Acesse o Portal Cinema com Rapadura! Clique aqui para ir à página principal!

ESTEREÓTIPOS - A VISÃO
CONCEITO
- OLHAR ESTRANGEIRO - PONTO DE VISTA DOS ESTUDIOSOS
Material produzido por Maíra Suspiro

 

Segundo a Wikipédia, Estereótipo é a “imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação”. É fonte de inspiração de muitas piadas, sendo algumas de conteúdo racista, como as que relacionam os judeus à avareza, os negros à malandragem e os portugueses à falta de inteligência. O estereótipo, então, pode estar ligado diretamente ao preconceito e não deixa de andar lado a lado muitas vezes com o clichê.

E ele não se resume apenas aos temas polêmicos e já conhecidos. Ele pode surgir a qualquer momento, por qualquer pessoa e em relação a qualquer coisa. Quer um exemplo menos “sério”? Patricinhas e Playboys. Todo adolescente conviveu com esse estereótipo. Adjetivos que ora eram elogios, ora críticas, baseados em pontos de vistas confusos e desculpas esfarrapadas, motivados apenas pela vontade de julgar, taxar, denominar.

O estereótipo não inventa uma mentira, ele deturpa uma verdade. Não tira uma fotografia da realidade, ele exagera ou minimiza pontos – negativos ou positivos – que acabam por passar uma idéia equivocada.

Afinal de contas, o estereótipo vem como um rótulo que acaba por vender de forma errada um produto. Fermentado com doses de verdade e misturado com preconceitos e superficialidades, pode passar despercebido ou ser até engraçado, mas também atinge níveis sérios, interferindo na vida de pessoas e provocando comportamentos adversos.