Muitas vezes lembramos
de filmes por causa de suas músicas. Tudo
isso graças a esses grandes gênios. Estes
são os principais compositores da história
do cinema.
JOHN
WILLIAMS (8 de Fevereiro de 1932, EUA)
John Williams está para a trilha sonora como
Steven Spielberg está para a direção. Não é
a toa que esses dois mestres dos
blockbusters americanos caminharam juntos
tantas vezes. Com suas trilhas com um viés
mais clássico e imponente, Williams deu alma
a diversos clássicos e "pipocões"
americanos. Este nova-iorquino, com 76 anos
completos em 2008, começou a chamar a
atenção do mundo com seu trabalho em
"Tubarão" (1976). A despeito de já ter uma
vasta e respeitada carreira até aquele
momento, tendo composto trilhas para
diversos filmes como "O Destino do Poseidon"
(1972) e "Um Violinista no Telhado" (1972),
foi no suspense submarino dirigido por
Spielberg que Williams adentrou na cultura
pop, fazendo isso contando apenas com três
notas no tema principal. A partir deste
ponto, vieram trabalhos inesquecíveis como a
hexalogia "Star Wars" (1977, 1980, 1983,
1999, 2002 e 2005), a quadrilogia "Indiana
Jones" (1981, 1984, 1989 e 2008), "Superman
- O Filme" (1978), "E.T. - O
Extra-Terrestre" (1982), os dois primeiros
"Esqueceram de Mim" (1990 e 1992), "A Lista
de Schindler" (1993) e "Jurassic Park"
(1993). Ele foi indicado ao Oscar não menos
do que 30 vezes, tendo levado a estatueta
para casa por cinco de seus trabalhos: "Um
Violinista no Telhado", "Tubarão", o
primeiro "Star Wars", "E.T." e "A Lista de
Schindler". Emocionando gerações através de
seus quase 40 anos de carreira, muitos
ainda serão levados pela magia dos temas
deste mestre. Escute no player
ao lado o tema de "Star Wars".
HANS ZIMMER (12 de Setembro de 1957, Alemanha)
O peso e a pompa dão o tom na obra de
Hans Zimmer. O compositor alemão conquistou
Hollywood com suas trilhas carregadas de
tensão, características que o tornaram
perfeito para longas de suspense e ação,
embora se adapte bem em diversos gêneros.
Seu primeiro grande sucesso veio na forma de
um drama em 1988, com "Rain Man", longa
dirigido por Barry Levinson pelo qual foi
indicado ao Oscar. A cobiçada estatueta veio
logo em sua segunda indicação ao prêmio da
Academia, com a clássica animação da Disney
"O Rei Leão", em 1994. No ano seguinte
trabalhou em filmes extremamente diversos
entre si, com "Nove Meses" e "Maré
Vermelha", provando sua versatilidade. Em
1996, logo após compor a trilha de "A Última
Ameaça", começou uma parceria com o produtor
Jerry Bruckheimer com "A Rocha". Ambos
trabalhariam juntos ainda em diversos
filmes, como "Pearl Harbor" (2001), "Falcão
Negro em Perigo" (2001), "Rei Arthur" (2004)
e na trilogia "Piratas do Caribe" (embora no
primeiro tenha participado apenas como
produtor de trilha sonora). Foi indicado ao
Oscar com a comédia dramática "Melhor é
Impossível" (1996), pela canção original de
"O Príncipe do Egito" (1997), "Gladiador"
(2000) e outros. Mais recentemente, assinou
junto de James Newton Howard a trilha sonora
dos dois filmes que revigoraram a franquia
Batman, "Batman Begins" (2005) e "Batman - O
Cavaleiro das Trevas (2008). Vale ressaltar
também seu trabalho nas animações
"Madagascar", (2005) "Os Simpsons - O Filme"
(2007) e "Kung Fu Panda" (2008), bem como no
terror "O Chamado". Escute no player
ao lado a trilha de "O Rei Leão".
