Surfista Prateado - Por: Thiago Siqueira

Criação

O Surfista Prateado é o grande destaque desta continuação de "Quarteto Fantástico". O personagem, um dos mais cultuados das HQs em todos os tempos, foi criado em 1966 pelo roteirista Stan Lee e pelo artista Jack Kirby como uma adição não planejada a história do Quarteto Fantástico que apresentaria o predador de planetas Galactus. Kirby deu a idéia, pois achava que o todo-poderoso ser cósmico precisava de uma espécie de arauto. A prancha, grande destaque do personagem, foi adicionada porque o desenhista já estava cansado de espaçonaves. Inicialmente desconfiado da idéia do parceiro, Lee começou a dar uma caracterização e profundidade ao Surfista. Após a publicação da história, os escritórios da Marvel foram inundados de cartas positivas dos fãs, clamando por mais aparições do herói, que ganhou uma história solo em novembro de 67. na quinta edição de "Fantastic Four Annual", e um título próprio no ano seguinte. Vários escritores e desenhistas de renome deram sua contribuição ao Surfista, tais como John Buscema, Möebius e Jim Starlin.

Origens, poderes e histórias

O personagem tem uma história muito sofrida. Norrin Radd era um jovem astrônomo do idílico e avançado planeta Zenn-La. Sua civilização já havia perdido a ânsia de exploração, algo que deixava Radd desolado e inquieto, ansiando por algo mais, mesmo estando feliz ao lado de sua família e de sua amada, Shalla Bal. Um dia, um ser humanóide gigantesco chegou ao planeta. Seu nome era Galactus. Extremamente poderoso, ele se alimenta da energia física e biológica dos mundos e Zenn-La era seu próximo alvo. Desesperado, Norrin propôs um acordo: seu planeta seria poupado e ele iria em busca de novos planetas para que o gigante se alimentasse. Tocado pelo sacrifício do mortal, Galactus aceitou o acordo, concedendo a Radd uma porção de seu poder cósmico, transformando-o no Surfista Prateado, ganhando habilidades quase ilimitadas, podendo absorver e manipular as energias universais e sendo praticamente indestrutível. Ele consegue navegar pelo espaço, hiperespaço e por barreiras dimensionais, podendo voar a velocidades praticamente sem limites em sua prancha, entrando no hiperespaço ao ficar mais rápido que a luz. O Surfista se sustenta convertendo matéria em energia, não precisando de comida, bebida, oxigênio ou sono, sendo também imune a temperaturas extremas e a maioria das radiações. Além disso, o personagem pode analisar e manipular a matéria e energia, reestruturar ou reanimá-las e até transmutar elementos. Como se não bastasse, também pode curar seres vivos, mas não ressuscitar os mortos. Outras habilidades incluem a criação de ilusões, alteração o próprio tamanho, liberação de rajadas de energia, formação e manipulação de construtos energéticos, absorção da maioria das formas de energia e capacidade de atravessar matéria sólida. Ele também possui habilidade telepática limitada, podendo influenciar emoções e sensações. Já sua prancha é composta pelo mesmo material que sua pele e é mentalmente ligada a ele, se movendo conforme seu pensamento, mesmo quando não está em contato direto. Ela é capaz de absorver e aprisionar outros seres, ao menos temporariamente, além de ser praticamente indestrutível, mas pode ser reparada ou recriada pelo Surfista, caso seja necessário.

Por muito tempo ele serviu a Galactus, sem retornar ao seu lar ou a ver seus entes queridos. O Surfista guiava seu mestre a mundo inabidatos, poupando incontáveis vidas. Porém, quando estes começaram a rarear, Galactus invadiu a consciência de seu arauto e removeu tal inibição. Eventualmente, o Surfista chegou à Terra e, vendo que o mundo seria adequado para seu amo, o convocou. Enquanto isso, o Quarteto Fantástico era alertado pelo Vigia da vinda de Galactus e da presença de seu servo. Um confronto era inevitável. Assim, ele os enfrentou enquanto seu mestre se preparava para consumir o planeta. Porém, o Surfista encontrou a jovem escultora cega Alicia Masters, namorada do Coisa, que percebeu a nobreza interior do alienígena. A moça o mostrou a nobreza do espírito humano e ele acabou se rebelando contra Galactus, ajudando o Quarteto a impedir a destruição da Terra. Reed Richards conseguiu convencer o devorador a partir, ameaçando-o com um aparelho que o Tocha roubou da nave do gigante, o nulificador total. Entretanto, Galactus puniu seu ex-servo exilando-o no mundo que ajudara a salvar, se utilizando de uma barreira invisível que somente afetaria ao Surfista.

