Muitas vezes lembramos de filmes por causa de suas músicas. Tudo isso graças a esses grandes gênios. Estes são os principais compositores da história do cinema.

 
     

 




JOHN WILLIAMS
(8 de Fevereiro de 1932, EUA)

John Williams está para a trilha sonora como Steven Spielberg está para a direção. Não é a toa que esses dois mestres dos blockbusters americanos caminharam juntos tantas vezes. Com suas trilhas com um viés mais clássico e imponente, Williams deu alma a diversos clássicos e "pipocões" americanos. Este nova-iorquino, com 76 anos completos em 2008, começou a chamar a atenção do mundo com seu trabalho em "Tubarão" (1976). A despeito de já ter uma vasta e respeitada carreira até aquele momento, tendo composto trilhas para diversos filmes como "O Destino do Poseidon" (1972) e "Um Violinista no Telhado" (1972), foi no suspense submarino dirigido por Spielberg que Williams adentrou na cultura pop, fazendo isso contando apenas com três notas no tema principal. A partir deste ponto, vieram trabalhos inesquecíveis como a hexalogia "Star Wars" (1977, 1980, 1983, 1999, 2002 e 2005), a quadrilogia "Indiana Jones" (1981, 1984, 1989 e 2008), "Superman - O Filme" (1978), "E.T. - O Extra-Terrestre" (1982), os dois primeiros "Esqueceram de Mim" (1990 e 1992), "A Lista de Schindler" (1993) e "Jurassic Park" (1993). Ele foi indicado ao Oscar não menos do que 30 vezes, tendo levado a estatueta para casa por cinco de seus trabalhos: "Um Violinista no Telhado", "Tubarão", o primeiro "Star Wars", "E.T." e "A Lista de Schindler". Emocionando gerações através de seus quase 40 anos de carreira, muitos ainda serão levados pela magia dos temas deste mestre.  Escute no player ao lado o tema de "Star Wars".

   




HANS ZIMMER
(12 de Setembro de 1957, Alemanha)

O peso e a pompa dão o tom na obra de Hans Zimmer. O compositor alemão conquistou Hollywood com suas trilhas carregadas de tensão, características que o tornaram perfeito para longas de suspense e ação, embora se adapte bem em diversos gêneros. Seu primeiro grande sucesso veio na forma de um drama em 1988, com "Rain Man", longa dirigido por Barry Levinson pelo qual foi indicado ao Oscar. A cobiçada estatueta veio logo em sua segunda indicação ao prêmio da Academia, com a clássica animação da Disney "O Rei Leão", em 1994. No ano seguinte trabalhou em filmes extremamente diversos entre si, com "Nove Meses" e "Maré Vermelha", provando sua versatilidade. Em 1996, logo após compor a trilha de "A Última Ameaça", começou uma parceria com o produtor Jerry Bruckheimer com "A Rocha". Ambos trabalhariam juntos ainda em diversos filmes, como "Pearl Harbor" (2001), "Falcão Negro em Perigo" (2001), "Rei Arthur" (2004) e na trilogia "Piratas do Caribe" (embora no primeiro tenha participado apenas como produtor de trilha sonora). Foi indicado ao Oscar com a comédia dramática "Melhor é Impossível" (1996), pela canção original de "O Príncipe do Egito" (1997), "Gladiador" (2000) e outros. Mais recentemente, assinou junto de James Newton Howard a trilha sonora dos dois filmes que revigoraram a franquia Batman, "Batman Begins" (2005) e "Batman - O Cavaleiro das Trevas (2008). Vale ressaltar também seu trabalho nas animações "Madagascar", (2005) "Os Simpsons - O Filme" (2007) e "Kung Fu Panda" (2008), bem como no terror "O Chamado".  Escute no player ao lado a trilha de "O Rei Leão".