DANNY ELFMAN (29 de Maio de 1953, EUA)
Esse compositor californiano é um
responsável por vários temas facilmente
reconhecíveis pelo público. Trabalhando
muitas vezes ao lado do diretor Tim Burton,
Danny Elfman se utiliza de sons ecléticos em
seus temas, adaptando-os sempre ao estilo
dos cineastas com quem trabalha, criando uma
identificação palpável entre som e imagem.
Nos filmes nos quais trabalhou ao lado de
Burton (praticamente todos deste cineasta),
tal característica em seus temas são
ressaltadas, com as suas músicas
praticamente dando vida às sombrias imagens
criadas pelo diretor. Além disso, seu
trabalho com "Batman - O Filme" (1989)
praticamente lhe tornou o papa das
composições para adaptações de quadrinhos,
tendo composto os temas de várias outras
aventuras de heróis vindos da nona arte,
como "Dick Tracy" (1990), "MIB - Homens de
Preto" (1997), "Homem-Aranha" (2002), "Hulk"
(2003) e "Hellboy II - O Exército Dourado"
(2008).
Alguns de seus trabalhos mais famosos
incluem a trilha instrumental para "Edward
Mãos-de-Tesoura" (1990), "O Estranho Mundo
de Jack" (1993), "Missão: Impossível"
(1996), "A Qualquer Preço" (1998), "Chicago"
(2002) e "A Noiva-Cadáver" (2005). Para a
TV, compôs os temas principais de séries
como "Os Simpsons", "Desperate Housewives" e
"The Flash". Escute no player
ao lado o tema de "Batman - O
Retorno".
ALAN
SILVESTRI (26 de Março 1950, EUA)
Conhecido por suas trilhas emocionantes
e imaginativas, Alan Silvestri tem em seu
currículo diversos filmes que foram
eternizados no imaginário dos amantes do
cinema. Trabalhando ao lado do diretor
Robert Zemeckis, seu amigo particular e
grande parceiro em diversas obras, Silvestri
pode não ser o mais premiado dos
compositores, mas, com certeza, é um dos
mais queridos do público. Compôs para quase
todos os trabalhos de Zemeckis em fitas como
"Tudo Por Uma Esmeralda" (1984), a trilogia
"De Volta Para o Futuro" (1985, 1989 e
1990), "Uma Cilada Para Roger Rabbit"
(1988), "A Morte Lhe Cai Bem" (1992), "Forrest
Gump - O Contador de Histórias" (1994),
"Contato" (1997), "Náufrago" (2000), "O
Expresso Polar" (2004) e "A Lenda de Beowulf"
(2007).
Por suas trilhas mais voltadas para o lado
emocional, não é raro que Silvestri assuma a
composição de obras musicais para longas de
aventura, tendo mais apelo junto ao público
jovem. Tal característica em seus trabalhos
também o levou a filmes com toques mais
românticos. Outros exemplos de sua
filmografia são os dois "O Predador" (1987 e
1990), "Jovem Demais Para Morrer 2" (1990),
"O Juiz" (1995), "O Pequeno Stewart Little"
e sua continuação (1999 e 2002), "Do Que as
Mulheres Gostam?" (2000) "O Retorno da
Múmia" (2001), "Escrito nas Estrelas"
(2001), "Uma Noite no Museu" (2006). Escute no player
ao lado o tema de "De Volta para o
Futuro".
ENNIO MORRICONE (10 de Novembro de 1928, Itália)
Morricone é um dos maiores compositores
vivos. Poucos conseguem mostrar drama e
emoção com tanta expressividade e
sensibilidade. Conhecido por seus temas para
os westerns de Sergio Leone, o compositor é
o responsável pela criação da maioria das
músicas geralmente associadas ao gênero do
velho oeste.
Leone fora seu grande parceiro no cinema. Os
dois estudaram juntos e trabalharam juntos
várias vezes. Tais colaborações resultaram
em filmes clássicos como "Por um Punhado de
Dólares" (1964), "O Bom, o Mau e o Feio"
(1966), "Era Uma Vez no Oeste" (1968) e "Era
Uma Vez na América", longa de 1984
considerado por muitos como um dos maiores
filmes de gângsteres já feitos.