Ignorante em relação aos sentimentos humanos básicos, ele se viu preso a um planeta que não entendia. Sua jornada rumo ao entendimento da humanidade começa com seu contato com a gentil Alicia (para o ciúme do Coisa), que lhe ensinara o valor da compaixão. Porém, não tardou para o Surfista se deparar com o pior que a humanidade poderia oferecer. O Doutor Destino se viu obcecado por roubar os poderes do Surfista, o seqüestrando e submetendo o herói a humilhações e torturas. Com a ajuda do Quarteto, ele escapa e se vinga, destruindo o castelo de Destino e indo a forra com aqueles que o torturaram. Além de Von Doom, outro grande vilão que cruzou o caminho do platinado personagem fora o demônio Mefisto, que desejava a alma do herói, mas sempre tombando perante a nobreza de seu espírito. Durante seu exílio, ele reencontrara sua amada Shalla Bal várias vezes, sempre sendo usada como arma por seus inimigos. Além disso, ele se juntara a outros membros da galeria de personagens da Marvel, o Hulk, Namor e o Dr. Estranho e juntos formaram o grupo conhecido como Defensores. Durante uma aventura da equipe em conjunto com Os Vingadores, a barreira de Galactus é temporariamente quebrada, permitindo que o Surfista saia. Assim, ele se apressa para retornar a Zenn-La, mas encontra o planeta devastado por Galactus. Rapidamente ele descobre que após sua rebelião, o gigante cósmico não via mais motivos para poupar o lugar. Porém, em um gesto inédito, Galactus concedeu 24 horas para a população local abandonar o mundo, mas Mefisto se aproveitou da situação e seqüestrou Shalla Bal, levando-a para a Terra. Mesmo sabendo que se voltar ficará novamente preso ao nosso mundo, o Surfista retorna e salva a sua amada do demônio e a manda de volta para seu lar, mas antes lhe concede uma porção de seus poderes, que ela usaria para revitalizar o lugar.

Algum tempo depois, graças à ajuda do Quarteto Fantástico, o Surfista finalmente destrói a barreira de uma vez por todas e consegue o perdão de Galactus ao resgatar aquela que o servia atualmente, Nova, a ex-namorada do Tocha Humana, Frankie Raye. Ao retornar à Zenn-La, o herói descobre que Shalla Bal agora é a imperatriz do planeta e suas responsabilidades a impedem de reatar o romance. O herói encontra um novo amor na heroína Mantis. Com sua ajuda, ele desmantela uma trama que visava à morte de seu antigo mestre. Porém, Mantis morre durante o processo e, mesmo ressuscitando alguns anos depois, o casal nunca reatou o romance. Ainda de luto, o Surfista busca conforto em Nova e, com um tempo, um envolvimento amoroso entre os dois acaba ocorrendo. Ele começa a fazê-la se questionar sobre a moralidade em servir Galactus. Após ser substituída como arauto de Galactus pelo brutal Morg, ela perece em um conflito entre o herói e outros ex-arautos.

Em suas jornadas pelo espaço, o herói encontra vilões perigosos como o titã louco Thanos, eternamente apaixonado pela Morte e que se alia à Guarda Infinita de Adam Warlock, além de comparecer ocasionalmente às reuniões dos Defensores. Posteriormente, ele descobre que seu meio-irmão, Fennan Radd, se casou com Shalla Bal. Em uma de suas aventuras, ele descobre que Galactus alterou sua mente durante parte do período em que agiu como arauto do devorador. Algumas memórias de sua vida mortal foram reveladas como o fato de ter presenciado o suicido de sua mãe e que seu pai, um renomado cientista, também se matou após ter caído em desgraça.

Depois de derrotar o maligno Uni-Lorde e salvar uma parte distante do Universo, ele resolve retornar à Zenn-La, apenas para descobrir que o planeta sumiu. Ao investigar o que aconteceu, o Surfista acaba descobrindo a horrenda verdade: seu mundo natal havia sido destruído há muito tempo, quando ele ainda era arauto de Galactus, pela misteriosa entidade conhecida como o Outro. O planeta e seus habitantes, pouco depois de sua aniquilação, foram recriados pelo devorador de mundos em todos os detalhes, para dar a seu arauto um lar para que pudesse retornar após deixar o seu serviço. O trabalho fora tão perfeito que ninguém notou a diferença. Essa nova Zenn-La desapareceu em resultado da desaparição do gigante, que fora pego em uma detonação do Nulificador Total. O Surfista retornou a Terra e começou um romance com Alicia Masters, com quem partilhou algumas aventuras.

Na mais recente reunião dos Defensores originais, eles foram levados à loucura e formaram o grupo chamado a Ordem e conquistaram a Terra para melhor protegê-la. Um grupo de heróis liderados conseguiu fazer com que eles voltassem ao estado normal e impedisse a ressurreição de uma entidade maligna, responsável pela confusão toda.

Mais recentemente, o herói trabalhou junto com a raça alienígena Annunaki para proteger um grupo de crianças extraordinariamente dotadas. Uma dessas crianças, Ellie Waters, salva a Terra de um ser divino conhecido como Marduk, impedindo o fim do mundo e reordenando a realidade como se o ataque da entidade jamais tivesse ocorrido, com apenas a própria Ellie se lembrando do ocorrido. Antes de retomar suas jornadas intergalácticas, o Surfista jura retornar a seu mundo adotado todas as vezes que a Terra necessitar de sua ajuda.

Em breve, o personagem terá uma participação importantíssima na saga "Aniquilação", cujo prelúdio está sendo publicado pela Panini Comics atualmente.

Universo Ultimate

O personagem fez sua aparição na saga "Extinção Suprema", publicada recentemente pela Panini Comics, como parte da mini-séria "Pesadelo Supremo". O roteirista responsável pela história foi Warren Ellis. Existindo mais de um Surfista, eles são humanóides prateados enviados para diversas partes do mundo para induzir a população, através de cultos, ao suicídio em massa, minando as defesas do planeta contra a chegada de Gah Lak Tus, aqui uma entidade de mente coletiva, que se alimenta de mundos inteiros. Esses seres possuem a habilidade de ganhar asas, se transformarem em projéteis ovais, ou tomarem uma forma intermediária, surfando em pranchas que fazem parte de seus corpos, podendo ainda manipular grandes quantidades de energia.