviso;
2) Saiba discutir, sem ofender;
3) Não fuja do assunto do tópico;
4) Acrescente algo. Pense antes de escrever!

Os campos Nome e E-mail são obrigatórios, mas seu e-mail não será exibido.


Opções:

Size

Colors