   




DANNY ELFMAN
(29 de Maio de 1953, EUA)

Esse compositor californiano é um responsável por vários temas facilmente reconhecíveis pelo público. Trabalhando muitas vezes ao lado do diretor Tim Burton, Danny Elfman se utiliza de sons ecléticos em seus temas, adaptando-os sempre ao estilo dos cineastas com quem trabalha, criando uma identificação palpável entre som e imagem. Nos filmes nos quais trabalhou ao lado de Burton (praticamente todos deste cineasta), tal característica em seus temas são ressaltadas, com as suas músicas praticamente dando vida às sombrias imagens criadas pelo diretor. Além disso, seu trabalho com "Batman - O Filme" (1989) praticamente lhe tornou o papa das composições para adaptações de quadrinhos, tendo composto os temas de várias outras aventuras de heróis vindos da nona arte, como "Dick Tracy" (1990), "MIB - Homens de Preto" (1997), "Homem-Aranha" (2002), "Hulk" (2003) e "Hellboy II - O Exército Dourado" (2008).

Alguns de seus trabalhos mais famosos incluem a trilha instrumental para "Edward Mãos-de-Tesoura" (1990), "O Estranho Mundo de Jack" (1993), "Missão: Impossível" (1996), "A Qualquer Preço" (1998), "Chicago" (2002) e "A Noiva-Cadáver" (2005). Para a TV, compôs os temas principais de séries como "Os Simpsons", "Desperate Housewives" e "The Flash". Escute no player ao lado o tema de "Batman - O Retorno".

   




ALAN SILVESTRI
(26 de Março 1950, EUA)

Conhecido por suas trilhas emocionantes e imaginativas, Alan Silvestri tem em seu currículo diversos filmes que foram eternizados no imaginário dos amantes do cinema. Trabalhando ao lado do diretor Robert Zemeckis, seu amigo particular e grande parceiro em diversas obras, Silvestri pode não ser o mais premiado dos compositores, mas, com certeza, é um dos mais queridos do público. Compôs para quase todos os trabalhos de Zemeckis em fitas como "Tudo Por Uma Esmeralda" (1984), a trilogia "De Volta Para o Futuro" (1985, 1989 e 1990), "Uma Cilada Para Roger Rabbit" (1988), "A Morte Lhe Cai Bem" (1992), "Forrest Gump - O Contador de Histórias" (1994), "Contato" (1997), "Náufrago" (2000), "O Expresso Polar" (2004) e "A Lenda de Beowulf" (2007).

Por suas trilhas mais voltadas para o lado emocional, não é raro que Silvestri assuma a composição de obras musicais para longas de aventura, tendo mais apelo junto ao público jovem. Tal característica em seus trabalhos também o levou a filmes com toques mais românticos. Outros exemplos de sua filmografia são os dois "O Predador" (1987 e 1990), "Jovem Demais Para Morrer 2" (1990), "O Juiz" (1995), "O Pequeno Stewart Little" e sua continuação (1999 e 2002), "Do Que as Mulheres Gostam?" (2000) "O Retorno da Múmia" (2001), "Escrito nas Estrelas" (2001), "Uma Noite no Museu" (2006). Escute no player ao lado o tema de "De Volta para o Futuro".

   




ENNIO MORRICONE
(10 de Novembro de 1928, Itália)

Morricone é um dos maiores compositores vivos. Poucos conseguem mostrar drama e emoção com tanta expressividade e sensibilidade. Conhecido por seus temas para os westerns de Sergio Leone, o compositor é o responsável pela criação da maioria das músicas geralmente associadas ao gênero do velho oeste.

Leone fora seu grande parceiro no cinema. Os dois estudaram juntos e trabalharam juntos várias vezes. Tais colaborações resultaram em filmes clássicos como "Por um Punhado de Dólares" (1964), "O Bom, o Mau e o Feio" (1966), "Era Uma Vez no Oeste" (1968) e "Era Uma Vez na América", longa de 1984 considerado por muitos como um dos maiores filmes de gângsteres já feitos.