Com quase 500 trabalhos em seu versátil
currículo, Morricone não ficou restrito aos
filmes Westerns, tendo trabalhado também
ainda ao lado de cineastas como Pier Pablo
Passolini (em "Decameron", de 1971), Gillio
Pontecorvo ("A Batalha de Argel", de 1968),
Roland Joffé ("A Missão", de 1986), Brian de
Palma ("Os Intocáveis", de 1987), Pedro
Almodóvar ("Ata-Me!", de 1990) e Giuseppe
Tornatore ("Malena", de 2000). Ainda na
ativa em seu país natal, e já passando de
sua oitava década de vida, Morricone
continua a ser sinônimo de arte e cinema. Escute no player
ao lado o tema de "O Bom, o Mau e o
Feio".
NINO ROTA (3 de Dezembro de 1911 — 10 de Abril de
1979, Itália)
Embora não seja muito conhecido do
público atual, o italiano Nino Rota foi um
dos compositores que mais contribuíram para
o cinema em toda a sua história. Ao longo de
sua longa carreira como compositor de
trilhas sonoras, trabalhou ao lado de alguns
dos melhores diretores de todos os tempos em
diversos filmes que entram para a
posteridade da sétima arte.
Franco Zeffirelli, Luchino Visconti, King
Vidor e Francis Ford Coppola são alguns dos
cineastas cujas obras ganharam um pouco mais
de vida graças às composições de Rota. É
impossível imaginar "O Poderoso Chefão"
(1972), um dos filmes mais conhecidos da
história, sem a magistral trilha do
compositor italiano, que também trabalhou em
"O Poderoso Chefão - Parte II" (1974), desta
vez ao lado de Carmine Coppola.
No entanto, foi ao lado de Frederico Fellini
que Rota realizou vários de seus trabalhos,
em uma parceria que entraria para a história
do cinema italiano. Juntos, trabalharam em
filmes como "A Doce Vida" (1960), "8½"
(1963), "Julieta dos Espíritos" (1965), "Satyricon"
(1969), "Roma de Fellini" (1972), "Amarcord"
(1973), "Casanova de Fellini" (1976).
Outros longas com a marca inconfundível do
compositor são "A Noite Branca" (1957),
"Guerra e Paz" (1956), "Romeu e Julieta"
(1968), "Morte no Nilo" (1978) e "Furacão"
(1979). Faleceu aos 67 anos em 1979, vítima
de uma trombose coronariana. Escute no player
ao lado o tema de "O Poderoso
Chefão".
CLINT
MANSELL (7 de Janeiro de 1963, Inglaterra)
Embora tenha poucas obras de destaque em
seu currículo, o inglês Clint Mansell vem se
sobressaindo a cada obra graças a seu estilo
único, que soma instrumentos clássicos com
eletrônicos, criando melodias oníricas e
arrebatadoras.
Ele compôs as trilhas sonoras de todos os
filmes do aclamado diretor Darren Aronofsky,
desde "Pi" (1998), passando por "Réquiem
Para um Sonho" (2000), "Fonte da Vida"
(2006) e "The Wrestler" (2008). Por seu
trabalho em "Fonte da Vida", ele foi
indicado a vários prêmios, inclusive ao
Globo de Ouro de Melhor Trilha Sonora. Além
disso, trechos da faixa "Lux Aeterna",
composta por ele para "Réquiem Para um
Sonho", são freqüentemente usados para
trailers de filmes de ação ou ficção
científica.
Dentre outras fitas que tiveram a sua
participação, destacam-se "11:14" (2003),
"Suspeito Zero" (2004), "A Cartada Final"
(2006) e "Três Vezes Amor" (2008). O talento
de Mansell é mostrado a cada novo trabalho,
sendo ele um artista em evolução. Sua
carreira deve ser acompanhada com o máximo
interesse. Escute no player
ao lado o tema de "Réquiem Para um
Sonho".
JON BRION (11 de Dezembro de 1963, EUA)
Quase um especialista em filmes mais
"excêntricos", Jon Brion vem se destacando
por um certo diferencial: enquanto na
maioria dos filmes as trilhas acompanham o
desenvolver da história, as dele conseguem
se ligar ao íntimo dos personagens. Tal
característica ficou mais em evidência em
"Embriagado de Amor" (2002), sua segunda
colaboração com o diretor Paul Thomas
Anderson, na qual as faixas musicais
acompanhavam a evolução psicológica do
reprimido personagem de Adam Sandler.