Com quase 500 trabalhos em seu versátil currículo, Morricone não ficou restrito aos filmes Westerns, tendo trabalhado também ainda ao lado de cineastas como Pier Pablo Passolini (em "Decameron", de 1971), Gillio Pontecorvo ("A Batalha de Argel", de 1968), Roland Joffé ("A Missão", de 1986), Brian de Palma ("Os Intocáveis", de 1987), Pedro Almodóvar ("Ata-Me!", de 1990) e Giuseppe Tornatore ("Malena", de 2000). Ainda na ativa em seu país natal, e já passando de sua oitava década de vida, Morricone continua a ser sinônimo de arte e cinema. Escute no player ao lado o tema de "O Bom, o Mau e o Feio".

   




NINO ROTA
(3 de Dezembro de 1911 — 10 de Abril de 1979, Itália)

Embora não seja muito conhecido do público atual, o italiano Nino Rota foi um dos compositores que mais contribuíram para o cinema em toda a sua história. Ao longo de sua longa carreira como compositor de trilhas sonoras, trabalhou ao lado de alguns dos melhores diretores de todos os tempos em diversos filmes que entram para a posteridade da sétima arte. Franco Zeffirelli, Luchino Visconti, King Vidor e Francis Ford Coppola são alguns dos cineastas cujas obras ganharam um pouco mais de vida graças às composições de Rota. É impossível imaginar "O Poderoso Chefão" (1972), um dos filmes mais conhecidos da história, sem a magistral trilha do compositor italiano, que também trabalhou em "O Poderoso Chefão - Parte II" (1974), desta vez ao lado de Carmine Coppola. No entanto, foi ao lado de Frederico Fellini que Rota realizou vários de seus trabalhos, em uma parceria que entraria para a história do cinema italiano. Juntos, trabalharam em filmes como "A Doce Vida" (1960), "8½" (1963), "Julieta dos Espíritos" (1965), "Satyricon" (1969), "Roma de Fellini" (1972), "Amarcord" (1973), "Casanova de Fellini" (1976).

Outros longas com a marca inconfundível do compositor são "A Noite Branca" (1957), "Guerra e Paz" (1956), "Romeu e Julieta" (1968), "Morte no Nilo" (1978) e "Furacão" (1979). Faleceu aos 67 anos em 1979, vítima de uma trombose coronariana. Escute no player ao lado o tema de "O Poderoso Chefão".

   




CLINT MANSELL
(7 de Janeiro de 1963, Inglaterra)

Embora tenha poucas obras de destaque em seu currículo, o inglês Clint Mansell vem se sobressaindo a cada obra graças a seu estilo único, que soma instrumentos clássicos com eletrônicos, criando melodias oníricas e arrebatadoras.

Ele compôs as trilhas sonoras de todos os filmes do aclamado diretor Darren Aronofsky, desde "Pi" (1998), passando por "Réquiem Para um Sonho" (2000), "Fonte da Vida" (2006) e "The Wrestler" (2008). Por seu trabalho em "Fonte da Vida", ele foi indicado a vários prêmios, inclusive ao Globo de Ouro de Melhor Trilha Sonora. Além disso, trechos da faixa "Lux Aeterna", composta por ele para "Réquiem Para um Sonho", são freqüentemente usados para trailers de filmes de ação ou ficção científica.

Dentre outras fitas que tiveram a sua participação, destacam-se "11:14" (2003), "Suspeito Zero" (2004), "A Cartada Final" (2006) e "Três Vezes Amor" (2008). O talento de Mansell é mostrado a cada novo trabalho, sendo ele um artista em evolução. Sua carreira deve ser acompanhada com o máximo interesse. Escute no player ao lado o tema de "Réquiem Para um Sonho".

   




JON BRION
(11 de Dezembro de 1963, EUA)

Quase um especialista em filmes mais "excêntricos", Jon Brion vem se destacando por um certo diferencial: enquanto na maioria dos filmes as trilhas acompanham o desenvolver da história, as dele conseguem se ligar ao íntimo dos personagens. Tal característica ficou mais em evidência em "Embriagado de Amor" (2002), sua segunda colaboração com o diretor Paul Thomas Anderson, na qual as faixas musicais acompanhavam a evolução psicológica do reprimido personagem de Adam Sandler.