Antes disso, Brion havia trabalhado com
Anderson no elogiadíssimo "Magnólia" (1999).
Dentre outros de seus trabalhos destacam-se
"Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças"
(2004), "Huckabees - A Vida é uma Comédia"
(2004), "Separados Pelo Casamento" (2006) e
os recentes (e completamente opostos) "Quase
Irmãos" e "Sinédoque, Nova York" (ambos de
2008).
Ainda com pouquíssimos trabalhos em sua
filmografia, Brion tem pouquíssimo a provar,
mas sua carreira ainda tem muito a mostrar. Escute no player
ao lado o tema de "Brilho Eterno".
VANGELIS (29 de Março de 1943, Grécia)
Evangelos Odysseus Papathanassiou, ou
simplesmente Vangelis, é um profissional
atípico no meio dos compositores
cinematográficos. Enquanto a maioria dos
profissionais se utiliza principalmente de
instrumentos clássicos, com o som eletrônico
apenas como apoio, Vangelis tem estes
últimos como principal fonte de suas
músicas. Músico autodidata, Vangelis compõe
desde os quatro anos.
"Carruagens de Fogo" (1981) foi um de seus
primeiros grandes trabalhos, tendo ganhado o
Oscar por este filme, sendo esta sua única
indicação ao prêmio da Academia. Logo após,
veio "Blade Runner - O Caçador de Andróides"
(1982), no qual ajudou com seus temas o
diretor Ridley Scott a criar sua distopia
futurista. Ainda em 1982, trabalhou com seu
conterrâneo grego Costa Gravas no thriller
dramático "Missing - O Desaparecido".
Voltou a trabalhar com Scott em "1492 - A
Conquista do Paraíso" (1992), trabalho no
qual usou mais sons naturais e que lhe
rendeu duas indicações ao Globo de Ouro. Em
2004, compôs a conduziu a trilha sonora do
épico "Alexandre", dirigido por Oliver
Stone. Ainda na ativa, Vangelis se dedica
mais a filmes europeus, se mantendo perto de
seu país natal, a Grécia. Escute no player
ao lado o tema de "Carruagens de
Fogo".
JERRY
GOLDSMITH (10 de Fevereiro de 1929 – 21 de Julho de
2004, EUA)
Com 18 indicações ao Oscar e a adoração
de diversos fãs de "Jornada nas Estrelas", o
saudoso Jerry Goldsmith deixou para trás uma
eclética obra como compositor de trilhas
para o cinema. Goldsmith trabalhou em longas
de vários gêneros, passando por diversos
gêneros, sempre de maneira extremamente
competente.
Em 1970, trabalhou em dois aclamados filmes
de guerra, "Patton - Rebelde ou Herói?" e
"Tora! Tora! Tora!". Alguns anos depois, em
1976, veio o longa pelo qual ganhou seu
único Oscar, o terror "A Profecia". No mesmo
ano, trabalhou na ficção "Fuga do Século
23". Trouxe o terror à tripulação do
cargueiro espacial Nostromo com a trilha de
"Alien - O Oitavo Passageiro" (1979).
Ainda em 1979, veio seu primeiro contato com
a franquia mais famosa com a qual viria a
trabalhar, com "Jornada nas Estrelas - O
Filme", franquia a qual retornou para outros
quatro episódios. Em 1982 veio outro
trabalho marcante, com "Rambo - Programado
Para Matar", tendo ele participado dos dois
longas subseqüentes da série. Outros longas
famosos que tiveram sua participação foram
"O Vingador do Futuro" (1990), "Instinto
Selvagem" (1992), "Los Angeles - Cidade
Proibida" (1997), a animação da Disney "Mulan"
(1998) e "Looney Tunes - De Volta à Ação"
(2004), tendo este sido seu último trabalho
para o cinema. Goldsmith faleceu em 21 de
julho de 2004, aos 75 anos, vítima de
câncer. Escute no player
ao lado o tema de "Jornada nas Estrelas".
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