Antes disso, Brion havia trabalhado com Anderson no elogiadíssimo "Magnólia" (1999). Dentre outros de seus trabalhos destacam-se "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças" (2004), "Huckabees - A Vida é uma Comédia" (2004), "Separados Pelo Casamento" (2006) e os recentes (e completamente opostos) "Quase Irmãos" e "Sinédoque, Nova York" (ambos de 2008).

Ainda com pouquíssimos trabalhos em sua filmografia, Brion tem pouquíssimo a provar, mas sua carreira ainda tem muito a mostrar. Escute no player ao lado o tema de "Brilho Eterno".

   




VANGELIS
(29 de Março de 1943, Grécia)

Evangelos Odysseus Papathanassiou, ou simplesmente Vangelis, é um profissional atípico no meio dos compositores cinematográficos. Enquanto a maioria dos profissionais se utiliza principalmente de instrumentos clássicos, com o som eletrônico apenas como apoio, Vangelis tem estes últimos como principal fonte de suas músicas. Músico autodidata, Vangelis compõe desde os quatro anos.

"Carruagens de Fogo" (1981) foi um de seus primeiros grandes trabalhos, tendo ganhado o Oscar por este filme, sendo esta sua única indicação ao prêmio da Academia. Logo após, veio "Blade Runner - O Caçador de Andróides" (1982), no qual ajudou com seus temas o diretor Ridley Scott a criar sua distopia futurista. Ainda em 1982, trabalhou com seu conterrâneo grego Costa Gravas no thriller dramático "Missing - O Desaparecido".

Voltou a trabalhar com Scott em "1492 - A Conquista do Paraíso" (1992), trabalho no qual usou mais sons naturais e que lhe rendeu duas indicações ao Globo de Ouro. Em 2004, compôs a conduziu a trilha sonora do épico "Alexandre", dirigido por Oliver Stone. Ainda na ativa, Vangelis se dedica mais a filmes europeus, se mantendo perto de seu país natal, a Grécia. Escute no player ao lado o tema de "Carruagens de Fogo".

   




JERRY GOLDSMITH
(10 de Fevereiro de 1929 – 21 de Julho de 2004, EUA)

Com 18 indicações ao Oscar e a adoração de diversos fãs de "Jornada nas Estrelas", o saudoso Jerry Goldsmith deixou para trás uma eclética obra como compositor de trilhas para o cinema. Goldsmith trabalhou em longas de vários gêneros, passando por diversos gêneros, sempre de maneira extremamente competente. Em 1970, trabalhou em dois aclamados filmes de guerra, "Patton - Rebelde ou Herói?" e "Tora! Tora! Tora!". Alguns anos depois, em 1976, veio o longa pelo qual ganhou seu único Oscar, o terror "A Profecia". No mesmo ano, trabalhou na ficção "Fuga do Século 23". Trouxe o terror à tripulação do cargueiro espacial Nostromo com a trilha de "Alien - O Oitavo Passageiro" (1979).

Ainda em 1979, veio seu primeiro contato com a franquia mais famosa com a qual viria a trabalhar, com "Jornada nas Estrelas - O Filme", franquia a qual retornou para outros quatro episódios. Em 1982 veio outro trabalho marcante, com "Rambo - Programado Para Matar", tendo ele participado dos dois longas subseqüentes da série. Outros longas famosos que tiveram sua participação foram "O Vingador do Futuro" (1990), "Instinto Selvagem" (1992), "Los Angeles - Cidade Proibida" (1997), a animação da Disney "Mulan" (1998) e "Looney Tunes - De Volta à Ação" (2004), tendo este sido seu último trabalho para o cinema. Goldsmith faleceu em 21 de julho de 2004, aos 75 anos, vítima de câncer. Escute no player ao lado o tema de "Jornada nas Estrelas".

 

 
 

 


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